Digital vs transistor vs Valvula Rob Chapman and The Captain no teste CEGO!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
Desculpe, mas a não ser que seu Laney seja excepcional e bem modificado, não dá para comparar com um Pritchard. A não ser que seja para fazer um vídeo no Youtube, aí dá para fazer até um Meteoro Atomic Drive soar melhor que um Dumble.

É mais ou menos o que eu ia falar... kkkk

Consumidor embora goste de uns mitos, não compraria esses amps pelo preço que eles cobram se não entregassem pelo menos quase tudo que prometem.

Mas sendo realista... Se o que você procura limita a um som SRV, tem que procurar equipamentos similares aos que ele usou. Concordo que é lindo, curto muito, mas não chamo isso de clean bom (é um clean excelente para essa praia, mas tem sujeira demais).

Também é o que eu ia falar, pessoal acha que valvulado tem um clean perfeito e não tem, só que isso não significa que seja um clean ruim, as vezes o defeito é a grande vantagem, distorção que o diga, esse clean do Kessel pra mim é lindo, mas está longe de ser perfeito.

Alex guitar man

Você fez algumas generalizações que embora não estejam em parte certas são muito perigosas... kkkkk

vamos ver, um amplificador transistorizado para um "verdadeiro clean" possui um timbre mais Real e exato do que sai do jack na guitarra, evitando acrescentar harmônicos ao som, tendo uma boa linearidade na dinâmica em que a guitarra é tocada, com um headroom muito bom, mantendo o som sempre uniforme, e uma resposta igual para toda a faixa de frequência da guitarra?

Harmonicos desejáveis ou indesejáveis, linearidades, headroom, essas não são características exclusiva dos transistores, como eu disse, onde o transistor é muito superior a válvula em termos de desempenho, não é no espectro sonoro, aí os dois, em teoria conseguem o mesmo desempenho, a maior diferença você começa a ver mesmo quando entra em projetos de radio frequência, micro-ondas, radar e afins.

O lance de SS e Valvulado é muito mais uma mistura de gosto e custos do que uma decisão baseada no que um consegue fazer e o outro não.

Só que existe um custo, ter um clean a la Polytone Mini-Brute valvulado é perfeitamente possível, mas sai caro pra caramba, fica grande pra caramba, pesado pra caramba, consome energia pra caramba, já com SS você consegue isso com muito, mas muito menos mesmo, em um tamanho e peso mais conveniente e consumindo apenas uma fração dessa energia.

Então basicamente para sons limpos, onde você quer fidelidade, SS é sempre muito mais eficiente e barato que fazer a mesma coisa com válvulas, logo é a opção mais comum pra quem quer esse tipo de som.

Enquanto amplificadores valvulados procuram dar um "clean" bem característico a guitarra, mudando o timbre original, acrescentando harmônicos ao som, comprimindo, e se clipar "benção", tudo isso, apenas, defeitos da amplificação valvulada primitiva(Rs, pois hoje existe os grandes HIFI valvulados que nunca tive a chance de testar)

Hi-Fi não se aplica a amplificador de guitarra, mas Hi-Fi valvulado (eu falo pra som comum, estéreo ou em áudio, amp pra PA) existe desde pelo menos os anos 40, foi criado primeiramente para valvulados, só que o custo, preço, espaço, consumo de energia e afins de fazer a mesma coisa com circuitos SS é muito menor. Até existe válvulas como as 6550, KT66, KT77 e KT88 que são feitas pra serem versões hi-fi de válvulas mais comuns como as 6L6.

Da mesma forma que valvulado comprime, distorce facilmente e quando está em vias de distorcer ou distorcendo, acrescenta harmônicos potencialmente indesejáveis, SS se comporta de forma muito parecida se você colocar na mesma situação (em alguns casos é até pior e mais acentuado o lado ruim disso, tenda distorcer um Nitrous Drive ou uma caixa Fram e compara com o pior valvulado do mundo... kkkkk).

Só que a maioria dos circuitos valvulados não é feito pra ter alta fidelidade, um headroom imenso, etc, justamente porque não é o que se procura, não é prático, não se ganha nada em fazer isso com um valvulado, os ganhos que se tem musicalmente com valvulado ocorrem quando ele está perto de distorcer ou distorcendo, isso é o que eles fazem de melhor pra amps de guitarra, então pra que diabos tentar fazer algo muito diferente do que eles fazem melhor?

