Minhas cordas de guitarra não enferrujam mais

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# dez/14
· votar


Depois que comecei a usar Elixir + Fast Fret, nunca mais minhas guitarras tiveram cordas enferrujadas.
Nunca mais mesmo.

Em relação ao timbre, como ele vai se perdendo aos poucos, eu quase não percebo. Só fica evidente a diferença quando eu troco as cordas. Aí a diferença é gritante. Principalmente no violão.

Sobre a afinação, eu já notei que as oitavas praticamente não afinam com as cordas depois de 6 meses. Mas nem sempre me incomoda.

Um aceno de longe!!!

juniorlp
Veterano
# dez/14
· votar


Vou fazer esse teste pq n tenho dinheiro pra ficar comprando corda todo mês,mas n entendi esse fast freet vencido, VC n explicou muito bem ,eu pego o fast freet vencido q é a almofada e passo junto com o óleo de máquina singer, ou uso o produto fast fret junto com o óleo de máquina singer, VC n explicou de um jeito q eu entenda

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Tem uma coisa que eu acho que ninguém lembrou: trocar cordas faz parte da graça do negócio! É um ritual!

Claro que quando elas não duram nada é complicado, mas, pô... eu curto trocar cordas de vez em quando!

ogner
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
Tem uma coisa que eu acho que ninguém lembrou: trocar cordas faz parte da graça do negócio! É um ritual!
Pode crer, adoro cuidar das meninas!
Minha namorada fica so olhando de rabo de olho morrendo de ciumes do carinho q tenho com as minhas meninas!!

Haeuae

Del-Rei
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
ogner
Já eu, confesso que cansei do ritual há uns anos, hehe.
Acho que se eu só tivesse uma guitarra, talvez ainda estivesse nesse clima de amor, hehe.

Com várias guitarras (e tem gente aqui com bem mais que eu, rs), quando penso em trocar as cordas, já me vem um desânimo, rs.

Aliás... Acho que o dia-a-dia (trabalho, compromissos, etc) toma muito meu tempo, e o que sobra pra guitarra acaba sendo preferencialmente só pra tocar mesmo, rs. Acho que se eu tivesse mais tempo, talvez ainda estivesse no clima de amor, rs.

Saudades dos tempos em que eu passava um sábado montando pedal, rs.

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


Pra quem não entendeu o procedimento n.º 3:
Passa-se o fast freet com gotas de óleo deslizando em todo o sentido da corda, desde a ponte até o começo da escala, num vai e vem e depois limpa-se o excesso com uma flanela.

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Del-Rei
Com várias guitarras (e tem gente aqui com bem mais que eu, rs), quando penso em trocar as cordas, já me vem um desânimo, rs.

Pô, mas não precisa trocar todas ao mesmo tempo... hehe

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Para isso funcionar duas regras são importantes:
1) Não suar nas mãos e principalmente nos dedos.


Parei de ler aqui.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Como disseram outros amigos aí em cima e nos posts anteriores, eu também prefiro o som das cordas depois de 1 semana de uso. As cordas muito novas soam muito "metalizadas" pra mim. Depois de 1 semana ainda soam com bastante presença e com harmônicos mais aveludados.

Infelizmente, não posso usar argumentos científicos como os que o Makumbator citou existir, mas baseado puramente em experiência cordas velhas infelizmente perdem sim em entonação e até o timbre fica um pouco comprometido quando as cordas estão lá há um século.

Talvez eu seja um dos mais descuidados com cordas entre todos vocês que postaram aqui, nunca limpo após parar de tocar e raramente faço troca de cordas. Pra mim o critério é quando começa a ter som de berimbau então é hora de trocar.

Mas ultimamente meu ouvido tem ficado mais irritado com entonação porca então tenho trocado com um pouco mais de frequência. Agora uma coisa é certa, se for pra gravar as cordas precisam ser novas ou pelo menos semi novas. Cordas com mais de 4 meses de uso pra gravar acho suicídio!

juniorlp
Veterano
# dez/14 · Editado por: juniorlp
· votar


N entendi o procedimento 1,eu vou ter q comprar um fast freet só pra usar a almofada(o) dele q nem ta escrito ali?, mas ate eu esperar vencer outro ano já acabou

O q é essa almofada do fast fret?

Insomniac_
Veterano
# dez/14
· votar


Boas dicas, mas...

1) Não suar nas mãos e principalmente nos dedos.

Isso é impossível.

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


Minhas cordas de guitarra não enferrujam NUNCA!



Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Marcinho Eiras aprova!

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


juniorlp

O fastfreet nada mais é que um cilindro de feltro grosso e poroso embebido num produto químico e com uma pega de madeira.

No lugar do fastfreet vc pode usar, por exemplo, um feltro grosso e pingar 2 ou 3 gotas de óleo nele.

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay

Testado a aprovado, realmente funciona, as cordas não enferrujam, o timbre demora bem mais a ir embora, e as cordas não ficam totalmente escuras, ainda brilham, pouco, mas brilham, costumo fazer o procedimento sempre antes de guardar a guitarra.

Valeu mesmo pela dica!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minhas cordas de guitarra não enferrujam mais