Ruído estranho [Ajuda]

Autor Mensagem
RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Bem, inverti os contatos da chave (neck - bridge), tirei a capa do humbucker, regulei a altura dos caps e... Piorou demais! Nunca ouvi tanta chiadeira na minha vida e já começo a achar que veio com defeito... Como passou a estar ligado a um dos potenciômetros, dependo da regulagem a chiadeira é tanta que chega a encobrir o som do humbucker. O neck continua na mesma, o captador do meio parece até ter dado uma melhorada...
Bem, as características dos meus captadores são: 10k (mini humbucker do neck), 12.5k (mini humbucker meio) e 18k (humbucker ponte).
Por estas características não era para estar ocorrendo justamente o contrário? O humbucker estar estourando o amplificador e o neck estar tendo problemas com ruído por ter uma saída menor?
Não estou entendendo mais nada.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Cara, pode ser problema no humbucker. Pode ser problema na chave. Isso considerando que o resto está OK e que vc eliminou o ruído com problema de fonte e pedais.

Mas, como vc somente mexeu na ligação e piorou, começo a desconfiar que a soldagem pode ser o problema.

Ou então que o terra esteja, de alguma forma, em curto com alguma coisa e que esteja vazando ruído do terra pra onde não deveria.

Esses humbuckers tem quantos fios? Como está fazendo esta ligação?

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Humbucker tem 4 fios (vermelho na chave, preto e branco isolados, verde terra).
A chave penso ter descartado justamente pelo fato de ter invertido os contatos e ficado a mesma coisa. Se fosse chave o neck não funcionaria...

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Falei da chave pq vc disse q trocou de pólos e piorou. Chave ruim tb dá mau contato ou curtos, não simplesmente pára de funcionar.

Peraí... verde terra? Não tem uma malha metálica em volta do cabo do captador? OU então um "arame" junto com os fios?

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14 · Editado por: RenanAMR
· votar


Tem malha também. Pois é, desconfio que seja chave também.
Comprei a parte elétrica já pronta e montada. Depois de olhar alguns exemplos de esquema de parte elétrica percebi que o jack estava invertido (fio-terra e fio que vai no volume), pensando que seria a salvação do meu problema, inverti os dois. Pois bem, antes da tal proeza, havia montado a guitarra tudo certinho e na hora de afinar, não consegui afinar (ocorria igual a quando posicionava a chave no humbucker mesmo agora estando no neck). Foi então que desmontei toda ela novamente e inverti os fios do jack. Pois bem amigos, agora os captadores do meio e ponte não funcionam e o do neck simplesmente está com um ruído horrível (coisa que ele não tinha, pelo contrário, silenciosíssimo que era, exemplo de captador).
Penso já em fazer eu mesmo a parte elétrica e trocar de chave (pensei em gotoh já que é pra colocar coisa de primeira).
Passei a tarde inteira mexendo nela e os resultados pioraram, recuei mais uns 5 passos dos avanços que havia conseguido.
Penso também que de tanto refazer a solda, pode ser que ela tenha apodrecido e perdido a condutividade.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Então, vc aterrou a malha?

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Sim, aterrei junto com o fio verde.
Como a distância entre o pot e a chave era razoável, rasguei o fio e parte da malha ficou exposta. Passei fita isolante sobre essa malha exposta para evitar qualquer interferência.
Hoje, garanto pra você que caprichei, mas caprichei muito mesmo. Não entendo porque não funcionou e mais, por que o retrocesso. Passei 6h seguidas mexendo com isso, vou voltar a mexer só amanhã.
Quanto ao jack, a parte negativa vai no terra e o positivo no volume. Como é que estava funcionando com o jack invertido? Ou tem nada ver essa ordem dos condutores? Pensei que o condutor de frente ao encaixe onde vai o P10 fosse o terra (negativo) e o outro ia no volume (positivo). Não existe ordem então?

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Tá virando sufrimento já. Já tá nível tiririca o negócio (pior que tá num fica)
Chegou num ponto em que quanto mais mexo, pior fica.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Brother, não pense em positivo e negativo. Pensa que o fio q sai do volume vai no terminal do jack q sai do meio dele e o terra vai no terminal do jack q sai por cima. Em resumo, vc liga o volume na ponta do cabo quando pluga.

Certeza q vc ligou isso certo? pq acho muito estranho inverterem o fio do jack.