Se fosse radar ou radio ou micro-ondas eram outros 500, você tem situações os antigos MiG-25, eles tinham um radar valvulado com mais de 200 válvulas, foi feito valvulado não porque era melhor, mas porque como ele viaja a quase 6mil km/h o radar tinha que ter um alcance muito grande, e na época do projeto nem existiam componentes SS que conseguisse esse resultado então tinha que necessariamente ser valvulado, mesmo que um radar valvulado fosse muito inferior ao SS, já que não tinha uma resolução boa, não tinha muitas funções de auxilio na identificação e neutralização de ameaças, etc. Ainda hoje existem alguns sistemas de radar que operam a base de válvulas, mas em geral são situações em que o custo da válvula é muito menor do que o SS.

E os SS baratos do mercado (o meu FM25r por exemplo), buscam imitar o clean de valvulado, tentando acrescentar os defeitos das valvulas a amplificação transistorizadas, onde o headroom vai embora logo no pré ao dar uma palhetada forte (fato, Sad but true), sem falar de outros fatores de um circuito que foi fabricado e colocado no mercado sem sair do rascunho..

Aqui é que está o pulo do gato, SS barato faz tudo isso não porque quer imitar valvulado, mas porque o circuito é mal projetado mesmo. Outra classe de SS que tenta imitar valvulado são os amps de emulação/simulação.

No geral amps SS de alta performance não tentam imitar um valvulado, mesmo amps como os Pritchard ou Evans que são conhecidos por ter uma respostas "tube-like" e tem voicings baseados em alguns valvulados, não tentam imitar um valvulado. Se tu pega um Pritchard e coloca o voicing inspirado em Fender ou Marshall ou Vox, ele não vai tentar imitar esses amps como um amp de simulação, o que ele faz é mudar um pouco a curva de equalização do amp pra atenuar ou boostear algumas frequências que são características desse tipo de amp. Então o voicing de Vox tem mais agudo que o padrão "Pritchard", o de Marshall tem mais médios, etc, mas não é algo do tipo, ele tenta copiar um valvulado.

Enfim, pra mim o ideal é ter os dois, como era nos anos 80, sempre que converso com o pessoal daquele tempo, a maioria diz que ninguém queria que SS soasse como valvulado ou valvulado como SS, em geral vc tinha ou os dois ou o tipo que usava mais, o que pra mim é mais correto, se um Polytone dá o melhor som de jazz que você pode encontrar, porque perder tempo tentando fazer um Fender soar como um Polytone? Faz sentido pro George Benson que ganha milhares, talvez milhões de dólares da Fender pra usar isso, mas não faz sentido pra mim ou pra ti. A mesma coisa vale pra distorção é legal a distorção dos Pritchard ser tube-like, mas na boa, se eu tenho 2000+ obamas pra comprar um, eu tenho pelo menos um valvulado em casa pra tirar uma distorção bem mais interessante.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

SS barato faz tudo isso não porque quer imitar valvulado, mas porque o circuito é mal projetado mesmo.

Só um aparte...

A questão é que muitas fábricas fazem SS baratos e valvulados bons e caros. Significa dizer que um projeto de SS muitas vezes tem o objetivo de ser barato, sem compromisso com qualidade porque quem quiser qualidade vai pagar mais caro num valvulado. Nos valvulados sim, o compromisso é qualidade, independente do preço que pode ir às alturas.

Quero dizer com isso é que alguns SS são circuitos bem projetados, só que o foco é preço e não qualidade. Hoje em dia tem (ou tinha) kit de guitarra + cabo + amplificador por 500 contos, isso é algo muito bem planejado para chegar nesse preço.

A ideia vale para comparar amps de fábricas com amps de boutique. Tem cara que a única prioridade é qualidade, dão um "fo**-se no preço", então quem quiser e puder paga por um amp espetacular vai lá e paga o preço de 2 Marshall.

se um Polytone dá o melhor som de jazz que você pode encontrar, porque perder tempo tentando fazer um Fender soar como um Polytone? Faz sentido pro George Benson que ganha milhares, talvez milhões de dólares da Fender pra usar isso, mas não faz sentido pra mim ou pra ti.

Esse é o ponto central.

Eu testei bastante o Fender GB. Não vou dizer que não tem qualidades, mas para mim é um amp meio sem sentido, sem graça. Tanto é que ficou encalhado na loja. Eu não trocaria nem por 1 minuto pelo Polytone. Não quero, não gostei.

MMI
Veterano
# fev/15 · Editado por: MMI
· votar


Alex guitar man

A verdade é que alguns sons e estilos não se procura distorção, é limpo de verdade. Olha essa gravação, não é o melhor som nem o melhor exemplo, mas isso aí foi gravado em casa (SEM o Polytone, kkkkk)

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
A questão é que muitas fábricas fazem SS baratos e valvulados bons e caros. Significa dizer que um projeto de SS muitas vezes tem o objetivo de ser barato, sem compromisso com qualidade porque quem quiser qualidade vai pagar mais caro num valvulado. Nos valvulados sim, o compromisso é qualidade, independente do preço que pode ir às alturas.

