Gibson Vs Tokai

Autor Mensagem
vitormk
Membro Novato
# out/15


seguinte pessoal, meu amigo comprou uma Gibson Les Paul Custom, e lah fui eu testar a guitarra
pluguei no mini rectifier dele e brinquei um pouco com a Gibson, depois fui tocar na Tokai que ele tem q eh 3x mais barato
a questao eh que nem eu nem meu amigo notamos uma diferença entre as 2 guitarras, apenas senti q os caps da Gibson eh mais forte, fora isso nada...
como o cara mora em apartamento nao da para abrir muito o volume, mas sera que se gravarmos as guitarras ou se formos em um studio e abrir o volume daria para notar alguma diferença?

Buja
Veterano
# out/15
· votar


O resto foi tudo igual? Timbre, Confortabilidade, Hardware, Afinação, nao viu nada de diferente?

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Buja
entao, eu me refiro ao timbre nao ter quase nada de diferença... mesmo a Gibson custando 3x mais...

sobre conforto achei a Gibson melhor por ser mais leve, hardware da Gibson um pouco melhor pois da Tokai sao Gotoh e afinação igual...

Nefelibata
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Cara, o hardware da gotoh é bem melhor que o gibson padrão.

Na real, a ponte gibson é ok e as tarraxas vintage kluson deles são bem meia boca mesmo; não pela afinação, mas pela durabilidade e construção mesmo. Gotoh dah na cara tanto no material quanto no método.

john Norum
Veterano
# out/15 · Editado por: john Norum
· votar


Cara, acho que em um amp desses até uma epiphone não fazia diferenças. as tokai quando feitas eram guitarras muito boas.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


vitormk
nem eu nem meu amigo notamos uma diferença entre as 2 guitarras

Não vejo hoje em dia uma guita tipo Fender, Gibson valer a pena o valor que cobram, a não ser que seja sonho de consumo ou investimento pela revenda. Como você mesmo disse, com 1/3 do valor consegue algo tão próximo e bom quanto que mal se nota a diferença, e talvez num teste cego com umas 5 guitas ninguém acerte. Tenho uma tele com caps Fralin que só recebe elogio por onde passa, inclusive de donos de Fender MIA e Custom Shop, e custou menos de 1/3 certeza. A propósito, como bem disse o Nefelibata, ter hardware Gotoh é uma vantagem e não desvantagem.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


nem imaginava que a Gotoh é melhor...

meu amigo comprou essa Gibson pq ele coleciona guitarras, mas ele espereva mais da Gibson

como havia mencionado antes sera que se eu abrir bem o volume do amp ou gravar o som da guitarra fica mais facil diferenciar o timbre de cada uma?

tava pensando em fazer uns testes com as minhas Les Pauls e com a dele, mas n sei qua seria o melhor modo de comparar... soh se eu usar o GR5 pra gravar...

Nefelibata
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

nem imaginava que a Gotoh é melhor...

Sim, gotoh não é um pouco melhor não. É muito melhor.

Por exemplo, as tarraxas kluson vintage da gibson são feitas de zinco e o encaixe do housing na base da tarraxa é mínimo, apenas encaixado e não "morde ou abraça" a peça;

As tarraxas vintage estilo kluson da gotoh é toda de AÇO, e o housing tem orelhas que são encaixadas e, viradas pra dentro, "abraçam" a base da tarraxa e ainda são mais firmes que as gibson, dando menos jogo.

Resultado, se vc bater uma tarraxa gibson ela quebra na hora; se vc bater uma tarraxa gotoh, na maior parte das vzs ela nem faz nada e se for feio só entorta o eixo da "orelha" dela.

Filippo14
Veterano
# out/15
· votar


Concordo que quem espera encontrar o timbre do Jimmy Page (nos bons dias) fácil em alguma Gibson será frustrante, mas discordo que seja igual uma Tokai. Testar em um Mini Rectifier não vai mostrar as diferenças sonoras que elas podem possuir. Amplificador com alta compressão como esses voltados para o metal tendem a deixar as guitarras muito parecidas e tira a qualidade da dinâmica que muitas Gibsons tem.

Concordo que existem opcoes pelo terco do preco que tenham ate mais qualidade, mas para mim é apenas guitarra de luthier bom.

abraco

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


vitormk
Tenho boas guitarras, mas apredi bem cedo que as Epiphones de séries especiais com bons caps falam igual. E tarraxas Groover que vem nas Epiphones deixam qualquer tarraxa Gibson vintage no chinelo !!!

Uma tarraxa de uma Gibson Les Paul que tenho quebrou do nada, só não troquei por Groover para não perder a originalidade da guitarra.

Tenho uma SG G400 Deluxe Amber Translucent da Epiphone que instalei um set de Malagoli, HH777 na ponte e um Custom 59 no braço, que virou um monstro de Guitarra, fala mais alto que quase todas as Gibsons com 490/498 que já toquei na vida.

