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Kaen Veterano |
# jan/16 · Editado por: Kaen
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Fala galera, eu tenho uma dúvida. Se um solo com distorção tiver uma passagem assim:
E||--15--12------12-----|| B||----------15---------|| G||---------------------|| D||---------------------|| A||---------------------|| E||---------------------||
A dúvida é:
Devo manter o dedo 1 sempre na casa 12 ou devo tirar o dedo 1 da casa 12 para não soar as duas notas juntas?
Se não for nem um nem outro, então o que você recomendaria?
Detalhe: Essa passagem é muito rápida e se repete varias vezes.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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Isso depende de como a passagem deverá soar. Terá uma enarmonia (E7) que pode ou não ser desejada.
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Kaen Veterano |
# jan/16
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É pra soar uma nota de cada vez, sem interferir na outra.
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Lelo Mig Membro
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# jan/16
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Kaen
"É pra soar uma nota de cada vez, sem interferir na outra."
Não precisa tirar o dedo, mas se não quer que ela continue soando terá de levantar levemente o dedo para faze-la parar de soar.
Qualquer passagem, especialmente as rápidas, ao tocar a próxima nota a anterior estará soando, a não ser que seja na mesma corda ou você interrompa o soar desta nota.
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6Strings Membro Novato |
# jan/16
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Kaen
É pra soar uma nota de cada vez, sem interferir na outra.
Nesse caso você terá que tirar o dedo 1 da casa 12 quando não estiver tocando essa nota. Mas não precisa afastá-lo demais da corda, pode até deixá-lo encostado, basta que a nota pare de soar. Dessa forma não perderá velocidade.
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LeandroP Moderador |
# jan/16
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Terá uma enarmonia (E7) que pode ou não ser desejada Ismah
Quê?
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Ismah Veterano |
# jan/16
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LeandroP
Ops... Faltou um "m" lá em cima, pra indicar Em7.
No exemplo soam as notas G4 E4 D4 E4, isso é parte da penta de Em ou GM. Poderia interpretar de outra forma, principalmente se fosse pensar em música modal.
Mas a princípio é música tonal, e a base seria de Em. Até poderia ser G, mas G4 é um acorde que pede resolução, não faria tanto sentido repousar na nota E que é justamente a de tensão...
Se deixar soando o D e o E crio uma enarmonia de Em7. Se o D for uma nota de passagem pro E, a harmonia se preserva.
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makumbator Moderador
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# jan/16
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Ismah Se deixar soando o D e o E crio uma enarmonia de Em7
Enarmonia não é isso.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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makumbator
Dissonância?
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Lelo Mig Membro
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# jan/16
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Ismah
Cara, puta viagem para uma simples sequência de quatro notas.......Sol, Mi, Ré, Mi!
Juro que eu respeito essa teorização toda, mas confesso que acho, nessas horas, que minha ignorância de auto didata é uma benção!
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Ismah Veterano |
# jan/16 · Editado por: Ismah
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Lelo Mig
Eu sei, eu sei, depois de um tempo vc para de ver improvisação para achar uma lógica. EU preciso dessa lógica na vida. kkkk
Se ver foi o que falei, apenas coloquei os números da oitava.
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Insufferable Bear Membro |
# jan/16
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Ismah Nah, isso é masturbação mental. Recomendo analisar algo que presta, não a seqüência de 4 notas mais manjadas da história do rock e da guitarra.
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Soultunes Membro |
# jan/16
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Ismah
Você aparenta ser uma pessoa curiosa e esforçada, por que não procura um professor, alguma boa escola de musica ?
O google vai te matar cara, é muita informação e sem uma base minima vai ser só viagem.
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LeandroP Moderador |
# jan/16
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Kaen
Experimente fazer uma mini-pestana com o dedo indicador nas duas primeiras cordas, na casa 12. Toque as outras notas usando o dedo médio ou o mindinho se preferir.
Ismah
Isso é só um lick de pentatônica, nada de mais. Como não tem um acorde de referência não dá pra dizer se é ou não dissonante. Enarmonia quer dizer dois nomes pra uma nota, tipo Gb e F#.
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renatocaster Moderador
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# jan/16
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No exemplo soam as notas G4 E4 D4 E4, isso é parte da penta de Em ou GM. Poderia interpretar de outra forma, principalmente se fosse pensar em música modal.
