tocar guitarra, vai confundir na hora de tocar violão clássico(nylon)?

    Autor Mensagem
    GuitaristaSemLeisX
    Membro Novato
    # dez/14


    Vou comprar uma guitarra, mas também estou interessado em tocar em violão clássico, pra tocar uns choros, boça nova por aí... A diferença de largura entre o braço dos dois(violão clássico e guitarra elétrica) vai causar um certo desconforto, tipo: quando for tocar o outro vou ter que passa um tempinho para poder me readaptar a pegada diferente? Se alguém aí tocar os dois, o que vc sente?

    ROo
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: ROo
    · votar


    Eu toco os dois e as técnicas são distintas, principalmente na mão direita, claro.
    O que vai te favorecer é que desenvolver algumas técnicas no violão acelerarão o processo na guitarra. O ligado no violão é muito mais trabalhoso do que na guitarra, assim como o vibrato horizontal que você pode passar pra guitarra e é uma técnica legal.
    Particularmente o estudo do violão me ajudou pra caramba, principalmente na postura, pelo posicionamento dos dedos da mão esquerda, o conforto na hora de tocar e os ligados que melhoraram 100%.

    E é legal você pegar choro, bossa, música clássica pra estudar outras coisas também, harmonia, por exemplo, que é muito mais interessante nesses estilos. Quanto mais estudar melhor :)

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    GuitaristaSemLeisX

    Pra mim é automática essa transição.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    GuitaristaSemLeisX

    Eu comecei estudando violão clássico quando criança, devia ter uns 7 anos... só aos 14 anos eu comecei a tocar guitarra. São dois instrumentos diferentes, mas que compartilham o mapeamento da escala e a maioria das técnicas. Eu não diria que possa haver desconforto na troca de instrumento, mas é certamente um choque: é como tomar um jato de água fria ao sair de uma banheira de água quente.

    Quanto à pegada, vai haver uma fusão: você vai ser um violonista com alguns trejeitos de guitarrista, e vai ser um guitarrista com trejeitos de violonista (quem pensou Randy Rhoads acertou). O ponto negativo é que estudar dois instrumentos diferentes deixa seu desenvolvimento mais lento em ambos, porque ambos exigem tempo, e você vai ter que dividir seu tempo, que é limitado.

    Por fim, digo aqui que ser um bom violonista clássico é muito, MUITO mais difícil do que ser um bom guitarrista. Leve em consideração isso na hora de escolher a qual dos dois você pretende se dedicar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tocar guitarra, vai confundir na hora de tocar violão clássico(nylon)?