Migrando de um instrumento para outro - discussão, experiências etc

    Autor Mensagem
    rzagra
    Membro Novato
    # ago/14


    Caras, boa noite!

    Sou novo de cadastro no fórum, mas acompanho ele há uns bons 5 anos (desde a primeira guitarra que comprei) e gostaria de saber se vocês já passaram por isso.

    Toco guitarra desde os meus 15, 16 anos (hoje tenho 21) e passei por toda fase possível (musicalmente falando), desde o hardcore até os death, black metal da vida. De uns anos para cá as coisas mudaram, das roupas aos objetivos de vida e musicalmente. Passei a defender a qualidade da música do que a bandeira do estilo em si, passei a me interessar (e dar a valor) por Stratos, músicas antigas e etc. Agora vem o ponto principal :)

    Notei há algum tepmo que quando toco não tenho aquela pegada de guitarrista, o feeling e me pego quase sempre pegando (ou imaginando) alguma base de baixo.. Notei também que ao contrário de alguns conhecidos, sempre me atentei mais ao baixo das músicas que o som da guitarra em si e etc.

    Por conta disso, penso seriamente em fazer essa transição e me dedicar a isso. Sei que escrevi muito, mas gostaria de saber dos colegas se já vivenciaram isso e como isso se deu. Sou meio "solitário" pois não tenho amigos que tocam e queria realmente ouvir a experiência do pessoal... E aí, alguém já passou por isso? Como foi?

    Abraços e espero ser útil em algo por aqui :)

    ALF is back
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: ALF is back
    · votar


    rzagra
    fala cara! Seja vem vindo! Com ctza vc sera útil sim! =P
    primeiramente, quero pontuar que de hardcore a death metal não temos mta distancia quando olhamos para a musica de forma mais panorâmica, mas entendi o que vc quis dizer!
    Eu toco guitarra a 15 anos e já sei que esse é um mal que vou levar pro caixão! Mas recentemente comprei um baixo para fazer minhas gravinas aqui em casa e tenho que dizer que esta sendo mto difícil pra mim...pensei que era bem mais fácil! A mao direita esta me arrebentando! Tenho as ideias e não consigo reproduzi-las!
    Mas por outro lado, há muita coisa que aproxima a guitarra do baixo e quem já sabe guitarra, sabe mais ou menos por onde da pra começar a estudar baixo...e só de já saber algum instrumento, aprender o segundo acaba sendo uma tarefa um pouco mais fácil, pois vc já sabe a dificuldade que vai enfrentar (por lembrar como foi o aprendizado do primeiro instrumento) e já começa preparado para aquela síndrome da desistencia, que vai bater forte! Huahuahua
    Edit: aqui tem um video das minhas primeiras arranhadas no baixo! Agora tô um pouco melhor, principalmente na postura!
    Desculpa por pór o link do tópico, é que tô no celular e eu me perco quando vou mexer com link aqui!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/311298/

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    rzagra

    Bem vindo!

    Cara, acho bastante normal. O primeiro contato com a música, mesmo que dure alguns anos, nem sempre se dá com o instrumento "ideal".

    Tenho 52 anos, já toquei com guitarristas que viraram baixistas, saxofonista que virou tecladista, tecladista que virou guitarrista e etc. E estou citando exemplos de caras que tocam muito bem, que se identificaram melhor no novo instrumento.

    Eu mesmo tenho fixação por bateria e as vezes penso se não deveria o ter sido.

    Se puder adquirir um contrabaixo sem se desfazer da guitarra será o ideal. De resto, sussa, tudo que você sabe de guitarra lhe será útil no baixo.

    Siga seu instinto, muitas vezes ele é certeiro.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rzagra
    Cara o primeiro instrumento que eu aprendi mais ou menos foi a bateria, mas sempre tive a vontade de aprender violão/guitarra e foi o que fiz, não me arrependi e descobri um jeito de fazer música que eu tenho muito mais facilidade que o primeiro citado.

    No seu caso, não sei se é necessário trocar de instrumento, pois todo músico que gosta de um groove tem uma queda pelo contrabaixo (é o meu caso). Mas faça um teste, adquira um contrabaixo baratinho e passe um tempo brincando com ele, aprendendo as suas particularidades etc etc. Não será dinheiro jogado fora, tu aprendera coisas muito úteis na sua vida musical e o investimento será bem modesto.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rzagra
    E aí, alguém já passou por isso?

    Cara, comigo houve uma transição. Eu comecei a estudar violão clássico ainda criança, e na adolescência virei guitarrista. Ainda toco violão clássico de veeeez em quando, mas guitarra é meu 1º instrumento. O conselho que eu dou é pra fazer o que seu coração mandar. Mesmo que o baixo vire seu 1º instrumento, você sempre pode tocar guitarra quando der vontade.

    Me considero um guitarrista, mas acho que tenho alma de tecladista... um dia ainda mudarei... :)

    JoaoAgs1
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: JoaoAgs1
    · votar


    Lelo Mig

    Cara, acho bastante normal. O primeiro contato com a música, mesmo que dure alguns anos, nem sempre se dá com o instrumento "ideal".

