Linha Gibson 2015 eca!

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# dez/14 · Editado por: Nefelibata
· votar


renatocaster

Quase um ano atrás eu "montei" uma Gibson Flying V!!! \o/

Demorou quase seis meses pra chegar tudo, mas no fim foi bastante gratificante o resultado.

Comprei no ebay um corpo/braço (pq é colado) de uma faded com escala em ébano; daí comprei escudo, elétrica, capacitores pio, caps gibson classic 57, ponte gibson e tarraxas gotoh.

Poli os trastes, montei a guita e ficou filé. Timbraço que lembra uma "lespaul" com som bem mais aberto e um pouco menos de low end!!! E no fim custou um pouco mais que a metade de uma usada aqui.

Abraços

EduBluesMan
Veterano
# dez/14
· votar


Olha. Neste final de semana eu testei uma na loja de um amigo e gostei.
De fato, percebi uma leve "engrossada no braço da LP", mas nada que me incomodasse muito.
Por outro lado, o preço ficou altamente inacessível.

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


A gibson está tentando ganhar a parcela do mercado, que se rendeu a guitarras como PRS e Suhr, particularmente, acho que não vai dar certo, a não ser pelos entusiastas.

O que achei legal, é que este ano tem mais opções de "Flamed Maple Top"...
Antigamente tinha somente a Gibson Std "Plus" e Supreme, e algumas Custom com Flamed Maple diferenciados. Hoje se entrar no site da Gibson, existem inumeras opções, AAAA...infinitos kkk'


MauricioBahia

#piadaDeSalão
#sóSeForPhilips-Walita
Até o moderador com as viadagens de ###reditegue###
Diz que não está ouvindo "One Direction" ?! kkkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/14
· votar


Jeff.guitar: Até o moderador com as viadagens de ###reditegue###

#rexitegui
#imouticon
#WTF
#OMG

hehe

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


MauricioBahia
#Whatever

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Estou no mesmo barco com o Lee. os brinquedinhos e enfeitinhos novos eu nao me importo. ja o braco eh algo que me deu um puta susto. apos tocar em provavelmente centenas de les pauls diferentes, ele fazerem essa mudanca.

Lelo Mig
Cara, tenho uma de cada e todo mundo diz que minha SG soa melhor que a LP (eu sou muito fa de LP entao eu nago, porem sei que eh verdade!)

erico.ascencao
Acho interessante que ela mantenha características tradicionais em alguns modelos (por exemplo, a Traditional) e traga novidades em outros.
Esse eh o meu ponto! muda tudo na standard todo no se quiser, mas mantenha uma linha "original". infelizmente dessa vez nem a traditional escapou.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


como
A gibson está tentando ganhar a parcela do mercado, que se rendeu a guitarras como PRS e Suhr, particularmente, acho que não vai dar certo, a não ser pelos entusiastas.

Pra isso já tinham a Custom Shop. Vai entender o que se passa nas cabeças deles...

Hitman
Estou no mesmo barco com o Lee. os brinquedinhos e enfeitinhos novos eu nao me importo. ja o braco eh algo que me deu um puta susto. apos tocar em provavelmente centenas de les pauls diferentes, ele fazerem essa mudanca.


Eu teria feito a mesma escolha do Lee, pegado uma CS, mesmo que 58 plaintop devido ao preço.

Os preços subiram demais de dois anos pra cá, e de quebra o dollar subiu. Acho que mais do que nunca está compensando comprar uma Music Maker ou Dunamiz.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
o foda foi isso... fora todas as mudancas, subir o preco em 1000 dolares??? eu ainda reclamaria mas um aumento de 10% seria comprienssivel, mas porra nao ta longe de um aumento de 50% de um ano para outro!

realmente, se isso nao mudar nos proximos anos, so vou ficar de olho na custom shop.. infelizmente mais viavel que as gibbys normais.. fora que nao vou perder tanto na revenda se um dia vier o caso.

