Tudo Sobre Arpejos! \m/ De Ros

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # mar/16


    Nesse video, TUDO sobre ARPEJOS!

    Bom, quase tudo...

    Ok, ok, um pouco sobre arpejos, mas é um ótimo começo para entender melhor essa ferramente de composição e improvisação!



    xDsvini
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Good !!!

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    De Ros

    Show de bola, como sempre!!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Muito boa a explanação.
    Complementaria dizendo da importância do estudo da teoria musical para o músico ser mais completo, sempre vai ajudar.
    Conhecer um pouco de notação musical faz com que o músico ao analisar os clássicos aprenda a montar os seus próprios arpejos ao seu modo e estilo próprio.

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    xDsvini

    Thanks!!

    Jabijirous

    Brigadão amigo!!!

    Adler3x3

    É bem por aí! Valeu!!!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    De Ros

    Muito legal, cara! Confesso que quase não assisti o vídeo inteiro, pois para mim estava parecendo ser mais um desses vídeos sobre arpejos que a gente vê por aí aos montes, sempre associado à execução com sweep picking.

    Mas quando vc apresentou as várias outras formas em que o arpejo pode ser aplicado, aí ficou interessante! Importantíssimo abordar esse aspecto, pois como disse, guitarristas no geral tem essa coisa de associar os arpejos apenas as frases rápidas com uso do sweep.

    P.S.: Quando vi sua menção a um exemplo de arpejo executado em músicas conhecidas e vi o logo do ABBA, achei que de cara a música seria essa, hahaha!



    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    renatocaster


    Uuhauhauhauhauha, realmente esse teria ficado ainda mais espetacular usar essa música, mas eu teria que usar uma trilha, senão ia parecer um metal melodico generico, hehehehe!!!

    Brigadão pelos elogios!!!

    makumbator
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    De Ros

    É, assim como o Renato comentou, em geral muitos guitarristas pensam em arpejos não apenas como um assunto exclusivo de "guitarra solo", como só os observam quando eles aparecem naquelas sequências explicitamente arpejadas no meio de um solo ou lick.

    O mais legal é mostrar que eles estão podem estar tudo na música tonal: da melodia vocal à construção da linha do contrabaixo, do tema principal de várias músicas e até em instrumentos de percussão com altura definida.

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    makumbator

    É bem isso mesmo. É uma ferramenta fundamental para compreender vários fundamentoss musicais.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O importante a destacar é que o vídeo leva o guitarrista a pensar mais, não só no instrumento da guitarra em si, mas que através da guitarra o mesmo pode criar outras linhas para outros instrumentos musicais, ou seja para fazer um melhor arranjo de uma música, usando outros músicos ou instrumentos virtuais.
    Se o guitarrista vai criando variações, estas variações podem ser transformadas/adaptadas para outros instrumentos, entretanto ele pode testar ouvindo na própria guitarra, se aqueles compassos ou trechos fazem um bom sentido musical, depois é só adaptar na partitura e terá como resultado um bom arranjo, vai facilitar a criação de melodias paralelas e muito mais.

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Adler3x3

    A ideia é por ai mesmo! Fico feliz que tm bastante gente comentando sobre isso!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    San Marino (4:30), Mr Catra (7:09), só contigo DeRos rs

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Uuhauhauhauhauhauhahuauha!!! Tive ir ver qual era a o Catra. Uuhauhauhauhauha!

    Me matou nessa!!

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16
    · votar


    Marcando

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    "Bailão" foi forte...
    Diz aí De Ros se você já tocou uma bailanta daquelas bem fura bucho...
    Ah, muito massa o vídeo. Às vezes eu esqueço o quanto você manja de música...

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    vintagentleman

    O teu bailão pode não ser o nosso aqui do sul...

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    vintagentleman

    Ué, bailão é forte? Sou tri amigo de alta galera que se criou no baile, não tenho nenhum tipo de preconceito ou desrespeito para com eles!
    Toquei apenas com uma banda de baile daqui de Caxias, foi uma baita experiência!

    Ismah

    Ahh!!! Saquei, de repente a conotação em outros lugares pode ser diferente! Não tinha me tocado!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Vamos explicar então o que é bailão...rs

    Peço que deixem de lado GOSTO POR ESTILO MUSICAL e passando por um OLHAR CRÍTICO...

    Bandas de baile de PR pra cima, são o que chamamos de bandas show aqui (Fama Festa Show, 4x4, Tropical, Sigma, etc...), já que lá o ritmo (não tem nem como definir, seria um disco-polka-romântico rsrs) de San Marino, JM, Passarela, Rainha, Indústria, San Francisco (SC), etc, não existem.

    Atuais e The Mink (SC) já foram lá pra cima e fizeram sucesso, mas a pelo menos 20 anos... Hoje que está se fazendo um pouco, é a Porto (ex- Banda Porto, ex- Porto do Som, ex- Musical Embalu's ou algo assim), que é daqui do meu lado (Feliz/RS). Tá com música na novela da Grobo, mas aquele pseudo-sertanejo, não como bailão.

    Curiosamente, há uma carência de bandas, músicos, equipamentos e técnicos para lá, se comparado com nossa região. Por aqui cidades pequenas como a minha, tem 2 ou 3 bandas (de qualidade duvidosa, muitas vezes), e pra lá não tem isso...
    O que mais rola, é bandinha marromeno em boteco (porque não deu tempo pra ensaiar nas últimas duas semanas) com estrutura precária, PA f***do (aqui seria assim, se as bandas não carregassem seu equipo), e quem não quer isso tem carro com paredão de som e só... Performance de shows, como tá virado nossos bailões, até rolam, mas bem mais raros, e não são festas populares como aqui.

    Enfim... Melhor mostrar que falar... Indústria musical lá em 2007 - imaginemos hoje...



    vintagentleman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    De Ros
    Ismah

    Eu moro no Norte do Brasil, mas sou de CWB e o pai é de Bento Gonçalves. Bailão pra mim é tipo "Bailanta do Tibúrcio" mesmo rsrs

    Aqui no Norte as festas são com bandas de forró de duplo sentido (Paçoquinha, Pipoquinha de Normandia etc). É bem "animado" digamos, mas um tanto monotônico musicalmente falando. Não que o nosso vanerão seja um primor melódico...

    De Ros
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    vintagentleman

    Mas tu acha que é um termo ofensivo?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    vintagentleman

    É mais a bailanta do tibúrcio, é disso que o velho gosta, etc estão mais pro xucrismos. É verdade que pra serra bailão é gaúcho, as marchas e polkas são coisa de alemonzedo...

    De Ros

    Não ofensivo, mas de conotação diferente. Mesmo caso do cacetinho...

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    De Ros

    Ofensivo nunca. Acho típico nesse sentido riograndense. O Gaúcho da Fronteira, Serranos etc sempre foram eventos em qualquer cidade do Sul. Tocam grandes "bailões".
    Eu não gosto, mas conheço tanta gente que ama...
    Agora essa sua pergunta sobre se eu considero ofensivo (jamais) denota certa preocupação em ser politicamente correto, certo?
    Desencana cara, essa onda é muito chata. Trocamos a verdade do essencial pela hipocrisia do superficial, eu acho.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Não ofensivo, mas de conotação diferente. Mesmo caso do cacetinho...

    Cacetinho soa mais ofensivo hein, kkkk.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    De Ros

    Desmistificando arpejos na verdade. Mandou bem, velhinho!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tudo Sobre Arpejos! \m/ De Ros