captadores ativos = menos força nos dedos?

Autor Mensagem
Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

é, juntarei uma graninha pra mandar regular :v

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar

Ismah
Só pra registro, cordas .009 em Standart D é tenso! Ao menos 011.

Aí vai de cada um... eu uso .008 para afinar em D, e .007 com afinação padrão. Tenso? Não, tudo frouxo!!

Drinho
o calço eu ja vi algumas vezes na vida com lamina de estilete... jurava que era gambiarra porca...
e a lixada até onde sabia era feito uma vez na vida e só era feito novamente caso houvesse algum problema.....

Na real, é pra ser assim: o nut é lixado uma vez na vida e só mexer quando der problema. Mas sempre tem uns malucos que querem mexer em tudo na guitarra, e mexem no nut também. Quanto às floyd, as Ibanez possuem uns calços metálicos específicos, parecidos com esse aqui.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Rachmaninoff
eu uso .008 para afinar em D, e .007 com afinação padrão. Tenso? Não, tudo frouxo!!

Mal que pergunte mas o que tu toca com isso? O sustain fica bem baixo assim... Eu uso 009 e sinto falta de sustentação

Calime
Veterano
# ago/15
· votar

Drinho

Quanto pior a condição de uso do instrumento mais saudável é o estudo na minha opinião.... O que diferencia os caras extremamente técnicos normalmente é a força sem fazer força...

Discordo completamente. Minha visão como ex professor do instrumento é que qto melhor e principalmente mais bem ajustado o instrumento, melhor o desenvolvimento do aluno. Uma das piores coisas é tocar em um instrumento mal regulado, seja ele de boa ou má qualidade.

Com relação á regulagem....
Nos meus primeiros anos de guitarra eu era escravo de luthier, hoje fazendo a conta seria financeiramente mais inteligente destruir 2 ou 3 guitarras baratas aprendendo a fazer as correções do que gastar o que eu gastei com o luthier....
Quando eu digo isso não é desvalorizando o trabalho de um luthier, a questão é que em 50 casos 1 deles é necessário você levar á um luthier com conhecimento estrutural e etc, um headstock quebrado, trastes inutilizaveis, customizações drásticas, enfim serviços complexos que exigem mão de obra e ferramental específico....

os outros 49 casos são, ajuste de tensor, ajuste de oitava, nivelamento de traste, nivelamento de ponte (se ela flutuar) altura de cordas saddlexbraço e parte elétrica arregaçada....

Concordo. mas pra esse primeiro momento, acredito que levar a um bom luthier, com ótimas indicações, honesto e talz, é o melhor a se fazer. A partir daí o aluno vai criando critério sore como deve ficar a guitarra, daí procurar se informar como faz, e praticar.

Outra dica é assim que puder, pegar ao menos uns três meses de aula com um bom professor. Isso te poupará tempo, e te dará uma base pra eventualmente se desenvolver sozinho, se assim quiser.

Queria mto que me tivessem falado tudo isso qdo comecei. Teria poupado tempo, dinheiro e com certeza hj seria um músico mto melhor.

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar

Calime

Entendi =)
é que pra mim realmente foi isso que fez eu deixar de ser um mão de alface e honestamente indico para todo mundo, mas claro cada um é cada um....

Me lembro quando estudava com guitarra reguladinha, cordas 0,9 pegava uma guitarra com 0,10 ou mesmo um violao e passava vergonha....
depois que eu passei a estudar com violao de aço empenado e corda 12 pegava uma guitarra e fazia coisas que eu nem imginava que conseguiria e fiquei impressionado com a qualidade da evolução.....
Acho que pelo fato da corda estar distante e estar muito duro exige muita força para você tirar o som com nitidez, e num violao você nao tem amplificador para "criar som alem do que voce ta fazendo"...

Quando eu voltei para a guitarra percebi que por menos força que eu tivesse minha ligadura e meu sweep soavam quase como palhetada alternada de tão firme e redondo, o controle das coisas era muito maior, bend, vibrato e etc....

Enfim, pra mim funcionou kkkk

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar

Ismah
Mal que pergunte mas o que tu toca com isso? O sustain fica bem baixo assim... Eu uso 009 e sinto falta de sustentação

Eu usava .009, depois baixei pra .008, e agora estou usando .007. Nunca senti falta de sustain. A diferença que eu sinto é em relação a frequências mais graves: quando mais finas as cordas, parece que menos graves elas têm. O ponto positivo é o conforto, com cordas leves você toca sem esforço, se tiver técnica para isso.

E eu toco de tudo, de Alanis a Dream Theater... ultimamente, tenho tocado umas paradas mais hard rock com a minha banda atual.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Isso procede, as cordas finas tem menos massa, segundo a conta F = m*a... Vale para palhetas também. Nada que uma equalização pesada não resolva (ao melhor estilo Billy Gibbons).

Eu troquei de 012 para 007, como é uma guitarra bem low gain, o sustain foi parar em outro instrumento, as 009 deu pra balancear.

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar

Rachmaninoff

As cordas guentam bem os bends? Não estouram mais facil?

Eu me amiguei com 010

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Essa eu respondo por ele... Não... Cordas mais finas, menos vc precisa esticar a corda pra subir a frequência.

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar

Alex guitar man
As cordas guentam bem os bends? Não estouram mais facil?
Ismah
Cordas mais finas, menos vc precisa esticar a corda pra subir a frequência.

Não exatamente. Você tem que "puxar" a corda tanto quanto, ao menos esta é a minha percepção. A diferença é que, como as cordas estão mais frouxas, elas são mais fáceis de puxar, e você tem a impressão de puxar menos. Além disso, como estão frouxas, há muito menos tensão, consequentemente é mais difícil de estourar a corda.

Faça um teste: se sua guitarra está na afinação padrão em E, desça um tom inteiro, afinando em D, sem trocar as cordas. Você vai ver que as cordas vão ficar bem molengas... se você gostar, vai curtir um encordoamento mais leve, porque a sensação vai ser parecida. Foi assim que eu descobri que curtia cordas leves :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a captadores ativos = menos força nos dedos?