captadores ativos = menos força nos dedos?

Autor Mensagem
Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15

Olá pessoal, andei pesquisando aqui no fórum e não achei nada relacionado a minha dúvida, que é a seguinte - Quando se usa captadores ativos, a força nos dedos para tocar as notas é menor, isso é mito ou verdade?

Em uma Memphis MG330 ficaria bom captadores ativos??

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar

Cara são captadores geralmente de alta saida que saturam mais facil consequentemente temos um som mais comprimido e mais "colado" as notas!!

mais isso funciona com qualquer tipo de captador de alto ganho e altas compressões como hi gain!!

captadores ativos vão custar o dobro da sua guitarra, não sei se vale a pena o custo, compensa mais pegar um malagoli de alto ganho como os intruders

abraços!!

krixzy
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile
a força nos dedos para tocar as notas é menor

Isso n tem a ver com captadores, e sim com a regulagem da sua guitarra.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile

Mas com o alto ganho se perde sustentação (mesmo com drive)!

A questão dos captadores ativos, eles não deixam o instrumento mais macio, mas sim, ele fica mais sensível: um tapinha na corda, soa como um tapão na saída da guitarra.

Vc pode muito bem ter o mesmo resultado, com um pedal de booster na frente de todos os outros pedais.
E quem disser o contrário mente, porque captação ativa, não passa de captadores normais de alto ganho, pré-amplificados por um circuito alimentado por bateria 9/18V.

Não é exatamente qualquer booster, que vai fazer isso, pois ele precisa ser linear e não distorcer o som.

O instrumento fica mais macio, isto é, precisa-se fazer menos força para executar as notas, são trastes grandes, escalope, e cordas finas. Um bom balanço de altura nut/ponte também contribui, mas em grau menor.

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile
Quando se usa captadores ativos, a força nos dedos para tocar as notas é menor, isso é mito ou verdade?

Mitíssimo, esse foi o mito more, quem inventou isso é o pai dos mitos....

Quem toca é você, não o captador oras....

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar

Em uma Memphis MG330 ficaria bom captadores ativos??

Sim, ela, ficaria bem melhor do que é....
mas acho que um par de captador ativo custa ate mais que essa guitarra....

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Natan_Anile
· votar

krixzy

Isso é verdade, as cordas estão MUITO altas, até desanima na hora de tirar um solinho básico ou praticar sweep ;-; e to sem verba pra mandar regular, e com medo de mexer principalmente no tensor e fazer caca =/

Ismah

A questão dos captadores ativos, eles não deixam o instrumento mais macio, mas sim, ele fica mais sensível: um tapinha na corda, soa como um tapão na saída da guitarra.

Vc pode muito bem ter o mesmo resultado, com um pedal de booster na frente de todos os outros pedais.

Cabamba, verei a possibilidade de um booster enquanto não troco de guitarra xD

Drinho

mas acho que um par de captador ativo custa ate mais que essa guitarra....

Eu tava pensando em um EMG 81, achei novo até por 300 na net. Paguei 650 na guitarra =x já tem quase 2 anos, estado de MG as coisas são carinhas ;-; sdds SP ;-;

Obrigado a todos que responderam, me ajudaram bastante xD

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile

Eu acho legal esse tipo de captadores....

Não que eu comprasse pra mim hoje, mas são bons.... aqueles zakk wylde la que todo mundo tem...

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile
as cordas estão MUITO altas, até desanima na hora de tirar um solinho básico ou praticar sweep
verei a possibilidade de um booster enquanto não troco de guitarra

É sério isso? Vc quer pagar 1~3 vezes o que custa a regulagem, pra ter um pedal... Bicho, teu problema não é nada disso, vc pode ter o captador que for, o problema é da MECÂNICA do instrumento, vai ficar ruim de tocar de qualquer forma se não regular...

Também não aconselho vc mesmo fazer, caso for marinheiro de primeira viagem, mas é bom começar a pesquisar o tema e entender como funciona. Pedir ajuda para um outro músico mais experiente ou o luthier, é de fato um bom começo. E de resto, só tem uma forma de desenvolver prática: fazendo.

Calime
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile

Regulagem é pre requisito para um bom desenvolvimento. Não impede de tocar, mas impede sim um bom desenvolvimento. Ao invés de cogitar caps ou pedal, pense primeiro em levar a guitarra para um bom luthier fazer as regulagens e dps se concentre em estudar. Isso não é conversa fiada, acredite! Quem dera alguém tivesse falado isso qdo comecei, com certeza absoluta hj eu estaria em outro patamar musical.

