Consertar guitarra para vender

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # out/14


    Olá, boa tarde. Tenho uma guitarra chinesa nos moldes da Soloist. A guitarra tem um bom som, está equipada com 2 malagolis. Porém, sua ponte é uma floyd rose chinesa de baixa qualidade que faz com que a guitarra não tenha estabilidade nenhuma para afinação. Surgiu a oportunidade de vender esta guitarra, e me comprometi com o comprador de instalar uma ponte de qualidade para sanar este problema. Um conhecido me trará uma Gotoh GE1996T num bom preço. A guitarra esta bem entonada e com as oitavas reguladas. Braço reto, trastes bem conservados. A pergunta é, para resolver problemas de estabilidade apenas a troca da ponte por uma Gotoh já resolveria os problemas de afinação e estabilidade deste instrumento?

    Obrigado

    Ps - Não estou anunciando, apenas quero um conselho para poder repassar uma guitarra para meu comprador sem que este tenha futuras dor de cabeças quanto a qualidade do instrumento, como eu tive quando o dono anterior desta guitarra me passou a mesma sem relatar boa parte dos problemas que tive de resolver.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Alguém sabe se isso irá sanar o problema do instrumento?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    R. Carvalho
    para resolver problemas de estabilidade apenas a troca da ponte por uma Gotoh já resolveria os problemas de afinação e estabilidade deste instrumento?
    Em grande parte, sim.
    Abç

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    R. Carvalho

    SE o problema da estabilidade for a ponte (que provavelmente é), vai sanar sim.

    A guitarra tem locknut?

    Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Certamente que sim... Se o problema é só perda de afinação e estabilidade da ponte, a troca por uma Gotoh fará enorme diferença.

    Não realiza milagres, mas faz uma baita diferença!

    Eu sou um louco por pontes fixas, não me acostumei de jeito nenhum a Floyd. Mas acho lindo quem sabe dar umas alavancadas maneiras!

    Abraços

    RenanAMR
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Põe tarraxa Gotoh e um lock nut e já era.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    R. Carvalho

    Não resolveriam só as molas?

    RenanAMR

    Nem comento.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah

    sua ponte é uma floyd rose chinesa de baixa qualidade que faz com que a guitarra não tenha estabilidade nenhuma para afinação.

    A charada é essa. Molas não resolvem nada quando a ponte é ruim ou velha/gasta. Por um tempo existiu um mito correndo na net e até aqui no cifraclub q molas boas resolveriam o problema da estabilidade.

    Mas é balela. Floyd rose é uma coisa melindrosa e só as boas funcionam minimamente bem.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Nefelibata

    Não sou proprietário de floyd por motivo de gostar do vintage. Portanto - quase -leigo no assunto. Reconsidere.

    Me pergunto o que poderia ser a causa de uma ponte desafinar, se não a qualidade das molas (não creio que uma corda mecha num parafuso, nem que cause torção na ponte).

    Iversonfr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Nefelibata
    Mas é balela. Floyd rose é uma coisa melindrosa e só as boas funcionam minimamente bem.

    Muitas vezes o fato de ser feita com materiais vagabundos e/ou sem muita precisão, a FACA que se apóia no pivô fazendo a ponte "flutuar" acaba não dando encaixe perfeito gerando atrito, que faz a ponte nunca voltar para a posição correta. Pra mim isso chega a ser até mais importante que as molas para a estabilidade dela.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah

    Me pergunto o que poderia ser a causa de uma ponte desafinar, se não a qualidade das molas (não creio que uma corda mecha num parafuso, nem que cause torção na ponte).

    Então, o problema das floyds é que ela não é uma coisa "sólida" como uma ponte tremolo comum. Ela tem várias partes que estão conectadas entre si por simples atrito, seguradas no lugar por diversos parafusos que pressionam as peças umas contra as outras.

    Ocorre que, numa floyd ruim o material é baixa qualidade, metal mais macio, não dá o "aperto" e solidez necessária ao sistema como um todo; de forma que quando os carrinhos sofrem uma tração, eles tendem a "correr" e sair do lugar, desafinando, bem como os bloquinhos que apertam as cordas e etc.

    Ainda, como disse o Iversonfr, pode ser que o pivô se desgaste, criando uma folga ou dente no próprio pivo ou na faca do baseplate; pode criar ainda um jogo entre o pivô e a bucha.

    Isso numa ponte ruim nova. Numa usada, some-se isso a muitos espanamentos, fica praticamente impossível usar a ponte e mantê-la afinada.

    Assim, nesse sistema complexo, as molas são o de menos, pq vc espera que uma ponte boa seja forte o suficiente para aguentar todas as forças q ela vai sofrer sem sair nada do lugar, pq se sair, desafina. :-)

    Mas mesmo a melhor ponte, com o melhor material, um dia vai se desgastar e precisar ser trocada.

    Abração!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Um detalhe importante não destacado:

    A Floyd é flutuante, óbvio, e seu contato com os pivôs se dão por tensão das cordas puxando-a.

    Pois bem, ao inclinar, desinclinar, este ponto de contato precisa ser o mesmo. Imagine a ponta de seu dedo na palma de sua outra mão e você movimentando para cima e para baixo, o dedo inclina, mas o ponto de contato é "fixo".

    Na maioria das "não Floyd", existem um "deslize" neste ponto, ele sobe e desce em função da inclinação e ela em "ponto morto", não estaciona exatamente no mesmo lugar. É milimétrico, mais suficiente para provocar as irritantes desafinações.

    Molas melhores, aumentam a força neste ponto de atrito, mas não garantem a precisão do movimento.

    Ramsay
    Veterano
    # out/14
    · votar


    R. Carvalho

    Colocar uma Gotoh GE1996T numa guitarra chinesa, no mínimo, não compensa o investimento, ainda mais que é pra vender...

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Valeu as respostas povo. Achei mais um motivo pra querer uma tune o matic. kkk

    Iversonfr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Valeu as respostas povo. Achei mais um motivo pra querer uma tune o matic. kkk

    Não é pra tanto também rsrs, é só comprar coisa de qualidade. Floyd realmente é algo que não dá pra comprar qualquer uma, ou compra uma top ou nem compra pois só passará raiva. Tenho 2 Gotohs aqui e nunca tive problemas de afinação. Uma tem uns 20 anos.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Iversonfr

    Outra solução são tarraxas auto afinadoras hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Consertar guitarra para vender