Mas a princípio é música tonal, e a base seria de Em. Até poderia ser G, mas G4 é um acorde que pede resolução, não faria tanto sentido repousar na nota E que é justamente a de tensão...
Se deixar soando o D e o E crio uma enarmonia de Em7. Se o D for uma nota de passagem pro E, a harmonia se preserva.
Vish! O.o
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Ismah Veterano |
# jan/16
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Soultunes
A - Estudo música desde os 6 anos, e isso fazem quase 15 já... B - Eu sou roadie, técnico em guitarra e baixo, e a nescessidade de saber como o mundo funciona me levou a isso rsrs C - Estou estudando no momentos D - Que diabos isso sobre mim, tem em comum, com colocar uma explicação plausível para entender esse lick mesmo que manjado?
Insufferable Bear Recomendo analisar algo que presta, não a seqüência de 4 notas mais manjadas da história do rock e da guitarra.
Não se começa analisando um solo difícil, então não sei que diabos isso sobre mim, tem em comum, com colocar uma explicação plausível para entender esse lick mesmo que manjado...²
LeandroP
Ficando na música tonal, só terá dois plausíveis que soem harmoniosos... Logo, sim seria um Em, e muito possível um Em7 rsrs
Todos
Tá bom, já vi que vcs não brincam mais comigo, vou me deixar assim... e ir reclamar no facebook rs
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LeandroP Moderador |
# jan/16
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Ismah Ficando na música tonal, só terá dois plausíveis que soem harmoniosos... Logo, sim seria um Em, e muito possível um Em7 rsrs
Cara, o lick só tem 3 notas. E se for sobre o Em7, como você disse, todas as 3 notas soam "harmoniosas" (se eu entendi o que você quis dizer com isso), pois seriam a tônica, a terça menor e a sétima menor do acorde.
Mas pode ser qualquer acorde sobre o lick, não necessariamente um Em7. Pode ser G, D, Am, C...
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ALF is back Veterano
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# jan/16
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Olha, essas minusciosidades (sobre deixar o dedo aqui ou ali em um determinado lick) exigem muito da minha memoria, sinceramente nao sei como eu faria esse lick, só sei q as notas nao podem se embaralhar portanto é fundamenral arrumar uma forma de matá-las na hora certa, creio q o metodo de fazer isso sera muito pessoal. Mas eu nao acho q eu tiro o dedo da casa 12 nao, talvez nem um pouco. Acho q eu mataria a nota E (casa 12 da mizinha) usando o dedo 4 ou 3 (esbarrando ele na corda de baixo). Isso faz mais sentido pq assim o mesmo movimento q chama a proxima nota, mata a anterior, nao precisando se preocupar com a nota anterior. Eu teria certeza se faco assim se estivesse em casa, mas nao to agr
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Ismah Veterano |
# jan/16
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LeandroP
Percebe que não estou dizendo que É, mas que SEJA PROVÁVEL? Sem sair da música tonal, não poderia ser qualquer. Teria de pertencer ao campo harmônico, e sempre para termos harmonia, temos que entender que as coisas andam juntas
Foi um dos primeiros ensinamentos que tive: solo e harmonia se somam, uma nota da melodia, altera a harmonia a cada movimento. Poderia criar uma sequência de acordes para executar ambos como uma coisa só (sertanejo moda de viola é bom nisso). Não é atoa que o solado se orienta nas notas do acorde.
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LeandroP Moderador |
# jan/16
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Ismah Teria de pertencer ao campo harmônico, e sempre para termos harmonia, temos que entender que as coisas andam juntas
E os acordes que eu mencionei como exemplo não pertencem ao campo um harmônico que possa utilizar exatamente esses licks? É tonal sim.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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LeandroP
É vero que fazem parte. Falha minha. Enfim... Não vou continuar a debater, não tem porque, sendo que ninguém acompanha o que quero dizer...
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ALF is back Veterano
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# jan/16
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sendo que ninguém acompanha o que quero dizer... asuhuhasuasuhas boa!
tava por acaso ouvindo agora algo que nao ouvia a mto tempo: the evil that men do - iron o lick principal é bem simples. No entanto, ele compõe uma artimanha muito usada e reinventada inumeras vezes pelo iron maiden. O msm lick vai se repetindo a cada acorde, mas a harmonia fica flutuando em C, Em, D. O resultado é lindo, se soma, andam juntos, e é tonal
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