Tocado e falando sobre ferramentas de expressão e dinâmica - Mateus Starling

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15


    Boa a noite a todos.
    Gravei um video onde toco e falo sobre ferramentas de expressão e dinâmica na execução musical.
    Espero que dê para tirar algum proveito.
    abs e paz.


    eric bluesman
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    mateusstarling

    Obrigado pelas postagens Matheus , tenho acompanhado o seu trabalho nesses tantos videos que tem postado , tem me agregado muito , hoje tenho estudado mais profundamente a linguagem jazzistica e a menor melodica tem sido minha matéria de estudo ultimamente , estou apanhando um pouco até meus ouvidos se acostumarem com ela , muitas vezes da impressão que ta fora mas é que to muito acostumado com pentas e modos , gosto muito da sua abordagem sobre os assuntos , curto a sua educação musical é algo que quero atingir , gostaria que soubesse disso. abraço e fique com Deus !!!

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Amigo, tente tocar menos antes... Eu dei play, esperando ouvir vc falar, mas tive de aturar (o que não significa que não gostei) de quase 3min de "eu tenho um know how de guitarra limpa"...

    Realmente o que colocou é verdade, mas o rock não é lá a coisa mais dinâmica, até pelo drive tão comum (ok, Iron Maiden disse oi).

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    eric bluesman Muito legal Eric, obrigado. Sim, eu fiz uma video aula sobre a menor melodica e iniciei falando que é como aprender uma nova lingua depois de velho, ou seja, fica sendo algo desconfortável por muito tempo em termos sonoros e na parte da aplicação.

    Ismah É difícil agradar a todos. Nos videos que eu falo mais as pessoas reclamam que eu deveria falar menos e tocar mais, no video que eu toco mais e falo menos acontecesse o contrário, rs... mas de qualquer maneira eu comecei tocando exatamente para mostrar que a aplicação do que eu viria a falar é pratica e não mera teoria.
    Discordo de você quanto ao rock "não ser lá a coisa mais dinâmica", veja David Gilmour, Eddie Van Hallen, Gary Moore, veja Jeff Beck, Steve Vai e etc. Grandes guitarristas que usam de forma extrema a dinâmica e as ferramentas de expressão. Comece a reparar nisso que você vai começar a tocar diferente, até porque o que tocamos esta alicerçado no tripé: O que ouvimos, o que praticamos e o que vivemos.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Não é o tempo, mas a ordem dos fatores. EU acho que deveria apontar pra onde devemos olhar, antes da execução. Por exemplo, tentei encontrar os efeitos que vc estava usando, cabo, instrumento... MENOS a dinâmica. kkk

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah Então amigo, depois, se interessar, dá uma olhada com calma no meu canal do youtube pois tenho mais de 100 videos no youtube falando sobre tanta coisa: Efeito, como gravo o audio, como edito o video, dicas de improvisação, escalas, acordes, carreira, dicas para músicos, esta até difícil encontrar assunto novo para falar, rs....
    Neste video eu não estou usando efeito, apenas a guitarra ligada direto no amplificador.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Olharei, com toda certeza. Mas já aviso: acho que pra músico já não sirvo mais não, ein!

    Por ser roadie, com um passo pra guitar/bass tech, é o rig o primeiro artigo que olho... Seus HB sugere que vc gosta do som pesado, o clean é possivelmente um flerte apenas, para desenvolver o estudo.
    Mas vc mesmo não sabe o que usou, tem uma boa dose de reverb aí kkkk

    Sobre o tocar então... Eu não sei dizer, mas acho que fica muito mecânica a execução. Passei a gostar de Stones por isso, os caras tocam se deixando levar pelo balanço da música (e pela chapadeira talvez). Verdade que alguns sons modernos a dinâmica desceu pelo ralo, mas... É a dita evolução...

    Soultunes
    Membro
    # jul/15
    · votar


    Obrigado pelas postagens Matheus , tenho acompanhado o seu trabalho nesses tantos videos que tem postado , tem me agregado muito

    +1

    Trabalho de grande valor, especialmente por ser um cara gabaritado, com uma formação academica sólida, e disponibilizando conteúdo em lingua portuguesa.

    Matheus, tem rolado aulas por Skype?

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah Estou usando a guitarra direta no amplificador, vc esta ouvindo muito reverb por causa da sala e do posicionamento do microfone distante do amplificador pegando muita ambiência. O amplificador esta com o reverb 2, quase nada, mas com o som limpo e ambiência da sala vc tem uma sensação exagerada de reverb.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Soultunes Muito obrigado pelo seu comentário. Sim, dou aulas pelo skype, muito pouca em função do tempo que a escola toma de mim. Fique a vontade para entrar em contato mas não deixe de conferir o esquema da escola virtual, acredito que é um grande custo benefício por dar uma formação completa para o estudante, teoria, harmonia, percepção, setup de efeito com Duda Andrade, guitarra, improvisação e etc.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    mateusstarling

    Não vamos desvirtuar mais. Mas... Tem reverb! kkk O amp, mic, sala... passam a ser um elemento timbrístico numa gravação rs

    eric bluesman
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    mateusstarling

    Lembro de uma vez ver o Faiska falando sobre dinâmica e ele disse algo bem interessante, "então vamos la monte uma cena na sua mente , vc ta na fila do banco , chega um cara perto de vc pra te perguntar que horas são , vc responde , dai o cara puxa papo com vc , problema é que o cara fala tão alto que de todo o banco se escuta , vc nao fica incomodado? ou então parece uma metralhadora , não tem vírgula nem pausa , é exatamente assim que a dinâmica funciona na música , sem ela não existe uma conversa boa" .

    Nunca mais esqueci disso, sensacional .

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    eric bluesman Verdade, muito boa esta analogia.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # ago/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Queria abrir um tópico para postar esse vídeo mas vi que o Mateus Starling já tinha criado um com o mesmo tema!

    Segue Usando as ferramentas de expressão na guitarra atualizado!




    EDIT: Achei bacana porque dá para dar interesse mesmo com ideias mais simples!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocado e falando sobre ferramentas de expressão e dinâmica - Mateus Starling