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Mensagem |
morais.sc Membro Novato |
# dez/15
Tirem suas conclusões..
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DoisUm Membro Novato |
# dez/15
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Achei o som de todas bem ruim. Talvez se ele nao desse essas patadas aí ficasse melhor..
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Rachmaninoff Veterano |
# dez/15
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Apesar do cara ser um ogro (seria mais interessante ver alguém melhor tocando), eu consigo sacar facilmente as diferenças. Algumas são bem parecidas, outras bem diferentes.
Fica aí a reflexão para o nosso moderador renatocaster...
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Ismah Veterano |
# dez/15
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Bom, ao menos esse foi melhor que o do pseudo técnico, que sampleou som de instrumentos com corpos variados, e pela forma de onda comparada no Audacity, deduziu que a madeira é irrelevante rs
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Lelo Mig Membro
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# dez/15
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Caraca, vou morrer e os guitarristas ainda não terão superado estas discussões irrelevantes...
- analógico e digital - valvulados e transistorizados - técnica e feeling - Slash contra rapa - Influência da madeira no timbre... - blá, blá, blá
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# dez/15
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morais.sc DoisUm Rachmaninoff Ismah Pois é.... Abçs
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Drinho Veterano |
# dez/15
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Ou, se liga naquela strato branquinha de headstock invertido atrás do cara.....
hendrix total.....
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renatocaster Moderador
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# dez/15
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Rachmaninoff
Fica aí a reflexão para o nosso moderador renatocaster...
Não falo da diferença de timbre entre diferentes madeiras, não é dessa relação que eu estava falando....falo da relação entre uma guitarra construída com madeira, e uma outra construída utilizando outros materiais.
Já cansei de ouvir diversos instrumentos construídos com outros materiais terem um timbre bastante similar ao de uma guitarra "tradicional", utilizando madeira. Por isso disse que a importância da madeira no timbre final é mínima.
Se vc tem uma guitarra de fibra de carbono ou de polímero que soa parecida a uma guitarra de madeira, então essa diferença é mínima. Se a guitarra construída com o material alternativo soasse absurdamente diferente de uma com madeira, eu afirmaria sem medo: Porra, a madeira faz uma diferença absurda no timbre final.
E mais uma vez eu falo: Tenho essa percepção com base no que os meus ouvidos "me dizem". Outros podem achar essa diferença mais gritante, ou podem achar que simplesmente não há diferença alguma.
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Lelo Mig Membro
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# dez/15 · Editado por: Lelo Mig
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renatocaster
Com todo respeito, porque tenho amigos luthiers, mas eles sabem como penso e alguns até concordam, o maior luthier de guitarras sólidas do mundo, perto de um luthier de violinos, guitarras portuguesas, alaúdes e etc, não passa de um marceneiro.
Na verdade, existe uma necessidade de glamourizar um instrumento que é tosco por natureza e não passa de um pedaço de pau com cordas esticadas e um captador.
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renatocaster Moderador
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# dez/15
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Lelo Mig
Não quero polemizar, até chegar a este ponto de vista seu, hehehe.
Esse assunto de madeira é sempre muito polêmico. O lance é que eu me desapeguei muito desse "conservadorismo"...Ahn, guitarra tem que ser de madeira! E tem que ser da madeira X, Y ou Z! Se não, não presta!
Admiro o discurso dos aficionados, entusiastas, luthiers, românticos...eu até aprendo muito com eles, quando entram o assunto "madeira". Mas é uma coisa que me prende apenas no campo da curiosidade. Não é coisa que eu colocarei na prática toda vez que eu decidir comprar um novo instrumento.
O que eu procuro num novo instrumento? Sinceramente, o mais simples possível. Boa tocabilidade, confortável, que se mantenha regulado, e que produza um timbre que me agrade. Independente de marca, valores, materiais utilizados...Uma guitarra de 500 pode me satisfazer, mas uma de 5000 também pode...se tiver recursos para tal, sem problemas.
O que eu não quero seguir são essas "regras" que definitivamente não batem com os meus ouvidos. Hoje eu tenho uma Fernandes Strat japonesa aqui que me atende a todos os requisitos que citei acima. EU nem sei qual é a madeira do corpo dela, e sinceramente, nem procurei saber. Não abri o escudo para ficar tentando decifrar qual madeira é essa...se é basswood, se é alder...nem fiquei pesquisando na internet...
