Corda torta [Fotos]

Autor Mensagem
DennisPureza
Membro Novato
# nov/15


Olá,

Eu pesquisei e só achei um tópico sobre o assunto e não foi bem o que aconteceu aqui, então...

Eu tava tocando à pouco e de repente comecei a ouvir um som estranho quando fazia um bend na corda Sol, parecia um trastejar, mas um pouco diferente, quase um "txxxxiiiii" heuehuehe

Procurando bem eu reparei que a corda Sol tá torta em alguns pontos perto da ponte.

Foto

A minha única dúvida é: Isso por ter sido causado por algum tipo de mau uso ou acontece com cordas velhas (que é o meu caso)?

Hitman
Veterano
# nov/15
· votar


Nao sei como isso se chama em portugues mas em ingles "kink" (nao procure no google)

A corda provavelmente foi bem entortada antes e nao consegue se endireitar mesmo com a tensao da afinacao, apenas.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


A corda foi entortada de alguma forma e a tensão não é o suficiente pra puxar e deixar ela 100% esticada e reta novamente.

Sugiro que troque o encordoamento e tome muito cuidado na hora de manusear as cordas novas pra não torcê-las a esse ponto.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Mas olha... isso não foi uma dobra a toa não rsrs

DennisPureza
Membro Novato
# nov/15
· votar


Pois é, essa de entortar a corda antes de colocar e ela não conseguir mais ficar reta eu já tinha visto.

O estranho nesse caso é que aparentemente a corda não foi entortada antes de ser instalada, já que não fazia esse barulho.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Alguma pancada pode ter feito isso. Corda velha é coisa do capeta.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/15
· votar


DennisPureza
A minha única dúvida é: Isso por ter sido causado por algum tipo de mau uso

Sim, mau uso. A corda foi forçada nesta posição em algum momento, e a tensão da afinação não conseguiu esticá-la totalmente. Pelo aspecto, está na hora de trocar essas cordas.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Isso ai tá com cara de corda NIG

DennisPureza
Membro Novato
# nov/15
· votar


Rachmaninoff

Tá na hora mesmo, nos próximos dias ela tá indo no Luthier e vai ganhar, entre outras coisas, um encordoamento novo.

Drinho

É nada, é encordoamento Fender.

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Rachmaninoff
Pelo aspecto, está na hora de trocar essas cordas.

Pelo aspecto, essas cordas estão com cara de que estavam na hora de trocar há 6 meses atrás. Agora ja está virando questão de saúde rs.

Delson
Veterano
# nov/15
· votar


Chama-se Bend Natural.

Insomniac_
Veterano
# nov/15
· votar


Cara, provavelmente dobrou essa corda de alguma maneira que ela não consegue mais se esticar.

Agora, vamos lá, ela está pedindo pra ser trocada! hauhaahuhuaua

Kallau
Veterano
# nov/15
· votar


Espero que já tenha tomando a anti tetânica.

kiki
Moderador
# nov/15
· votar


DennisPureza
ainda bem que você fez uma boa foto (está muito bonita), pra esclarecer rapido seu problema.

só pra complementar:
eu sei que trocar curda custa caro, mas não é nada recomendável ficar com cordas velhas muito tempo.

não só por questões de afinação, mas também por causa do instrumento.
a corda enferrujada fica áspera, como uma lima, e desgasta os trastes, criando sulcos. isso destrói a escala do instrumento.

DennisPureza
Membro Novato
# nov/15
· votar


kiki

Pois é, eu sei bem que tá na hora de trocar de cordas, mas a guitarra vai pro Luthier nos próximos dias e eu tô esperando essa oportunidade pra trocar.

Financeiramente, pra mim, é viável trocar as cordas uma vez por mês, acham que essa regularidade tá boa?

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


DennisPureza

Só um "pitaco", com relação a essa corda:

Cuidado para não pegar tétano!

