So toco a mesma coisa sempre

Autor Mensagem
juniorlp
Veterano
# nov/14


Eae galera sempre q vou tocar guitarra eu toco a msm coisa, quando n é música dos outros , e eu estou cansado sempre é a msm escala subindo e descendo do msm jeito , esse toque q eu inventei , fiz ate um video pra vcs verem q n estou mentindo, e queria saber se tem como eu tocar coisas diferentes ,como aqueles caras tocam ,nos vídeos demos ,e q n fica aquela coisa repetida q nem eu faço , eles vai sei lá improvisando e sai aqueles solos legais e melódicos




Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


juniorlp

- execícios de de mão esquerda (tá bem presa)
- outros shapes para a mesma escala
- ligados entra as escalas
- escalas horizontais
- saltos de intervalos

juniorlp
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

N entendi muito bem poderia ser mais específico

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


juniorlp

São sugestões do que estudar.

juniorlp
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Vlw mas tem algum vídeo no YouTube ensinando isso que eu quero com tab ou na net?

E o q sao shapes pra msm escala?

juniorlp
Veterano
# nov/14
· votar


Queria saber tbm se eu tenho pegada , pq vcs falam q o cara tem ou n tem

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Vlw mas tem algum vídeo no YouTube ensinando isso que eu quero com tab ou na net?

Ta aí a origem de todo, ou ao menos boa parte, de teu problema. Desapega do papel, da decoreba...

o q sao shapes

Shapes são as digitações. "Formas" ou formatos, para se tocar as escalas.

Geralmente existem um para cada nota da escala.

pq vcs falam q o cara tem ou n tem

Isso é abstrato, mas pode se interpretar como tocar com vontade. Tem galera que toca e só falta a guitarra cair do colo.

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


juniorlp

Cara, preste atenção!

Você pode (e deve) aprender muito com você mesmo, vendo com atenção, seu vídeo.

90% do solo, você faz a mesma coisa (por isso você mesmo questiona "Só toco a mesma coisa sempre"), ou seja, você desce e sobe (verticalmente), usando apenas o dedo 1 e o 3, e pulando um intervalo.

Este é o "desenho", que nosso amigo Ismah se refere como shape. Você, praticamente só faz o mesmo desenho, e não importa se fizer na casa 1 e 3, ou na 12 e 15, que não haverá diferença, apenas variação de mais grave ou mais agudo, nada além disso.

Aconselho você inicialmente, antes de se preocupar com grandes coisas, fazer exercício de 1,2,3,4 e suas variações e estudar algumas escalas, começando com escalas simples.

Paralelamente, (não sei se você sabe ou não) faça acordes e exercícios de mão esquerda.

Sinta, casa a casa, a sonoridade de seu instrumento. Treine digitação em cordas alternadas... ou seja é muita coisa. vá devagar, não seja ansioso. Aproveite a destreza que já conseguiu, mesmo fazendo um só shape, e faça variações devagar, não queira ser rápido neste momento.

Pegada amigo! Esqueça esta palavra... há muito a fazer antes de se preocupar com isso. Pegada têm muito mais a ver com estilo pessoal, segurança ao tocar, dinâmica e a forma como você imprime suas sensações ao tocar do que com técnica.

Bons estudos.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


juniorlp
eles vai sei lá improvisando e sai aqueles solos legais e melódicos

Pra quem conhece campo harmônico, e entende sobre a formação das escalas, é bem simples fazer isso, portanto o que falta pra vc é estudar mesmo, quando vc entender como tudo funciona vai ver que é muito simples, estude e pratique, sempre tem JAM rolando aqui, é um bom lugar pra praticar.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


ja que tão falando disso, que diabos é campo armônico? EU as vezes toco uma música, improviso, fica até legal, mas eu não sei o que é campo armônico.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Campo harmônico, são os acordes (tríades e tétrades) formados com as notas de uma escala, e sua função sonora, numa música.

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


eles vai sei lá improvisando e sai aqueles solos legais e melódicos
pega uma pessoa que sempre dirigiu em SP e vai junto com ele, ai você vê que "ele vai sei lá" dirigindo e sai uns caminhos legais.....

solta eu em SP e verá que é bem diferente, só trave

(comentário só pra ilustrar que tudo precisa de pratica)

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Foi o que falaram, falta você ter noções de Campo Harmônico, é um estudo que demora um pouco, mesmo sendo simples, mas é trabalhoso.

