+ idéias para ter mais brilho no timbre

    Autor Mensagem
    jonomaia
    Veterano
    # out/14


    negóço é o seguinte.
    queria saber se existe algo que possa fazer (que não envolva troca de equipamentos ou qualquer coisa q gaste a lot of money) para conseguir mais Brilho, definição no timbre da guita

    o equip:
    Jackson js30kv, Meteoro Jaguar (100w) e uso o Ps-6 (que na função detune se aproxima um pouco de um chorus)

    geralmente toco em volume baixo com o amp (quase o mínimo na verdade), queria saber se isso também pode afetar nesse ponto. pois quando ligo a guitarra, pra conseguir tocar algo mais blues e tal e aproximar desse timbre que procuro tenho que jogar o Treble no max. [só pra constar, o amp comprei usado e já há um bom tempo, pode ser algo com ele tb?]

    e outros pontos que queria saber é sobre altura das cordas e dos captadores, qual seria a mais apropriada pra isso?
    [ +1 : curto muito o timbre de blues mas uso as cordas baixas por causa do tipo de coisa que costumo tocar, fritação e etc]

    ouvi alguns falando que baixar os captadores traria mais sustain, menos volume e só uns poucos mencionaram que conseguiria mais definição na nota. não seria o contrário a respeito desse ultimo ponto ?

    (sobre cabos, todos que testei tive o mesmo resultado)

    resumindo:
    volume ou problema com o amp ? |\ para mais brilho e definição
    guitarra - Altura das cordas e dos caps ? |/

    Ismah
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    jonomaia

    Eita perguntas mal feitas...

    para [ter] mais brilho e definição, volume ou problema com o amp ?

    Volume possivelmente. Agudos tem menos energia que graves, logo eles podem estar sendo abafados no afalante - ou nem mesmo reproduzidos, devido a dureza do amp. Soca volume e verá o que acontece.

    Altura das cordas e dos caps ?

    A regra é clara, menos volume e ataque, mais sustain. Ou mais ataque e menos sustain: caps altos. Isso se deve porque os magnetos travam a corda minimamente, mas que causa esse efeito.

    Para mais definição, creio que influencie mais a sua pegada que a captação. Com mais ataque eu perceberia mais notas rápidas, e com mais sustain, perceberia mais notas longas.

    EDIT:
    Nessa ordem eu testaria os problemas:

    Volume
    Revisão no amp
    Um treble booster
    Se ainda não adiantar, um médico/Otorrinolaringologista ou Fonoaudiólogo - paramos de escutar primeiro os agudos.

    Vc tem um Jaguar Stereo Chorus e usa um pedal de chorus?!

    jonomaia
    Veterano
    # out/14
    · votar


    primeiro, vlw pelos esclarecimentos !
    sobre o chorus, por sabe-se lá por que diabos, o chorus do amp só funciona quando ele quer e mesmo quando funciona, opto pelo ps-6 (que não é um chorus na verdade, por mais que o detune faça parecer um pouco) pois não tenho o pedalzinho pra ligar o chorus de far far way e o detune consegue uma profundidade um pouco maior (e diferente) no efeito.

    mais uma vez, obrigado e postarei assim que tiver novidades

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/14
    · votar


    jonomaia
    brilho e definição vem junto cordas novas! depois de 3 a 4 dias as cordas podem continuar com a pegada de novas mas não tem exatamente o mesmo timbre mais.Logico que não tou falando pra vc trocar de cordas de 3 em 3 dias (a não ser q seja rico e tenha muito tempo livre) mas sempre que for gravar ou tocar um show é necessário.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    jonomaia

    Podem ser várias coisas.

    Primeiro, eu diria que captadores duplos de saída mais alta, como o caso da sua guitarra, tem um tendência a ter menos agudos;

    Segundo, dependendo da característica do amp e dos falantes, em baixo volume algumas frequências podem dar uma sumida;

    Terceiro, se estiver usando cabos ruins ou muito longos, vc pode ter uma perda de agudos, que pode ser resolvido com um buffer ou afim. Teste com outros cabos e cabos menores. Teste com a guita plugada direto no amp com o menor cabo que tiver;

    Quarto, esse pedal harmonist na "função" chorus, se ele funcionar como um phase shifter, vc pode ter perda de agudos pelo cancelamento de fase, teste sem o pedal; o próprio buffer do pedal, se for ruim pode deteriorar seu timbre;

    Quinto, altura de cordas e caps tem uma pequena influência nos agudos, mas não vai ser tanto a ponto de vc reclamar que perdeu essas frequencias;

    Abraços

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    jonomaia
    O tal "brilho" tu consegue com cordas novas.
    Muitos amplificadores perdem o "punch" quando trabalhados com volumes muito baixos, a mesma coisa com o volume da guitarra baixo, que dá um "low gain".
    Verifique se tu não está usando o tone muito fechado.

    Não conheço seu amplificador então não tenho propriedade para falar. Mas talvez um pedal de equalização te ajude a atenuar as frequências mais agudas e te dê um pouco de "brilho".

