MMI Veterano
|
# set/15 · Editado por: MMI
· votar
erico.ascencao
Na minha cabeça - ou seja, em âmbito teórico - as vintages/velhas soam melhor devido ao envelhecimento da madeira, enquanto as modernas teriam melhor qualidade de construção devido à simples evolução tecnológica da manufatura.
Sim, tem sua razão quem afirma isso, mas corre o risco de ser simplista demais. Nem toda guitarra velha com madeira envelhecida soa melhor, assim como nem toda moderna tem melhor qualidade de construção. Madeira envelhecida tem seu papel sim, pelo menos eu acredito, os céticos juram que não. As boas máquinas CNC são de uma precisão absurda, robôs na linha de produção, regulagem com Plek etc. tudo isso não garante uma boa guitarra. Minha opinião é que em luthieria vale muito mais a pessoa certa com uma grosa na mão que todas essas máquinas computadorizadas juntas. A pessoa faz a diferença, seja com uma grosa, seja programando um CNC ou Plek.
Neste sentido, posso falar que as pré-CBS e LP 50`s não tinham uma padronização como hoje, a produção era bem menor, o risco de erros era maior, mas eram pessoas que sabiam absolutamente o que faziam, tinham muita habilidade e conheciam como fazer um instrumento. Mais ainda, essas são as guitarras que servem de modelo para as cópias modernas feitas com toda tecnologia. Em resumo, as modernas são cópias das vintage, onde a tecnologia tenta reproduzir (com mais ou menos sucesso) o que foi definido como padrão há 50+ anos.
Obs.: à espera do McFly! :)
|