Visita à fábrica da Fender® no México

Autor Mensagem
morais.sc
Membro Novato
# mar/16




Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


morais.sc

Legal demais! Não consigo entender porque ainda tem gente que fala que as MIA são melhores que as MIM no quesito construção (tirando talvez a qualidade dos componentes elétricos, etc). A maior parte do processo é CNC, até os desbastes tem máquina pra isso. As etapas manuais são coisas extremamente simples que qualquer funcionário bem treinado consegue fazer bem feito. Colocar o tensor e os trastes? simples pra quem faz isso o dia inteiro.

Outro detalhe é que a madeira sendo do mesmo fornecedor, o que é bem óbvio do ponto de vista comercial, não duvido nada que os funcionários da fábrica de Coronoa são um monte de mexicanos que foram da fábrica de Ensenada.

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


Iversonfr
Outro detalhe é que a madeira sendo do mesmo fornecedor, o que é bem óbvio do ponto de vista comercial, não duvido nada que os funcionários da fábrica de Coronoa são um monte de mexicanos que foram da fábrica de Ensenada.

Não sei se foram da fábrica de Ensenada, mas quando visitei a fábrica de Corona só ouvia o pessoal falando espanhol. Tudo mexicano, cara. Aliás, as duas fábricas são inclusive muito parecidas em termos de aparelhagem, pelo que eu vi nesse video.

O que não dá pra negar é que, em geral, as americanas recebem melhor hardware e captação. Na questão de madeiras e construção não vejo muita diferença mesmo.

Lelo Mig
Membro
# mar/16
· votar


Iversonfr

"Não consigo entender porque ainda tem gente que fala que as MIA são melhores que as MIM no quesito construção"

São fabricadas com o mesmo padrão, gabaritos e regras, tudo CNC. Exceção são as Custom Shop.

Mas o padrão de acabamento e hardware são diferentes.

Iversonfr
Veterano
# mar/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


BrotherCrow
O que não dá pra negar é que, em geral, as americanas recebem melhor hardware e captação. Na questão de madeiras e construção não vejo muita diferença mesmo.

O que estando nos EUA, é facilmente resolvido por um valor muito menor que a diferença de preço entre os modelos.

Lelo Mig
Exceção são as Custom Shop.

Custom Shop é outra história, porém não deixa de ser mais fetiche que outra coisa também na minha opinião, ao falar em U$7 mil numa guitarra John Cruz, enquanto temos por exemplo uma Nash T52 por U$2mil.

Que fique bem claro que estou apenas apontando fatos e não criticando, até porque entre uma MIM com hardware alterado e uma MIA de mesmas peças, eu pegaria a MIA pelo valor a mais de mercado. E entre uma Nash de 2mil e uma CS normal de 3mil, eu atualmente iria na CS facilmente se tivesse a grana da diferença.

gricwb
Veterano
# mar/16
· votar


BrotherCrow Me lembro que uma vez um cara da Pride me disse o seguinte sobre a diferença entre MIM e MIA:" As MIM são feitas por mexicanos no México, já as MIA são feitas pelos mesmos mexicanos nos EUA.".

Só tive uma MIM que foi uma Fat Strat Deluxe. De timbre era nota 10, mas de pegada e acabamento era diferente sim de uma Deluxe MIA. Como tocava com essa MIM, todos os dias, as poucas vezes que testei alguma MIA setia essa diferença.

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


Muito legal!!

E impressionante como mesmo com tanta automação ainda tem gente trabalhando!! Muitos funcionários, e muitos funcionários com responsabilidade crucial pela qualidade do instrumento...A capacitação e o comprometimento deles tem que ser nível máximo!

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


gricwb
Tem também aquela piadinha: "Qual é a diferença entre uma Fender americana e uma Fender mexicana? Uns 300 quilômetros."

Engraçado que o que você falou foi o contrário do que a maioria das pessoas fala: você sentiu mais diferença na pegada do que no som. Eu acredito mesmo que as americanas são superiores, mas não é por serem americanas, e sim por opção. Acho mesmo que se a Fender quisesse fazer uma mexicana tão boa quanto as americanas, isso não seria difícil (levando em conta as instalações e a mão de obra). Só que isso não interessa pra eles, já que eles vendem a americana bem mais caro de qualquer jeito.