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Assim mesmo que deixei. Mas quando chegou estava invertido.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Bem, eu como sou um cabra muito macho, não aguentei e voltei a operar minha queridinha... Por mais estranho que pareça, ela só funciona com os contatos do jack invertidos... Depois, suspeitando que fosse chave, abri a dita cuja... Mecanismo dela é extremamente simples e apesar de já estar bem limpinho, passei mais um alcool isopropílico nela. Passei um óleo naquela engrenagem, fechei, parafusei, soldei os contatos novamente, só que pus a chave de forma inversa (vai se... né?!Sei lá, acontece um milagre e fica tudo bonitinho...). Dei mais uma olhada na parte elétrica, refiz outros contatos do potenciômetro e, após ter refeito praticamente toda a parte elétrica que veio pronta, fechei minha queridinha e afinei. Bem, ela está regulada da mesma forma como antes de parar de funcionar hehe. Se havia recuado 5 passos recuperei-os novamente.
Acho que estamos fazendo as perguntas erradas...
Primeiro, por que que só afina quando a chave está posicionada no neck?
Segundo, por que o captador de maior saída é justamente aquele mais baixo?
Terceiro, por que não existe chiado no neck?
Quarto, por que o MD 2 parece um drive de cubo no captador da ponte e meio?
Quinto, por que o captador de menor saída tem sido justamente o mais potente?
Pelo que olhei da chave, é um mecanismo simples demais para dar algum defeito... Só se alguma trilha pifou ou coisa assim (vi nada de errado na chave).
Restando então as opções que mais temia: Tive o azar de comprar 2 captadores com defeito.
Me bateu a ideia de dar umas alvancadas e ver o milagre que acontece. Vai se acontece alguma coisa. Amanhã farei isso.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

1º: Pq o sinal da guita deve estar mto ruim nas outras posições.

2º: Baixo em volume? Se for, o sinal está fraco ou ruim; ligação defeituosa, fios ou mesmo captador defeituoso;

3º: Pq esse captador deve estar com suas ligações e aterramento todas Ok;

4º: Isso pode ser vários motivos, mas primeiramente eu diria, novamente, sinal do captador fraco e ruim, aliado a mais agudos característicos da posição ponte e meio. Pode ser por causa do seu problema do captador ou sinal, como pode ser somente regulagem;

5º: Pq os outros captadores estão defeituosos de alguma forma, i.e., sinal fraco e ruim;

Jah que se eliminou o ruído das fontes e pedais, pelo que diz parece q os captadores estão ruins. Teste com outros captadores, se tiver.

Jah pensou em mandar num luthier?

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Já contatei os vendedores dos respectivos captadores e vou efetuar a troca. Parece que tive o azar de comprar 2 captadores defeituosos em sua construção. Sobre construção de caps não posso assegurar nada, mas pelo que pesquisei pode ser curto do terra e as bobinas ou coisa do tipo. A instalação está toda ok... Não tenho como modificar ou aperfeiçoar mais nada...
Se você diz: "mas como assim 2 caps com defeito?! A probabilidade maior é você ter efetuado a ligação errada!"
Eu respondo: "Sim, comigo tudo é possível!"
Te garanto, sou azarado pra caramba... Com eletroeletrônicos então...
Enfim, espero que tudo acabe bem... Vou sentir muita falta deses caps ruins rsrsrs.
Agora até enviar para lá e eles enviarem de volta vai quase 3 semanas...
Penso ainda em abrir os caps e ver se posso resolver aqui mesmo, aprender na marra sobre construção de caps... Mas não posso garantir nada.
Segui todas as dicas dos vendedores e de nada adiantou, enviei arquivo de áudio e não houve mais conversa.
Também acho estranho um captador novo vir com defeito, e ainda por cima, no meu caso, sendo 2 caps com defeito!

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


As vezes em que mandei pro luthier (outros objetivos), de nada adiantou e ainda me cobraram muito caro. Acho que cobram muito caro por algo que eu mesmo posso fazer, ou que sou capaz de aprender a fazer.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Acho que cobram muito caro por algo que eu mesmo posso fazer, ou que sou capaz de aprender a fazer.

95% das vezes é assim mesmo.

O fabricante tb acha q é defeito?

Vc tem um multímetro? Jah experimentou testar os fios (do cabo, não das bobinas) dos caps pra ver se as bobinas estão ok? Testa continuidade do terra tb (malha) com os fios do cap pra ver se não está tendo algum vazamento.

