Pegada interfere no timbre? Video Teste

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jun/15


Bom existe uma polemica sobre isso, esse video é bem simples, feito com sons simples, mas da para ter uma noção sobre a influencia :)

https://www.youtube.com/watch?v=Rbdnbp7FayA



Espero que gostem pessoal, pode opinar a vontade.

E lembre-se não afirmo nada, é apenas um demonstração SIMPLES.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


O som esta em ótima qualidade galera, gravado pela interface, em breve se Deus quiser eu estarei com uma Câmera melhor também

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar


"tudo igual. mesmo ampli, mesma guitarra, etc..."

Muito bom! Agora estás começando a fazer comparações para chatos como eu! kkkkkkk

Quanto ao som: ouvindo rápido e com equipamento nada adequado a uma audição criteriosa, me pareceu praticamente igual.

Mas como eu tenho a necessidade científica de ser chato... precisa ver se as condições do teste favoreceram esse resultado. Ou seja: será que uma guitarra melhor, com captadores melhores e o som capturado com microfone de ponta trariam o mesmo resultado? É algo a se pensar. Outra coisa a se levar em conta é colocar mais guitarristas no teste (pode ser que a sua pegada e a da colega sejam semelhantes...).

Já tive uma CLP79 e sei que os captadores não são lá essas coisas (na verdade ainda os tenho, porque tinha trocado). Não são dos mais "amplos" no sentido de captar as frequências da guitarra.

De qualquer forma, bem bacana o teste e abre a discussão sobre o assunto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/15
· votar


Muito bacana cara.
eu acho o seguinte. que o timbre não muda em nada. o que mudam são as dinâmicas.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


o timbre não muda em nada

Mas com certeza não. Talvez com troca de palhetas e extremos à se palhetar. A dinâmica é bem pouca.

Geral

Acho que só eu sou ouvido de morcego e escutei uma diferença. Pouca, mas existente. Sou um monstro :(

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


O timbre não mudou, está ali, igual. O que muda é a forma de cada um tocar que causou uma mudança sonora.

Galidan
Membro Novato
# jun/15
· votar


O timbre é o mesmo! Pessoal ai de cima já comentou...

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Kkk obrigado, hehe voce disse que ainda tem os captadores da CLP79? no seu esta escrito X-sound? É uma marca super desconhecida estou certo? E outra, aproveitando, se sabe dizer se melhora se por um Tradicional HB da malagoli?
Filippo14
Wuju Wu Yi

Eu acho que mudança na sonoridade = timbre nao é? Ou é mais questao de opniao hehe eu achei que mudou bastante. Mas uma mudanca insignificante.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


melhora se por um Tradicional HB da malagoli?

Depende o que for melhor pra ti. Eu iria querer ela um pouco mais estalada.

EuFemismo
Membro Novato
# jun/15
· votar


Vide Malmsteen.

alexandrecoppo
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man
Não consegui ouvir muita diferença entre os dois (pode ser pelas caixas que estou usando) o que senti foi o que o amigo Wuju Wu Yi disse, o que mudou foi a dinâmica, o timbre continuou o mesmo.

flw abraços!!!

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man

Não tem nada escrito, acho eu... Podem ter mudado de fornecedor...

Tradicional HB é o comunzão? Se for, não deve mudar grande coisa...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/15
· votar


Alex guitar man
Eu acho que mudança na sonoridade = timbre nao é? Ou é mais questao de opniao hehe eu achei que mudou bastante. Mas uma mudanca insignificante

na verdade não. rs. vou usar um exemplo caricato. entre a nota B e C tem mudança de sonoridade, mas o timbre é o mesmo.

Como no caso do vídeo, no exemplo da distorção, as diferenças entre o seu palm mute e o da moça do video, gerou uma sonoridade um pouco diferente. mas o timbre permaneceu o mesmo.

mas é isso ai. hehe. é interessante fazer essas experiências.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Wuju Wu Yi

Gostei dos seus argumentos :), mas se o palmut dela é mais pro "meio" sei la como ela faz o palm mute que deixa o som mais agudo, isso não é dar uma mudada no timbre? .-.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/15
· votar


Alex guitar man
Valeu. :)
Então, eu penso que é uma diferença dinâmica como falei. Assim como arpejar com sweep ou palhetada alternada. vão gerar sonoridades diferentes, mas observe bem que falei sonoridades. porque o timbre inerente do instrumento sera o mesmo. mas talvez até faça sentido o seu racioicínio, é necessário pensar bem a fundo no assunto. rsrs No sentido de (até onde uma mudança sonora pode ser considerada uma mudança do timbre como um todo?)

eu considero a mudança no timbre algo mais "geral".

