Sobre madeiras e madeiras...

    Autor Mensagem
    Fencer
    Veterano
    # jan/04


    Cambada...

    Eu tenho visto seguidamente aqui as pessoas descendo a lenha em determinados instrumentos sob a acusação de eles serem feitos com "compensado, que é farinha de madeira".

    Só pra deixar uma coisa clara... Compensado NÃO É farinha de madeira.

    O COMPENSADO é formado pela justaposição de diversas chapas de madeira mais finas a fim de formar uma tábua mais espessa.

    O que é feito de serragem - a farinha de madeira que o povo tanto gosta de xingar - colada e prensada é o AGLOMERADO, que é um material bem mais pesado do que o compensado.

    Claro que ambos não prestam para se fabricar um instrumento decente, mas creio que entre as duas o compensado seja a opção menos pior.

    Keep rocking!

    Jean
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Aeeeeeeeew bem informado.

    Jean
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu tb nunca cai de pau até pq eu não dou a minima por compensado ou não.

    glaucius
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Bem lembrado,eu acho que eles se referem a compensado pq aglomerado é muito podre para instr.mas mesmo assim eu já ví uma guita de aglomerado,o braço se soltou e esfarelou todo encaixe do braço e a guita não tinha nem pintura era coberta com napa.

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    glaucius

    Também já vi um instrumento desse tipo... Um pedreiro que trabalhou um tempo na casa dos meus pais tocava no conjunto da igreja evangélica dele e tinha uma guitarra assim. Não vou te dizer com certeza, mas se não me engano era uma Tonante. Coberta com napa... bem lembrado.

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O q é feito de aglomerado é Jennifer

    glaucius
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Eu acho que a que eu vi tb era tonante,o meu amigo comprou ela num bric,um dia ele se irritou e jogou ela na parede,ela se desmanchou toda.....

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ehauehuaheauhea, acho q tonante é feita de bambu

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    caiohleal

    O NeoBH está devendo as fotos de uma Tonante que ele envenenou junto com uns amigos, numa experiência que o Dr. Frankenstein teria se fosse um luthier.

    rocapi2000
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Viste o Site www.tocandoguitarra.com.br e leia a coluna "Dica do Luthier" deste mês que fala sobre todos os tipos de madeira usados nas guitarras e suas caracteristicas.

    Rodrigo Almeida

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ainda existe um aglomerado mais leve de qualidade bem inferior, que assim como os outros tem som de coisa nenhuma. Já ouviu falar de Luthyte, o substituto da madeira qu a Ibanez usa? É um MDF metido a besta e os instrumentos da série Ergodyne tem aquele som super artificial.

    tephros
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eu fiz uma guita com MDF p/ moveis e fico com um som muito alto e um sustain muito foda. experimentem. se a ibnez usa eh pq eh bom!

    korgan
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rpz, MDF eh otimo (nao sei pra instrumento, mas pra caixas acusticas eh o melhor ), agora esperimenta molhar... o bixo incha e inviesa todo...

    Guitar Bodom
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    vei como eu sei se a madeira é boa pra guitarra???

    tipo eu tenho um pedaço de cedro la em casa... mais sera q sta bom pra o luthier trabalhar nela?

    flws...

    Astronomy Domine
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Posta uma foto ou descreve o tamanho e tals lá no tópico de perguntas ao Bertola e Seiji, eles vao saber te dizer se pode ser aproveitado.

    Guitar Bodom
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ow...

    tipo ela tem cerda de 1M³,,,,

    eu nao sei se tem de secar ela ou coisa assim.... pq to com captadores la e kero fazer minha propia guitarra...

    e eu stow com medo de star lascado por dentro e eu nao saber... e kerria saber se isso interfere no som....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre madeiras e madeiras...