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Ramsay Veterano |
# out/14 · Editado por: Ramsay
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Guitarra mágica é aquela que, independente de marca ou preço você compra e tem o som perfeito e se não tiver você modifica e, apesar de não esperar, ela te dá tudo o que você queria em termos de som numa guitarra, simples assim...
E cito dois exemplos: 1) A única guitarra de marca que possuo é uma Fender American Standard 2011 sunburst, cujo som, antes de comprar, comparei com outras três Fender American Standard de outras cores e todas soaram praticamente iguais. No entanto, um ano e meio depois, comprei uma SX de ash com captadores baratos de alnico que custou 1/5 do preço que paguei na Fender e ela soa muito melhor que a Fender. É óbvio que já coloquei captadores de marca nessa guitarra e o som dela ficou ainda melhor. Em suma, o som da SX de ash, mesmo com os captadores originais, é muito mais estalado e parece muito mais Fender que o da própria Fender.
2) Comprei uma Cort M600T há uns 3 anos atrás e detestei, porque achava o braço muito gordo, o som apenas razoável e a alavanca da ponte muito dura. Então, troquei os captadores por EMG-81, tirei as 3 molas da ponte e coloquei no lugar apenas 2 molas Gotoh o que aliviou bastante o peso das alavancadas, me acostumei com o braço gordo de mogno e pronto. A Cort M600T com essas modificações ficou com um som muito melhor que outras guitarras que tenho (PRS-SE e Ibanez) que custaram o dobro do preço e atualmente é a guitarra que mais uso e não a troco e nem vendo, porque virou referência em excelência de som pra mim.
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dideivox Membro Novato |
# out/14
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Ilustrando..
Esse vai para aquele tipo de músico, que existe aos montes por aí que só fala sobre equipamento. É o cabo tal, o captador tal, o amp tal. E nunca fala dobre música, rotina de estudos, métodos.... Gravei todos os instrumentos nesse vídeo. A ideia é provocar uma discussão sobre a importância do equipamento, já que usei instrumentos da pior qualidade possível tentando tirar um som bom. É uma batera SX com um prato horrível de lata, um violão Ashland com cordas que já fizeram aniversário de um ano e um baixo Begher. Confesso que a captação e a mix foram caprichadas, mas não tem nenhuma edição, e os flans estão aí para comprovar rsrsrs. Eu não toco batera, nem violão. Obviamente esses instrumentos soariam melhor se eu soubesse... Eu que afinei a bateria, mesmo sem fazer isso.
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Lelo Mig Membro
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# out/14 · Editado por: Lelo Mig
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dideivox
DUKARALEO! Parabéns!
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DoisUm Membro Novato |
# out/14
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dideivox
Simplesmente WOW!!
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Ismah Veterano |
# out/14
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dideivox
Reforçou o que eu já tinha dito: qualquer instrumento com as mínimas condições de uso e regulado, é usável. Muito bom.
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JJJ Veterano
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# out/14 · Editado por: JJJ
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dideivox É uma batera SX com um prato horrível de lata, um violão Ashland com cordas que já fizeram aniversário de um ano e um baixo Begher
Muito bom. Muito bom mesmo.
usei instrumentos da pior qualidade possível tentando tirar um som bom
Sim, é possível. Eu já usei, por exemplo, um baixo Tonante em algumas gravações (quando eu não tinha um baixo mais decente) e ninguém diz que é um Tonante ao ouvir.
Porém... dando uma de advogado do demo... cá entre nós, isso não muda o fato de que, se fossem instrumentos melhores, o som poderia sair ainda melhor.
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renatocaster Moderador
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# out/14 · Editado por: renatocaster
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dideivox
Excelente, brou! Realmente há uma inversão de valores enormes na parada. Existe uma "tara" muito grande por equipamentos. Nada contra o cara querer investir grana para comprar equipamentos, mas a parte musical acaba ficando de lado. Depois o cara desiste de tocar, desanima, e acaba colocando a culpa no equipamento.
- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem sabe o que está fazendo vai soar bem; - Um instrumento de melhor qualidade vai soar ainda melhor nas mãos de quem sabe o que está fazendo; - Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem; - Um instrumento de melhor qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;
Acho que essa é a relação nessa discussão entre "equipamentos x músico".
