Minha guitarra perdeu um pouco do brilho no timbre

    Autor Mensagem
    jnninho1
    Membro Novato
    # jun/20


    pessoal, vou tentar ser direto aqui
    tenho uma Vintage AFD Paradise (toda original, sem modificações)
    comprei em 2016
    esses dias, eu tava vendo uns audios que gravei com ela de uns 2 anos atras, e percebi que o som dela era diferente, soava com mais brilho, agudo.. fiz essa comparação pra vcs analisarem:

    audio de 2 anos atras: https://voca.ro/cYQvA61wrAx
    audio de agora: https://vocaroo.com/8OlQW7n9PAd

    aah, e só pra constar, os 2 audios tão crus, sem nenhum tipo de edição, o msm ganho na placa de som e etc
    e tbm to usando o msm equipamento de antes (gravo em linha numa m audio fast track mkIi, cabo tecniforte)

    ja tentei usar outro cabo que tenho aqui, e não mudou nada..
    alguem faz ideia do que possa ter acontecido?

    sempre que troco de corda, eu limpo ela com um pano úmido no corpo, e as vezes passo em cima do captador tb, pq fica meio sujo com o tempo.. sera que fiz cagada?

    ejames
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Cara, tem tantas variantes nesse meio que é impossível apontar algo. Até a posição da palhetada tem influência nisso, então a própria diferença da mudança da sua pegada implica em sonoridades diferentes.

    Só duvido muito que você, numa diferença de dois anos, tenha usado exatamente as mesmas configurações nas duas gravações.

    sempre que troco de corda, eu limpo ela com um pano úmido no corpo, e as vezes passo em cima do captador tb, pq fica meio sujo com o tempo.. sera que fiz cagada?
    Acho difícil que isso tenha qualquer influência.

    jnninho1
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    ejames
    entao mano, eu até pensei nessa possibilidade da minha pegada ter mudado um pouco
    eu mudei de palheta varias vezes nesse meio tempo, fiz uns testes aqui com outras palhetas, muda um pouco mas nao chega nem perto do som que era antes, nao acho que foi isso nao

    e quanto as configurações da gravação, eu tenho o projeto dessa gravação salvo aqui no PC (que na verdade é um cover), ai abri na minha DAW e retirei todos os efeitos que tinha nessa parte da guitarra, só o sinal limpo que veio quando eu gravei na época, entao nao tem erro..
    esqueci de mencionar as cordas, eu troco sempre, e é sempre a msm marca, entao nao é isso tb..
    se nao for minha guitarra, sera que minha placa de som pode estar com algum problema?

    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Se for uma diferença MUITO gritante mesmo, dessas que qualquer pessoa leiga conseguiria ouvir e dizer....é realmente mudou de timbre/volume/sustain, pode averiguar alguma coisa, começando pelo mais simples: técnica, palheta, cordas, cabos e claro, o ouvido (sim esse tambem pode ter mudanças por mais que achemos que não)

    Agora se a diferença for pequena, coisa que só voce e outro guitarrista consegue sentir, com todo o respeito mano, pode ser placebo. É serio, sem zuação.
    A gravação que eu escuto hoje, pode não ter o mesmo timbre quando eu escuto ela ano que vem. Alias, o que ouço de manhã pode não ter o mesmo timbre de quando ouço de noite.

    Ce ta doido Buja? O timbre de algo gravado muda? Ta bebendo o que tão cedo da manhã assim?
    Não, não que o timbre muda. Mas sua percepção dele muda.
    O que ta super agradável quando voce renderiza o mp3, pode ser uma boxta no dia seguinte.
    O que ta agudo agora, irritando o ouvido, após uma noite de descanso e repouso auditivo, não ta tao agudo amanha.
    O que ta brilhante agora, amanha pode estar mais opaco (uma gravação).


    O cerebro da gente nos engana de maneiras muito surpreendentes. Voce pode ter percepcções diferentes de uma
    mesma gravação (mesmo arquivo mp3 reproduzido exatamente nas mesmas condições), dependendo do seu estado de espírito,
    suas emoções, seu nível de cansaço, e até do audio que voce ouviu antes da gravação.

    Isso estou falando de 2 arquivos iguais, reproduzidos com mesmo fone/player/ambiente.
    Se for duas gravações diferentes, esquece, nem tem como mensurar base de comparação não.
    As variações são tantas que a assertividade tende ao infinito e além!

    jnninho1
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Buja
    a diferença é bem pouca, só da pra notar msm com fone e ouvindo só a guitarra
    mas tem uma diferençazinha, é como se tivesse mexido no EQ e aumentado um pouco as frequencias agudas, ou entao é como se o tone da guitarra hoje estivesse um pouco fechado e não totalmente aberto

    só fiquei preocupado um pouco pq pensei que poderia ser algum problema no hardware dela ou na minha placa de som, mas acho que to frescurento demais, vou sossegar aqui kkkkkkkk
    valeeu pelo comentario

    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ah se a diferença é bem pouca, ta normal! De boa!