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


NeoRamza
Pra isso já tinham a Custom Shop. Vai entender o que se passa nas cabeças deles...
Mas uma Custom Shop são outros valores....
E uma Custom de linha seria opções e etc, mas hoje está tudo um absurdo.

Mas quer saber... compra quem pode, e quem não pode que se foda kkkkk'
Nem adianta reclamar...
PRS Private Stock Brazilian Custom 24

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Jeff.guitar
Mas quer saber... compra quem pode, e quem não pode que se foda kkkkk'
Nem adianta reclamar...

Mas a questao nao eh essa! eles estao enfiando goela abaixo coisas que ate onde eu vi ninguem pediu e nem todo mundo quer! isso me deixou indignado. Sou fa dos caras do dia 1 e de repente eles nao fazem mais guitarra alguma que eu goste? isso me deixa puto. ja enfiaram scala de richlite de fininho. agora braco bizarro + preco ridiculo.. gibson ta pisando na bola.. pena que eu nao gosto de PRS

renatocaster
Moderador
# dez/14
· votar


Nefelibata

Quase um ano atrás eu "montei" uma Gibson Flying V!!! \o/

Demorou quase seis meses pra chegar tudo, mas no fim foi bastante gratificante o resultado.

Comprei no ebay um corpo/braço (pq é colado) de uma faded com escala em ébano; daí comprei escudo, elétrica, capacitores pio, caps gibson classic 57, ponte gibson e tarraxas gotoh.

Poli os trastes, montei a guita e ficou filé. Timbraço que lembra uma "lespaul" com som bem mais aberto e um pouco menos de low end!!! E no fim custou um pouco mais que a metade de uma usada aqui.


Bacana! Mas pra mim uma oportunidade dessa aparecer é muito difícil. Sou canhoto :'(

MMI
Veterano
# dez/14
· votar


renatocaster

Bacana! Mas pra mim uma oportunidade dessa aparecer é muito difícil. Sou canhoto :'(

Deixa de mimimi, rapá! kkkkk (esse cara é canhoto!)

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


Hitman
Só não comprar, melhor maneira de responder estas "frescuragens" que enfiaram nas guitarras.
Eu tenho um tradicional 2011, acho muito pesada, queria pegar uma Std Plus, amo aquele top *-* e deve ser mais leve, LP é LP não tem õ/ ...PRS é legal mas é outra onda.
No mais velho, acho que 2015 será a maior mancada da Gibson.

renatocaster

Também sou canhoto, mas toco com guitarra de destro õ/
No dia que fui aprender a tocar, comecei com o violão virado... Mas eu ia nas rodas de amigos, e nunca podia pegar o violão para brincar, fiquei irritado, e virei o violão, demorou mais, mas aprendi kk' E agora é muito natural, acho que foi a melhor 'escolha de vida' que fiz kkk'

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


No dia que fui aprender a tocar, comecei com o violão virado... Mas eu ia nas rodas de amigos, e nunca podia pegar o violão para brincar, fiquei irritado, e virei o violão, demorou mais, mas aprendi kk' E agora é muito natural, acho que foi a melhor 'escolha de vida' que fiz kkk'

Também acho que essa foi uma excelente escolha, o problema é quem já toca há 15 anos ou mais aprender tudo de novo.

renatocaster
Moderador
# dez/14
· votar


NeoRamza

Também acho que essa foi uma excelente escolha, o problema é quem já toca há 15 anos ou mais aprender tudo de novo.

Que é exatamente o meu caso =/

Mas eu não tenho muito do que reclamar não. A oferta para instrumentos versão left handed aumentou bastante nos últimos anos. E para o nível de investimento que eu tenho a disposição, encontra-se bastante coisa. Não é mais tão difícil assim achar uma guitarra bacana na versão para canhoto.

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
infelizmente dessa vez nem a traditional escapou.
+1

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


Se alguém mais testar alguma outra 2015 rolava dar uma sacada no funcionamento desse nut aí. Se for eficiente e confiável, vai ser uma ida a menos ao luthier. Algo que poderia ser feito para outras as guitarras.
Outro dia tive que colocar um calço de latão no nut da minha guitarra com floyd, pois coloquei trastes mais altos dos que os jumbo que já estavam.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Rei Arthur Pendragon
Zero fret

pretendo ir la esses dias. posso deixar meu odio pelas firulas da gibson de lado e dar uma olhada especifica nisso.

