A guitarra mágica que abrirá o portal para o mundo dos mega rockstars

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# out/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Guitarra mágica é aquela que, independente de marca ou preço você compra e tem o som perfeito e se não tiver você modifica e, apesar de não esperar, ela te dá tudo o que você queria em termos de som numa guitarra, simples assim...

E cito dois exemplos:
1) A única guitarra de marca que possuo é uma Fender American Standard 2011 sunburst, cujo som, antes de comprar, comparei com outras três Fender American Standard de outras cores e todas soaram praticamente iguais.
No entanto, um ano e meio depois, comprei uma SX de ash com captadores baratos de alnico que custou 1/5 do preço que paguei na Fender e ela soa muito melhor que a Fender. É óbvio que já coloquei captadores de marca nessa guitarra e o som dela ficou ainda melhor.
Em suma, o som da SX de ash, mesmo com os captadores originais, é muito mais estalado e parece muito mais Fender que o da própria Fender.

2) Comprei uma Cort M600T há uns 3 anos atrás e detestei, porque achava o braço muito gordo, o som apenas razoável e a alavanca da ponte muito dura.
Então, troquei os captadores por EMG-81, tirei as 3 molas da ponte e coloquei no lugar apenas 2 molas Gotoh o que aliviou bastante o peso das alavancadas, me acostumei com o braço gordo de mogno e pronto.
A Cort M600T com essas modificações ficou com um som muito melhor que outras guitarras que tenho (PRS-SE e Ibanez) que custaram o dobro do preço e atualmente é a guitarra que mais uso e não a troco e nem vendo, porque virou referência em excelência de som pra mim.

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Ilustrando..


Esse vai para aquele tipo de músico, que existe aos montes por aí que só fala sobre equipamento. É o cabo tal, o captador tal, o amp tal. E nunca fala dobre música, rotina de estudos, métodos.... Gravei todos os instrumentos nesse vídeo. A ideia é provocar uma discussão sobre a importância do equipamento, já que usei instrumentos da pior qualidade possível tentando tirar um som bom. É uma batera SX com um prato horrível de lata, um violão Ashland com cordas que já fizeram aniversário de um ano e um baixo Begher. Confesso que a captação e a mix foram caprichadas, mas não tem nenhuma edição, e os flans estão aí para comprovar rsrsrs.
Eu não toco batera, nem violão. Obviamente esses instrumentos soariam melhor se eu soubesse... Eu que afinei a bateria, mesmo sem fazer isso.


Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


dideivox

DUKARALEO! Parabéns!

DoisUm
Membro Novato
# out/14
· votar


dideivox

Simplesmente WOW!!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


dideivox

Reforçou o que eu já tinha dito: qualquer instrumento com as mínimas condições de uso e regulado, é usável. Muito bom.

JJJ
Veterano
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar


dideivox
É uma batera SX com um prato horrível de lata, um violão Ashland com cordas que já fizeram aniversário de um ano e um baixo Begher

Muito bom. Muito bom mesmo.

usei instrumentos da pior qualidade possível tentando tirar um som bom

Sim, é possível. Eu já usei, por exemplo, um baixo Tonante em algumas gravações (quando eu não tinha um baixo mais decente) e ninguém diz que é um Tonante ao ouvir.

Porém... dando uma de advogado do demo... cá entre nós, isso não muda o fato de que, se fossem instrumentos melhores, o som poderia sair ainda melhor.

renatocaster
Moderador
# out/14 · Editado por: renatocaster
· votar


dideivox

Excelente, brou! Realmente há uma inversão de valores enormes na parada. Existe uma "tara" muito grande por equipamentos. Nada contra o cara querer investir grana para comprar equipamentos, mas a parte musical acaba ficando de lado. Depois o cara desiste de tocar, desanima, e acaba colocando a culpa no equipamento.

- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem sabe o que está fazendo vai soar bem;
- Um instrumento de melhor qualidade vai soar ainda melhor nas mãos de quem sabe o que está fazendo;
- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;
- Um instrumento de melhor qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;

Acho que essa é a relação nessa discussão entre "equipamentos x músico".