As Tokais sempre foram consideradas boas guitarras, e Les Pauls muito competentes.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Nefelibata
entao, as tarrachas dessa Gibson sao Grover igual das standard de 2014 soh que sem o lock tuner

Filippo14
ele nao esperava um timbre milagroso, mas esperava que soasse bem melhor em comparação com a Tokai
e pra falar a verdade eu notei diferença no som usando o drive do amp, achei os caps da Gibson mais fortes em relação a Tokai, mas no som limpo nao senti diferença...
tem alguma dica pra fazer esse comparativo? abrir mais o volume, gravar no pc, etc...

SkyHawk
tambem tenho Epiphone tunada e original, e em comparação com minha Gibson apenas a Epi original tem muita diferença de timbre, jah a outra com um par de SD apenas noto que soa diferente mas nao pior...
e sobre as tarrachas originais da Epi tb n tenho nada a reclamar...

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


eu tava pensando em fazer um comparativo com as Les Paul que eu tenho e que meu amigo tem, mas nao sei como fazer isso direito, a principio teria que usar o Guitar Rig para gravar o audio mas nao sei se vai ficar bom
a outra forma seria comprar um mic e ir no studio gravar mas isso pode levar semanas pela falta de tempo...
o que voces me indicariam???

Filippo14
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Ahh, assim, falei besteira tambem. Depende muito da Gibson, os captadores 490/498 realmente eu acho eles duros demais e com pouca defini;'ao, ai a diferenca sera pequena, mas com uns captadores como os '57 que tendem a ser mais dinamicos, Gibsons boas tendem a soar mais limpas, definidas, com mais harmonicos naturais e tal. Quanto ao timbre como apenas "equalização", realmente nao terao grandes diferencas, mas sim nesses quesitos e ai precisa de um amp com uma ideia mais vintage que realce esse tipo de caracteristica para voce comparar.

Nefelibata
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Essas grover são melhores que as kluson da gibson, mas gotoh ainda é melhor.

krixzy
Veterano
# out/15
· votar


Filippo14
Testar em um Mini Rectifier não vai mostrar as diferenças sonoras que elas podem possuir. Amplificador com alta compressão como esses voltados para o metal tendem a deixar as guitarras muito parecidas e tira a qualidade da dinâmica que muitas Gibsons tem.


https://www.youtube.com/watch?v=Vk6KnJfo6cE

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


krixzy
precisaria do cara testar 2 guitarras parecidas para ver se realmente nao vai ter muita mudança no timbre...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


krixzy

Também acho isso... No som comprimido que aparecem os maiores defeitos rs

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Mesmo que a sonoridade das duas guitarras fosse mais distinta, digo que não dá pra necessariamente dizer que timbre A é melhor que B. Eu mesmo já me surpreendi preferindo o timbre da minha Epiphone G-1275 (a SG double neck) do que da Gibson Les Paul Traditional numa determinada situação. Agora, com relação à construção e tudo mais, tem que haver uma diferença... se não perceber esta diferença, daqui 10 ou 20 anos você perceberá.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


erico.ascencao
em relação à construção e acabamento tem diferenças sim
mas meu amigo nao achou que nao teria tanta diferença de timbre entre as duas

krixzy
Veterano
# out/15
· votar


vitormk
Ismah

Só postei pra mostrar que mesa boogie não é só Hi Gain from hell e metal, mas eu acredito que realmente não há diferença tão gritante no timbre que justifique a diferença no preço, mas em relação ao acabamento, acredito que realmente seja bem superior.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vitormk

É bem legal e bastante importante estes testes comparativos, mas tenha sempre em mente, neste caso especificamente:

1- A questão timbre/tocabilidade/conforto, etc....são muito pessoais.
2- O ampli (como já disseram) faz toda a diferença.
3- A Tokai possui guitarras muito boas e uma excelente opção para quem não esta muito ligado com a grife.

Veja as notas de uma LP Love Rock da Tokai feita pela Ultimate Guitar:

Sound: 9.7
Overall Impression: 10
Reliability & Durability: 9.7
Action, Fit & Finish: 9.3
Features: 9


Para seu custo médio de U$ 490 .. é um custo x benefício bastante considerável.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Lelo Mig
hoje fui de novo testar a Custom, mas levei tambem a minha Standard... toquei um bom tempo nas 3 guitarras, minha conclusao foi...