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Wuju Wu Yi

Eu to quase concordando com você, acho que esta certo mesmo hehehe

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man

A diferença no pall-mute está na forma e região que ele é feito. Por exemplo, eu gosto de usar o pm com a mão esquerda, o som percussivo é mais grave ainda.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


eu gosto de usar o pm com a mão esquerda

Todos esses anos nessa industria musical e essa é a primeira vez que ouço falar em palm mute com a mão esquerda hehe

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man

Cara, isso é mais normal...

Del-Rei
Veterano
# jun/15
· votar


Vi o vídeo... No timbre, em si, não notei muita diferença. Talvez ouvindo mais vezes, com volume mais alto, dê pra notar algo.

Mas a diferença de pegada pode mudar radicalmente a cara da música. Eu acho que pode soar meio "xôxo", frouxo ou pode soar agressivo, visceral. Isso pra mim, faz muita diferença.

Um aceno de longe!!!

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man
Então, mas ai eu acho que entra os harmônicos naturais e tal, acho que é isso.

O palm mute dela gera ao abafar as notas, harmonicos naturais diferentes ou sobras de frequências diferente das suas. A forma como ela palheta, com força, apoio, tipo de palheta e tal, fazem a mesma coisa. A mão que segura o braço da guitarra, mudando a força que se pressiona as cordas com o posicionamento das mãos deve gerar algo nessa linha também. Não sei se usei os termos certos, mas penso que funciona assim.

Portanto, o jeito que cada um toca determina essas nuances na sonoridade, no que sobra, enquanto que o timbre é o mesmo.

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Alex guitar man

Quando a galera usa a expressão diferença de timbre para idealizar a "pegada", creio ser uma forma de conceituar algo que é deveras abstrato, uma generalização, na falta de um outro termo.

O som em si, físico, as "características timbrais", não muda muito. Mas a forma de tocar faz com que o som "características musicais" fiquem diferentes.

Explico: ainda que seja exatamente o mesmo equipo, você e sua amiga possuem uma sonoridade diferente, porque tocam diferente. Sem me alongar, assim de bate e pronto, você liga mais e ela pausa mais... entre outras diferenças menos notáveis.

Quanto mais top o equipo utilizado, mais essa diferença será notada. E quanto mais sofisticada ou particular a técnica utilizada, mais ainda a distância aumenta.

6Strings
Membro Novato
# jun/15
· votar


Lelo Mig

Concordo plenamente.

tito lemos
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah

Palm Muting com a mão esquerda? És canhoto?

Palm Muting significa, a grosso modo, "abafar com a palma". Bom, os dedos não possuem palma, se você está falando de abafamento com a mão da escala, é outro tipo de abafamento, não Palm Muting.

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/15
· votar


Bom, eu achei que a menina soa mais estalada no limpo. No som sujo, parece que o dela ficou mais abrasivo. Fora isso, ela deixa as notas soarem bem menos que você, mas aí não é questão de timbre. Pra ser chato, eu pergunto: usaram a mesma palheta? Porque acho que isso faz alguma diferença.

Quanto à pergunta do tópico, e sem levar em conta o video, acho que a pegada interfere sim. E nem preciso colocar um guitarrista do lado do outro pra dizer isso. Eu mesmo, tocando sozinho, posso dar uma pegada intencionalmente diferente, e com isso percebo mudança no timbre; seja por bater mais perto da ponte, ou com mais força, ou com um ângulo de palhetada que deixe a corda acumular mais tensão antes de soar, tudo faz diferença.

Se é "dinâmica" ou "timbre", fica muito difícil de separar, porque a dinâmica influi no timbre. É só tentar tocar com um fuzz num amp valvulado que isso fica bem claro: quando bate forte, o som distorce mais. E entre um som mais limpo ou mais sujo, acho difícil dizer que não há mudança de timbre.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


BrotherCrow
É só tentar tocar com um fuzz num amp valvulado que isso fica bem claro: quando bate forte, o som distorce mais. E entre um som mais limpo ou mais sujo, acho difícil dizer que não há mudança de timbre.

É, nisso aí você está certíssimo.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


tito lemos
os dedos não possuem palma, se você está falando de abafamento com a mão da escala, é outro tipo de abafamento, não Palm Muting.

Não seja tão literal.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Faz mesmo sentindo oq você disse, realmente, "mudar o timbre" parece ser incorreto.

BrotherCrow
Pra ser chato, eu pergunto: usaram a mesma palheta? Porque acho que isso faz alguma diferença.

Mas ai é que ta, hehe, não, eu não uso palheta, mas isso não faz parte da minha pegada? Ela usa

Der1ck
Membro Novato
# jun/15
· votar


Eu ouvi uma diferença ai pouca mas ouvi

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Bom, o video realmente é uma pergunta, não é uma resposta, ser uma resposta nao era objetivo do video hehe, podem reparar que nenhum momento eu afirmei nada hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pegada interfere no timbre? Video Teste