A verdade é que estou me lixando...se for alder, tá tudo bem...se for basswood (que sofre um certo preconceito por supostamente ser uma madeira "menos nobre"), tá tudo bem também...qual é o problema? Tem nego por aí que fica falando que strat de basswood não presta...sei lá, bicho...hoje em dia acho isso tudo uma puta bobagem.
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renatocaster Moderador
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# dez/15
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Lelo Mig
Olha a prova de como este assunto é deveras polêmico: Já recebi vários negativos, hahahaha! o/
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Lelo Mig Membro
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# dez/15
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renatocaster
Pior de tudo é metaleiro from hell, com 3 distortions, 3 overdrives e 3 crunchers antes de um amp ENGL Hi Gain dos inferno, defendendo a influência da madeira no timbre.....kkkk
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Ismah Veterano |
# dez/15
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Lelo Mig
Não precisa de tanto ganho ou compressão (que querendo ou não evidencia os harmônicos, vc devia saber...), pra deteriorar o sinal... Pergunte pra essa galera do psicodélico, do hard anos 80, com os primeiros digitais*, e milhares de racks pra processar o sinal...
*NÃO apenas por ser digital, mas por serem muitos processadores, e conversões A/D/A.
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GabriaTz Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: GabriaTz
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Lelo Mig
Eu ficava nessas noia de madeiras e caps clássicos (pafs,JB etc) até que um dia meu primo me disse "agente toca metal som podreira..." ele tinha uma shelter com emgs 81/85 na época provavelmente em mdf xD, dps disso desencanei até pq toco 90% do tempo com distorção hi gain , agente tem que buscar o que e melhor pra gente. no meu caso caps de alta saida e mais importante que a madeira , pra metal acho que se a madeira fizer 10% de diferença já e mto ) Hj me encontrei com uma Ibanez RG 350 DXZ que tem tudo que eu preciso.
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bruno_novatorj Membro Novato |
# dez/15
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apesar de não ter embasamento técnico suficiente pra isso, gosto desse tipo de tópico, pq ele é daquele tipo que desmitifica esse lance do que faz diferença numa guitarra. E de tudo que tenho lido até agora, pra mim o que menos influencia é a madeira! pq? A maioria das guitarra que usamos são chinesas e ainda temos as réplicas chinesas que usam a mesma madeira pra todas a guitarras, o que diferenciam elas das tops se a madeira é a mesma? pra mim, os captadores, ferragens, elétrica.... tudo que as outras fazem que material de baixo custo, mas as tops usam materiais de qualidade. sem esquecer de qual ampli ela é plugada depois pq isso faz muita diferença. Acredito que aquela fender de papelão ficou com o timbre bom pq tirando o papelão todo resto deve ser de melhor qualidade.
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ogner Veterano
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# dez/15
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Gente, gente!! Nao se negativa moderador!! Ele sabe exatemente que o negativou-o-o!!!
#Fikadika
ahuehuahuehuahue!!!
Drinho Ou, se liga naquela strato branquinha de headstock invertido atrás do cara.....
hendrix total.....
Xuxuzinha!!!
E a linha nova da Fender Marketeira do Hendrix!!!??!! Socorro, eu quero!!! ahuehuahuehhae
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marcelosz Membro Novato |
# dez/15
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Quando comecei me aventurar por "luthieria" (ou "marcenaria de guitarra" kkk) eu acreditava cegamente na questão da influência da madeira no timbre (agudo, médio, grave, etc...). Mudei consideravelmente minha opinião de uns tempos pra cá. Não vejo mais essa importância não. Mas ainda acredito na questão da qualidade/tipo da madeira no fator sustain. Talvez daqui um tempo eu possa mudar de idéia também, se me convencerem do contrário.... :-)
Agora, pra quem não liga NADA pra questão da madeira usada, experimenta ficar umas horas com um contra-baixo 100% mogno pendurado no lombo kkkkkk
Timbre pra mim (hoje) é: - Pegada: 40% - Amp/pedais: 35% - Captação: 24,9% - Cordas, cabos, demais badulaques: 0,1%
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Buja Veterano |
# dez/15
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2 coisas: 1 - A madeira tem influencia no timbre, porem, pra mim, irrelevante, ja que o timbre pode ser moldado na vida real por inumeros fatores. Madeira é so um dos itens que compoe o timbre
2 - Deu vontade de matar o herege que botou configuração de strato no corpo de telecaster. Esse filho de uma mae....grrrrrrr
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# dez/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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Não vi muita diferença nos timbres. E a pouca diferença que teve não foi apenas da madeira do corpo, mas a madeira do braço que embora seja do mesmo tipo, não tem características sonoras iguais porque madeira não tem uniformidade assim. Alem de captadores com diferenças em suas construções e o jogo de cordas que também mudou, mesmo sendo da mesma marca e modelo ha diferenças em cada lote. Se mesmo com tantas variáveis que não podem ser isoladas, o som não mudou muito, se fosse só a madeira seria menos perceptível ainda. No entanto pra mim por enquanto tem que ser de boa madeira, não conheço nenhum material alternativo que possa substituir.
