Comparação de 9 diferentes madeiras em stratocasters com idêntico setup.

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# dez/15
· votar


Pra mim madeira influencia alguma coisa? Sim.
Diferença grande? Nao.
Isso importa? Depende. Isso é gosto pessoal. Pra mim nao interessa se ela é de alder, mogno ou latinha reciclada. Soando bem como toda guitarra deve soar, ta otimo. O preço tem que ser correspondente é claro.
Pra outros fazem muita diferença se ela é de alder ou ash. Basswood é crime. Qualquer outra coisa é compensado. São opinioes diferentes, gosto pessoal.

Agora testar 9 guitarras com "setup identico" pra mim so prova que a madeira tem influencia minima no timbre, e nao teve timbre pior ou melhor. Timbres diferentes, e pouquissimo diferentes.

Ouvindo hoje, dia 21/12/2015, eu gostei do que ele disse ser alder. Este post esta escrito aqui, porque daqui a um ano quando eu ouvir de novo, poderei ver se é do alder que gostei mais ou foi do obeche. O timbre é influenciado por incontaveis e imanipulaveis variaveis como: pegada, palheta, cordas, captador, madeira, amp, pedais, equalização, cabos, construção, sentimento pessoal, estafa auditiva, ambiente, reverberação natural, etc etc etc....nao da nem pra enumerar...então, pra que categorizar uma strato de alder sendo melhor que uma de ash, ou de basswood ou de compensado?

"Melhor" é uma palavra tão subjetiva, e melhor pra mim significa "custo/beneficio". Pra outro significa singularidade, pra outro significa o mais barato. Se uma de alder me da o timbre/conforto perfeito que quero e custa 10k, e uma de compensado me da 70% do timbre/conforto que procuro e custa 0,5k, ja da pra fazer as contas que a de compensado (apesar do preconceito) tem custo beneficio melhor.

AndreLCA
Membro Novato
# dez/15
· votar


ogner
A galera tem entender as coisas. EU uso guita e amp e só, e toco blues...

Veio, com tanto processamento, rack, e mais o diabo que ele usa. Se ele usar, literalmente, uma vassoura com pups, vai ter o mesmo som!!

Acredito que você conseguiu explicar em menos palavras o que eu queria dizer! A diferença é realmente mais aparente quando é Guitarra + Amp. Se o cabra usar um monte de efeitos, racks, e um monte de lero-lero, ficará cada vez menos aparente.

Concordo! Se ele plugar qq coisa ali, vai soar legal... E é exatamente aí que eu queria chegar.

Mas no final o que importa é soar bem!

Num outro post eu comentei que comprei um Mesa Mini Rectifier e uma RoxStage 1x12, e que queria montar um set com dois pedais... delay e reverb, talvez um wah...

Pq para mim hoje, o mínimo é melhor, por praticidade mesmo!

Eu toco hard rock e alguma coisa de metal (basicamente AC/DC, Kiss, Van Halen, Ozzy, Sabbath, Judas, Iron)... essas coisas...

Meu equipamento me atende perfeitamente... Nem preciso desses racks todos...

Um dia desses vou pegar uma guitarra de acrílico e plugar pra ver se o som fica legal e posto aqui pra vcs! :-) hehehe

AndreLCA
Membro Novato
# dez/15
· votar


Buja

Concordo contigo em gênero, número e grau.

Em especial sobre as questões ligadas a palavra "melhor". O melhor para mim não necessariamente será o melhor para você.

Para mim o melhor é ter um timbre legal, que eu curta e que o pessoal da minha banda curta também. Se todos ali na sala na hora do ensaio ou do show curtirem, pouco importa quanto custou. O importante é soar bem.

Já tive uma guitarra super simples da Yamaha, a 421d, e adorava o som dela. É uma guitarra que deve custar menos de R$1.000,00 e na boa, pouco me importava a madeira.