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Você sempre faz as gravações com o mesmo tempo de uso de corda?

    Digo... Gravar com cordas recém trocadas é uma coisa. Gravar com cordas depois de 2 meses é outra. E com cordas de 6 meses é outra....

    Um aceno de longe!!!

    Horyon
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    jnninho1
    Gostei mais do segundo "timbre".

    ;)

    jnninho1
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Del-Rei
    sempre que vou gravar algo sério, eu troco as cordas
    a do audio antigo devia ter umas semanas, e a do novo tem algumas semanas tbm

    cara, relendo aqui o tópico, eu lembrei que se não me engano, eu não usava a mesma corda que hoje em dia não.. nessa época eu comprava d'addario ainda, não lembro qual era
    só um tempo depois que comecei a comprar da ernie ball power slinky, que na teoria era pra ser melhor
    será que pode ser isso ai?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    jnninho1
    ernie ball tem mais brilho, porém, perde o brilho bem mais rápido que as dadario

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    jnninho1
    será que pode ser isso ai?

    Não sei se no seu caso foi isso, mas certamente a diferença das cordas tem muita influência no som.

    Suspeito que essa diferença que você esteja sentido seja das cordas. Não sei se pela diferença de marcas ou diferença de tempo de uso. Ou tudo junto.

    Eu não atribuiria isso a nenhum hardware.

    Um aceno de longe!!!

    DarkMakerX
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    jnninho1
    Eu parei de ecomprar Ernie Ball porque na minha opinião ela perde o brilho muito rápido. Comigo alguns dias depois ela já está com sujeira.

    Outra coisa que pode ser é a regulagem da sua guitarra. Não mudou nada? Altura das cordas, altura dos captadores, etc.

    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Nao ligo muito pra cordas, a marca nao me importa tanto no quesito timbre.
    Compro mais pela quantidade de grana que to no momento e sempre levo jogo 0.9 hibrido, nao importa a marca (nao sendo rouxinol rsrs)
    O que sei que muda mesmo é ela estar nova ou semi-nova.
    Guitarra com corda novinha estala demais (e desafina demais tambem). No meu gosto é estridente.
    1 semana depois é que vem o nectar supremo. Elas chegam no ponto! Perdem brilho estridente e ganham maciez!

    Tambem a mudança de timbre sua seja isso. E muda mesmo.

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    isso deve ser problema no fio da bobina do capitador!

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    ou outra coisa da parte eletrica!

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    felipe bento pereira

    A chance é tão remota, quanto raios em forma de bola...

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ismah
    Também acho.
    Aposto minhas fichas nas cordas.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ou em sujeira do hardware.

    Matikas
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: Matikas
    · votar


    Pessoal, estou com o mesmo problema em uma telecaster thinline. Fui trocar o escudo dela (é uma trabalheira pra trocar) e após montar notei uma diferença enorme no som. Uma perda de agudos e "brilho" bastante notável. Eu até pensei que era meu amplificador, mas testei uma outra guitarra minha e vi que a diferença só ocorreu na tele. A princípio estou suspeitando que o potenciômetro de volume tenha sido danificado, pois ao montar eu acabei forçando um pouquinho, bem pouco mesmo, assim como forcei o captador do braço pra entrar e deva ter espremido um pouquinho o fio que vai para o pot, porém a diferença sonora ocorre em ambos os captadores. Dessa forma não acredito que os caps estejam danificados.

    Alguém tem alguma ideia da possível causa? Eu não quero comprar um potenciômetro ou alguma outra coisa e gastar atoa.. E o luthier da minha cidade está sem amplificador, só testando as guitarras em uma caixa "que sai som, e nada mais.. kk", portanto ele não notaria a diferença nos agudos.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Comece pelo básico. Altura dos captadores e solda fria. Pega o multímetro e bate continuidade. Passa limpa contatos em tudo. Mede a resistência do potenciômetro.

    jnninho1
    Membro Novato
    # nov/20 · Editado por: jnninho1
    · votar


    pessoal, ressuscitando esse tópico só pra compartilhar minha alegria com vcs, meu microfone simplesmente resolveu ficar bom do nada
    na época que ele tava com o chiado, eu fiz os procedimentos de abrir, limpar com um cotonete, até coloquei dentro de um saco fechado com arroz, deixei 3 dias lá, troquei o cabo e etc, e nao mudou nada..
    ai desisti, fiquei um tempo sem ligar ele, fui ver como tava faz umas semanas, e pra minha surpresa ele voltou ao normal igual antes.. não faço ideia do que seja, eu não mudei absolutamente nada no PC nem nada..

    EDIT: ERREI DE TÓPICO, ERA PRA SER NO OUTRO DO MICROFONE
    não consigo apagar o comentario, se algum moderador puder..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha guitarra perdeu um pouco do brilho no timbre