Ruído estranho [Ajuda]

Autor Mensagem
RenanAMR
Membro Novato
# set/14 · Editado por: RenanAMR


Olá amigos do fórum!
Este é meu primeiro post, consequentemente meu primeiro tópico.
Adianto que do assunto a ser tratado já li inúmeros tópicos, inclusive os daqui do Cifra Club.
Resolvi restaurar minha Condor RX-30 e troquei tudo, de original mesmo ficou só a madeira. Antes de tudo fiz a blindagem, pois colocaria captadores novos e gostaria de maximizar a qualidade do som.
Pois bem, guitarra montada, set de pedaleiras ligado, cabo ligado à guitar e... Me impressiono com o barulho do chiado. Mexo na chave e percebo que o humbucker (intruder malagoli) é o que mais chia. Afino pela segunda vez e percebo uma melhorada. Pensei que fosse algum trabalho mal feito da minha parte, mas ligo a guitarra direto no cubo e o som está ok. Testo pedal por pedal e fica ok. Quando ligo os pedais e a pedaleira juntos aí o ruído é insuportável. Nem mesmo abaixando o volume da guitarra melhora, na verdade até piora. Toco uma música, o som encobre o chiado, mas, por incrível que pareça, o humbucker deixa ruído até mesmo no intervalo entre os acordes, coisa que nem o humbucker original da condor rx-30 fazia.
Pensei que fosse a ordem dos pedais, mas intuitivamente eu sempre usei da maneira certa. Ruído piorou depois da compra de um Compressor Sustainer da Boss. Pensei em tirá-lo do set, mas é que sempre quis ter um sustainer *.*
Enfim, peço a ajuda de vocês para resolver este caso. No mais, gostei muito dela e já penso em trocar o captador do meio, pois não me agradou. Garanto que caprichei na blindagem.

PguitarMaxx
Veterano
# set/14
· votar


Cara, você testou pedal por pedal, mas testou cabo por cabo? é que você porvavelmente está usando mais de um cabo, eu imagino que o problema esteja ai! Pelo menos foi o que rolou comigo a um tempo atrás

marcioguita
Veterano
# set/14
· votar


Desconfie de sua rede ac. teste o som em outro lugar com aterramento eficiente
e longe de tvs,laptops, etc..
tem mt assunto pra pesquisa usando a busca.
Nao poupe com cabos.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14 · Editado por: RenanAMR
· votar


Pensei em cabos também.
O que mais me impressionou, é que mesmo refazendo a parte elétrica, trocando absolutamente tudo, ela mantém as mesmas características de antes. Timbre melhorou bastante, mas esse ruído de fundo me incomoda muito (como disse, escuta-se até entre a troca de acordes).
Eu realmente a uso próximo de eletrodomésticos (TV, na maior parte das vezes desligada, e PC para estudar novas tablaturas) mas imaginei que a função da blindagem fosse justamente impedir essas interferências.
Reparei que que quando coloco o volume da guitarra no 0 escuto um som parecido com a de um motor. Isso estaria relacionado com a fiação elétrica referida pelo marcio?
Não estou entendendo mais nada. Pensei que teria uma guitarra nova com esse ultra upgrade e tenho os mesmos problemas de antes.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Sobre os cabos, usei poucas vezes e somente para estudo em casa. Já chequei todos por dentro e as soldas estão todas ok também.
Antigamente esse ruído cessava quando colocava a mão sobre as cordas (e consequentemente não se ouvia entre os acordes), agora nem isso. Melhorou em vários aspectos (usei um gravador e o timbre realmente está encantador... Apesar de que enquanto toco percebo mínima diferença, só gravando mesmo) mas parece que piorou nesse sentido.
Os cabos testados isoladamente estão ok também, o problema está no "conjunto".

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


O ruído que me refiro é o famoso "hm"

eduardodff
Veterano
# set/14
· votar


Mas com humbucker???

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Sim.
Quando eu usava single era tranquilo. Agora com mini humbucker continua sendo. Só o humbucker que tem dado problema (tanto esse intruder quanto o outro original condor).