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


BrotherCrow

É, eu nao saberia opinar ( Gloria Pires Stayle), mas acho que existem alguns detalhes que as vezes passam ou nao são mencionados.

por exemplo, na hora de pegar os 2 blocos e colar pro corpo. pelo video, o cucaracha la pega qualquer um e cola. E numa Sunburst?? Isso faz uma diferença GRANDE no visual, sera que na emericana por exemplo, nao existe um cuidado maior na escolha dos blocos as serem colados??

Sei la, só um detalhe que percebi, e pode haver outros tantos....

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


BrotherCrow
Tenho uma MIM Roadhouse Deluxe que é perfeita. Muito bem acabada, bem feita.. Ela é Sunburst, e o cucaracha caprixou na hora de escolher! Da pra ver onde é a junção, mas o desenho dos veios é bem casado!! ficou bem bom!! hehehehe

raphael.rui
Veterano
# mar/16
· votar


muito legal, me amarro nesses videos.
Mas discordo quando dizem que a diferença entre mexicanas e americanas sao "praticamente a distancia" Falando das Standards (MIA e MIM), a diferença é grande na minha opiniao, nao so pelo hardware, sendo que as Squier Classic Vibe batem sem esforço nas mexicanas Standards.
Que sao guitarras legais e com um hardware melhor que os originais dao caldo isso ninguem duvida, mas nao estao no nivel das MIA. Já as series especiais como deluxe, road worn e etc ja tem um cuidado bem melhor.

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


ogner
sera que na emericana por exemplo, nao existe um cuidado maior na escolha dos blocos as serem colados??

Ah eu duvido viu... O mexicano da fábrica de Corona deve ter sido treinado igualzinho esse aí do vídeo, inclusive muito provavelmente treinados pelo mesmo profissional. Pode ser que a pilha de madeira é tudo igual, já vem separado do fornecedor, mas eu acho bem difícil esse capricho. Acho que a gente tenta enxergar algo melhor do que realmente é nesses casos rs.

Pra mim, as fábricas devem rodar idênticas, para máximo aproveitamento de material e tempo reduzindo custos da maneira que a Fender deve ter aprimorado ao longo dos anos, como toda empresa capitalista faz. Achei demais a máquina que desbasta os corpos, coisa linda. Duvido que as fábricas tenham processos de fabricação distintos, onde numa seleciona-se a madeira para tal pintura e na outra não. Creio que a economia seja no custo da mão-de-obra e no hardware, só.

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


raphael.rui
Falando das Standards (MIA e MIM), a diferença é grande na minha opiniao, nao so pelo hardware, sendo que as Squier Classic Vibe batem sem esforço nas mexicanas Standards.(2)

Quem tiver a oportunidade de colocar as 3 lado a lado, pega-las e toca-las, vai concordar tb!

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


ogner
Quem tiver a oportunidade de colocar as 3 lado a lado, pega-las e toca-las, vai concordar tb!

Já fiz isso numa Guitar Center inclusive com mais modelos e não achei essa diferença toda não... Da Deluxe pra cima nota-se sim um capricho a mais no acabamento, mas nada também que justifique. Ou eu sou muito pedreiro pra tocar ou o povo tem uma sensibilidade espetacular. O som é diferente sim, mas de olho fechado tocando lado a lado, dizer qual é melhor que a outra é uma tarefa bem arriscada rs.

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


Iversonfr
Cara, não sei! Tenho um amigo que tem uma AM e uma MIM, as 2 sunburst. Sei que a AM é recente, deve ser de 2010 pra frente, a MIM é de 2000, se nao me engano. Elas sao diferentes ate no verniz aplicado, o aspecto geral da AM é bem mais vistoso, a escala ( rosewood as 2 ) da AM tb é mais bonito, mais escuro, o da MIM é um preto/cinza... Não sei se ano influencia algo. Minha referencia são essas que sempre to tocando...

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


A diferença de valor entre elas é de 500 dolares!! sera que vale!? hehe!!

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


O que eu acho engraçado (e é capaz de o pessoal querer me bater) é que, uns tempos atrás, um amigo meu estava vendendo uma strato americana e uma mexicana. Meu plano era comprar a americana, apesar da diferença de preço. Só que testando as duas, achei o som da americana parecido demais com o de uma Squier que eu ainda tenho em casa: mais agudo, quase ardido, enquanto a mexicana tinha o som macio que eu normalmente associo com as stratocaster tradicionais.