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

Sim, meu problema é a regulagem da guitarra, tentei regular sozinho mas não tive sucesso, e pra pagar um luthier ou comprar pedais ou mesmo captadores ta fora de cogitação, terei de aprender a regular. Quanto aos estudos, faz uns 2 meses que peguei pra estudar um pouco de teoria musical e tudo mais, to fazendo tudo ao contrario :v

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile
Quanto pior a condição de uso do instrumento mais saudável é o estudo na minha opinião.... O que diferencia os caras extremamente técnicos normalmente é a força sem fazer força...

Com relação á regulagem....
Nos meus primeiros anos de guitarra eu era escravo de luthier, hoje fazendo a conta seria financeiramente mais inteligente destruir 2 ou 3 guitarras baratas aprendendo a fazer as correções do que gastar o que eu gastei com o luthier....
Quando eu digo isso não é desvalorizando o trabalho de um luthier, a questão é que em 50 casos 1 deles é necessário você levar á um luthier com conhecimento estrutural e etc, um headstock quebrado, trastes inutilizaveis, customizações drásticas, enfim serviços complexos que exigem mão de obra e ferramental específico....

os outros 49 casos são, ajuste de tensor, ajuste de oitava, nivelamento de traste, nivelamento de ponte (se ela flutuar) altura de cordas saddlexbraço e parte elétrica arregaçada....

Ai você se meteu numa banda e conseguiu arrumar um show em mandaguari no interior do paraná e quando você chega no lugar voce tira a guitarra do case ela está chiando e o braço empenou ao contrario....

O luthier mais proximo está a 100 km de voce e voce é pequeno portanto nao pode pagar um técnico pra te acompanhar....

como voce faz?
não toca?

Então aprenda.... mesmo que voce quebre uma guitarra baratinha... (nao vai se meter a aprender com prs santana)....
No longo prazo vale muito a pena....

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

Drinho
Quanto pior a condição de uso do instrumento mais saudável é o estudo

To começando a concordar com isso, eu achava que se já tivesse um instrumento impecável eu ia ter maior desempenho, mas não é bem assim =p

E vlws pelas dica Drinho. Tenho uma golden strato surrada aqui mas o tensor ta espanado (peguei ela usada) vou usar ela pra aprender a regular, e a mg330 deixar como está e ir aos poucos tentando regular, hoje cedo mexi no tensor dela mas não resolveu e voltei o que fiz, foi coisa de pouco mais de meia volta, e a ponte ta alinhada com o corpo. Não sei pq inventei de comprar guitarra com floydrose ;-; Até o violão tonante que tenho aqui as cordas são mais baixas que a mg330 ;-;

Drinho
Veterano
· votar

Natan_Anile

Antes de mexer no tensor procure entender o que faz o tensor....
Se é tensor de um ou dois sentidos....
o tensor nao esta simplesmente relacionado ao fato do braço ficar reto, a altura das cordas esta relacionada ao tensor tambem, ai entram os ajustes de ponte ou mesmo de saddles.... procure padronizar uma regulagem que voce gosta e memorize ela com uma régua pegando e marcando a distancia da corda com o traste na casa 12..... tem gente que gosta de corda colada e tem gente que nao....
aprenda a enxergar defeitos nos trastes.... trastes em bom estado fazem o tocar ficar mil vezes melhor....

enfim bisbilhote.....

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Drinho
a altura das cordas esta relacionada ao tensor tambem

#SQN

O que define altura de cordas é nut e ponte. É sim verdade, que alguns blueseiros preferem o braço levemente concavo, que permite palhetar mais forte, com cordas mais baixas sem trastejar

Drinho
Veterano
· votar

Ismah
quem ajusta a altura da corda é a ponte e o saddle.... não existe regulagem de nut pelo menos nos nuts que eu conheço pessoalmente....

a partir do momento que voce libera o tensor as cordas sim se afastam do braço e o contrário também, então o tensor pode sim influenciar no ajuste de ação...
E há muita gente que o usa para este fim, além das regulagens de ponte.....

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar

Natan_Anile
a força nos dedos para tocar as notas é menor
krixzy

Exatamente. Um captador de alto ganho, seja ativo ou passivo, aumentará o sustain da guitarra, mas a força para tocar está diretamente relacionada à grossura e à altura das cordas. Veja no meu caso: eu uso ação muito baixa (1mm no 12º traste) e encordoamento .007... posso tocar com uma pegada extremamente leve, quase sem fazer força. Mas minha técnica é assim, é gosto pessoal... geralmente quem pega nas minhas guitarras acha leve demais e não consegue tocar direito.

Drinho
o tensor nao esta simplesmente relacionado ao fato do braço ficar reto, a altura das cordas esta relacionada ao tensor tambem

Isto não é exatamente verdadeiro. O tensor deixa o braço mais reto ou mais curvo, e isto influencia na altura das cordas no meio do braço... veja este diagrama.

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

Rachmanioff
Veja no meu caso: eu uso ação muito baixa (1mm no 12º traste) e encordoamento .007
morri ;-; minhas cordas estão a 3,5mm de altura na 12º casa ;-; é horrível ;-;

Drinho
enfim bisbilhote.....

