tocar olhando pra guitarra atrapalha na hora de tocar rápido?

    Autor Mensagem
    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 01/mar/23 20:50


    Estou aprendendo a tocar Holy Wars do Megadeth. Eu mal sabia solar, só tocava de power chord mas depois de uns 3 dias treinando sem parar, já percebi uma melhora significativa.

    Porém, percebo que muitas vezes travo na hora de tocar e sempre toco olhando pra mão que tá fazendo as notas/acordes, principalmente quando fico com muito medo de errar.

    Mas ao invés de olhar pra mão direita que faz os acordes, tento não olhar pro instrumento ou olhar pra mão esquerda q faz a palhetada. Percebo que consigo tocar numa velocidade maior assim, por mais que acabe errando uma nota ou outra.

    Existe alguma relação entre essas coisas?

    Drinho
    Veterano
    # 01/mar/23 21:29
    · votar


    Existe alguma relação entre essas coisas?

    Vocês jovens guitarristas fazem perguntas extremamente difíceis, não sei.

    De qualquer forma lhe asseguro que não existe medo quando tocamos o que dominamos, portanto se está com medo de errar, falta prática.

    Também aconselho a não ter medo de errar mesmo consciente de que falta prática e mesmo que esteja na frente de 50 guitarristas malas te analisando e torcendo para que você erre.

    Tocar guitarra tem que ser sempre uma grande festa.

    ejames
    Membro Novato
    # 01/mar/23 21:30
    · votar


    tocar olhando pra guitarra atrapalha na hora de tocar rápido?

    Não, só atrapalha a foto dos shows para postar no Instagram.

    Existe alguma relação entre essas coisas?

    Pode ter alguma relação psicológica, mas não é relevante. A sua dificuldade é típica de problemas de coordenação, a solução é treinar devagar, com metrônomo, e ir aumentando a velocidade progressivamente.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 02/mar/23 00:13
    · votar


    Até hoje eu não entendi como um metrônomo funciona...

    A coordenação tá horrível mesmo. Nunca toquei nada parecido com Megadeth, exige uma rapidez impressionante com as mãos. Tento ir devagar e só algumas vezes tento aumentar a velocidade.

    É meio difícil não ter medo de errar, é uma música muito boa de uma banda que admiro muito, quero muito aprender. Estou treinando palhetada alternada, a postura pra tocar e deixar as mãos relaxadas...

    Uma hora eu consigo! Muito obrigado!

    Wanton
    Veterano
    # 02/mar/23 07:43
    · votar


    88_rtaylor
    Até hoje eu não entendi como um metrônomo funciona...

    Então resolva essa deficiência antes de fazer qualquer outra coisa. Deve ter no YouTube.

    Drinho
    Veterano
    # 02/mar/23 08:19
    · votar


    É meio difícil não ter medo de errar, é uma música muito boa de uma banda que admiro muito, quero muito aprender.

    Você vai aprender, não tenha dúvida, continue exercitando sem ansiedade.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 02/mar/23 22:17
    · votar


    vocês poderiam me recomendar alguma música do Megadeth mais fácil de aprender, seja a base ou o solo a parte fácil?

    Grimc
    Veterano
    # 02/mar/23 23:03 · Editado por: Grimc
    · votar


    88_rtaylor
    vocês poderiam me recomendar alguma música do Megadeth mais fácil de aprender, seja a base ou o solo a parte fácil?

    Trust é bem tranquilinha.

    Mas o Mustaine raramente compôs coisa fácil na vida dele. Especialmente as mais thrasheiras como a Holy Wars. Nem vou entrar no mérito dos solos do Marty Friedman, Chris Poland ou do Kiko Loureiro - se você é iniciante, esqueça tentar tirar esses por enquanto.


    Até hoje eu não entendi como um metrônomo funciona...


    Isso ^^^


    A coordenação tá horrível mesmo.

    É diretamente responsável por isso. ^^^^

    Metrônomo é uma ferramenta indispensável pro desenvolvimento de técnica. A Holy Wars por exemplo é tocada em 4/4 a 168BPM. O ideal seria começar BEM lento, por exemplo, com o metrônomo em uns 90BPM ou até mais devagar, tentando tocar todas as notas com clareza (você vai perceber que é difícil tocar devagar também, preste atenção em todas as notas que você tá tocando, você vai perceber os seus hábitos ruins e problemas de técnica, e só vai poder resolver esses tocando devagar). Quando tiver executando perfeitamente no BPM lento, você pode ir aumentando de 10 em 10, repetindo o processo até chegar no BPM da musica original. Qualquer guitarrista técnico que eu estou ciente recomenda esse mesmo processo. E claro, não tente aprender a musica inteira de uma vez, vá por partes pequenas, e depois de dominar elas comece a juntar.

