Autor |
Mensagem |
De Ros Veterano
|
# abr/15
Video onde divido o pouco que sei sobre esse assunto! Criticas, analises, comentários e sugestões são bem-vindas!
|
Filippo14 Veterano |
# abr/15
· votar
Po, se fazer musculação faz perder agilidade então o John Petrucci iria tocar a 1000 bpm se ele fosse fininho ahahahhaha
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
Po legal esse vídeo, é uma pergunta que pouca gente se faz...
E sim academia detona a velocidade do cara... Quando ele prefere erguer pesos e esquece de tocar.
|
Michel Top Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros Dicas muito valiosas para quem trabalha com música e geralmente passa muitas horas com o instrumento em mãos. Parabéns pela iniciativa!
Forte abraço! :)
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
Filippo14
Pois é, hehehehe!
Ismah
Uhauhauhauhauhauhauah!!!
Michel Top
Valeu tchê! E o CD, é pra quando?
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros
Tô no trampo, por isso não tenho como ver o vídeo agora, mas de antemão o parabenizo por trazer um assunto novo e realmente interessante para o fórum, que anda tendo muito repeteco ultimamente. E tenho certeza que várias pessoas tem dúvidas a respeito disso, inclusive eu.
Em casa vejo o vídeo.
Abç.
|
alexandrecoppo Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros Parabéns pela iniciativa, muita gente tem medo disso e acaba descuidando da saúde por ter medo de não tocar mais como toca hoje.
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
rcorts
Opa, tomara que tu curta!
alexandrecoppo
Foi pensando nesses casos que fiz o video. Muitos colegas já me pediram opiniões sobre isso, achei que poderia ser útil!
|
renatocaster Moderador
|
# abr/15
· votar
De Ros
É um assunto no mínimo, curioso. Também não posso assistir o vídeo agora, mas vou dar uma olhada mais tarde.
Valeu!
|
Michel Top Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros O CD está quase saindo do forno!!! :)
|
krixzy Veterano |
# abr/15
· votar
Ismah E sim academia detona a velocidade do cara... Quando ele prefere erguer pesos e esquece de tocar.
Falou tudo.
|
Gabriel Landim Veterano |
# abr/15
· votar
Se não tiver cuidado como o DeRos falou, dá problema sim. Como em qualquer atividade física existe o risco de lesões... e aí o problema vai muito além de apenas 2 horas sem tocar, ou seja: é sensato caprichar nos alongamentos e não exagerar na carga.
O Petrucci na video-aula Rock Discipline ensina alguns alongamentos e massagens na região da mão/braço para os guitarristas, recomendo!
|
cafe_com_leite Veterano |
# abr/15
· votar
O petrucci é um cara pra se estudar. Com uma maromba daquela e com aquela velocidade. Tipo, o peso dos musculos deve interferir na velocidade do braço. Não sei se tem algo a ver, mas já viram nego marombado jogando futebol? Todo desengonçado e sintura dura, sem agilidade.
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
Michel Top
Maravilha!!!
krixzy
Sei lá, acho que o cara que "prefere erguer pesos e esquece de tocar", pode parar de tocar mesmo, não vai fazer muita falta não, hehehehe!!!
Gabriel Landim
É isso aí!
cafe_com_leite
Tu viu o video?
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros
Vi o vídeo e gostei da tua abordagem. Tá certo, longe de esgotar o assunto ainda, porque como você mesmo disse, não é um especialista na área. Mas abriu a discussão, isso que importa.
Justamente a respeito disso, acho que não precisamos de ser obrigatoriamente especialistas em alguma área para poder termos alguma opinião, desde que ela se encaixe no mesmo patamar do nosso conhecimento. Por exemplo, se não sou especialista em culinária o máximo que posso falar é: ah, esse prato combina com suco, já esse outro não fica tão legal, mas caíria muito bem com um bom vinho. Mesmo não sendo especialista em culinária eu considero que poderia tranquilamente opinar, na condição de degustador. Aí sim, faz sentido. Tá certo, entra bastante opinião pessoal aí? entra! mas não deixa de ser uma opinião válida.