Vejam bem: NÃO ESTOU DIZENDO QUE A MINHA SQUIER ERA TÃO BOA QUANTO A FENDER AMERICANA! Também não estou dizendo que a mexicana é melhor. Apenas que, nesse caso específico, o que percebi foi um som diferente, não necessariamente melhor, e acabei comprando a que me acrescentava mais.

Moral da história: pega a guitarra que te inspira. O resto é resto.

megiddo
Membro
# mar/16
· votar


Falando das Standards (MIA e MIM), a diferença é grande na minha opiniao, nao so pelo hardware, sendo que as Squier Classic Vibe batem sem esforço nas mexicanas Standards.(2)

Na minha opinião, é isso aí, só dá pra considerar uma Standard MiM como "padrão Fender" se tiver muita boa vontade. Classic Vibe são superiores e elas - em hardware, construção e acabamento. Da linha Deluxe MiM pra cima, a coisa vai se uniformizando...

ogner
Veterano
# mar/16
· votar


BrotherCrow

Hehehe, vc gosta mias do som de pups cerâmico!! Provavelmente é isso!

o/

erico.ascencao
Veterano
# mar/16
· votar


Iversonfr:
Outro detalhe é que a madeira sendo do mesmo fornecedor, o que é bem óbvio do ponto de vista comercial, não duvido nada que os funcionários da fábrica de Coronoa são um monte de mexicanos que foram da fábrica de Ensenada.

O vídeo foi meio tendencioso: usou uma informação que, fora do contexto, tem outro significado. Fazendo um paralelo, a Coca-Cola fornece para um supermercado o Kuat e o Simba. Na prática, eu posso dizer que o maple do braço da MIM e da MIA é diferente - palavra de quem tem um exemplar de cada.

No geral, eu concordo que a diferença na qualidade está mais no hardware do que na construção.

BrotherCrow:
O que eu acho engraçado (e é capaz de o pessoal querer me bater) é que, uns tempos atrás, um amigo meu estava vendendo uma strato americana e uma mexicana. Meu plano era comprar a americana, apesar da diferença de preço. Só que testando as duas, achei o som da americana parecido demais com o de uma Squier que eu ainda tenho em casa: mais agudo, quase ardido, enquanto a mexicana tinha o som macio que eu normalmente associo com as stratocaster tradicionais.

Exatamente a mesma percepção que eu tenho das minhas. A diferença é que eu gosto do agudo ardido da MIA.

Iversonfr
Veterano
# mar/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


ogner
Sei que a AM é recente, deve ser de 2010 pra frente, a MIM é de 2000

Segundo o Bertola, nunca na história da Fender foram feitas guitarras tão boas como de 2010 pra cá. Uns tempos atrás num fórum gringo, o pessoal tava brincando que daqui uns 20 anos vão lançar uma linha Reissue 2015 rs.

Quanto aos materiais, imagino que seja uma variação do próprio processo fabril. Um funcionário de mal humor aplicando verniz, um lote de madeira pior, etc. Certa vez numa loja lá de fora fui comprar um braço birdeye. O vendedor me trouxe todos os que ele tinha no galpão, em torno de uns 10, e cada madeira era totalmente diferente do outra, mesmo alguns sendo do mesmo lote.

Talvez eu seja cético demais nesse assunto. Porém, assistindo esse vídeo do passeio na fábrica (sei que algumas guitas do mesmo modelo acabam saindo levemente diferentes/piores que outras), mas será que isso não é qualidade o suficiente pra 99,9% do público? Precisamos valorizar nosso dinheiro e comprar coisas boas, mas a gente precisa mais que isso? Se não gostou dos captadores ou tarraxas, customizar um pouco e trocar não é o suficiente?

Hehehe, vc gosta mias do som de pups cerâmico!! Provavelmente é isso!

Excelente observação. Muitas vezes tem umas diferenças não tão sutis que passam desapercebidas e o povo acaba atribuindo ao misticismo da fabricação de guitarras. Por exemplo, eu sei que o que eu gosto mesmo é de single e braço de 9.5'''. Lógico que se eu pegar uma Fender MIM com raio 9.5'' vou achar muito mais confortável que uma MIA reissue de 7.25'', nem por isso uma é melhor/pior que a outra. Isso é mais um detalhe, pessoal as vezes acabam comparando coisas diferentes sem perceber e ficam com uma impressão equivocada.