    Sobre olhar pra guitarra enquanto toca, não atrapalha, até ajuda, e boa parte dos músicos você vai ver que faz isso pelo menos nos solos mais complicados. John Petrucci por exemplo, mesmo ao vivo, apóia a perna num apoio que ele deixa no palco, e fica paradão olhando pro braço da guitarra quando tá executando partes muito técnicas.

    Finalmente, sobre medo de errar: Você já foi ou viu um show do Megadeth? Os caras erram, direto. Essas músicas são extremamente técnicas e não há vergonha nenhuma em cometer deslizes, especialmente quando você tá aprendendo. Apenas saiba identificar os erros e corrigir eles (e pra isso que o metrônomo serve).

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 02/mar/23 23:10
    · votar


    Um problema que nunca prestei atenção durante meu aprendizado é que tentava tocar sem apoiar a mão na guitarra e nunca desenvolvi a palhetada alternada. Eu perguntei de olhar pra guitarra pq dependendo de onde eu olho, ou me atrapalho na palhetada ou no braço.

    E a minha guitarra é invertida, então às vezes bato a mão nos botões

    Grimc
    Veterano
    # 02/mar/23 23:15
    · votar


    88_rtaylor
    Um problema que nunca prestei atenção durante meu aprendizado é que tentava tocar sem apoiar a mão na guitarra e nunca desenvolvi a palhetada alternada. Eu perguntei de olhar pra guitarra pq dependendo de onde eu olho, ou me atrapalho na palhetada ou no braço.

    Considerando que você tá encontrando essas dificuldades, que são bem básicas, eu sugiro deixar de lado os thrash metals por enquanto e ir atrás de reforçar seus fundamentos. Comece com exercícios de palhetada alternada usando metrônomo. No youtube tem bastante video aula ensinando essas coisas, é só procurar. Depois que desenvolver um pouco mais isso, pode começar a pegar uma palhinha ou outra de holy wars, pra deixar o estudo mais interessante, mas todo piloto de fórmula 1 começa no kart, não da pra sair pulando etapas e querendo tocar bandas técnicas quando os fundamentos tão faltando

    E a minha guitarra é invertida, então às vezes bato a mão nos botões

    Passei por isso, comecei com uma assim e sei como é um pesadelo de ergonomia (e que nem sempre tem a opção de trocar por outro instrumento, principalmente no Brasil que é tudo caro). Mas tudo isso que você está comentando são maus hábitos que enquanto você não resolver, vai se frustrar bastante (falando por experiência, passei por tudo isso também, e ainda passo).

    Drinho
    Veterano
    # 03/mar/23 05:19
    · votar


    88_rtaylor

    vocês poderiam me recomendar alguma música do Megadeth mais fácil de aprender, seja a base ou o solo a parte fácil?

    Eu acho que se dedicar a tocar Trust, como sugeriu nosso amigo, bem tocada (base e solo) é uma boa tarefa para o final de semana.
    É uma canção poderosa que exige a mão firme para que você a comunique com a verdade que ela exige.

    Grimc
    Veterano
    # 03/mar/23 10:42 · Editado por: Grimc
    · votar


    Drinho

    Eu acho que se dedicar a tocar Trust, como sugeriu nosso amigo, bem tocada (base e solo) é uma boa tarefa para o final de semana.
    É uma canção poderosa que exige a mão firme para que você a comunique com a verdade que ela exige.


