Uso de padroes ritimicos pode ser considerado plagio ?

    Autor Mensagem
    hunterwolf7
    Membro Novato
    # jan/16


    Eu tenho uma banda autoral e tenho umas duvidas sobre plagio já que sou o principal compositor da banda.

    exemplo:
    No meu primeiro dia de aula de guitarra, eu aprendi a uma levada simples e depois meus professor me mostrou algumas musicas que tem essa levada e eu resolvo usar essa levada em uma musica, com outro(s) acorde(s).

    ou eu aprender uma musica e usar um padrão ritmo dela
    ex: "cavalgada" heavy metal(Algo cliche )

    Isso pode ser considerado plagio ?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    hunterwolf7

    Não. Só se as notas forem idênticas!

    Aqui eu utilizo vários elementos que os compositores de hollywood trabalham e não é considerado plágio.

    https://soundcloud.com/michaelmachado/michael-machado-corisco

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    hunterwolf7
    Não.
    Abç

    hunterwolf7
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Jabijirous
    Ficou show a musica

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    hunterwolf7

    Obrigado.

    Esse ritmo galopante do metal é característico do estilo.

    Eu fiz um pequeno teste de um captador da malagoli e fiz exatamente com ritmo galopante.
    https://soundcloud.com/michaelmachado/michael-machado-in-your-face

    Plágio é quando você copia melodia na cara de pau hehehehe e mesmo assim tem gente que diz que é uma homenagem kkkk

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Jabijirous

    Tava pensando na Tédio - Biquini Cavadão vs Adultério - MrCatra. "Foi uma homenagem para vocês", disse a advogada do Catra. "Vocês receberão os direitos"... Acho que aceitaram por ser grana fácil...

    hunterwolf7

    Se for assim, teria processos rolando a toda... O que vc registra é melodia, nem harmonia se consegue registrar.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    post para o Jimmy Page

    Jube
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    hunterwolf7
    Só a cavalgada em si não teria como considerar plágio, todo mundo faz.

    Jabijirous
    Muito bom seu som e me deixou curioso, o que você usou para fazer esse som ai? Só aqueles vsts que estão tagados?

    stjimmy703
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Não!
    Até pq a música é composta de ritmo, harmonia e melodia..

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A princípio não.
    Mas no caso de uma progressão de acordes meio padrão que são utilizadas no meio musical.
    Muitas vezes, pode ficar involuntariamente muito parecida com outra música,
    As vezes é inevitável, e sem querer pode gerar problemas de interpretação se é plágio ou não, dependendo do contexto musical, da formação da banda, que pode ser muito parecida com outra.
    Por isto tem que criar também algumas variações, nunca deixar um compasso igual ao outro, isto em todos os instrumentos, criar algumas paradas, algo diferente na sequência que surpreenda o ouvinte.
    Algo diferente tanto na introdução como no final, enfim procurar ser criativo, mesmo usando uma sequência meio padrão.
    O caso de plágio envolve mais a melodia.
    Mas convenhamos uma mesma pegada de guitarra, com baixo e bateria exatamente iguais induz a pensar em plágio.
    E com o uso dos estilos de baterias virtuais, conforme o caso a bateria pode ficar parecida em demasia.
    Assim mesmo utilizando baterias e baixos virtuais, é bom editar o preset ou template original, criando pequenas variações.

    Edit:
    E podemos ter um caso em que existem duas músicas muito parecidas, mas na verdade não ocorreu o plágio por vontade própria.
    O que se considera plagiado registrou a música primeiro, divulgou mas não fez sucesso nenhum.
    Um outro fez a sua música, que ficou parecida com a do primeiro, mas por ter uma estratégia melhor de divulgação fez certo sucesso e ganhou dinheiro.
    O primeiro vai se sentir prejudicado e vai querer acusar o outro e receber grana.
    E no caso principalmente de música eletrônica ou que conta com o auxílio de instrumentos virtuais, até dá para provar que não ouve plágio, mas sim o uso comum dos mesmos softwares, mas até que isto aconteça vai ter muita dor de cabeça, e outros gastos vão incomodar, pois tá cheio de advogados querendo levar vantagem, e vai depender do fórum onde a decisão judicial será feita, e isto pode levar a muitas injustiças.

    Delson
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    O quê seria do bom e velho Blues se isso fosse crime?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Jube
    Sim!
    A gente pode falar melhor aqui, que é o post da música

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/325699/

    Ismah

    Tava pensando na Tédio - Biquini Cavadão vs Adultério - MrCatra. "Foi uma homenagem para vocês", disse a advogada do Catra. "Vocês receberão os direitos"... Acho que aceitaram por ser grana fácil...

    Esse lance de plágio me lembrou a cara de pau do Vanilla Ice kkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=a-1_9-z9rbY

    pianoid
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    não

    plágio é usar o boogie-woogie

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de padroes ritimicos pode ser considerado plagio ?