E foi o que você fez no vídeo. Opinou como guitarrista que também faz musculação e na sua experiência pessoal consegue aliar as duas coisas, com a ressalva de tomar certas precauções.
Concordo que malhar de forma consciente e sem exageros, principalmente na carga, para não prejudicar as articulações pode ser até muito benéfico para quem toca guitarra. Me lembro de que quando eu malhava sentia meu corpo com mais disposição e raramente sentia dores musculares.
Enfim, gostei do vídeo. Massa pacárai DeRos!
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
rcorts
Pô, fico feliz que tu curtiu! Quando ao caso de ser apenas uma opinião pessoal, eu acho que, por eu ser um cara com uma certa credibilidade, não posso sair falando bobagem por aí, por isso mesmo eu faço questão de deixar claro que não sou um especialista da área.
É que eu já vi tantos "entendidos" falando bobagem, principalmente no nosso meio musical, que eu vou pisando em ovos em assuntos que não domino. Tipo cachorro que foi mordido por cobra, e tem medo até de linguiça, compreende?
Abração!!!
|
tomatelol Veterano |
# abr/15
· votar
http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2014/08/luva-150x15 0.jpg?084767
Essas luvas com gancho também ajudam a aliviar um pouco da força utilizada nas mãos. Acho que deve ser interessante para quem toca guitarra, cirurgiões plásticos, etc.
|
Adler3x3 Veterano |
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
Na minha experiência de vida, tenho mais de 60 anos, o que pude observar é que a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde do corpo. Não escrevo como entendido do assunto, mas como aquele que passou e passa por certas provações. A musculação faz parte da atividade física,mas não é só isto, caminhadas, natação, exercícios que envolvam mais a respiração também são importantes. Lembre você não é atleta, se na sua vida você nunca foi atleta, não adianta de uma hora para outra se exceder nos exercícios físicos, depois de certa idade. Tem que buscar um equilíbrio nos exercícios para a boa saúde em geral. Já na parte de musculação tem que ter moderação, principalmente os exercícios que podem sacrificar as mãos. Não exagere na musculação , e principalmente não exagere na prática de alguma arte marcial que use as mãos como arma, isto vai endurecer os dedos, e causar perda de agilidade para tocar instrumentos. Evite também estralar os dedos, pois isto engrossa os dedos. Todo o instrumentista tem que ter muito cuidado com as suas mãos.
E isto só se faz com prevenção. Se você toca algum instrumento e isto é importante na sua vida, seja como profissional ou como amador, consulte regularmente especialistas na área das articulações dos braços que terminam nas mãos, cada dedo tem um articulação. Além de que a atividade física previne o aparecimento ou retarda algumas doenças de origem genética. Existe um doença misteriosa chamada Dupuytrem (pode ter também uma grafia diferente) que se desenvolve lentamente e afeta as articulações do braço. E esta doença acredito apareceu devido a estar também com diabetes. Assim evite consumir excesso de açucares, e faça também exames periódicos para controlar o seu nível de glicemia. Eu descobri tardiamente que tinha este problema, por força do trabalho profissional levava uma vida sedentária, não sou músico profissional apareceu um buraco no centro da palma da mão esquerda. No começo não atrapalhava em nada, mas depois começou a inflamar constantemente e bem dizer tive que parar de tocar o violão e o teclado, e fiquei assim por alguns anos, até que um dia deu uma inflamação das brabas e a minha mão ficou toda inchada com um tamanho colossal. Por causa disto, e também pela minha própria história musical me apeguei a música eletrônica feita em microcomputadores, bem dizer deste o início da era digital. E com a inflamação das brabas aí não teve jeito tive que ir num médico, que fez o diagnóstico correto, infelizmente estava com este problema. E a única solução seria uma operação, mas acabei não optando por esta solução, que é radical e não garante nada, e a solução passava por fazer alguns exercícios com os dedos, e aí observei que estes exercícios eram parecidos com o ato de tocar instrumentos musicais. Comprei um violão e um teclado, e voltei a tocar, não com aquela regularidade de antigamente, e aí a mão parou de inflamar. Mas a doença continua evoluindo, a mão direita também tem o mesmo problema, só que não tem buraco nenhum, já a mão esquerda esta agora com três buracos, o que não impossibilita de tocar, mas causa certas dificuldades no desempenho, e se exagero um pouco a mão começa a doer. A situação não esta grave, como leigo acredito que o desvio atual esteja em uns dois ou três graus, e nenhum dedo nas aparências esta torto, mas estão levemente inclinados, mas pesquisando sobre o assunto, já vi que tem gente que fica com os dedos completamente tortos, e fica prejudicado nas tarefas mais banais do dia a dia. E com o tempo os buracos vão andando, o buraco que começou no centro da palma da mão já se deslocou pelo meno um centímetro para a frente, e no lado dele surgiram dois novos buracos. E em resumo o que a doença faz é encurtar as articulações, pois as fibras são afetadas, no meu caso os dedos tendem a descer para baixo.