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


O fabricante falou, por exemplo, para ligar o captador direto no jack (para isolar da parte elétrica). Eu fiz e de nada adiantou. Obviamente também apostam todas as chances num erro de instalação, pois fui sincero e falei que há o mesmo problema com outro captador (se as probabilidades eram mínimas para isso acontecer, pode crer que prevaleceram no meu caso).
Enfim, disseram para eu testar com multímetro também, mas isso estou sem.
Agora, depois de 3 ou 4 dias fazendo e refazendo parte elétrica até eu já começo a acreditar que seja defeito na composição dos caps.
Assim que puder, e será minha próxima prioridade, será conseguir um multímetro.

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


O captador do meio chegou, instalei, mas coisas estranhas aconteceram:

1. O que uso no meio e havia trocado, chegou e está ok
2. O lugar onde ficava o humbucker está vazio, mas com a chave posicionada nele ainda funciona (igual a quando havia instalado ele, acho que ele veio queimado)
3. E o mais estranho de tudo, o do braço, que antes foi o único a não apresentar problema, praticamente não funciona (uns 15% da potência de antes)

Chequei a chave e está correto, não está invertida.
Durante a instalação sequer encostei no fio do captador do braço, o que me fez ficar em dúvida sobre a possibilidade de uso de 3 humbuckers. O da ponte ainda não chegou, mas desconfio que desta vez o do meio é que será o único a funcionar novamente, antes era o do braço.

Pelo que parece, um captador anula a potência do outro, alguém sabe me explicar?

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Vou trocar a chave, tem tudo para ser chave.
Recomendo jamais comprar esses kits de parte elétrica prontos.
Do yourself sempre.

Sávio_RJ
Veterano
# out/14 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Algumas coisas estranhas:

1) "quando ligo meus pedais junto com a pedaleira": você usa pedais analógicos junto com pedaleira digital? Qual pedaleira?

2) Captador com defeito (com pouco som) é muito raro. Ou ele está bom ou está queimado de vez, sem produzir qualquer som. É raro situação diferente disto. E ainda mais raro comprar 2 captadores defeituosos. Que captadores vc comprou (marca/modelo)?

3) "um anula a potência do outro". Isto é sintoma de problema de fase dos captadores, problemas de instalação.

Na minha opinião, não há qualquer problema com os captadores, chaves e nenhum outro dispositivo. O problema está na instalação. Foi você que soldou os fios? Que esquema eletrônico você utilizou? Observou as polaridades dos captadores (north/south) e as fases das ligações? Tem o esquema para postar aqui?

Desculpe-me, mas você me parece bastante inexperiente no assunto, pois dizer que "a guitarra só afina quando a chave está posicionada no neck" e "vou dar umas alavancadas para ver se resolve" não são atitudes de quem tem uma certa experiência com eletrônica de guitarras (rs). Procure ajuda de quem conhece. Ou poste fotos da sua instalação ou o esquema eletrônico utilizado que eu te ajudo.

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Mas isso realmente aconteceu quando disse isso ("a guitarra só afina quando a chave está posicionada no neck")
Não tem nada de errado na instalação, não é necessário ser nenhum Dr. em Eng. elétrica para fazer uma instalação destas.
Vi certa vez que caso o fio de ligação na chave de dois captadores se toquem isso realmente acontece (um captador ou os dois que se tocam ficam mudos)
No momento da instalação sempre cuidei para que isso não acontecesse, e também não é esse o caso.
Além do mais essa chave parece ser bem ruinzinha mesmo, com 7 polos.
O esquema que uso é padrão strato, desta forma:
http://musicalteclados.files.wordpress.com/2010/05/hss20120vol20220ton es.jpg

Sávio_RJ
Veterano
# out/14 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Não é preciso ser um doutor em engenharia mas também não é tão simples como você pensa. A maioria dos problemas que recebo aqui com relação à eletrônica de guitarras e baixos customizados em casa foi causada por inexperiência de quem mexeu. Entendeu quando eu falei sobre polaridade (north/south) e fase? Sabe o que significa (de onde vem) cada fio dos captadores? A que bobina/polaridade pertencem? Tem certeza que as cores dos fios dos seus captadores respeitam o padrão de cores da imagem que você postou aqui? Pois não há padrão, cada fabricante põe a cor dos fios que quer. É por isso que usamos o multímetro, para termos certeza que o fio verde é o negativo da bobina south, que o fio vermelho é o positivo da bobina north, e por aí vai...
Leia o PDF do link abaixo. Eu não tive tempo de terminá-lo até hoje, desde 2010, mas ele vai te ensinar muita coisa. E você vai perceber que há muito mais ciência por trás de um simples captador do que você pensa. E que não entender e respeitar as ligações causam justamente problemas como os que você está tendo, por falta de hum cancelling.