Boa ideia!

kiki
Moderador
# ago/15
· votar

Natan_Anile
Quanto aos estudos, faz uns 2 meses que peguei pra estudar um pouco de teoria musical e tudo mais,
é bem pouco, nao tenha pressa.
com esse tempo nao dá nem pra ter certeza se é o instrumento que tá "duro" ou se é seu dedo que nao calejou ainda.
aprender leva anos, nao tenha pressa.

Sim, meu problema é a regulagem da guitarra, tentei regular sozinho mas não tive sucesso, e pra pagar um luthier ou comprar pedais ou mesmo captadores ta fora de cogitação, terei de aprender a regular.
regulagem ajuda MUITO a deixar o instrumento macio.
desencane de trocar captador ou pedal booster.
junte uma grana e pague uma regulagem. vai valer a pena.

voce pode sim aprender uma regulagem basica, mas acontece quem sem experiencia no instrumento voce nao vai ter muito criterio pra saber se ta boa ou nao.
eu aprendi a regulagem basica de ação (altura das cordas) e de oitavas com pouco mais de um ano de instrumento. é facil de fazer. só que nao sabia como deveria ficar.
só fui conseguir saber regular de verdade depois de mais de 5 anos tocando.

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

KiKi
com esse tempo nao dá nem pra ter certeza se é o instrumento que tá "duro" ou se é seu dedo que nao calejou ainda. aprender leva anos, nao tenha pressa.

Bom, eu "brinco" já tem uns 6 anos já, mas nunca peguei pra estudar, nunca fui de pegar todo dia pra tocar, já fiquei quase 1 ano sem encostar na guitarra.
:v era pra eu estar anos luz afrente do que sou hj =p

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar

kiki
junte uma grana e pague uma regulagem. vai valer a pena.

Também acho.

kiki
voce pode sim aprender uma regulagem basica, mas acontece quem sem experiencia no instrumento voce nao vai ter muito criterio pra saber se ta boa ou nao.

Perfeita a colocação. Hoje eu regulo todas as minhas guitarras, mas só comecei a aprender depois de tocar muito tempo, e em muitas guitarras diferentes, para enfim saber do que eu gostava exatamente.

Natan_Anile
era pra eu estar anos luz afrente do que sou hj =p

Isso é fácil de resolver: se você estiver se divertindo enquanto estiver tocando, vai praticar por horas sem perceber. Aprenda a tocar suas músicas favoritas, coloque pra tocar, e acompanhe com a guitarra. Diversão garantida.

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

Rachmaninoff
Isso é fácil de resolver: se você estiver se divertindo enquanto estiver tocando, vai praticar por horas sem perceber. Aprenda a tocar suas músicas favoritas, coloque pra tocar, e acompanhe com a guitarra. Diversão garantida.

ah, então ta sussa pq é isso que venho fazendo ultimamente =p lembro que a primeira música que aprendi foi a base e um pedaço do solo de Black Fire do Dragonforce... sim, isso mesmo Força do Dragão :V

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Drinho
não existe regulagem de nut pelo menos nos nuts que eu conheço pessoalmente....

Geralmente é um lugar que se mexe uma vez na vida e outra na morte. Mas sim, essa regulagem existe. Quanto mais alto, menor o ângulo entre cordas e escala.

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar

Rachmaninoff

a foto enviada diz exatamente o que eu falei

essa regulagem existe

como se regula um nut?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/15
· votar

Drinho
como se regula um nut?

Nut de floyd rose geralmente é parafusado, você regula retirando ou colocando um calço embaixo, algo muito comum nas Ibanez. A maioria dos outros nuts se regula lixando mesmo, aí é um processo muito delicado, que se for mal feito vai estragar o nut.

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar

Rachmaninoff

ah tá...

isso eu sei .,..

pensei que voces tavam falando de um ajuste de parafuso escondido que eu nunca vi na vida.....

Drinho
Veterano
· votar

Rachmaninoff

o calço eu ja vi algumas vezes na vida com lamina de estilete... jurava que era gambiarra porca...

e a lixada até onde sabia era feito uma vez na vida e só era feito novamente caso houvesse algum problema.....

Natan_Anile
Membro Novato
# ago/15
· votar

Deixa eu aproveitar e já perguntar aqui mesmo =p to usando cordas 0.9 e 3 molas na ponte, afinação em D. mantenho as 3? tiro 1 mola? troco corda? troco afinação?

qew
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile
to usando cordas 0.9 e 3 molas na ponte, afinação em D. mantenho as 3? tiro 1 mola? troco corda? troco afinação?

nem um nem outro, leva a guitarra para um luthier regular

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Natan_Anile

Só pra registro, cordas .009 em Standart D é tenso! Ao menos 011.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a captadores ativos = menos força nos dedos?