Duvida sobre o uso de notas de passagem

    Autor Mensagem
    Monsfogueri
    Veterano
    # mar/10


    Fala galera!

    ultimamente eu tenho trado uns solos do Slash, e eu tenho notado q ele usa umas notas q não estão dentro das escala..

    Por exemplo, ele usa a escala maior como c fosse pentatônica, ou seja, na pentatonica ele coloca as notas da escala maior, consequentemente, transformando a pentatonica numa maior..

    E ontem eu tirei um solo dele, q ele usa a penta de G (com as notas da maior), em q ele desce a escala usando as respectivas notas, mas qdo sobe, usa uma q não tem na escala

    A tab de como ele usou a escala seria +/- assim:


    --------6--5--3---5---3------3------3--------------------------------- --
    ----------------------------6------6b----6--5--6--5--3--5--3-----3----
    --------------------------------------------------------------------5- -----
    ---------------------------------------------------------------------- ------
    ---------------------------------------------------------------------- ------
    ---------------------------------------------------------------------- ------

    quem sab a escala, ve q a nota num 6 não tem..

    Então aí fika a minha dúvida, não dah nd eu por uma nota de passagem em solo rápido? Não fika errado?



    P.S. o solo do qual eu to falando tá nesse video, começa aos 1:54 seg




    Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Andy TheCatSp
    · votar


    Monsfogueri
    ntão aí fika a minha dúvida, não dah nd eu por uma nota de passagem em solo rápido? Não fika errado?

    nao nao.
    nao fica errdo, as vezes até ajuda a deixar o solo melhor...
    um bom exemplo, é no solo de cowboys from hell, do pantera. voce conhece?
    nesse solo, ele faz um lick rapido, em sextinas, usando nota de pssgem junto com a pentaa.
    é assim:


    e---------------------------------------------10-11-12-15-10-12-15b---
    B-------------------------------------11-12-15---------------
    G----------------------------11-12-15------------------------
    D-------------------11-12-15---------------------------------
    A----------11-12-15------------------------------------------
    E-11-12-15---------------------------------------------------


    Edit: acho que as notas da Primeira corda (e) estão erradas, é que nao lembro exatamente, porque nao estou com a guitarra aqui.

    Monsfogueri
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Andy TheCatSp
    entendi cara, então isso pode até me ampliar guitarristicamente..

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri
    isso mesmo!!!
    se bem usadas, elas podem dar mais qualidade aos seus solos.
    mas assim, notas de passagem, NUNCA devem ser usadas para repousar um solo, e tambem, elas costumam cair bem, quando executadas rapidamente, as vezes, quando voce executa lentamente uma nota de passagem, passa a impressão de estar improvisando no tom errado .D

    Monsfogueri
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Andy TheCatSp
    entendi as suas colocações, vlw aí cara, tirou varias duvidas minhas.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri
    disponha ;D
    abraços e bom estudo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri

    Ele usa a nota Bb numa escala de G.

    Sobre um acorde com 3a maior, a nota Bb representaria uma 3a menor. Só que por enarmonia (nomes diferentes pro mesmo som) a nota é um A#, intervalo de 2a aumentada (ou 9a aumentada).

    Neste caso ela provoca uma tensão bastante comum no blues, e não chega a ser uma nota de passagem.

    Monsfogueri
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    LeandroP
    e como eu faço pra saber sobre essas tensões? tipo, sei lá, usar tb sabendo q não é nota de passagem..

    Morva
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    LeandroP

    exatamente, isso q vc falo tem o nome de intenção blues.

    Morva
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri

    um exemplo é: vc solar em uma base no tom de E usando a penta de Em, ou em uma base no tom de G usando a penta de Gm, sempre a menor sobre a maior e nunca o contrario, pq fica estranho.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri

    Estude intervalos.

    Verifique os intervalos das escalas mais comuns, maiores e menores, classificando e observando os acordes gerados por cada escala, as notas características. Este é o primeiro passo - Basicamente intervalos... e tem muito aí.

    Monsfogueri
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    LeandroP
    vou fazer isso então, axo q vai ser meio foda, pq td q eu sei é na prática... auehiaeuh

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Monsfogueri

    Não é difícil não. Tão fácil quanto ler uma régua. Dá uma garimpada sobre intervalos, classificação dos intervalos. No fórum e na net tem muita coisa legal. E como você já tem uma certa prática fica mais fácil ainda a assimilação.

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre o uso de notas de passagem