A tocabilidade era excelente e ela não desafinava nem a pau! Pra mim, valeu cada centavo! :-)

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


AndreLCA
Isso, e outra coisa que o Buja comentou que eu nem achei necessario, e falar a verdade nao sei se alguem tocou nesse ponto; Melhor x Pior

Isso, de uma maneira geral não existe mesmo, ... São coisas diferentes que podem ser melhor ou pior DE ACORDO com a situaçao!! Jack White toca com guitarra de plastico e é foda!!!! hehehe!!

o/

Luis A.
Membro Novato
# dez/15
· votar


Buja

Nada faz "grande" diferença.... Aliás pra muitas pessoas (oq inclui pessoas q tem guitarra), a unica coisa q faz diferença no som do instrumento é um botão q liga a distorção....


Pergunta pra um leigo a diferença de timbre do Hendrix para o Page.... Pra um leigo é tudo "som de guitarra" e pronto..... Ou seja, podemos pegar guitarras com características opostas, e pra muita gente será a msm coisa...

Quanto à palavra melhor, é bom lembrar q toda qualificação pode seguir critérios diferentes.... Uma avaliação pode ser meramente afetiva, e neste caso se aplica a palavra "gosto", mas quando uma avaliação é técnica não ha espaço pra sentimentos pessoais...

Exemplo: Seu timbre favorito pode ser de Strato, isso é gosto, uma questão afetiva. Mas vc nao pode afirmar q uma strato é mais grave q uma les paul, isso seria uma mentira, e quando levamos em conta elementos técnicos, existem sim guitarras melhores e piores para cada situação desejada.

Iversonfr
Veterano
# dez/15
· votar


Independente de qualquer coisa, de todos os testes que já vi na internet e não foram poucos sobre o assunto, esse é disparado um dos mais ridículos e falhos que já vi. Ele compara guitarras diferentes, com potenciômetros diferentes que possuem uma tolerância que pode variar consideravelmente, cordas diferentes e captadores diferentes, esse último item bem conhecido por poder variar bastante inclusive com outro tido como "idêntico". Fora isso tem o detalhe do cara tocando com força diferente, palhetada em posições diferentes, etc. Me atrevo a dizer ainda que duvido que as alturas dos captadores estejam reguladas iguais. Bom, independente da crença, esse teste é uma piada.

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Resumindo o tópico:

Metal: pode pegar qualquer guitarra e plugar em um marshall pq metal não tem timbre.
Fender: Timbre maravilhoso, o resto é lixo.
Madeira: alder, ash ou mogno. o resto não presta.

No fundo poucos não ligam pra headstock, na maioria o que importa é o nome.
kkkkkkk

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


Iversonfr
É isso e outros infindaveis parametros que nao da nem pra especificar.
Por exemplo, fidelidade dos videos.

Quem garante que o timbre que sai da guitarra, entra na interface, é convertido em bits, gravado em mp3, mixado no video, estes bits do video sao uploadeados no youtube, depois baixados em streaming quando se da play, passa pela placa de audio do pc, entra no seu fone de ouvido é o timbre que sai da guitarra do cara no momento que ele está tocando? Ponho minha mao no fogo que nao é.

Outra coisa, a estafa auditiva. Eu escutei esse video por volta das 12h de hoje. Desde a hora em que acordei até as 12 horas eu ouvi todo tipo de barulho, ruido, musica, emfim frequencia sonora, que meu cerebro processou, guardou ou descartou sem meu controle, e isso demandou uma certa quantidade de energia. Portanto, o que escutei as 12h logicamente tem alguma diferença no que vou ouvir se der play agora. Que absurdo! Alguem diria. Posso estar exagerando um pouco, afinal, pra nós a diferença é ínfima, mas ela existe, e entra num parametro que nao da pra calcular. Nao da pra retirar a variavel "cansaço auditivo" do teste de timbres.

Fora outras variaveis, que nao entram na continha ali, mas faz diferença. Timbre nao é um grafico de linha comparativo de crescimento e decaimento. Timbre é subjetivo. Nao da pra categorizar melhor/pior. Pudim é mais gostoso que salmão? Depende. Isso é timbre.

Hitman
Veterano
# dez/15
· votar


Quanta piracao... Meu deus do ceu. hahaha

Isso eh mesmo necessario, galera??

