Telecaster Custom Castelli

Autor Mensagem
luckneto
Membro Novato
# abr/16


Boa noite, pessoal!

Criei este tópico para compartilhar minha experiência durante o processo de fabricação da minha guitarra.

A guitarra em questão é uma telecaster baseada em um modelo Suhr collection 2015.

A iniciativa surgiu após eu fazer minha primeira guitarra custom na Castelli...no caso uma les paul...e me surpreender muito positivamente com o resultado.

As madeiras utilizadas neste projeto são as seguintes:

- top de pistache enxertado

pistache1
pistache2
pistache3

- corpo black limba

blacklimbacorpo1
blacklimbacorpo2
blacklimbacorpo3

- braço black limba

blacklimbabraco1
blacklimbabraco2

- escala ébano africano

ebanoescala

Não são as madeiras mais convencionais....pessoalmente são muito bonitas. Depois de terminado, vamos ver como ficará o timbre.

Os captadores que escolhi são da bareknuckle. Abraxas para a ponte (humbucker) e mississipi queen para o braço (p90 com dimensões de humbucker).

captadores1
captadores2

Conforme o projeto for andando, vou colocando mais fotos e dando mais detalhes.

Qualquer dúvida é só perguntar!

Abraço!

Tiso
Veterano
# abr/16 · Editado por: Tiso
· votar


Pedido a todos (podia ser regra do grupo)

Por favor, redimensionem suas fotos. Equipamentos de uns anos para cá têm por padrão de fábrica resolução superior a 5 megapixels, que geram fotos de tamanho original bem grande. Usem conversores ou criem cópias das imagens originais na base do print screen da imagem original aberta em janela com visualização reduzida - depois basta cortar as arestas. Isso pode ser feito até mesmo no Paint das versões do Windows posteriores ao 7, sem distorções.

Fotos grandes deixam a pagina toda desconfigurada após serem abertas.

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Tiso
Isso era facilmente resolvido com um tikinho de css na pagina. Como eu ja praticamente tenho certeza que isso nao vai rolar, (uma pena), acho que daria pra cria rum plugin bem bobo pra quem usa o forum no pc. Pensando aqui....e matutando rsrs...

Tiso
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

Gostaria de entender o mínimo desta área. Tenho essa impressão de que um código não muito extenso bastaria, mas não tenho conhecimento útil para tanto.

luckneto

Acabei não falando do seu projeto, cara. Adorei a figuração das madeiras. Nunca ouvi falar de veener, slab, top ou qualquer outra estrutura estética ou funcional em pistache! Sei que a Tonante já usou top de canela durante uma época. Qualquer árvore que sirva para a música e para a culinária merece aplausos.

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

Já sugeri algo assim também, uma coisa simplérrima de fazer, mas é inútil...

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


luckneto

Vai ficar sensacional, cara. Continue colocando fotos! (só que menores... rs)

Delson
Veterano
# abr/16
· votar


Marcando pra acompanhar

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


JJJ
Tiso
Desvirtuando so um pouquinho: Algum de voces usa chrome como navegador no pc/notebook?

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


JJJ
Tiso
Desvirtuando so um pouquinho: Algum de voces usa chrome como navegador no pc/notebook?

luckneto
Membro Novato
# abr/16
· votar


Também acho chato abrir as fotos e desconfigurar a página...rs

Que tamanho de foto vocês sugerem? Nas próximas já coloco no tamanho adequado.

[/b]Tiso[b]

Esse top veio de plantações de pistache na Califórnia. Tem aproximadamente 6mm de espessura e é uma madeira bem densa...
Se me lembro bem, o tempo de vida produtiva dessas árvores é de cerca de 30 anos. Após esse período, eles descartam a árvore. É relativamente comum utilizarem pedaços menores dessa madeira para objetos de arte em geral. Peças desse tamanho, para fazer um top de guitarra por exemplo, são mais difíceis de encontrar porque a árvore é pequena.

Um detalhe interessante é que nesse caso é uma árvore que foi enxertada quando pequena. Uma parte dela é "macho" e outra é "fêmea". Assim ela consegue se autopolinizar e gerar mais pistache para venda. Se prestarem atenção nas fotos, verão que a maior parte do top puxa para um tom mais rosado e uma pequena parte dele é mais clara, com uma divisão bem delimitada entre essas partes. Esta divisão marca exatamente onde ocorreu o enxerto.

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

Chrome direto.

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

Chrome direto.

Buja
Veterano
# abr/16 · Editado por: Buja
· votar


JJJ
Tiso
Duplo...triplo...quadruplo...ahh deixa

Iversonfr
Veterano
# abr/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Marcando pra acompanhar...

luckneto
Que tamanho de foto vocês sugerem?

Eu costumo baixar pra 1600x1200.

Outra opção é o pessoal abrir as fotos em nova guia, que já abre dando um "fit" na página, mas realmente a primeira que abri zuou a página inteira rs.

Buja
Desvirtuando so um pouquinho: Algum de voces usa chrome como navegador no pc/notebook?