O que eu iria te sugerir para treinar agora é pegar a pentatônica que você está usando (aparenta pelo menos), veja as notas que você está usando nessa pentatônica e nessa tonalidade. Descobrindo quais são as notas tocadas, pegue uma folha sulfite e desenhe um braço do instrumento. Após fazer isso, pegue essas notas e pinte os locais em que elas aparecem, bem livre isso, pode apenas pintar, colocar as notas nessas posições ou até mesmo os intervalos formados através dessa pentatônica.

Tendo essa folha com todos os lugares no braço do instrumento que essas notas aparecem, aprenda onde elas se encontram e toque. Tente memorizar desenhos dessa escala aos lados de onde você já toca, tenta conseguir tocar essa escala por todo o braço, saber fazer isso é crucial para dominar o instrumento.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


daimon blackfire

"eu não sei o que é campo armônico"

Primeiro saiba que harmônico é com H. (Não tô zuando, nem recriminando, só corrigindo porque é importante!

De forma bem simples, só para você se situar ok? (porque a coisa é mais complexa)

Imagine uma escala de Dó Maior: C,D,E,F,G,A,B...ok?

Agora faz um acorde de Dó Maior Natural aí na sua guitarra...

Seus dedos, na ordem, estão no Dó, Mi, Dó...certo?

Mas o acorde soa com a corda Sol solta, certo?

Então Dó, Mi, Sol, Dó, Mi.......hummm.

Veja só agora na escala: Dó é a 1a (Tônica), Sol a 5a e Mi a 3a.

Tônica, terça e quinta......da escala de Dó Maior, formaram o acorde de Dó Maior..Uau!!

Coincidência?? Não!! Campo Harmônico.

Notas e intervalos de determinada escala que denominam o acorde formados por elas.

Obs: Explicação Beeeem Basicona!!

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


entendi, e eu nunca tinha prestado atenção se tem h no início.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Acho que ele não sabia que tinha H pq ele não vê, usa um programa pra lê a tela pra ele.

daimon blackfire

Pra tentar simplificar, campo harmônico é como a escala, todas as notas da escala formam o campo harmônico, logo qualquer nota dessa escala vai soar agradável quando você solar em cima de acordes que foram formados pela mesma escala.

Exemplo, acordes formados pela escala maior de dó, não existe notas sustenidos nem bemóis, porque nesta escala não existe acidentes, logo qualquer acorde que venha dela terá sempre notas justas, e o mesmo acontece se vc vai improvisar em cima desses acordes, vc pode tocar qualquer nota desde que não seja uma nota sustenido ou bemol, pois estas não fazem parte do campo harmônico, e podem não soar agradável, digo pode não soar agradável, porque as vezes quando estamos compondo uma melodia, podemos incluir algumas notas que não fazem parte do campo harmônico, pra dar uma sonoridade extra, mas isso tem que ser feito com cuidado, nem sempre fica agradável, normalmente fazemos isso em uma passagem rápida pra evitar soar fora do tom.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
acorde que venha dela terá sempre notas justas

Certeza? Porque usar acidentes, na minha cabeça, nunca teve relação com intervalos.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


juniorlp

Você já tentou imaginar o solo/riff antes de tocar?

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
acorde que venha dela terá sempre notas justas

Certeza? Porque usar acidentes, na minha cabeça, nunca teve relação com intervalos.



Acidentes me refiro as notas sustenido e bemois, disse nota justa com intenção de esclarecer que são notas sem acidentes, mas acho que não foi uma boa ideia.

Na escala maior de dó não existe acidentes, logo, todos os acordes que venham do campo harmônico desta escala não terá acidentes.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Ah sim, sim. Tinha te entendido, e imaginado isso hehe
Mas vamos evitar confusão.

juniorlp
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Nao ,porque?

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


juniorlp
IMO

Porque se você for basear seus solos só nas frases que já está acostumado a tocar vai dar nisso mesmo...
Um negócio sem sentido...

Imagine um letrista que queira compor uma música com frases "até boas" mas que são "independentes"...

"Era uma vez,
Macacos me mordam,
Morreu Maria preá,
Como tudo deve ser"

Num solo... Deve existir um tema.. Uma nota puxando a outra.. Interagindo com a base... Ele deve completar a música...

Digo pra imaginar, pois na sua cabeça não existem limitações técnicas (no sentido mecânico) de um "iniciante"... Você pode muito bem "prever" o que você quiser... E só depois tentar fazer...

Os exercícios que o LeloMig disse ajudam na agilidade... Nessa transição mente->guitarra:
Aconselho você inicialmente, antes de se preocupar com grandes coisas, fazer exercício de 1,2,3,4 e suas variações e estudar algumas escalas, começando com escalas simples.