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rcorts Veterano |
# out/14
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renatocaster Excelente, brou! Realmente há uma inversão de valores enormes na parada. Existe uma "tara" muito grande por equipamentos. Nada contra o cara querer investir grana para comprar equipamentos, mas a parte musical acaba ficando de lado. Depois o cara desiste de tocar, desanima, e acaba colocando a culpa no equipamento.
- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem sabe o que está fazendo vai soar bem; - Um instrumento de melhor qualidade vai soar ainda melhor nas mãos de quem sabe o que está fazendo; - Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem; - Um instrumento de melhor qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;
Acho que essa é a relação nessa discussão entre "equipamentos x músico".
Sintetizou o que eu penso.
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dideivox Membro Novato |
# out/14
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Lelo Mig DoisUm Ismah JJJ renatocaster Só para evitar confusões, não sou eu no vídeo hehe. Peguei um vídeo no youtube que ilustra a temática discorrida no tópico.
JJJ Porém... dando uma de advogado do demo... cá entre nós, isso não muda o fato de que, se fossem instrumentos melhores, o som poderia sair ainda melhor. Com certeza. Do contrário os baixistas usariam Golden ao invés de Aleva Capollo para gravar. O mesmos para os Taylors e Fenders da vida hehe
renatocaster Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?
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rcorts Veterano |
# out/14
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Tem um ponto totalmente antagônico também a se pensar: algumas vezes nem mesmo um músico que sabe o que está fazendo e um equipamento considerado bom vão soar bem. Um exemplo disso é o vídeo abaixo, em que o próprio Pepeu toca numa strato N.Zaganin no Agora é Tarde, com Danilo Gentilli. Lógico, o conceito do "soar bem" também é de certa forma subjetivo. Eu não gostei do timbre, mas tem quem vá gostar:
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rcorts Veterano |
# out/14 · Editado por: rcorts
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dideivox Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?
Se você disse o mesmo que eu interpretei seria bem isso. O Airton iria dirigir extremamente bem o carrinho popular, enquanto o motorista comum muito provavelmente bateria ou capotaria a Ferrari na primeira esquina.
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dideivox Membro Novato |
# out/14 · Editado por: dideivox
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rcorts Exatamente, principalmente quanto o "Soar bem" está intrínseco ao gosto pessoal.
Por exemplo, meu irmão comprou um pedal de distorção/drive sei lá kk (Bogner Ecstasy) . O pedal é brutal, e custou centenas de dilmas. Ele ficou apaixonado. No entanto eu sou fã do Coffee Drive que ele usa (que custa metade do preço), e pra mim soa muito melhor. Talvez seja pelo meu gosto por low gain.
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renatocaster Moderador
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# out/14
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dideivox
Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?
Sim. É por aí.
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Ismah Veterano |
# out/14
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dideivox
Vox Satchurator?
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dideivox Membro Novato |
# out/14
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Ismah Não, é um Bogner Ecstasy. Editei lá hehe
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Ismah Veterano |
# out/14
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O pedal que tava antes tinha três chicken heads não cinco '-'
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entamoeba Membro Novato |
# out/14 · Editado por: entamoeba
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dideivox Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?
Não queria ser chato, mas não consigo evitar! O carro popular limitaria o desempenho do Airton Senna, o que não acontece, de maneira análoga, com um músico que usa um instrumento mais simples e bem regulado (talvez até interfira, mas bem pouco).
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dideivox Membro Novato |
# out/14
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Ismah Bah, desculpe postar o pedal errado hehe
entamoeba Não queria ser chato, mas não consigo evitar! O carro popular limitaria o desempenho do Airton Senna, o que não acontece, de maneira análoga, com um músico que usa um instrumento mais simples e bem regulado (talvez até interfira, mas bem pouco). tens razão..
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rcorts Veterano |
# out/14
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entamoeba
Tá certo, concordo contigo que a metáfora talvez não seja exatamente a mais apropriada, mas deixando de lado que a performance poderia ser limitada pelo carro popular, será que o motorista comum conseguiria manter o controle sobre uma Ferrari, de forma a extrair dela todo o potencial que ela tem?
Neste sentido era perigoso a performance do motorista comum com a Ferrari ser pior do que do saudoso Airton com um carro popular, lógico, um carro popular com o mínimo necessário para não haver perda de performance, um 1.8, digamos assim. Dessa forma a performance não seria tão prejudicada e a metáfora fica sendo válida.
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