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/sBkKW3cWba

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Quanto a fiação dos captadores, geralmente se entra em contato com o fabricante/vendedor, coisa que já fiz.
Não vejo mistério.
Sobre leituras, já li inúmeros tutoriais e esquemas de parte elétrica.
Mas concordo que neste caso pode se tratar de algum macete ou outra coisa que não se aprende através de leituras e só pode ser obtido com experiência. Como posso ganhar experiência se não buscar me envolver em situações no qual posso obtê-la?
Eu acho que atitudes assim deveriam ser cada vez mais encorajadas, e não desencorajadas com argumentos infudados, como por exemplo: "você é inexperiente, então mande num luthier". Tenho absoluta convicção de que estou no caminho certo.
Uma citação de Dostoiévski: "É melhor errar no próprio caminho do que acertar no caminho dos outros"
Vou dar uma lida em sua apostila sim.
Meus agradecimentos.

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Troquei de chave, mas não adiantou. Até gostei da chave nova. Além de ser da Alpha, ainda é mais macia.
Sabem se caso o terra não funcionar o captador perde saída? Como faço teste com multímetro? Estou com um aqui...

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Usei multímetro: o do meio bateu ok e o do braço não consigo tirar valor nenhum. Acho que estragou mesmo.
Só resta saber como.

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bem, apenas dando o parecer final para aqueles que cooperaram ou outros que de alguma forma o assunto interessa, como havia dito, todos os 3 captadores apresentaram defeito. Foram substituídos/trocados, testados com multímetro quando chegaram e também durante a instalação. Após, também é claro. Fechado escudo, arrumado fio que fica por debaixo do humbucker e não deixa escudo fechar etc. Testado com uma corda apenas no cubo sem distorção e... Tcharam! A chave em todas as posições funcionaram.
Ou seja, era defeito dos caps mesmo. Graças ao multímetro consegui resolver.
Aconselho a comprar com urgência aqueles que pretendem fazer o mesmo serviço que o meu.
Aquele de R$15 mesmo, o mais usado do Brasil.
Enfim amigos, novela resolvida. Tudo certo, tudo resolvido.
Tirei até a pedaleira digital do set porque meus ouvidos já se acostumaram com coisa boa! Não suporto mais aquele barulho quadrado da Zoom 505 II. Usando só MDII e CS.
Consegui os timbres que desejava. Recomendo o Malagoli Intruder para quem quer fazer um up na guitarra. Vale muitíssimo a pena.
Sem chiadeira, tudo mudinho. Se não tocar, não tem barulho. Coisa linda!
Vlws!
Flws!

Nefelibata
Veterano
# out/14
· votar


RenanAMR

Que bom que vc resolveu seu problema, amigo.

Só fiquei impressionado com 3 captadores defeituosos ao mesmo tempo! O pessoal da malagoli explicou pra vc qual era o problema?

RenanAMR
Membro Novato
# out/14
· votar


Um apenas era da Malagoli. Como já disse em umas das 50 mensagens anteriores, os outros 2 são mini humbuckers genéricos. Um eu consegui trocar, o outro o vendedor se negou, então comprei um igual ao defeituoso de outro vendedor e deu tudo certo.
O neck tem 10k (com grave, para blues mesmo), middle 12k (mais "hot"), e o todo poderoso intruder com saída de 18,3k precisos.
O pessoal da Malagoli disse que ele não apresentava nenhum defeito... O que era impossível pois eu mesmo enviei um arquivo de audio comprovando e a diferença era nítida. Disseram então que decerto era algum mau contato. Foram refeitas as soldas internas, trocado o cabo e chegou bonitinho funcionando.
Mas 3 caps apresentarem defeito na mesma remessa realmente é coisa estranha. Como também já disse em um dos 50 posts anteriores, sou extremamente azarado com qualquer coisa relacionado a eletroeletrônico. Já tomei choque em porta de carro pra se ter uma ideia. Já aconteceu tanta coisa que fica pra outra oportunidade.
Obs: Nefelibata
Foi você o cara que me ajudou, não foi mesmo?
Abraço pra você também então.
Praise to all!

Nefelibata
Veterano
# out/14
· votar


RenanAMR

Eu mandei uns 20 dos 50 posts anteriores euaheuaheuaheuahe =)

Mas que bom q deu tudo certo.

Keep on Rocking!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ruído estranho [Ajuda]