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Olha, a situação é o seguinte:
Refiz os contatos da chave, isolei com fita isolante a malha do fio-terra. Parece ter dado uma amenizada, mas há um ruído (hum) de fundo ainda muito forte, e não sei se tinha reparado, mas o captador do meio também faz esse ruído.
Estou usando MD II e Compressor Sustainer, pois a pedaleira intensificava o ruído. Porém quando uso a pedaleira sozinha o ruído é ZERO. Depois que refiz esses contatos, percebi que quando toco nas cordas (chave posicionada na ponte) o ruído fica mais agudo e mais alto, ou seja, alguma coisa de diferente aconteceu aí. O ruído apesar de ter dado uma amenizada, ela aparece até mesmo quando uso palm mute.
Tenho então algumas hipóteses:

- Pedais da Boss são barulhentos ou com defeito (abri os dois e não vi nada de errado)
- O fato do captador estar mais próximo da ponte favorece algum tipo de interferência (relacionado a terceira hipótese)
- Escudo não está tendo contato suficiente, não fechando a gaiola e dando abertura para interferências
- HuÊ BR

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Primeiro, pode ser um problema no aterramento da sua guitarra, seja no captador, seja na elétrica em geral;

Segundo, compressor/sustainer, especialmente da BOSS, tem esse problema de acentuar os ruídos e quanto mais vc coloca sustain, mais ruído;

Como vc diz q sem os pedais de sustain o ruído some, pode ser o pedal, jah tive um desses e realmente eles tem uma tendência a serem ruidosos, por isso tem q usar com parcimônia.

Por fim, há que se considerar a fonte que vc está usando. É sabido que alguns pedais NÃO podem compartilhar a mesma fonte de alimentação de outros, pois pode pegar ruído por alguma bruxaria q eu não entendo.

Assim, teste devo trocando a fonte ou, melhor ainda, colocando baterias nos pedais.

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


O Compressor Sustainer, antes mesmo de comprar, já havia pesquisado e sabia que era ruidoso. Mas o que me impressiona é como o MD II também é!
Você acertou numa questão, estou sim usando fonte compartilhada (por questão de economia de tomadas, já tem réguas e "Ts" espalhados por todos os cantos). Depois vou testar isolar as fontes e posto o resultado.
Eu realmente não tinha pensado nisso.
Espero que funcione.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Testa lá e conta pra gente. Pedais de Wha as vzs sofrem deste problema e alguns pedais digitais as vzs jogam ruído nos outros pedais através da fonte.

Até por isso, a Tc eletronics e eventide manda uma fonte separada com os pedais maiores. E como vc mencionou uma pedaleira na parada, imaginei q pudesse ser isto.

Boa sorte

RenanAMR
Membro Novato
# set/14 · Editado por: RenanAMR
· votar


Liguei pedais em fontes separadas e... Melhorou. Melhorou muito. Porém o humbucker continua com ruído (hum). Só que desta vez quando toco nas cordas, ao invés de ficar mais agudo ele ficou mais grave. Isolei os pedais e como disse, e eu já sabia, o compressor sustainer é o causador disso tudo! Quando liguei só o MD II ficou limpo. Ficou lindo. O mesmo para quando uso só o sustainer. Porém os dois juntos causam ruído no humbucker.
A melhora em usar fontes separadas é que, como disse, utilizando os pedais separados percebi queda quase total de ruídos. Os pedais juntos tiveram melhora, mas ainda há "hum" bastante forte. Porém causados por nosso já conhecido agente, o compressor sustainer.
Para fins informativos deste tópico, digo que ao acrescentar qualquer efeito, seja do cubo ou pedal, a tendência é que aumente o ruído, especialmente "tones" (guitarra ou cubo ou pedais).
Aumento de gain e distorção também. Attack eu uso no médio, mas também causa ruído. Parece pouca coisa, mas quando junta tudo o ruído pode até mesmo encobrir o som dos acordes (como estava acontecendo inicialmente).
O que me intriga é que o ruído fique desse jeito quando uso justamente o humbucker... Não deveria ocorrer com singles? Eu só uso mini humbucker e humbucker... Ainda não está muito claro.
Enfim, a saga continua...
Ouvi falar que o noise supressor modifica o timbre dos pedais... Não sei se valeria a pena. Odiava a pedaleira justamente pelo efeito "quadrado" que ela tinha hehe.
O pedal sozinho também não tem o mesmo brilho sem o sustainer... Estou numa faca de dois gumes.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Eh meu brother, foi bem aquilo que imaginei mesmo ehehehehe.

Eh froids... compressor jah é ruidoso... aí mistura com pedais digitais na mesma fonte... vira o samba do crioulo doido!!!

Agora, o que vc pode experimentar fazer é trocar a ordem dos pedais. Especialmente seu MD2 e o Compressor.