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
Excelente, brou! Realmente há uma inversão de valores enormes na parada. Existe uma "tara" muito grande por equipamentos. Nada contra o cara querer investir grana para comprar equipamentos, mas a parte musical acaba ficando de lado. Depois o cara desiste de tocar, desanima, e acaba colocando a culpa no equipamento.

- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem sabe o que está fazendo vai soar bem;
- Um instrumento de melhor qualidade vai soar ainda melhor nas mãos de quem sabe o que está fazendo;
- Um instrumento de baixa qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;
- Um instrumento de melhor qualidade nas mãos de quem NÃO sabe o que está fazendo NÃO vai soar bem;

Acho que essa é a relação nessa discussão entre "equipamentos x músico".


Sintetizou o que eu penso.

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
DoisUm
Ismah
JJJ
renatocaster
Só para evitar confusões, não sou eu no vídeo hehe. Peguei um vídeo no youtube que ilustra a temática discorrida no tópico.

JJJ
Porém... dando uma de advogado do demo... cá entre nós, isso não muda o fato de que, se fossem instrumentos melhores, o som poderia sair ainda melhor.
Com certeza. Do contrário os baixistas usariam Golden ao invés de Aleva Capollo para gravar. O mesmos para os Taylors e Fenders da vida hehe


renatocaster
Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Tem um ponto totalmente antagônico também a se pensar: algumas vezes nem mesmo um músico que sabe o que está fazendo e um equipamento considerado bom vão soar bem. Um exemplo disso é o vídeo abaixo, em que o próprio Pepeu toca numa strato N.Zaganin no Agora é Tarde, com Danilo Gentilli. Lógico, o conceito do "soar bem" também é de certa forma subjetivo. Eu não gostei do timbre, mas tem quem vá gostar:



rcorts
Veterano
# out/14 · Editado por: rcorts
· votar


dideivox
Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?

Se você disse o mesmo que eu interpretei seria bem isso. O Airton iria dirigir extremamente bem o carrinho popular, enquanto o motorista comum muito provavelmente bateria ou capotaria a Ferrari na primeira esquina.

dideivox
Membro Novato
# out/14 · Editado por: dideivox
· votar


rcorts
Exatamente, principalmente quanto o "Soar bem" está intrínseco ao gosto pessoal.

Por exemplo, meu irmão comprou um pedal de distorção/drive sei lá kk (Bogner Ecstasy) .
O pedal é brutal, e custou centenas de dilmas. Ele ficou apaixonado. No entanto eu sou fã do Coffee Drive que ele usa (que custa metade do preço), e pra mim soa muito melhor.
Talvez seja pelo meu gosto por low gain.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


dideivox

Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?

Sim. É por aí.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


dideivox

Vox Satchurator?

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah
Não, é um Bogner Ecstasy. Editei lá hehe

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


O pedal que tava antes tinha três chicken heads não cinco '-'

entamoeba
Membro Novato
# out/14 · Editado por: entamoeba
· votar


dideivox
Seria a mesma relação de que colocar o Airton Sena num carro popular e um motorista qualquer numa Ferrari, não é?

Não queria ser chato, mas não consigo evitar! O carro popular limitaria o desempenho do Airton Senna, o que não acontece, de maneira análoga, com um músico que usa um instrumento mais simples e bem regulado (talvez até interfira, mas bem pouco).

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah
Bah, desculpe postar o pedal errado hehe

entamoeba
Não queria ser chato, mas não consigo evitar! O carro popular limitaria o desempenho do Airton Senna, o que não acontece, de maneira análoga, com um músico que usa um instrumento mais simples e bem regulado (talvez até interfira, mas bem pouco).
tens razão..

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


entamoeba

Tá certo, concordo contigo que a metáfora talvez não seja exatamente a mais apropriada, mas deixando de lado que a performance poderia ser limitada pelo carro popular, será que o motorista comum conseguiria manter o controle sobre uma Ferrari, de forma a extrair dela todo o potencial que ela tem?

Neste sentido era perigoso a performance do motorista comum com a Ferrari ser pior do que do saudoso Airton com um carro popular, lógico, um carro popular com o mínimo necessário para não haver perda de performance, um 1.8, digamos assim. Dessa forma a performance não seria tão prejudicada e a metáfora fica sendo válida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra mágica que abrirá o portal para o mundo dos mega rockstars