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# nov/15
· votar


Financeiramente, pra mim, é viável trocar as cordas uma vez por mês, acham que essa regularidade tá boa?

excelente desde de que você não faça um show de duas horas toda noite haha

Jube
Veterano
# nov/15
· votar


Ela ta torta porque envelheceu faz 1 ano já.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


É nada, é encordoamento Fender.

rapaz.... que zica

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


DennisPureza
Financeiramente, pra mim, é viável trocar as cordas uma vez por mês, acham que essa regularidade tá boa?
Depende.
Se vc toca ou estuda todo dia, não.
Se vc for jovem e tiver sudorese mais acentuada, dificilmente...
Se vc não tiver os cuidados básicos de manutenção e limpeza antes e depois de por as mãos em sua guitarra, de modo algum...
Se vc possuir todas as características acima juntas, terias que trocar as cordas toda semana...
Abç

DennisPureza
Membro Novato
# nov/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se vc toca ou estuda todo dia, não.

Eu tento estudar todo dia, mas não fico horas com a guitarra na mão.

Se vc for jovem e tiver sudorese mais acentuada, dificilmente...

Eu não sou mais tão jovenzinho, ehueheu, acho que esse problema de sudorese exagerada eu não tenho tanto.

Se vc não tiver os cuidados básicos de manutenção e limpeza antes e depois de por as mãos em sua guitarra, de modo algum...

Cuidados que seriam: Lavar e enxugar bem as mãos antes de começar a tocar, sempre limpar com um paninho corda por corda após tocar e sempre manter a guitarra guardada dentro do case. Mais alguma coisa?

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Trocar as cordas mais vezes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


DennisPureza
Trocar as cordas mais vezes.
Também...
Abç

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/15
· votar


Vejo a galera com tanto cuidado com as cordas. Não esqueça de dar um beijinho nas cordas, antes de guardar o instrumento...rsrsr....[brincadeira]

A recomendação é simplíssima; ficou ruim? som tá estranho? tá fazendo ruído? não afina oitava? --> Troca

Eu passo apenas um pano geral, antes de guarda a guitarra. Se passar pano de corda em corda, tirando aquela meleca (camada de ferrugem superficial), aí sim, a corda não vai durar mais nada mesmo.

Corda é tão barato, que não vale à pena ficar tentando fazer milagres com corda velhas...a não ser que vc seja o Robby Krieger...

A recomendação melhor é; invista em cordas Elixir. Compre em uma boa loja e pague o preço justo. Não acredite em duendes que vendem Elixir por R$50, R$60.

As minhas duram, com um excelente som, aproximadamente 6 meses. Já chegou a durar 8 meses. E isso ainda com um relativo brilho...ensaio 3 vezes por semana, e toco esporadicamente em casa.

DennisPureza
Membro Novato
# nov/15
· votar


Thyago_Trajano

As Elixir tem realmente uma durabilidade tão longa? Porque o pessoal aqui me pareceu achar um mês um tempo longo demais pra usar um conjunto de cordas comum.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Thyago_Trajano

Como assim ensaia 3 vezes por semana, e toca EM CASA?! O.o'

Não tem como... Cordas a cada 3 meses tem de trocar, antes até se ficar parado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


DennisPureza
As Elixir tem realmente uma durabilidade tão longa?
Não tem.
Pior, alguns ACHAM que tem... Esquecem-se do desgaste no revestimento dessas cordas, tanto do próprio material, como o resultante do atrito com os trastes. Resultado: Elas vêem (e sentem) as cordas APARENTEMENTE novas em cima e esquecem embaixo (onde elas causam mais danos aos trastes).
Mesmo com cordas desse tipo, NÃO ADIANTA, tem que trocar as cordas com regularidade de mais ou menos 1 à 3 meses...
Abçs

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah
Ensaio com a minha banda três vezes por semana e também toco em casa, estudando, qual a dúvida?

Mauricio Luiz Bertola
Cmg duram em muito bom estado...moro em um lugar cujo clima é seco e quente, além disso não tenho problemas com suor. Quando eu tinha uns 15 anos eu trocava as cordas semanalmente, ou no máximo quinzenalmente, se o amigo diz que não dura nada, deve saber que isso não é uma verdade absoluta como seu comentário deixou parecer.

Há alguns fatores que influenciam no desgaste das cordas. Você é luthier, deve saber disso, e deve saber também da onda de cordas falsificadas.

Já comprei elixir que durou porcamente nem um mês.

Abs

MetalJames
Membro
# nov/15
· votar


Baratão um encordoamento novo. Troca, rapaz.

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


Corda nig pra guitarra ainda quebra um galho, já para violão é uma verdadeira merda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corda torta [Fotos]