Esse ruídinho que ainda permanece, SE a blindagem e aterramentos da sua guita e captadores estiver ok, pode ser da rede elétrica. Não necessariamente da sua casa, pode ser da rua mesmo, ou algum eletrodoméstico e até lâmpada fluorescente.

Aqui na minha casa eu tenho um probleminha desses e tem um ruído chato q as vzs aparece fica um pouco e dps some do nada, com qualquer amp e guitarra, mesmo sem pedais.

Abraços

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Aqui só com pedais para ter ruído. Acredito eu que blindagem e aterramento da guitarra estão ok.
A pedaleira realmente intensifica muito os ruídos.
A ordem que uso é a recomendada, com Guitarra - Sustainer - MD II - Cubo.
Mas mesmo assim vou trocar para ver o que acontece.
Sobre rede elétrica, posso dizer que moro em apartamento e tem um pára-raios aqui em cima.
Hehe
Sobre a interferência de outros eletrodomésticos, não era para ocorrer caso a blindagem estivesse 100%. Ao me movimentar pelo quarto não percebi mudança de ruído apenas pela mudança na posição da guitarra.
Esse ruído que vc disse ter, eu já tive também! Aparecia e sumia do nada!
Tenho um estabilizador aqui... Se eu ligar tudo nele, será que resolve?

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Duas coisas:

A ordem que uso é a recomendada

Não existe "ordem recomendada ou correta". Seus ouvidos é q devem dizer o que é certo, pois se trata de timbre. Se eu quiser colocar o delay antes do drive, pra criar um efeito maluco? Esse tipo de "recomendação" e "ordem correta" soh serve pra capar e limitar a criatividade.

Sobre a interferência de outros eletrodomésticos, não era para ocorrer caso a blindagem estivesse 100%

A blindagem é para proteger de interferências eletromagnéticas, como ondas de rádio e afins; a questão dos eletrodomésticos, não é só a radiação que alguns geram, mas também o ruído que eles adicionam na rede elétrica e passa para seu amp pelo cabo de energia, consequentemente pro seu som.

Tenho um estabilizador aqui... Se eu ligar tudo nele, será que resolve?

Pode ser q sim, pode ser que não. Alguns estabilizadores na verdade podem é aumentar o ruído.

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Nefelibata
Pois bem, o adjetivo "recomendado" difere do "correto", sendo este último sim um limitador de criatividade, coisa que não pode haver no campo da música.
Sobre os cabos, adiantaria alguma coisa se eu usasse fita isolante neles? Estou prestes a fazer isso.
O estabilizador que tenho é bem comunzinho, mas farei o teste. No PC uso no-break e o estabilizador ficou parado, tenho usado ele como extensor de tomadas e régua (4 tomadas não se pode desperdiçar de jeito nenhum)
Postarei adiante os resultados.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Pois bem, o adjetivo "recomendado" difere do "correto"

Eu sei brother, só falei aquilo pq tem gente q acha q o recomendado é regra, cláusula pétrea. Não precisa ser chato comigo, pois até agora eu fui o que mais te ajudou aqui

Quanto a fita isolante, vc quer dizer encapar os cabos com fita isolante? Se for isto, não resolve nada pois a fita isolante somente isola da eletricidade, mas não isola de interferência externa (eletromagnética). Nem precisa gastar seu tempo e sua fita com isso.

Abraços!

ps.: Quantos e quais pedais vc tá usando? Que cabos está usando? Algum cabo genérico? ou daquele tipo cadarço?

Ramsay
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Cara, a blindagem numa guitarra funciona, mas, ajuda muito pouco. Ela só protege de interferências externas, tipo ondas de rádio e coisas afins e não diminui nem um pouco o "humm" do amp.

E esse problema de "humm" acontece devido a falta de aterramento adequado do amplificador e não necessariamente da guitarra que, pelo que vc falou, parece estar blindada contra ruídos e de fato está.

Tudo o que vc precisa para eliminar esse humm indesejável é de um "terra confiável" para ligar no seu amp, especificamente, naquele 3º pino central do plug de tomada do amp. Se o seu amp não tiver o 3º pino central, então, o "terra confiável" tem que ser ligado no chassis metálico do amp.

E vc só tem 2 maneiras de conseguir um "terra confiável" pra eliminar o humm do som do seu set.

1) Morar numa casa e no quintal enterrar no solo 3 barras de cobre de 1 metro de comprimento e de 1 centímetro de diâmetro cada, de modo a formar um triângulo equilátero de 60 centímetros de lado, interligar as 3 barras e ligar ou no 3º pino do plug de tomada do amp ou no chassis do amp.