Schenker
Veterano
# dez/14
· votar


eu até acho que a Gibson estrapolou, mas olhando com mais afinco não foi só ela não. qualquer guitarra mais elaborada hoje custa 3000 usd nova, é um absurdo até mesmo para padrões americanos/canadenses.

acho que eles estão aproveitando o fato do "Made in USA" estar voltando a moda novamente, com toda a áurea que o envolve.

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


Galera,

Por favor, vocês mesmos reclamam o tempo inteiro que o mercado está inundado de falsificações chinesas e réplicas do mundo inteiro copiando a Gibson.

A empresa está simplesmente se descolando desse lodo com tecnologia e preço bem superiores. É uma escolha estratégica muito elaborada e bem pensada, não se enganem.

Não fosse assim, em cinco anos, todos nós pensaríamos que não compensa de jeito algum investir qualquer grana a mais numa Gibson, tendo em vista a evolução natural das demais. Inclusive chinesas. E elas aprendem rápido e não se sujeitam às leis internacionais de proteção ao meio ambiente e direitos autorais.

Assim, a Gibson escolheu, acertadamente na minha opinião, proteger sua valorizada marca, perdendo em volume, mas elitizando seus produtos.

Vocês dirão que ela já era "de elite". Nem tanto. Principalmente nos EUA sempre produziram instrumentos considerados populares.

Por outro lado, do ponto dos produtos em si, adorei as novas tecnologias. São muito úteis. Temos que ter a mente aberta para isso.

As empresas líderes de mercado que não têm isso, postura de desenvolvimento e inovação, normalmente quebram.

Hitman
Veterano
# dez/14 · Editado por: Hitman
· votar


vintagentleman
Imagino que seja uma ideia boa no papel, sem ver todos os fatos.

Vou fazer meu melhor aqui pois nao sei os termos exatos em portugues.

De cara a Gibson nao e uma marca "popular" nao eh qualquer garoto que aparece na escola com uma. E se for ver quem mais compra esse tipo de guitarra na america do norte sao os que mais tem dinheiro pra torrar no que quiser (Disposable Income).
A demografia que tem maior disposable income esta la nos 40-50.. Os "tiozoes" que tendem a ser traditionalistas.. Querem a guitarra que seu Idolo tocava ou quer a guitarra que ele teve 30 anos atras mas teve que vender por X e Y razoes e agora nao pode mais porque a guitarra esta cheio de firulas e um monte de specificacao novo.
Andei falando com bastante gente aqui, o feedback nao foi nada bom. Todo mundo diz que vai comprar uma '13 ou '14.
Disseram que Ate rolava modificar as '14, dava pra engulir o "120th" na casa 12 mas o braco maior que violao taylor, a nova assinatura horrorosa que botaram no head e agora forcando a comprar com afinador?
TODAS as pessoas que conheci que compraram a guitarra com anfinador arrancaram. Alguns inclusive botaram num envelope e escreveram "shove this">enfia no rabo.
Com as pessoas que andei conversando, parece que essa geracao dos titios vai rejeitar essa linha nova ai.. deixando pro grupo que nao tem 4 pau pra torrar numa standard..

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

Essa 2015 é uma Standard muito ousada realmente. E cara. Provavelmente não vai fazer sucesso com o público mais antigo, o consumidor mais ortodoxo da marca, realmente.

Porém tem potencial para captar novos consumidores para a Gibson. E isso pode não só compensar, como ser bastante lucrativo. A ver no balanço da companhia no ano que vem. Mas é uma estratégia arriscada, sim.

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Fui dar uma averiguada nos preços na Musician's Friend:
- Gibson Les Paul Traditional: US$2879
- Gibson Les Paul Standard 2015; US$3759
- Gibson Les Paul Custom: US$3999

Não entendi o porquê do encarecimento da Standard, distanciando-a da Traditional e aproximando-a da Custom.