Pra mim, improvisar é: ao se deparar com uma melodia/tema inéditos compor algo que pareça ter sido criado junto...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


juniorlp

É uma ideia pra sair do chão hehe

De Ros
Veterano
# nov/14 · Editado por: De Ros
· votar


juniorlp

Cara, um bom professor (mas tem que ser bom, esses caça-niqueis que borbulham por aí) vai revolucionar a tua vida em pouquissimo tempo.

Indicar materiais na net? Até rola, mas um professor vai te economizar anos de buscas. Pareço um chato, sempre falo isso, mas tenho convicção do que falo.

Ah, e não é por interesse próprio, pois eu mesmo não dou aulas.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


De Ros

Eu desisti de dizer isso... Ir numa roda de música, mesmo numa "banda" que toca no boteco (bordel tbm) e conviver com músicos mais experientes (e incluiu um professor), é muito bom e revoluciona... Mas a galera que vem pra perguntar na net dificilmente segue esse conselho... Então já nem dou mais... Concluí que a pessoa por si tem que ver que precisa de um professor...

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


De Ros
Ismah

É pura verdade que um professor é puta corda caminho no aprendizado, mas é possível aprender sozinho e não levar uma eternidade pra isso, digo pq sou autodidata, é um pouco mais difícil e exige dedicação, mas 90% do que sei foi sozinho, e material não falta na net.

Tudo bem que não sou o gênio da teoria musical, mas tenho um bom conhecimento, e o indicado é sempre um bom professor.

Volare
Veterano
# nov/14 · Editado por: Volare
· votar


krixzy

To querendo sair da aula, sinto que não tá indo pra lugar nenhum.
Você pode dizer como divide seu estudo?

Um aprendizado sozinho pró-ativo e direcionado é melhor que aulas "pra qualquer lado"

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Chega um ponto que vc fica estagnado. Não tem como avançar mais sozinho...
Eu já sei que cheguei nele, mas o fator tempo/grana tá ruim...

De Ros
Veterano
# nov/14
· votar


Bom, a minha parte eu fiz...

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Volare

To querendo sair da aula, sinto que não tá indo pra lugar nenhum.
Você pode dizer como divide seu estudo?


1º Antes de abandonar a aula, onde normalmente se aprende mais rápido, observe se o que está impedindo vc de de evoluir é o professor não muito bom (em algumas escolas de música os professores enrolam pra estender o curso, assim vc passa mais tempo pagando e dar mais lucro pra instituição, ou pra ele no caso de professor particular)

2º Talvez o problema seja vc mesmo, está dominando todos os assuntos/exercícios que seu professor passa pra vc? Se vc não dominar o que ele passa, ele não vai avançar com vc, se não vai complicar ainda mais.

3º Se vc decidir estudar sozinho, vc tem que saber o que precisa estudar, quais assuntos deve estudar primeiro, e ir passando um por um, sem pressa, não passa pra outro assunto se vc ainda não dominou o anterior, se não vai complicar depois.


Pra dividir o estudo, acho que depende de quanto tempo vc tem pra estudar. Sempre que começar um assunto novo estude até entende-lo, e separe um tempo pra fazer exercícios em cima dele pra ajudar a fixar, se ainda tiver tempo disponível, pratique 1h por dia, exercícios focados em técnica, procure dividir os 60 minutos em palheta alternada, sweep + tapping, sempre com metrônomo e com sincronismo perfeito entre as duas mãos, sempre começando devagar, procure fazer esses exercícios em cima de arpejos, inclusive os de palheta alternada e não fique preso apenas ao 1234 e variações, é importante fazer isso em cima de escalas também, afinal os solos são criados com elas.

Ultimamente estou focado apenas em exercícios, estou aperfeiçoando minha técnica, principalmente sweep, e palheta alternada, estou seguindo o caminho shred, e confesso que não é preciso muitas horas de treino por dia pra obter resultados, desde que se mantenha uma boa disciplina, pouco tempo por dia praticando todos os dias vale mais que um dia inteiro e uma semana sem praticar.


Com dedicação o resultado vai chegando:
https://soundcloud.com/krixzy/top-gear


Ismah

Chega um ponto que vc fica estagnado. Não tem como avançar mais sozinho...
Eu já sei que cheguei nele, mas o fator tempo/grana tá ruim...


Cara, eu te digo que tem, vc só precisa saber o caminho, sempre tem um assunto que vc não sabe, e pode estuda-lo, principalmente pros que querem ser um músico completo, existe muita coisa pra aperfeiçoar de cada gênero musical.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a So toco a mesma coisa sempre