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


Hitman
kkkk se o forum durar mais 20 anos, ainda vai haver topicos assim hehe. Alias, vai haver discursoes assim enquanto existir o instrumento chamado guitarra.

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


Hitman
Quanta piracao... Meu deus do ceu. hahaha

Isso eh mesmo necessario, galera??

Ahuehuahuehuhauhweuhaue....
:))

Hitman
Veterano
# dez/15
· votar


Se isso continuar assim eu vou tacar fogo em tudo e virar pianista de Ipad...

hahaha

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


Garanto que se colocar o ipad numa capinha dessas vai soar melhor do que na de borracha. Voce vai sentir mais o ipad, ele vai vibrar de forma mais equilibrada, e capaz até da bateria durar mais.

axleWs
Veterano
# dez/15
· votar


Buja
depende, é de Alder?

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Vou comprar um berimbau de ash, dizem que tem o mesmo timbre da fender do SRV. Só dar um up nas ferragens!

Drinho
Veterano
# dez/15
· votar


Arrumar polêmica é sempre legal....

Eu gosto de guitarra de madeira e de som analógico

O resto é ruim


:)

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Sabe de nada, se a cabaça for da Argentina, não presta!! Boa mesmo é so a do Uruguai, que além de timbre matador, da uma #onda!!

hehehe

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


ogner

Pow cara então é por isso que meu som não tava com o timbre do Jimi hendrix!! vou levar em um luthier uruguaio e pedir para fazer uma cabaça.

#handmade! kkk

Brincadeiras a parte, acho que não vamos chegar a um consenso em relação a madeira, eu mesmo não tenho essa capacidade auditiva para avaliar timbres como muitos.

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Brincadeiras a parte, acho que não vamos chegar a um consenso em relação a madeira, eu mesmo não tenho essa capacidade auditiva para avaliar timbres como muitos.

Claro que vamos!!! faz diferença e PONTO!! hauheuahuheuhauhe!!!

Se é relevante, se vc se imorta com isso, se vc pagaria pra ter uma madeira seca de 1850 na sua guitarra, se ou se...se....Podem ser colocados em discussão... Mas faz diferença, ué!!

renatocaster
Moderador
# dez/15
· votar


Faz muito mais diferença numa guitarra não sólida...numa hollow-body, arch tops...cara, uma guitarra de corpo sólido...caceta, a porra do corpo é SÓLIDO! Hehehe!

"Ahn, mas as frequências das cordas "penetram" no corpo, até a direção dos veios da madeira influencia"...tudo bem, pode ser...mas eu acho que é tudo muito minucioso pro ouvido humano captar essas coisas.

Numa semi-acústica não, aquela merda é oca...tu toca um acorde e aquela porra fica ressoando dentro daquela "caixa". Aí o tipo de tampo conta, a madeira do corpo conta, etc...tem toda uma "acústica" envolvida. Do próprio instrumento em si.

Enfim...o lance é parar de se preocupar com essas nóia e....tocar! Simplesmente, tocar! \o/

Abs

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


renatocaster
Faz muito mais diferença numa guitarra não sólida...numa hollow-body, arch tops...cara, uma guitarra de corpo sólido...caceta, a porra do corpo é SÓLIDO! Hehehe!

"Ahn, mas as frequências das cordas "penetram" no corpo, até a direção dos veios da madeira influencia"...tudo bem, pode ser...mas eu acho que é tudo muito minucioso pro ouvido humano captar essas coisas.

Numa semi-acústica não, aquela merda é oca...tu toca um acorde e aquela porra fica ressoando dentro daquela "caixa". Aí o tipo de tampo conta, a madeira do corpo conta, etc...tem toda uma "acústica" envolvida. Do próprio instrumento em si.

Enfim...o lance é parar de se preocupar com essas nóia e....tocar! Simplesmente, tocar! \o/

Abs


Mas muda... hehehehe!!!

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


renatocaster
.tudo bem, pode ser...mas eu acho que é tudo muito minucioso pro ouvido humano captar essas coisas.