Tanto PC quanto iOS, só uso Chrome em tudo tem bastante tempo já, celular, laptop e desktop.

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Iversonfr
Legal, bacana. Nao quero avacalhar com o topico do cara nao, mas essa afirmacao do Tiso me deu uma ideia.

Hammer
Veterano
# abr/16
· votar


luckneto
acho que vai dar uma guitarra top!!!

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

O unico problema dessa ideia é que dá um trabalho gigantesco se for fazer varias fotos. Até umas 5 fotos eu faço "na mão" pelo irfanview, acima disso tem programinhas free que redimensionam diversas fotos de uma vez, facilita bastante.

Soultunes
Membro
# abr/16
· votar


luckneto

As madeiras são lindas, vou acompanhar para ver o resultado final, tenho certeza que saira um instrumento belissimo.

Tenho uma teleca com madeiras pouco tradicionais para o modelo também, acabei optando por captação single e o timbre até que lembra uma telecaster tradicional heheh

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Iversonfr
Tenho uma ideia melhor...me mande MP com seu e.m.a.i.l

ThigulioX3
Membro Novato
# mai/16
· votar


Estou querendo mandar um luthier fazer uma telecaster para mim, só que eu quero uma tele diferente, estava pensando em colocar dois duplos, mas acho que perderia o som típico das teles, ou então só colocar um duplo no braço ou na ponte, estou muito em dúvida. Se vocês puderem me ajudar, dar umas dicas, uns toques pra deixar ela bem legal, estou pensando em fazer na cor madeira, natural, podem também me dar dicas de escudos legais, algumas modificações nos tones... Enfim, espero que me ajudem, valeu pessoal!

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa noite, pessoal!

O projeto segue em frente.

O Tom (quem fabrica as guitarras na Castelli), começará a fazer a escala da guitarra.

Como é um projeto custom e o Tom presta muita atenção aos pequenos detalhes, ele acabou fazendo alguns testes para a confecção de uma folha de maple que vai na altura da décima segunda casa da escala.

Segue um video da CNC executando parte dessa folha em um dos testes:

CNC executando folha de maple

Fotos do último teste:

Folha de maple 1

Folha de maple 2

Olhando esse último teste pessoalmente, dei o "ok" para o Tom começar a fazer a escala.

Nessa guitarra, o andamento vai ser basicamente esse. É feito o projeto no computador e o projeto é executado em um teste. Eu tenho a possibilidade de ver pessoalmente os testes e alterar um detalhe ou outro ao meu gosto antes do Tom executar a peça final.

É isso ai!

Abraço!

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa tarde, galera!

Atualizando o tópico...

Depois do teste da folha de maple para a escala...agora é a vez da versão final, que vai ser usada na guitarra.

Peça de flamed maple utilizada:

Peça de flamed maple 1
Peça de flamed maple 2

É passado um produto para a madeira não ficar quebradiça, pois desta peça é tirado uma lâmina com 2mm de espessura:

Peça de flamed maple 3

A lâmina de 2mm é colacada na CNC para execução:

CNC - folha de maple 1
CNC - folha de maple 2

Folha de maple final

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Atualizando com algumas fotos e videos da confecção da escala!

CNC cortando folha de maple na escala

CNC cortando laterais da escala

Folha de maple 1

Folha de maple 2

Contorno da folha de maple

Escala

Escala após marcação 1

Escala após marcação 2

Escala após marcação 3

marcelosz
Membro Novato
# mai/16
· votar


luckneto
Top!!!! Muito linda!

Impressionante como a CNC facilita a vida.

Luke Strat
Veterano
# mai/16
· votar


Sensacional, o Castelli é o luthier mais detalhista que eu conheço!!!

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa noite, pessoal!

Nova atualização com imagens do braço, da escala e do tampo!

CNC braço 1

CNC braço 2

CNC braço 3

CNC braço 4

CNC braço 5

Braço 1

Headstock 1

Braço 2

Headstock 2

Escala 1

Folha de maple 1

Folha de maple 2

Tampo pistache

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Bom dia, pessoal!

Nova atualização!

Cortes dos trastes na escala, escala colada no braço, peças do tampo coladas e corpo cortado!

Cortes dos trastes

Escala e braço

Escala, braço e tensor

CNC corpo 1

CNC corpo 2

CNC corpo 3

CNC corpo 4

CNC corpo 5

CNC corpo 6

CNC corpo 7

Corpo 1

Corpo 2

Corpo, braço e tampo

luckneto
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa noite, pessoal!

Novidades!

Corpo + braço frente

Corpo + braço atrás

Junção corpo - braço

Essa tele terá o braço colado ao corpo mesmo...rs

Top pistache

CNC top 1

CNC top 2

Maycão
Veterano
# mai/16
· votar


Tá ficando bacana, cara. Continue atualizando.

o/

Johnpdv
Veterano
# mai/16
· votar


Cara que coisa linda. Imagino a sua empolgação e ansiedade hehe. Algumas pequenas perguntas:

- O headstock é invertido mesmo?
- Quanto vai custar essa belezinha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Telecaster Custom Castelli