Quero dizer com isso é que alguns SS são circuitos bem projetados, só que o foco é preço e não qualidade. Hoje em dia tem (ou tinha) kit de guitarra + cabo + amplificador por 500 contos, isso é algo muito bem planejado para chegar nesse preço.


É aquela coisa que eu sempre falo, eu não acho que valvulado seja melhor que SS, é diferente, tem algumas aplicações que só valvulado dá conta, da mesma forma outras só SS dá conta, e algumas qualquer um dos dois, desde que com um mínimo de qualidade vai servir.

Agora essa idiotice de se vir dizer que valvulado é melhor que SS eu vejo mais em gente que quer comparar um SS xing ling baratinho com um valvulado de linha bem alta. Aí é o tipo da coisa, o cara está comparando Ferrari com Fusquinha e quer que o fusquinha dê pro páreo?

Tenta ao menos comparar coisas equivalentes, compara Ferrari com um Tesla Roadster, ou no caso um Twin Reverb com um Polytone ou Evans ou Pritchard que aí a comparação fica bem mais justa... kkkkk

Eu testei bastante o Fender GB. Não vou dizer que não tem qualidades, mas para mim é um amp meio sem sentido, sem graça. Tanto é que ficou encalhado na loja. Eu não trocaria nem por 1 minuto pelo Polytone. Não quero, não gostei.

O lance que eu vejo é que você tem um amp que por 100-500 dólares a mais você tem um que é considerado a maior referência naquilo e o que ele está tentando copiar?

Você deixaria de pegar um Dumble pra pegar uma cópia por causa de 100 dólares de diferença?

A verdade é que alguns sons e estilos não se procura distorção, é limpo de verdade. Olha essa gravação, não é o melhor som nem o melhor exemplo, mas isso aí foi gravado em casa (SEM o Polytone, kkkkk)

Eu até diria que a maioria dos estilos não é muito tolerante com distorção, olha nos estilos nacionais, os únicos que conheço que abraçaram a distorção mesmo são o frevo e axé, aqui e acolá aparece distorção nos outros, mas muito pouco, pegue ritmos latinos ou africanos ou asiáticos ou europeus tradicionais, a maioria tem muito pouca tolerância à distorção. Distorção encontrou um nicho no rock'n'roll e nos estilos relacionados com ele, como o blues, o pop, alguma coisa de soul e funk, alguma coisa de hip-hop, alguma coisa de fusion, hard rock, metal, blues rock, etc. mas me diz algum estilo que não tenha nenhuma relação com o rock que faça uso frequente de distorção, eu não nego que eu não conheço nenhum.

francisco2004
Veterano
# fev/15
· votar


Eu queria ouvir o som dos heads transistorizados do Max Fillies. Ele também fazia ou faz valvulados com válvulas "exóticas", mas queria ouvir reviews mais aprofundados.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/306752/

Eu ainda estou para ouvir um amplificador com a versatilidade de um valvulado. Tocar blues sem poder clipar ou ficando 100% clipado com um tube screamer ou 100% clean é meio sem graça para mim, mas concordo que pode haver quem goste.

O vídeo do Pritchard me empologou menos do que o Polytone, mas ao vivo é outra coisa mesmo... se bem que já assisti a vídeos mais amadores em que dá para sacar quando um amplificador é bom ou não é...

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


francisco2004

Cara, mas se o cara quiser usar SS clipado em blues não é problema, Buddy Guy e B.B. King são dois nomes que me vem a cabeça de imediato na hora de tocar blues com SS. Aliás toda a minha curiosidade com SS começou com o B.B. King e o Jim Hall.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


Só para sair um pouco dos Deuses e baixar um pouco...

Há uns anos o Mauricio Bahia queria saber o equipo desse cara porque curtiu o sujeito tocando blues. É uma guitarra Vigier (boa guitarra, francesa) num rack Rocktron totalmente SS. Isso que não é o caso de chegar a um Ave FX ou Kemper. Isso é equipo para se comparar com valvulados, não são "de entrada".




nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
O cara tem um timbre matadorzão... kkkkkk

E tem uma semelhança pra caramba com o Bonamassa

Alex guitar man

E só pra não falar que eu não falei do vídeo principal, o que eu acho é que a comparação é meio desleal em termos da qualidade dos amps testados que são bem diferentes.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

sim, concordo com você :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digital vs transistor vs Valvula Rob Chapman and The Captain no teste CEGO!