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bruno_novatorj Membro Novato |
# dez/15
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E as guitarras de acrílico, alguém já tocou em uma? sei que o dave ghrol usava uma antigamente.
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entamoeba Membro Novato |
# dez/15
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Ouvi uma diferença bem razoável nos timbres, mas se me pedissem para escolher diria: tanto faz!
bruno_novatorj Sou doido naquela Ampeg Dan Armstrong, mas, parece que saiu de linha e as usadas são os olhos da cara!
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Hitman Veterano |
# dez/15
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'hand wound pickups"
Sera mesmo que todos os captadores sao 100% identicos mesmo sendo feitos a mao?? Isso nao teria influencia alguma?
Just sayin...
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Luis A. Membro Novato |
# dez/15
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Eu tmb ouvi uma diferença razoável nos timbres, e se isso foi possível em poucos acordes, imagino q essa diferença possa se tornar mais perceptível em outras situações....
O fato é q esse tipo de diferença interessa muito mais para quem usa o som limpo do q pra quem usa mil efeitos....
Se o cara curte o som clássico de tele clean, e fizer uma tele de mogno, ele vai sentir falta de brilho.... e isso é só um exemplo....
agora para aqueles q querem ligar a guitarra em mil pedais, pc, simuladores, midi etc..... é claro q as sutilezas da madeira assim como de todo resto do instrumento irá perder pelo caminho.....
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renatocaster Moderador
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# dez/15
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ogner
Gente, gente!! Nao se negativa moderador!! Ele sabe exatemente que o negativou-o-o!!!
#Fikadika
ahuehuahuehuahue!!!
Ahn, mas eu sou tranquião, faço vista grossa...nem reparo no nick do malandro que me negativou....sqn! uhauheauheuha! o/
Lelo Mig
Pior de tudo é metaleiro from hell, com 3 distortions, 3 overdrives e 3 crunchers antes de um amp ENGL Hi Gain dos inferno, defendendo a influência da madeira no timbre.....kkkk
E a guitarra com captação EMG ativa, kkkkkkkkkk!
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JJJ Veterano
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# dez/15 · Editado por: JJJ
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Se a gente aceitar que a diferença entre essas guitarras é causada única e exclusivamente pela madeira, isso implica na aceitação automática de que duas guitarras de uma mesma linha/modelo sempre soarão iguais.
É um dilema infugível.
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bruno_novatorj Membro Novato |
# dez/15
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Eu acredito que diferença exista, mas não não a ponto de dizer que uma guitarra de ash, alder ou mogno prestam e as que são feitas de basswood não. não diseeram isso aqui, mas é o que é praticado no mercado, tanto que as SX sst 57 e 62 são mais caras e cobiçadas para upgrades que as feitas de basswood.
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Luis A. Membro Novato |
# dez/15
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JJJ
Eu nao espero q sejam iguais, e sim semelhantes....
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AndreLCA Membro Novato |
# dez/15
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Acho que um bom exemplo de como a madeira não é tão influente no timbre da guitarra como muitos comentam, é o fato do Steve Vai utilizar uma guitarra de acrílico em algumas músicas de seus shows e soar incrível do mesmo jeito.
Com o aparato tecnológico que se tem hoje, a influência da madeira no meu ponto de vista é menor ainda.
Acredito que a ressonância e a maneira como o som se propaga seja muito importante, é claro, e as nuances de madeiras e materiais distintos no timbre são fatores que influenciam relativamente no som, no entanto, mais uma vez, com o aparato tecnológico que temos hoje, é possível soar praticamente do jeito que você quiser.