Eu acho que até daria pro ouvido humano captar a diferença, afinal, quando a gente da uma martelada numa tabua de pinho e numa de paraju, ouvimos um barulho 'um tikinho' diferente.

Mas ai, concordo com voce numa coisa: dizer que o ouvido consegue detectar mudança de timbre de guitarra unica e exclusivamente por que a madeira da guitarra é diferente, ai já é pegar pesado, já que nao da pra isolar as varias outras variaveis que desenham o timbre e estão fora do nosso controle.

Enfim...o lance é parar de se preocupar com essas nóia e....tocar! Simplesmente, tocar! \o/

Falou pouco mas falou bonito!

Lelo Mig
Membro
# dez/15
· votar


Buja

" quando a gente da uma martelada numa tabua de pinho e numa de paraju, ouvimos um barulho 'um tikinho' diferente. "

Acontece que o som captado numa guitarra não têm nada a ver com este caso. O captador "capta" a vibração das cordas, ressonância de corpo de guitarra, ainda que haja, não é captado por captadores... no máximo, no máximo, forçando a barra e querendo colaborar irá influenciar no sustain... isso porque uma madeira de fibra mais compactada proporcionaria uma maior fixação da ponte...

...bora fazer guitarra de peroba rosa e chamar o Hulk prá tocar.

Na boa, discussão baseada em forças ocultas, crenças, mitologia e sobrenatural.........não há ciência aqui.... e padrões de "acústica e ressonância" não se enquadram, da maneira como são colocados, em guitarras sólidas.

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


ogner

Como sou apenas um aprendiz de guitarra e nunca peguei uma guitarra top e não tenho dinheiro pra comprar uma dessas relíquias. vou tocando com a minha Jackson de basswood verde! kkkkk

Drinho
Veterano
# dez/15 · Editado por: Drinho
· votar


todas as discussoes

analogo x digital
mogno x cedro
valvulado x simulador
pedal x pedaleira
loiro x moreno
condor x fender
malmsteen x bb king

são muito legais para você incomodar as pessoas, arrumar confusão e tirar sarro dos caras que ficam incomodados.....

toque como quer, tire som do que tem, seja fã de quem quiser e não encha o saco.....

ogner
Veterano
# dez/15 · Editado por: ogner
· votar


bruno_novatorj

Minha melhor strato é de basswodd!! \o/

e nao é qualquer stratinho q soe tão strat quanto ela não..Tem que suar!! hehe

Sera o basswood o chã!!! hehehehe

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


A questão é que se vendar os olhos de neguinho e colocar pra dizer qual madeira é a da vez, dá ruim.

Perceber que existe uma diferença milimétrica entre uma madeira e outra é fácil. Quero ver acertar qual, dentre todas, é o seu tão precioso mogno, o seu admirado ash, o subestimado basswood. Sem errar uma.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Drinho
loiro x moreno

Poxa... até tu foi pro lado rosa da força kkk

Lelo Mig
Membro
# dez/15
· votar


Wade

Eu acho que o fá sustenido com nona aumentada quando tocada no mogmo, vibra com uma sonoridade mais feminina e adocicada, com uma coloração um pouco mais quente e com nuances harmonicas mais brilhantes!

Aff....depois, quando alguém chama de viado, neguinho faz biquinho e reclama que sofre bullying!

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
A questão é que se vendar os olhos de neguinho e colocar pra dizer qual madeira é a da vez, dá ruim.

Cara, esse argumento e o MAIS chato. Quem é que quer acertar a caceta da madeira, quem é que quer descobrir qual a madeira,e de olhos vendados???? Ne m de olho aberto da ra acertar, caceta!! ahuehauheuhauhe

O ponto é que uma vai soar diferente da outra ( por N motivos, alem da madeira) e é ISSO que importa...Quer dizer, importa pra alguns.... Mas importa, ué!!

E esse fato de "ahhh vamos tocar e esquecer isso o imortante é tocar"..É legal, real, mas é argumento pros novatos malucos que nao sabem nem fazer um G, mas querem uma guitarra strato de alder, pq só strato de alder é bom.... ¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparação de 9 diferentes madeiras em stratocasters com idêntico setup.