    Exatamente, e o riff principal dela também é um ótimo exercício nessa parte de coordenação. Tem bastante notinha, tem corda solta, tem um pouco de tudo. Já o solo, tem uns bends cavalos, que são bem difíceis de executar afinadinho, o que por si só já é um exercício também

    Drinho
    Veterano
    # 03/mar/23 17:26
    · votar


    Grimc

    E convenhamos, é uma canção espetacular.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 09/mar/23 00:10
    · votar


    Eu tava desanimado com a guitarra mas voltei a treinar e estudar, com calma e indo devagar. Eu fui ver um cover de Holy Wars e vi que minha parte favorita não é difícil como o início, então comecei treinando essa parte pra deixar o aprendizado mais divertido

    https://photos.app.goo.gl/x8pnx4LyVqGFmPRJA

    Schelb
    Veterano
    # 09/mar/23 16:24
    · votar


    Gratificante ver seu video rapaz .. muito bom ver pessoas se dedicando à um instrumento e gostei da coragem de postar pra todo mundo ver .. hehe. Como o pessoal já identificou aí em cima, você precisa melhorar seus fundamentos. Nessa época aí se faz muito 1234. Eu colocava alguma coisa pra assistir e ficava la no 1234 do começo ao fim do braço. Depois 4321 e por aí vai os muitos exercícios pra treinar essa coordenação aí, de preferência com metrônomo, mas pode fazer sem tbm .. não tem problema. No meio disso vai tirando uma música ou outra. Essa coisa de olhar pra uma mão e errar a outra é super comum pra iniciantes. Com o tempo você vai conseguindo se localizar melhor sem estar olhando.

    Grimc
    Veterano
    # 09/mar/23 23:02 · Editado por: Grimc
    · votar


    88_rtaylor

    Complementando o que recomendou o Schelb, eu sugiro o exercício "spider walk" (tem bastante tutorial disso no youtube), que é uma variação um pouco mais completa (e desafiadora) do tradicional 1234. Recomendo fazer pelo menos meia horinha disso por dia, por um mês, e você já vai sentir uma diferença absurda na facilidade de digitação. Importante usar um metrônomo (até se você pegar o celular e digitar "metrônomo" no google, aparece um) e fazer bem devagar.

    Drinho
    Veterano
    # 10/mar/23 06:35
    · votar


    88_rtaylor

    Cara, você toca com a guitarra invertida como fazia Hendrix, isso é mto loko.

    Grimc
    Veterano
    # 10/mar/23 08:25 · Editado por: Grimc
    · votar


    Drinho

    Cara, você toca com a guitarra invertida como fazia Hendrix, isso é mto loko.


    Pior eu também comecei tocando assim kk. Uma SX strato (acho que era a SST 62) de destro invertidona. Desconfortavel pra caramba, o braço em cima dos pots, e estragando todos os plug de cabo que eu usava nela (o Hendrix ainda fazia uns mods pra colocar o jack num lugar onde não atrapalhasse, eu não). Também nunca deu pra deixar a intonação dela muito redondinha por causa da configuração da ponte não dar certo com as cordas invertidas. Mas, deu pra aprender. Tendo 6 cordas da pra se virar. E da pra tirar onda de Hendrix no processo.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 10/mar/23 13:27
    · votar


    véi, tem hora que me arrependo de ter aprendido a tocar assim kkkkkkkkk tive que pegar uma destra e mandar inverter. A minha é uma Memphis Tagima Mg-30. A variedade de instrumentos é menor e costuma ser mais caro.

    Fora que os pots ficam batendo no braço e os captadores ficam invertidos, a abertura pra vc tocar as notas mais agudas fica em cima (ou seja, sem solos).

    Eu vi na loja daqui da minha cidade uma strato e uma les paul canhota que estão um pouco mais caras do que a minha, vou tentar dar a minha como entrada qqr dia. Não vejo a hora de pegar uma própria pra canhoto

    Grimc
    Veterano
    # 10/mar/23 14:07 · Editado por: Grimc
    · votar


    88_rtaylor
    Eu vi na loja daqui da minha cidade uma strato e uma les paul canhota que estão um pouco mais caras do que a minha, vou tentar dar a minha como entrada qqr dia. Não vejo a hora de pegar uma própria pra canhoto


    Cara, faz isso. É outra vida. Mas sim, é complicado, além de ter pouca escolha de modelos, ainda por cima geralmente é uma cor só. Eu literalmente nunca tive uma guitarra ou violão canhoto que não fosse preto kkkk

    Se tu gosta de metal, acho que a LP é mais jogo. Humbuckers vao facilitar bastante timbrar uma distorção high gain sem lidar com tanto chiado

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 10/mar/23 15:29
    · votar


    Cara, eu não sabia sobre humbuckers e tals. Ainda por cima ganhei como presente de natal, as strato eram as mais baratas que tinham. Eu tava pensando em pegar uma canhoto usada mas fiquei com receio de dar ruim.