Pegue o Kemper, por exemplo, ou algo como a Fractal AX8 (que acabou de sair e é praticamente a FX Ultra em forma de pedalboard)...
Dá pra fazer o "impossível" com esses equipamentos...
Fui num show do Ardanuy não faz dois meses e ele estava usando um Kemper Amp ligado no PA... e soava incrível!!! E quem não sabia o que era ficava se perguntando... "Ué? Cadê os Marshalls?!"
Acho que a discussão valvulados vs digital é algo que apesar de ter persistido muito há muitos anos, é consenso que hoje em dia você pode optar por seguir o caminho que quiser, tendo um timbre maravilhoso, basta você se dedicar para ler o manual, entender e explorar as possibilidades que o equipamento te dá.
Eu tenho um bom valvulado e não penso em trocá-lo ou aposentá-lo tão cedo, mas para gravar, já abri mão desse tipo de equipamento. Agora tenho usado pedaleiras e software e para os meus ouvidos, tem me atendido bem.
Peace!
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Luis A. Membro Novato |
# dez/15
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AndreLCA
Vei, pra quem usa uma tonelada de equipamento, a madeira nao faz diferença, o captador nao faz grande diferença e nem o guitarrista vai fazer tanta diferença .... É possível fazer guitarra ficar com som de violão e vice-versa....
Eu nao sei onde está a dificuldade de algumas pessoas em entender q quanto mais se usa efeitos menos se ouve a guitarra (como ela realmente é) ....
E eu nao sou conservado de achar q toda les paul deve ser de mogno/maple, o cara pode fazer do material q quiser.... mas afirmar q uma guitarra de mogno soa igual uma de alder com som limpo nao é verdade... e o vídeo mostra isso....
Instrumentos são feitos de detalhes, onde cada musico sabe qual detalhe é mais relevante para si.... Todas diferenças em um instrumento são minimas e invisíveis para um leigo (materiais, pontes, angulo de escala, shape do braço, comprimento da escala, tipo de traste, captadores, etc etc etc)...
Cada guitarrista tem sua prioridade. Nao dá pra achar q uma receita funciona pro Steve vai, tmb irá funcionar pra BB king, Kessel, Atkins, ou qualquer guitarrista q esteja fora da bolha rock/metal....
E quanto à guitarra de acrílico.... nao vamos confundir espetáculo com musica.... Se nao daqui a pouco vai ter gente defendendo q quebrar guitarra em palco faz parte do solo .....
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ogner Veterano
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# dez/15 · Editado por: ogner
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AndreLCA Steve Vai soar incrível do mesmo jeito.
Veio, com tanto processamento, rack, e mais o diabo que ele usa. Se ele usar, literalmente, uma vassoura com pups, vai ter o mesmo som!!! Se liga ae!! hehehehehe!!
Meus velhos 2 cents, de sempre: A galera tem entender as coisas. EU uso guita e amp e só, e toco blues...O josé usa guita, pedaleira TOP, rack noise reduction, e se bobear ainda espeta 5 pedais no loop.... Sacaram? Onde o som natural dsa guitarra vai tem mais % do timbre final???? Hein, Hein... Me digam, metaleiros!?!? ahuehauhuehuahed
Eu respeito a natureza timbristica da guitarra. E procuro por essa natureza em cada guitarra que toco/tenho
Eu nao tenho uma guitarra qualquer e mexo em amps, pedais etc ate chegar o timbre q "gosto", procuro uma guitarra q naturalmente ja soe da maneira que procuro. Dito isso, 1 milimetro do posicionamento do nut, ou ponte travada ou com as molas, e MUITOS outros PQNOS detalhes FAZEM diferença... Vcs me dão licença, AFFFFF!! Claro, faço isso dentro das minhas possibilidades financeiras e sempre filtro e testo o maximo possivel...
Forum é foda uma coisa, generalizaçao, e falta de visão de pensar nas possibilidades DOS OUTROS, e existem muitos outros... hehehehehe!!!
o/ E tem mais....Vc ega duas guitarras, que seja de linha, Fender or exemplo, standard AM ou MIM, ou sei la!!! 95,87% de chance de terem alguma nuence diferente noi timbre... POr isso avabei de comprar uma RoadHouse Deluxe usada, toquei um monte e conquistou meu coraçãozinho!! hehehehe!!!
Nova filhota igual a essa, só que usada com um mojo epecial... hehehehehe
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