E hoje o que faço, toco um pouco tanto o violão com o teclado, mas perdi muita agilidade,comecei a trabalhar mais com a DAW e com o mouse para produzir música. Toco mais com o objetivo de fazer exercícios e ajudar a montar os acordes, notas e solos que toco nos instrumentos, mas depois uso o mouse e faço a digitação na DAW, as vezes gravo alguma coisa com o instrumento real, mas sempre pequenos trechos, não consigo mais tocar uma música completa, no meio da execução a coisa desanda.
Assim recomendo para nunca parar de tocar, isto é um exercício bom para as mãos.
Assim se você é músico tem que se prevenir sobre esta doença, o médico especialista vai através do tato apalpando os seus braços nas articulações e nas palmas das mãos, para pode detectar algum problema, e começar a fazer algum tratamento, que bem dizer não existe, só a saúde geral do corpo é que pode ajudar para que a doença não evolua tão rapidamente. Se nas palmas da mãos aparecer qualquer protuberância, caroço, nódulos, ou algo anormal como um pequenino buraquinho, calos,consulte imediatamento um médico. Evite carregar pesos, malas muito pesadas com as mãos. Sempre faça um autoexame de suas mãos, apalpando com suavidade mas com certa pressão com os dedos da outra mão, e qualquer coisa mais dura que detectar pode ser problema.
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
Adler3x3
Adler, me sensibilizei bastante com o seu caso. Sei como abala emocionalmente para nós instrumentistas algum problema relacionado a articulações. E a simples possibilidade de ter de parar de tocar definitivamente nos assusta fortemente.
Há alguns anos comecei a sentir dores nos braços, mãos e dedos. Tocava em uma banda na época e começou a me atrapalhar nos ensaios, tanto que tive de abandonar o grupo. Então procurei um ortopedista e este me disse para nunca mais utilizar computadores e abandonar o violão e guitarra, senão aos 40 eu estaria com os braços completamente entrevados. Esse profissional FDP sequer examinou meus braços. Foi uma consulta de 3 minutos.
Saí de lá sentindo mais dores do que quando entrei para a consulta (psicológico é forte). Liguei para minha mulher e ela me disse "calma, não vá acreditando em tudo que lhe disserem, sempre é bom ouvir uma 2ª opinião". Então conversei com conhecidos e procurei um médico fisiatra, especialista em articulações, porém com o diferencial de que esta área considera também os movimentos como causas, consequência e tratamento. Este me pediu vários exames, que apontaram normalidade nos tendões e ligamentos. Ao ver os exames ele me disse que era "fadiga muscular" indicou fisioterapia e ao longo de 32 sessões as dores sumiram por completo.
Após algum tempo (pois utilizo computador o dia todo) as dores voltaram, mas aprendi a lidar com elas. Digito uns 15 min, paro, vou tomar uma água. Depois volto, uso por mais um período, paro novamente. Faço alongamentos e assim mantenho as dores num nível aceitável, com o qual aprendi a conviver. No dia que o bicho pega faço uma compressa com bolsa de gelo por 15 min e as dores passam. Às vezes alterno com compressas quentes.