    Vou tentar primeiro ir pra LP, mas meu maior sonho é ter uma Jackson igual à do Mustaine

    Grimc
    Veterano
    # 10/mar/23 16:00
    · votar


    88_rtaylor

    Vou tentar primeiro ir pra LP, mas meu maior sonho é ter uma Jackson igual à do Mustaine

    Poisé. É dificil indicar guitarras de custo acessível hoje em dia, principalmente canhotas. Se fosse alguns anos atrás dava pra encontrar guitarras tipo as GRG da Ibanez por menos de 1000 reais, hoje em dia já passaram de 2000. De qualquer forma LITERALMENTE QUALQUER GUITARRA de canhoto que você conseguir, vai ser um grande salto no conforto pra tocar e estudar.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 10/mar/23 17:13
    · votar


    eu fui na loja que comprei minha Memphis (custou 976R$ quando comprei no natal de 2022). Fui ver as mesmas guitarras e até os modelos canhotos agora estão por pouco mais de 2mil ;-;

    Concordo que ta foda achar coisas que realmente sejam custoxbenefício hj em dia :(

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 10/mar/23 17:14
    · votar


    pouco mais de mil***** escrevi errado

    e não comprei, foi presente só

    Manubio
    Veterano
    # 13/mar/23 14:47
    · votar


    Existe alguma relação entre essas coisas?


    Existe uma correlação grande.
    Sempre que possível, tente fazer igual ao grande SRV e toque com a guitarra passando por trás do seu corpo, você verá quão melhor sairão seus solos.



    Palhetar com a lingua tbm é ótimo para isto, dado que é humanamente impossível olhar para o braço neste momento.

    Lelo Mig
    Membro
    # 13/mar/23 16:24 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    88_rtaylor

    Holy Wars é a música de abertura do Rusty in Peace? Marty Friedman?

    Mano, toco guitarra há 40 anos e não toco essa porra. Ok, nunca me dediquei a isso (apesar de gostar de ouvir, não é minha praia de tocar).

    O que quero dizer, é que este tipo de música não se toca "do nada". Têm um nível técnico de dificuldade bastante alto. É preciso dedicação, treino, exercícios, e mais treinos. Tocar devagar e só aumentar a velocidade um pouquinho quando estiver perfeito. Não adianta querer tocar rápido tudo sujo, falhando, esbarrando em outras cordas, cagando a palhetada.

    Se é tua praia, vai tocar, não se preocupe. Só que para tal, deixe a ansiedade de lado e comece do jeito correto, para não se encher de vícios e tocar 50 músicas "meia boca" e nenhuma direito.

    O resto é só conversa mole... não têm receita pronta.

    Drinho
    Veterano
    # 14/mar/23 14:24
    · votar


    SRV

    Deus.

    Drinho
    Veterano
    # 14/mar/23 15:52
    · votar


    88_rtaylor

    Cara vc precisa estudar Eric Gales, o maluco é o demônio tocando.

    Ele tem aquela coisa do hendrix mas performa como um cara moderno, veja lá.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 08/abr/23 16:12
    · votar


    Finalmente consegui uma LP canhota. É bem mais confortável tocar sem o braço ficar batendo nos pots. Outra coisa é q não preciso passar as cordas por trás da guitarra (odeio isso na strato) https://photos.app.goo.gl/uZmDAwvGjxH8FHTK9

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 03/jun/23 02:30
    · votar


    Pessoal, deixei a Holy Wars de lado por um tempo e procurei aprimorar minhas habilidades e aprender outras músicas e voltei a tentar treinar agora. Ainda não consigo fazer o início direto, mas estou melhorando na velocidade.

    Minha palhetada alternada está mais rápida, estou treinando jeitos de segurar a palheta (dedos soltos, punho fechado etc) e estou treinando tbm pra soltar meu pulso. Como fico mto ansioso pra tocar, sempre acabo atropelando as notas que o dedo 2 toca, então fico repetindo as notas devagar e vou lentamente aumentando a velocidade da palhetada. Aumentando progressivamente a velocidade, mexendo o pulso junto com a mão e com paciência, acho q chego lá. Com prática e estudo (arrumei um professor particular), espero conseguir aprender essa dádiva do Megadeth.

    Estou escrevendo isso dps de ficar a noite toda treinando essa música, sinto meus dedos leves e meu pulso dolorido

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tocar olhando pra guitarra atrapalha na hora de tocar rápido?