Musculação da velocidade na guitarra?

    Autor Mensagem
    Maykonn7
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Maykonn7


    Essa pergunta é para aqueles que querem tocar rápido como Malmsteen, Kiko Loureiro ou Synyster Gates. Desse modo, vos pergunto se por exemplo, uma pessoa exercitar os músculos do antebraço, teria ela maior resistência e agilidade nos solos rápidos, ou seja ganharia alguns bpm's a mais?

    Maykonn7
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Maykonn7
    · votar


    Fontes

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Basta sentar a bunda na cadeira e treinar diariamente por 6 horas pelo menos.

    Sim, não deixa de ser uma especie de musculação para todos os nervos, musculos e cerebro.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18
    · votar


    Maykonn7

    Nada a ver. Força é uma coisa agilidade outra, tanto é que vc nunca verá um halterofilista campeão dos 100 mts rasos.

    Estar com o físico saudável, articulações sem inflamações ou lesões, estar em boa forma, é sempre positivo.

    Mas ta cheio de guitarrista gordinho e magrelo rapidos pra kct.

    MMonra
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    po cara. na moral
    acessa ai:
    http://bit.ly/sejaguitarrista

    melhorei absurdamente a minha tecnica
    nunca fui muito de estudar guitarra por falta de paciencia mas quando comprei esse curso se forcou uma cobranca que eu tive que fazer ate em funcao do que eu paguei. e o resultado foi fo#@

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Filin é mais importante que velocidade. Quem toca mais, Jimi Hendrix ou Leo Stronda?

    Daniel_Bx
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Daniel_Bx
    · votar


    Não, nem um pouco, acho que nem na resistência ajuda, já que é tudo no pulso.

    Edit: Também concordo com o cara de cima, por mim é melhor um solo bem pensado do que um com 1000 notas tocadas em menos de 20 segundos, mas se você gosta, também não vou julgar.

    Drinho
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Maykonn7

    Não meu Jovem! Musculação tem como objetivo redução de gordura corporal, definição e hipertrofia muscular. Não tem absolutamente nada á ver com precisão de toque no instrumento.
    Um grande exemplo disso é o malmsteen que toca muito bem e muito rapido e provavelmente nunca passou perto de uma academia.

    Estudar e Praticar sim! Ter como objetivo principal tocar muitas notas em pouco tempo não me parece uma boa idéia para 2018. O mercado não pede mais isso, na verdade até os guitarristas que são a raça mais desgraçada que tem já se cansaram disso.

    Mas se ainda sim você faz questão de direcionar sua vida para isso deixando de lado a riqueza da música como foco vou lhe dizer que existem guitarristas que tocam mal e guitarristas que tocam bem.

    Dá pra tocar mal devagar ou rápido, não importa muito.

    Então você deve tocar BEM, tocar bem é resultado de CONVICÇÃO NO MOMENTO, essa convicção de momento é resultado de repetição de raciocinio seguido de repetição de movimento.

    Você deverá fazer isso por anos até conseguir tocar bem em baixa velocidade. Tocar bem é extremamente dificil independente da velocidade, quando você estiver tocando muito bem, é bem provável que consiga aumentar a velocidade de maneira que continue tocando bem rápido.


    Não precisa fazer musculação não....

    Maykonn7
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Drinho gostei da sua explicação. Assim, a minha hipótese de "musculação dar velocidade na guitarra" pode ter caido por terra. Porém, o que mais vale: a rápida sinapse entre os neurônios que, garante a veloz contração dos músculos necessários para palhetar ou a hipertrofia desses mesmos músculos? Por exemplo, os músculos ligados aos tendões dos dedos ou até mesmo do próprio punho.

    Maykonn7
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Maykonn7
    · votar


    Para incrementar mais a nossa discussão segue a baixo o vídeo gravado pela History do mais rápido guitarrista do mundo.Prestem atenção no momento 8:19 que a doutora fala sobre a força muscular de Tiago Della Vega e 9:05 em diante em que é falado sobre a velocidade das sinapses do neurônios.


    Daniel Zay
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Daniel Zay
    · votar


    acho discussão um pouco boba, agilidade na guitarra se ganha com o tempo, horas de pratica e estudo! vejo muitos guitarristas que treinam velocidade mas não conseguem dar um bend afinado e tem um vibrato que parece uma cabrita no cio...

    ...as respeito da pergunta inicial, existem exercícios que fortificam os dedos sim porem mais importante que isso seria um aquecimento antes de praticar no instrumento. pois uma pratica errada pode até causar tendinite!

    Drinho
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Drinho
    · votar


    Maykonn7

    Eu não sou ligado a area da saúde amigo então não posso te falar nada a este respeito com propriedade. O que sei sobre hipetrofia é que é basicamente um processo de lesão e recuperação que no longo prazo faz com que os musculos aumentem de tamanho. Isso não garante significativo aumento de força, habilidade ou resistência, mas sim apenas aumento de medidas.
    Atletas que tem como objetivo força bruta são até meio gordos se você olhar. Atletas de longo rendimento são até bem magros se você olhar......

    A verdade é que cada objetivo requer determinado treinamento e na guitarra não é diferente. Quando você faz um treinamento para desenvolver determinada habilidade você em teoria teria que seguir um script e jogar para o tempo. Isso também se aplica a guitarra a diferença é que você não pode resumir guitarra á treinamento muscular pois simultaneamente você precisa de alta habilidade de raciocino de momento.

    Eu não tenho nada contra esse tiago della vega ai, não o conheço, e não quero parecer mal educado afinal eu to bem longe de ser grande coisa como guitarrista, mas te garanto que esse cara só impressiona moleque que nem tem tanto senso critico técnico e musical assim. Primeiro porque eu pelo menos acredito que ele seja famoso pela grande habilidade motora que tem e não pela música que é o mais importante afinal estamos falando de um instrumento musical e segundo porque mesmo tecnicamente ele não me engana. Assista qualquer video do Yamandu Costa tocando violão ou do Kiko Loureiro tocando guitarra para você entender o que de fato é um instrumentista com alto dominio de técnicas em geral, que as executa com o maior nível de consistencia, velocidade, definição e pressão sonora.

    Então para finalizar. Se você definir seu objetivo como executar padrões na maior velocidade possivel o caminho é seguir o script e jogar para o tempo, ou seja os dedos, metronomo, palhetada aquela coisa toda sem expectativa de quanto tempo, apenas fazer, como de fato prega o video ai do della vega correndo o risco ainda de nunca atingir o nível da suposta velocidade que ele tem porque é um tipo de recorde que beira o extremo da irracionalidade.

    Se o seu objetivo é virar um guitarrista fodão você terá que fazer a mesma coisa, só que em um milhão de contextos e não só apenas subir e descer o shape de 3 notas por corda do modo frigio com terça maior e ao mesmo tempo pensar música o que torna o processo 1000 vezes mais dificil do que fazer o que faz thiago della vega.

    Acredite.

    Para você ter uma idéia do que eu to falando é mais ou menos isso aqui. Olha o naipe do amigo que tá com a guitarra marrom e aumente seu som para sentir o canhão que sai quando o cara encosta na corda seja rapido ou devagar....




    Para finalizar eu não tenho a velocidade do thiago della vega e não tenho inveja dele não fique tranquilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musculação da velocidade na guitarra?