2) Morar num apartamento e aproveitar o terra confiável do seu provedor de tv/internet, desde que seja a cabo.
Nesse caso é só pegar um fio e ligar o terra do provedor ao 3º pino do plug de tomada do amp ou ao chassis. E é o que eu faço aqui e diminui o humm em 95%.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Opa! Me interessei pela segunda opção. Mas eu não uso Tv a cabo (caso o cabo a que se refira seja o coaxial). Internet a cabo, tranquilo, mas não vejo aterramento aqui. Poderia explicar mais detalhadamente?
Há uma tomada telefônica fêmea de 4 pinos com entrada para um RJ45 fêmea, no qual vai ligado o filtro de linha, que por sua vez tem mais dois RJs fêmeas em que um sai para telefone e outro para o modem. Sobre o plug do modem, tenho que confirmar se ele tem 3 pinos. Mas ele está ligado no no-break, que está ligado numa tomada cujo plug não é de 3 pinos.
Em relação ao esquema apresentado acima, aponte-me onde fica o terra do provedor (ou qualquer outro)

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


O estabilizador ajuda em NADA. e gravei alguma coisa e acontece exatamente o que imaginava: o ruído apenas é abafado pelos acordes, soando então notas não muito definidas.
O "hum" continua, e mais firme e forte do que nunca!

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Sobre cabos, um é blindado da planet waves, outro da tiaflex, outro da X-treme e outro que não vi marcação mas é praticamente idêntico ao da X-treme e parece ser bom pelo simples fato de não ter marca nenhuma de uso ou ferrugem.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Olha, me bateu a ideia de usar tinta condutiva por cima das soldas dos pots e as soldas da blindagem no corpo da guitarra. Será que resolveria?
Usei um fio e uma parte coloquei na parte de metal do cubo e outra não sei onde colocar. Em um dos testes coloquei no extensor USB do meu pc e a impressão é que deu uma melhorada...
Alguém sugere colocar essa ponta em outro lugar?

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Tem problema dos potenciômetros encostarem na blindagem do escudo? Será que vou ter que refazer os aterramentos dos pots? Comprar um multímetro só para esse tipo de checagem?

RenanAMR
Membro Novato
# set/14 · Editado por: RenanAMR
· votar


O ruído do humbucker esta mesmo insuportável... Será que o captador do braço esta sem ruído porque fiz primeiro e ele está em contato direto com o pot? Os outros dois captadores eu soldei o fio-terra por cima... Será por isso?

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Pode ser que o humbucker esteja sem terra.

As suas hipósteses anteriores não causam o problema. Pot encostar na blindagem não tem problema, a não ser q encoste em algum dos terminais, aí vc vai transferir ruído pro amp.

Responde meu post anterior, pra gente enxergar melhor a sua situação e analisar.

Abraço

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Uso um MD 2 e outro CS 3. Os cabos já citei anteriormente. refiz o aterramento mas a impressão é de piorou!

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Refiz tudo de novo e ficou na mesma. A diferença é que um parafuso (do aterramento) atravessou o corpo da guitarra e agora tem uma pontinha espetando perto do back plate.
Um dado interessante que esqueci de citar é que quando vou afinar com a chave posicionada no captador da ponte o afinador tem dificuldades em reconhecer a nota. Segundo, é que pude reparar que quando desligo o CS, o captador da ponte (e meio) além de muito baixo, "pegam" muito mal a distorção, mais parecendo um drive de cubo (pela falta de sustain), diferente do captador do braço que. além de alto, quase não se nota diferença quando o CS é desligado (mantendo sustain e com sonoridade mais encorpada).
Outra coisa é que uso capa no humbucker. Pensei que tivesse alguma relação com o problema, mas o captador do meio não tem capa e apresenta os mesmos problemas.
Alguém que manja muito de parte elétrica, por favor, dê uma luz aí.

Nefelibata
Veterano
# set/14
· votar


RenanAMR

Cara, posta umas fotos dos caps e dessa elétrica aí.

Jah testou seu set com outra guitarra? Pra tentar isolar o problema na guita ou no resto.

RenanAMR
Membro Novato
# set/14
· votar


Testar com outra guitarra não vejo como, se não também faria.
Segue imagens:

https://imagizer.imageshack.us/v2/515x687q90/746/2oivfP.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/515x687q90/673/SAZhpH.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ruído estranho [Ajuda]