Este mesmo médico me indicou a fazer musculação de forma moderada para fortalecer a musculatura e lidar melhor com a minha rotina de trabalho. Pra ser sincero não tenho seguido a recomendação dele (e tenho me cobrado quanto a isso). Faço os alongamentos diariamente e vez ou outra faço umas flexões, mas não faço musculação diariamente pois me falta tempo.
Mas assim como você, quando eu toco, principalmente músicas que não exigem muito tecnicamente, sinto um relaxamento nas mãos, pois os movimentos para tocar um violão são muito mais suaves e menos repetitivos do que ficar digitando sobre um teclado o dia todo. Visão esta compartilhada também pelo médico que me tratou.
Enfim. Esse tópico tá ficando show. Muito bom compartilhar as experiências.
De Ros É que eu já vi tantos "entendidos" falando bobagem, principalmente no nosso meio musical, que eu vou pisando em ovos em assuntos que não domino. Tipo cachorro que foi mordido por cobra, e tem medo até de linguiça, compreende?
Sei, he he! isso se chama sabedoria e vem também com a maturidade.
|
Adler3x3 Veterano |
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
rcorts
Uma consulta médica de 3 minutos não avalia nada, é simplesmente um chute seguindo generalidades. O médico que me examinou não me lembro da especialidade, mas fez uma exame completo, que levou mais de 15 minutos, só o exame de ir apalpando os braços e as mãos. A consulta como um todo levou mais de meia hora. E esta doença é mais comum do que se imagina, o próprio médico que me examinou e tratou sofria do mesmo mal. E no meu caso em que surgiu inflamação, isto até me ajudou, pois na verdade nesta doença não é comum inflamar. Assim tem muita gente que tem este problema e não sabe, só vai descobrir quando a coisa se agravou. E assim qualquer anormalidade no corpo, são sinais, o corpo emite sinais quando tem problemas, e devemos ficar atentos a eles. Se é o médico certo , ele sabe onde fica cada articulação e vai testando. O problema são os planos de saúde que dão uma baixa remuneração ao médico, e aí para ganhar mais tem que fazer mais consultas, e diminuir o tempo de cada consulta. Se você acha que realmente tem problemas, tem que fazer uma consulta particular. A experiência de vida também me diz, que com a chegada da idade, deve-se também consultar um especialista em veias que também fará um o outro tipo de exame, que também não é feito de forma tão rápida., e esta relacionada também não só com as veias mas com os nervos. E nesta parte das veias e nervos os meus braços e mãos estão perfeitos, sempre tive a mão num bom nível. Tanto que a mulherada sempre que pegou na minha mão gamou na hora, as minhas conquistas sempre foram pelas mãos, que jamais ficam frias, e apalpando bem elas não resistem. rsss...
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
Adler3x3 Tanto que a mulherada sempre que pegou na minha mão gamou na hora, as minhas conquistas sempre foram pelas mãos, que jamais ficam frias, e apalpando bem elas não resistem. rsss...
Tu és um fanfarrão, não é 033? ha ha ha!
|
Adler3x3 Veterano |
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
rcorts
Não é fanfarronice não é técnica. E acima de tudo para manter a saúde tem que ter bom humor. E as mãos não servem somente para tocar instrumentos, tem outras aplicações mais sutis.
O 3x3 tem sentido, não é aleatório, mas isto é segredo, muitos poucos vão entender o correto significado.
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
tomatelol
Acho que eu só usaria isso se fosse puxar cargas pessadíssimas, que não é o meu caso mesmo!
Adler3x3
Caramba velho, baita testemunho!
rcorts
Uuhauhauhauha, uma das poucas vantagens de ser um veiarão!