Timbre: Custom, tanto no clean e no drive, a Tokai tem caps mais fracos e a Standard achei mais ardido

Tocabilidade: Tokai, achei mais confortavel, mais macia pra tocar, a Custom parece ter o braço um pouco mais gordo, a Standard parece mais dura

Conforto: Standard, mais leve e peso bem distribuido, a Tokai tem o peso mal distribuido e muito pesada, a Custom um pouco mais pesada que a Standard

Acabamento: As 3 tem falhas, mas olhando bem a Standard foi a que menos achei falhas, a Tokai tem um acabamento em Poly mas parece ser muito fragil, meu amigo foi trocar o switch e saiu um pedaço do verniz

amp usado foi: Mini Rectifier e Fender Blues Junior

a questao do timbre talvez se um cara que realmente saiba tocar fisesse o teste poderia ser que eu tivesse outra opniao a respeito mas como soh tinha eu mesmo, foi o que eu achei...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


krixzy

Eu sei, e por isso concordei contigo (apesar de achar uma merda o som dos Mesa rs)

Drinho
Veterano
# out/15
· votar


eu lembro de umas stratos tokais e fernandes que comparei com umas fenders standard.......

anda junto pela metade do peço.....

mas comparei tambem com as custom shop da fender.... ai as fenders dão bucha

Hitman
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
apesar de achar uma merda o som dos Mesa rs
Ta comprando treta. hahaha

ogner
Veterano
# out/15 · Editado por: ogner
· votar


Hitman
apesar de achar uma merda o som dos Mesa rs
Ta comprando treta. hahaha

O nome do meio do Ismah, é treta!!

ahuehuahuehua!!!

:))

Edit:
Ismah Treta Da Silva

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Sem enrolação:

1. Tanto em timbre quanto acabamento, tocabilidade, ou qualquer outro critério a minha SG Epiphone é no mesmo nível das Gibsons, tanto da que tenho, quanto das que já toquei. Indiscutível e simples desse jeito. Pelo contrário, tenho experimentado Gibsons horrorosas recentemente, isso sim.

2 .Também tenho uma Epiphone ES-335 Dot Royale Pearl White toda original, e apesar de ter um timbre um titico de nada mais aberto que a Gibson ES-335, gosto de tudo nela a ponto de ser a minha número 1.

3. Mesa Boogie é bastante difícil de timbrar, muitas horas, muito dias, meses e até anos..... Rsssss, muito aprendizado antes de conseguir um timbraço, mas quando consegue pouca coisa no mundo soa tão bem !!!! Rssssssss

4. Tem muito mimimi nesse negócio de guitarra, uma guita honesta, toda bem regulada, com caps honestos e elétrica bem feitinha vai soar bem em um bom amp. Principalmente se for um instrumento sem muita frescura tipo uma Telecaster (honesta para mim não é sinônimo de barata, honesta é bem construida, ferragens decentes, trastes corretos, tarraxas firmes e funcionais, nut arrumado, cordas novas).

As exepriências do JJJ com telecasters mostram isso e as minhas próprias tunagens idem.

5. Bons captadores fazem uma enorme diferença no som de uma guitarra. Se vc instalou caps de primeira linha em um instrumento e não achou que fez muita diferença, abra o escudo, desmonte tudo e comece tudo outra vez pois tem algum erro na sua instalação. Já aconteceu comigo, instalei uns Fender Custom Shop Texas Special em uma strato e não percebi nada muito melhor no som, uns 3 meses depois resolvi abrir o escudo e refazer todas as soldas, foi quando percebi que tinha errado no wiring. Arrumei e quanta diferença !!!!

Para não desvirtuar o tópico, voltemos às Tokais.... Toquei em uma Les Paul Tokai Japonesa de um amigo colecionador que só tem coisa muito fina. Essa em especial, foi sem dúvida alguma uma das grandes Lespas que já toquei na vida, não dá para dizer o que essa guitarra tinha, mas era foda !!!!

Hoje não tenho dúvida que tem algo de especial em alguns instrumentos que tem muito pouco haver com o que está escrito no headstock, tem alguma mágica que acontece meio que ao acaso em certas guitarras.

igorbm
Membro Novato
# out/15
· votar


Hoje não tenho dúvida que tem algo de especial em alguns instrumentos que tem muito pouco haver com o que está escrito no headstock, tem alguma mágica que acontece meio que ao acaso em certas guitarras.

Boa!

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Timbre: Custom, tanto no clean e no drive, a Tokai tem caps mais fracos e a Standard achei mais ardido

Fraco não é sinônimo de ruim, é sinônimo de baixo ganho, certo?

SkyHawk

Tuas Epiphones são originais ou você trocou os captadores? Em princípio eu não gostei dos captadores da minha Epiphone G-1275, mas depois da experiência que relatei acima passei a, digamos, "respeitá-los". Quanto à minha Epiphone ES-355, gostei do jeito que ela veio, nem penso em trocar os captadores, mas também nunca toquei com uma Gibson pra comparar.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


erico.ascencao
sim, sao caps vintage, me expressei errado, pra mim nao rola pois nao curto muito captadores de baixo ganho, mesmo assim sao captadores muito bons mas pra mim faltou alguma coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Vs Tokai