    Outra sugestão: tente testar uma guitarra de outro modelo, como uma strato ou tele, por exemplo. Talvez o seu "brilho" esteja lá.

    abç

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Se as cordas estão velhas, troque-as. É a coisa que faz mais diferença para o timbre de uma guitarra, junto com os captadores (ampli e efeitos também fazem muita diferença, logicamente, mas aí é "fora" da guitarra).

    Potenciômetros de maior valor também podem dar um brilho sutil a mais. Exemplo: se os seus pots forem de 250K, teste trocar para 500K (se já forem 500K, experimente 1M).

    NeoRamza
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Brilho e definição são duas coisas diferente que você provavelmente vai conseguir de maneiras diferentes:

    DEFINIÇÃO:

    Quanto mais bem bem afinado tudo tiver mais definido o som fica, principalmente com distorção. Para isso mantenha cordas novas (elixir fica nova por meses), use um bom afinador eletrônico, verifique se os trastes estão bem colocados, e se os sadles estão bem ajustados. Repare também se quando você segura uma nota não está apertando a corda com força demais ou fazendo um 'mini-bend' sem querer. Além disso verifique se não está usando distorção demais. Chorus misturado com distorção também pode tirar definição, principalmente se não estiver usando no loop de efeitos.

    BRILHO:

    Esse é mais complicado de conseguir na minha opnião, e pra mim o 'problema' são os humbuckers. Mas isso é questão de gosto. pois depende do quão sem brilho você acha que está.

    Dependendo da guitarra você vai conseguir chegar no brilho que você quer, mas com outras nem com reza braba rsrs (nao sei falar da sua guitarra). Uma vez eu consegui deixar um belo clean em uma ibanez HSH usando um pedal equalizer, mas isso só na posição 4, pois é quando splita o captador do braço. Já uma gibson les paul que eu tenho eu não consigo deixar ela com brilho no meu gosto de jeito nenhum, sempre fica muito fechado, abafado, mesmo com pedal equalizer, acredito que colocar uma chave para splitar os humbucker resolva o problema, mas eu não tive coragem de fazer isso na minha. O verdadeiro brilho que eu sempre sonhei eu só consegui em uma stratocaster com singles coils.

    Como já foi dito dá pra melhorar o brilho trocando as corda, aumentando o volume, mas na minha opinião nada disso chega perto da diferença de um humbucker para um single, e consequentemente splitar os captadores deve dar uma bela diferença no brilho.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    NeoRamza

    Na verdade brilho e definição andam próximos... A inteligibilidade está nos agudos.

    Fernando
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Cara, falando numa boa, querer um timbre bom com o volume do amp "no mínimo" é fora da realidade. Ainda mais ficar quebrando a cabeça tentando achar alternativas, o básico já está errado, percebe?

    Aumenta o volume. Não precisa estar no talo, mas aumenta bem. Tudo vai mudar, aí você vê o que te agrada ou não, e aí sim começa a pensar sobre alternativas.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    jonomaia

    Um amplificador dessa potencia que você tem e com esse falante, só vai falar com volume acima do 3!

    Por isso pra quem toca em casa as vezes um amplificador BOM com falante de 8" de baixa potencia soa muito melhor!

    Skider
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Pessoal, aproveitando este tópico, queria tirar uma dúvida talvez até boba.
    Em determinados lugares onde eu toco, uso aqueles suportes para ampli, com o ampli virado pra mim servindo de retorno. Nesta condições, o timbre fica extremamente estridente, incomodando e feio até. Daí se movo um pouco pro lado, ameniza, mas ainda fica um pouco estridente, sem sustain, seco.
    Mas quando o ampli está no chão, isto não acontece. É normal?

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Skider

    Com o falante apontado pra você, o centro dele (onde saem os agudos mortais) estão apontados pra você.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Skider
    Alex guitar man

    Sem falar que um amp no chão tem uma soma de aprox +3dB em graves...

    Skider
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Alex guitar man
    Ismah
    Então o ideal é que esteja no chão para absorver estes graves e equilibrar o timbre?

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Skider

    Não e sim... Vc deve timbrar conforme a situação. Eu gosto de por minha caixa em cima do case, que aí sempre tem a mesma altura, e 87% do mesmo timbre.

    goonies
    Veterano
    # out/14
    · votar


    (1) Desligar o tone do circuito, mesmo no 0 altera o timbre.

    (2) Seu ampli é valvulado? válvulas de power gastas perdem o brilho.

    (3) Cordas mais tensionadas = maior definição e brilho. A regulagem da guitarra influencia.

    Ramsay
    Veterano
    # out/14
    · votar


    jonomaia

    Pra ter mais brilho no timbre, passe um polidor na guitarra!!
    Tô brincando, mas, para aumentar o brilho, tirando o fato de que cordas novas ajudam muito, só existem duas opções a meu ver:
    1) Dobrar o valor dos potenciômetros da guitarra, tipo se tiver 250K colocar 500K e se tiver 500K colocar pots de 1M.
    2) Trocar o capacitor de tone por um menor, tipo, se tiver um de 0.1uF colocar no lugar um com a metade do valor, tipo 0.05uF.

    O resto é especulação, simples assim...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a + idéias para ter mais brilho no timbre