Fender Telecaster Blacktop (Fabricação)

    Autor Mensagem
    Iury Schwartz
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Iury Schwartz


    E aí pessoal! Bem, andei procurando tópicos que falassem especificamente da Fender Telecaster Blacktop (braço em maple e escala em rosewood), fabricada no México, séries de 2010 até 2013 e não encontrei nada intrínseco a elas.
    Adquiri uma 2010 (MIM) MADE IN MEX em novembro de 2015. Vou falar sobre a fabricação e dados técnicos.

    1 - As Blacktop são variações mexicanas, geralmente com cavidades de captadores grandes, basicamente são muito boas guitarras.

    2 - CONSTRUÇÃO (FÁBRICA) IMPORTANTÍSSIMO!

    3 - SERIAL NUMBER

    (2) Afinal, o que são as Fender "MIM" (Made In Mexico)? Qual a diferença entre elas e as outras Fender e principalmente, vale a pena investir numa guitarra dessas?

    Começando pela última pergunta, sim e não! :) Eu tenho uma BLACKTOP MIM, com corpo de 3 peças de alder e um braço excelente de maple que é maravilhosa e paguei um preço bem justo por ela. Mas jamais terei uma Telecaster ou Stratocaster MIM modelo "Standard" - e já explico por que.

    Antes, um pouco de história (as datas ainda precisam de um checkup final): A Fender mantém uma fábrica no México desde 1987. Em 1989 iniciou a produção de guitarras, mas aparentemente apenas o acabamento dos corpos era feito lá. Na década de 90 houve um incêndio e uma fábrica maior foi (re)construída em Ensenada, no estado mexicano da "Baja California/BC"
    Nem preciso dizer que a proximidade com a California e o baixo custo da mão de obra mexicana foram fatores determinantes e técnicos para a existência de uma fábrica no México.

    A fábrica de Ensenada é muito bem equipada, com maquinário moderno e know how "Fender". As madeiras, na maioria, são originárias dos EUA... E notem que a mão de obra mexicana/latina é dominante na Fender americana desde o início, nos anos 50. Nomes como Tadeo Gomez e Abigail Ybarra são lendas!
    Então, por que a Fender feita no México é inferior, se máquinas, madeiras e mão de obra são praticamente os mesmos? A resposta é puramente econômica: a Fender precisa competir no mercado e tem que produzir guitarras de baixo (México) e muito baixo (China/Squier) custo.

    Então mesmo tendo capacidade para produzir excelentes guitarras em sua fábrica em Ensenada, a Fender "puxa as rédeas" de forma proposital para manter o custo de produção baixo. Essa é a hora que entra em cena a famosa "Fender Standard MIM", (obs: Standard, com "d" no final - não existe o termo "Standart") com corpo de vários (às vezes 7!) pedaços de alder colados, acabamento de poliuretano, captadores cerâmicos, bloco da ponte de zinco, etc... Os corpos das Fender americanas têm geralmente duas peças de alder, algumas linhas 3 peças e muito raramente, quase excepcionalmente, 4 peças. A Standard mexicana é um retalho só - na foto acima não dá pra ver as emendas porque uma folha fina de alder liso é colada em cima e embaixo no corpo.

    A Telecaster "Baja" e a Classic Player '50s Stratocaster foram criadas pelo Master Builder Dennis Galuszka e ele encarregou-se de ir pessoalmente até Ensenada orientar e fiscalizar a produção.
    O Oscar postou recentemente uma outra boa strato produzida lá: (Clique). As "Black Top" também são MIM, assim como outras linhas e alguns lançamentos especiais esporádicos que possuem 3 peças em alder e braço idêntico as americanas.

    Uma Fender mexicana de linha diferenciada pode facilmente ser melhor do que uma americana da linha "American Special" , por exemplo.
    E, por favor, se tens uma Fender Standard MIM que adoras (e tem ótimo som, etc.)e estiveres lendo esse post, não se ofenda, mas esse modelo definitivamente não vale o que pagamos por ele aqui no Brasil.

    Então, atualmente o macete é: Evite a linha "Standard". Quanto às demais MIM, se o preço for legal, a guitarra muito provavelmente é boa... Ou ótima! :)

    Em tempo (e obrigado à lembrança de um leitor): a linha Fender "Modern Player" (foto abaixo) é feita na China!

    PS: abreviações comumente utilizadas:
    MIM: Made In Mexico
    MIJ: Made In Japan
    CIJ: Crafted In Japan
    MIC: Made in China
    MIK: Made in Korea
    MIA: Made in America

    (3) PS2: Para informações sobre o serial number de Fender mexicana:
    http://www.fender.com/support/articles/mexican-instruments-product-dat ing/

    PELO TJEX

    Acabamento: Simplesmente impecável! Ela tem o mesmo padrão de qualidade da linha Standard vista que são "irmãs". O Braço em Maple ficou muito bem construído e envernizado. A pintura do corpo é perfeita e esconde muito bem a madeira, acredito que seja a mesma tinta das Standards. Agora o escudo e os knobs, são de uma material "barato" e não acredito que agrade muito os conservadores aqueles knobs grandes. 9

    Hardware: A ponte dela é fixa, nada de tremolo e também parece genérica, junto com o jogo de tarraxas genérico. Porém ambos fazem bem suas funções, segura afinação bem mesmo depois de muitos bends e vibratos. A captação apesar da Fender é muito boa, para amantes de timbres vintages e hard rock mais calmo, acredito que ate um Guns N' Roses role, mas ela passa bem longe do Metal. Os captadores tanto da ponte quanto do braço são extremamente silenciosos. 9

    Timbre e Tocabilidade: Bem apesar de ter 2 Humbuckers continua sendo uma Telecaster ao estilo vintage, novamente digo, se for fã de metal ou estilo que requeiram mais distorção, passe longe! Agora o timbre dela é fenomenal, você toca facilmente um Radiohead ou The Who com ela, o braço é confortável e rápido, agora ao meu ver aquela 22 casa é enfeite. Ela é uma guitarra leve, nada de 2 toneladas nas costas. Os captadores tem um som quente na distorção e bem cristalinos no clean, são muito agradáveis e acredito que nem compense trocar, só que são captadores de ganho moderado tanto ponte e braço. 10

    Hammer
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    acho que a ideia da MIM e' por ai msmo...

    morais.sc
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Iury Schwartz

    Quando for postar texto de outro, é interessante citar a fonte.
    No caso é essa aqui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Telecaster Blacktop (Fabricação)