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
Adler3x3
Eu jurava que o 3x3 era por conta dos headstocks 3x3. Então é um enigma! vivendo e aprendendo.
|
Adler3x3 Veterano |
# abr/15
· votar
E também não mencionei neste post que no ano passado, quase passei deste lado para o outro superior. Peguei uma super inflamação na perna, cuja origem não foi detectada pelos médicos, e todos acreditavam, inclusive a equipe médica, que eu não passaria desta. Quase fui para o andar de cima, mas em momento nenhum me entreguei, quase cheguei num ponto sem volta. E estou me recuperando ainda aos poucos. E estou fazendo uma composição musical que vai ter todo o enredo das impressões/reflexões que passei, vai ter mais de 19 minutos de duração, já fiz boa parte, mas estou mais lento.
|
cafe_com_leite Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros Tu viu o video?
Não vi ainda. Mas achei o tema interessante.
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
Adler3x3
Bom, se todo esse perengue servir de inspiração para boa música, já começa a valer um pouco mais à pena!
cafe_com_leite
Ah, é porque eu até cito o Petrucci no video, hehehehe!
|
Luisfelp FR1 Membro |
# abr/15
· votar
De Ros
Esse assunto Guitarra X Musculação, realmente não é muito debatido e olha que tem alguns ''mitos'' que assombram o tema, por isso te parabenizo por abordar o assunto desta maneira. Gostei bastante do vídeo. Aaah e eu apoio sua ideia de fazer um vídeo sobre alongamento. Outro assunto que você poderia abordar nessa linha também é sobre a postura de tocar o instrumento ou talvez sobre aquecimento, fica a dica ;) .
Agora vou dar minha contribuição sobre o assunto: Desde o começo do ano passado comecei a fazer musculação, porém com o intuito de minimizar minhas dores nas costas (tenho duas escolioses e uma cifose, esta última não é tão 'profunda' quanto as primeiras) e fazer atividades físicas mais regularmente e digo que isso nunca atrapalhou minha tocabilidade, pelo contrário, com minha saúde em dia, eu me sentia até mais disposto pra tocar. Como disse, sofro deste problema nas costas e tenho que tomar um certo cuidado com a postura quando toco (tanto em pé como sentado), pois se eu começar a tocar em uma posição inadequada depois as dores voltam e comprometem muito minhas atividades no dia dia e pra tocar. Por isso acho que os guitarristas deveriam se importar mais com a saúde e a postura que tocam, pois não adianta o cara saber de tudo e não conseguir tocar por causa duma dor nas costas!
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
De Ros Sei lá, acho que o cara que "prefere erguer pesos e esquece de tocar", pode parar de tocar mesmo, não vai fazer muita falta não, hehehehe!!!
Esse é o típico cara que vai subir ao palco atrás de "rabo de saia" (pra não dizer a palavrinha que começa com buc...).
Adler3x3
Não tome como ofensa, mas seu caso é como aquele veículo antigo com qual o dono roda constantemente: no momento que deixar ele um tempo parado, vai dar problema. Por esse motivo é importante que nós músicos não paremos de vez de tocar. Estávamos acostumados a uma rotina e dar essa quebra é abrir uma brecha para doenças/anomalias.
Infelizmente vc se tornou a prova viva disso. Eu creio que algum fisioterapeuta vá te ajudar muito, e te fazer voltar a tocar, talvez não como antes, mas ao menos mais e melhor que hoje.
Evite carregar pesos, malas muito pesadas com as mãos.
Mas infelizmente é impossível. É fato que pra isso existem os roadies, mas não é algo comum aqui. O que mais causa danos, são atividade repetitivas feitas de forma errada.
Luisfelp FR1
Problemas de coluna não são raros... Tenho amigos que tem os ombros desnivelados por tocar na posição errada... E isso em casos de 10 anos, pouco mais talvez.
|
De Ros Veterano
|
# abr/15
· votar
Luisfelp FR1
Valeu amigo, obrigado pelas sugestões e pelo depoimento!
Ismah
Esse não dura muito no mundo da música, ainda mais quando se der conta que ter grana é um fator mais decisivo do que estar no palco em muitos casos. E com os caches de hoje em dia, ferrou!
|