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


erico.ascencao

É o que eu estava discutindo ali em cima. As Standards são os padrões das marcas. A Gibson simplesmente resolveu subir ainda mais o modelo referencial dela, dentro de sua própria linha e pensando em distanciar a marca da concorrência, especialmente das lespas genéricas.

Querem reafirmar seu status de grife. Minha opinião é de que estão certos.

Aliás, estive olhando os comentários da linha 2015 no site e há muita polêmica, é certo, porém, mesmo entre usuários antigos há os que amaram as inovações.

Teve até um cara que fez uma comparação interessante comparando o novo afinador automático, com o cruise control dos automóveis, lembrando que, no início os motoristas torceram o nariz para o equipamento, que hoje é item de série.

Alguns usuários relatam da facilidade de passar de uma afinação para outra, apertando um botão, e agradecem o aprimoramento.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Pra mim o problema deste afinador é que destoa de todo o conjunto. Uma guitarra de alta qualidade como uma Gibson Les Paul é um instrumento feito para durar mais do que o comprador. Uma pessoa que compra uma Gibson sabe muito bem que se ele quiser pode ficar com ela 40 anos com tudo funcionando bem, deixar de herança para os netos e etc.. Agora vocês acham que que esse dispositivo eletrônico, digital e cheio de engrenagens vai durar 40 anos? Num dou mais que 10. Ou seja, essas guitarras não possuem chance de virarem vintages completamente originais um dia.

A única novidade que gostei foi o nut.

Luis A.
Membro Novato
# dez/14
· votar


NeoRamza

A única novidade que gostei foi o nut.

Eu sempre ouvi dizer q o zero fret contribuía para a desafinação do instrumento, visto q é um ponto a mais de atrito....

Alguns caras q usam Gretsch (q tem o zero fret) até o retiram para amenizar os problemas com Bigsby, como o Brian Setzer faz.... No caso da maioria das Gibsons isso nao é um problema tao grande uma vez q poucos modelos da marca possuem algum tipo de vibrato....

O q eu li em alguns fóruns e q faz ate algum sentido, é o fato de ser mais viável economicamente fazer um nut ajustável do q colocar um funcionário para escavar os slots das cordas nut por nut....

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Luis A.
Não sabia que isso traria problemas de afinação. Bom saber. Achei que seria uma boa pois daria para regular melhor. No meu caso, por exemplo, eu queria que o nut da minha Gibson fosse mais baixo 1 milímetro, mas não tenho coragem de alterar isso. Bem, de qualquer forma seria o caso de testar pra ver.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


Luis A.
Acho que só pode vir a dar problemas se ele desgastar, prendendo a corda. Acho que nesse caso também atrapalharia a vibração, diminuindo sustain. Enquanto for perfeitamente liso creio que não será problema. Mas só um luthier testando e observando o material poderia responder com propriedade.

Fico me perguntando pq não fizeram apenas um nut ajustável sem a zero fret. Mas deve ser muito bom para ajustar altura dele. Muito chato qd vc tem um nut desgastado e precisa de calços ou restaurar/substituir o seu.

Acho que pode ser uma boa inovação.

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Agora vocês acham que que esse dispositivo eletrônico, digital e cheio de engrenagens vai durar 40 anos? Num dou mais que 10.
Meu cunhado tem uma Gibson Les Paul Signature T, ano 2014, com o Mini E-Tune (antecessor do G-Force). Em menos de um ano uma engrenagenzinha de uma dar tarraxas quebrou e ele teve que comprar uma tarraxa nova - prejuízo de R$180. Fica o relato...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


erico.ascencao
Esse novo G_force parece ter a opção manual. Se for assim, caso dê pau no circuitinho dele dá pra mexer de boa. Se quebrar mecanicamente... aí talvez tenha que trocar tudo, em vez de uma tarraxa só. Esse antigo Mini E-Tune parece que não pode usar manualmente, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha Gibson 2015 eca!