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


ogner
Hehehe, vc gosta mias do som de pups cerâmico!! Provavelmente é isso!

Haha, isso em parte é verdade, porque eu gosto de cerâmico sim, e volta e meia entro em discussões com o pessoal que diz que o captador cerâmico é automaticamente pior. Mas não sei se é esse o caso. A minha Squier é de captador cerâmico, mas eu achei o som dela mais parecido com o da Fender americana, que é alnico. E a minha Fender mexicana, por mais que me envergonhe dizer, eu nunca nem conferi se é cerâmico ou alnico! Leve em conta também que a mexicana é de 1994 ou 1995, com certeza muita coisa mudou desde então.

RafaelWS
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: RafaelWS
· votar


A diferença de valor entre elas é de 500 dolares!! sera que vale!? hehe!!

A diferença é maior na verdade, $700!!

Uma MIM Standard custa $600, enquanto uma MIA Standard $1300.

raphael.rui
Veterano
# mar/16
· votar


ogner

Tive a oportunidade de comparar tudo quanto é tipo de strato, desde SX a Custom Shop auehuhea. acho que acabamento e construção nao sao subjetivos, sao ciencia exata. Ja o timbre, é complicado... Existem exceções, apareceram duas fenders mexicanas bem antigas, 95 uma eu acho e outra 94, por aí, que davam coro facil em Am Standard, mas foram 2 em varias que toquei. entao essas posso chamar de exceção

Hammer
Veterano
# mar/16
· votar


detesto essa polemicas mas.. vamo la...
esseoutro topico recente tb. tem uma visao que achei interessante...

Essa historia de duas pecas... sei nao acho que o cara da pride olhou errado... eu mesmo ja vi guitarra mim feita de tres pecas...

Se observar bem no proprio video, aos 19 sec olha a quantidade de ripas em um bloco..(aos 21 sec tb da pra ver tb...

oq vcs acham?

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


raphael.rui
Existem exceções, apareceram duas fenders mexicanas bem antigas, 95 uma eu acho e outra 94, por aí, que davam coro facil em Am Standard, mas foram 2 em varias que toquei.
Pô, talvez seja o caso da minha. Ela é 94/95 e eu realmente curto demais o som dela.

SkyHawk
Membro
# mar/16
· votar


Maneiro o video !!!

Acabou o amor, como eu sempre achei o CNC e processos industriais de alta qualidade subiram muito o padrão. Pegar uma mexicana e eventualmente mandar uns caps custom shop pode ser uma excelente pedida.

Se BMW, Mecedez, Aston Martin, Ducati, Kawazaki, Apple, Sony, etc, etc, etc.... fazem, por que com guitarras e com a Fender seria diferente.

JJJ
Veterano
# mar/16 · Editado por: JJJ
· votar


E o tópico descambou pra MIM vs MIA! (que novidade... rs)

Então, vamos a mais uma opinião... minha ideia de MIM sempre foi a minha própria MIM, e estava entre aqueles que não julgavam haver tanta diferença assim, fora ponte e captação. O acabamento da minha Mimzinha std é muito, mas muito bom.

Pois bem, recentemente estive em Orlando, na George's Music e fiquei um bom tempo dando uma olhada nas Stratos MIM e MIA que lá estavam. Tinha um arsenal razoável, (aliás a loja é bem legal, pra quem acha que só tem SamAsh e Guitar Center pra se ver por lá, além de ser bem mais perto de onde eu estava). Enfim... A diferença (visualmente falando) me pareceu bem mais flagrante do que em outros momentos e, principalmente, em relação à minha MIM, que é de 2009. O acabamento das mexicanas estava obviamente inferior, com diferenças evidentes em termos de qualidade do laqueamento. Não sei se foi um imensa casualidade ou se deram um jeito de desleixar o acabamento nas MIM, pra deixar as diferenças mais "fortes" e justificar a diferença (considerável) de preço...

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Hammer

Existem exceções... Guitarras eu comparo a motores: em média eles são iguais, mas especificamente existem os que rendem bem mais, outros menos... Em guitarras é o mesmo problema. Já coloquei lado a lado, duas guitarras iguais, seriadas em sequências (0001, 0002) e ambas eram absurdamente diferentes.

SkyHawk
Membro
# abr/16
· votar


Ismah
Concordo, mas que o padrão da indústria subiu muito isso também é verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Visita à fábrica da Fender® no México