    Fico feliz em saber disso. Pode-se, então, dizer que não sou excessão.

    rzagra

    Minha história com a escolha de instrumentos é bem conturbada, hehe.
    Comecei a tocar guitarra aos 17 anos, não ouvia nada além de rock.

    Com 21 me interessei por música clássica e passei a aprender piano. No mesmo ano me revoltei com a vida - leia-se: adolescência tardia - e voltei pra guitarra. No ano seguinte, pelas reclamações dos meus vizinhos, fui da guitarra para o violino. Fiquei apenas 2 meses pegando aulas de violino e me apaixonei pelo piano novamente.

    Estou atualmente com 23, e não penso em desistir do piano porque tenho progredido técnica e musicalmente falando, o que me deixa muito satisfeito.

    Portanto, não se espante se agora você quer tocar baixo e mais tarde quiser retornar à guitarra ou trocar por algum outro instrumento. Como você mesmo destacou, nossos gostos e mentalidade mudam conforme vamos amadurecendo e vivenciando novas experiências.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    rzagra
    Bem cara, eu já tentei tocar uns 10 instrumentos diferentes. Começei com piano quando era criança, nunca levei a sério. Lá pelos 10/11 anos me apaixonei pelo metal e começei a tocar guitarra. Daí pra frente foi uma confusão... começava a curtir um som, ia aprender um novo instrumento. Comprei saxofone, gaita, baixo, bateria, violino, trompete... mas não adianta, meu coração é do metal e da guitarra hahaha
    Mas não me arrependo. Perdi grana no comprar/vender esses instrumentos, mas deu pra tirar um pouco de cada.

    No fim acho que a única coisa que importa na hora de escolher um instrumento é se você é apaixonado por ele. O resto, se o setup sai caro, se o espaço pra ele no mercado é bom, se é mais fácil entrar em banda tocando x ou y... é tudo irrelevante. Se você realmente ama o instrumento, dedica muito tempo a ele (isso eu não faço hahahaha) vai acabar dando certo.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    d.u.n.h.a.
    curto pacas o som de metal, seu último EP.
    Dizem que o metal é mais apreciado por "alunos brilhantes": mas nao sei o que isso significa.

    JJJ
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Na banda mais recente que tive toquei baixo (sou guitarrista, normalmente...).

    Tranquilo. Super interessante, abre novos horizontes e tal.

    Escrevi até um tópico sobre isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269791/

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Acho que o grande problema é quando o cara resolve mudar de instrumento achando que vai ter mais espaço, que vai ser mais fácil pra entrar em banda, sem gostar do instrumento... o fracasso é garantido.

    rzagra
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Po, primeiro tópico e sou presenteado com uma porrada de ideias maneiras. Me "apaixonei" rs. É muito bom ver como o pessoal aqui é solicito e aberto a conversar :). Vamos as respostas:

    ALF is back
    Tudo bem cara? Realmente, pensei em algo e escrevi outro, não me atentei que mesmo assim ainda estava olhando para o mesmo horizonte mas que bom que você entendeu :). Hoje tenho ouvido John Mayer, Men at Work, Jamiroquai.. Tá bem misturado. Tudo o que sei até hoje a na base da intuição e de pesquisa, teoricamente sou bem fraco. Pretendo ano que vem começar a estudar no Souza Lima, então o desafio será o mesmo para ambos, mas o feeling do baixo tem me atraido mairs

    Po, demais seu vídeo. Preciso juntar coragem para gravar algo tb :)

    Lelo Mig cafe_com_leite
    Valeu pela repsosta, Lelo. Então, estou tentando pegar um emprestado com meu chefe e ver se supre minhas expectativas. Se eu realmente curtir penso seriamente em me defazer da minha Hellraiser.

    JJJ
    Fantástico seu post, acho que é realmente isso que me atraiu para o bass. A sensação de relaxamento, a ausência daquele compromisso forte de levar a música e tal.. Confesso que sinto que não tenho muito esse espírito, acho que minha vibe é acompanhar e sentir a emoção do conjunto. A possibilidade de fazer os "pequenos solos" no decorrer da música me seduzem mais que esperar o solo sempre - até mesmo pq nunca me empolguei tanto com isso...

    d.u.n.h.a.

    Cara, nem me fale em grana perdida, já tive umas 5 guitarras.. Schecters, Jackson, Ibanez e B.C Rich.. mas compartilho da mesma opinião, a grana foi, mas os momentos que passei com eles são imensuráveis.
    Sobre trocar de instrumento para ter mais espaço e tal, não tenho esse tipo de pretensão não.. O máximo que me imagino fazendo é gravar algumas músicas e colocar para o pessoal aqui avaliar como feedback para meus estudos.. A única coisa fixa que tenho comigo é que dessa vez devo entrar de cabeça na coisa, aprofundar o conhecimento.

    JoaoAgs1
    Po, cara, essa sua fase reflete muito do que está acontecendo comigo hoje em dia. A vida não seria a vida se não fosse tão imprevisível, né? Ch, ch, changes.. :D

    Obrigado a todos pelo feedback! Vou procurar se existe algum tópico fixo com materiais para estudo. O fórum me deu um up em correr atrás desse sonho!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Migrando de um instrumento para outro - discussão, experiências etc