O que eu aprendi tocando baixo

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JJJ


    Não, não estou no fórum errado! Quero falar com guitarristas mesmo!

    Eu, JJJ, guitarrista há 30 anos, entrei numa banda onde toco principalmente baixo (toco guitarra eventualmente também, mas meu "papel principal" é como baixista). Tendo passado uma meia dúzia de ensaios, eu juntei algumas impressões interessantes (boas e ruins) que compartilho aqui com meus colegas guitarristas.

    1)  Tocar baixo é menos estressante. Não estou dizendo que é mais "fácil", até porque isso ia gerar uma baita polêmica, que não é meu objetivo aqui. Mas ser parte da "cozinha" e trabalhar nota a nota e numa região de frequências onde as vezes mais se sente que se ouve, traz uma sensação de "despreocupação" muito legal! É como se você estivesse quase assistindo à banda enquanto toca; dá pra prestar muito mais atenção aos outros instrumentos e ao som de modo geral. 

    2) Perde-se um pouco a "liderança" da coisa. É muito mais fácil "puxar" uma música estando num instrumento da harmonia do que no baixo. Por outro lado, esse é mais um elemento de relaxamento; quando eu toco guitarra, normalmente me sinto na "obrigação" de ficar sugerindo o que tocar. 

    3) Você é muito importante em fazer a música ter mais peso ou mais suavidade. A dinâmica da banda passa muito pelo baixo. A sensação de que é você que faz o chão tremer é muito boa!!!

    4) Tocar baixo te ajuda a perceber melhor a combinação entre os instrumentos e a compartilhar melhor a alegria de tocar em grupo. Exemplificando: Outro dia peguei a guitarra e fui solar, e só nesse momento, depois de décadas de estrada, percebi o quanto nós guitarristas podemos ser chatos e egocêntricos com nossos solos de meia hora enquanto o resto da banda deve se comportar como uma BT em loop infinito. Isso, com certeza, vai afetar (pra melhor) a minha visão do uso da guitarra.

    5) Uso de escalas durante a execução. Quando a música o permite, é como se você estivesse solando. E você pode fazer isso muito mais vezes durante uma música, ao contrário de ter que esperar a "hora do solo" na guitarra. Claro que dá pra fazer esse tipo de coisa na guitarra também, mas aí você tem que parar de fazer a base, o que nem sempre é possível. Com o baixo, isso acontece a todo instante, a cada fim de frase ou virada de batera você pode jogar um "solinho"!

    Bom, é isso por enquanto. Se lembrar de mais alguma coisa eu posto.

    carnisa1
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bt de loop infinito! Quando eu comecei a tocar guitarra eu queria um baixo, mas dai cai no papo do vendedor e fiquei com uma guitarra, fui seco como:

    "Não tem baixo pra canhoto e agora vai a guitarra mesmo."

    PWN3DROCK
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cara tocar baixo é muito legal, só esqueceu de falar que os seus dedos ficam piores do que o de quem toca guitarra eusheushueshuesh

    brincadeiras aparte eu achei muito bom o seu post, apesar de ser guitarrista eu curto muito o som do baixo também, uma coisa que eu aprendi, o peso da musica esta no baixo, não adianta meter grave na guitarra, não é a mesma coisa.

    E pensar que eu ja vi comunidades que falam que baixista é inutil... ve se pode uma coisa dessas.

    Um abraço.

    celotoledo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ

    Cara, abri um tópico uma vez no fórum de baixo, com o seguinte título: "Todo baixista é um guitarrista frustrado?"

    Não porque é isso que penso, mas justamente para dar vazão e voz para esse tipo de comentário que o seu post trouxe. No seu caso o baixista é um guitarrista relaxado....rs. Relaxado no sentido de "no stress"....rs

    O importante é fazer música, fazer o que gosta, se encontrar e ser feliz....

    Sucesso brow.

    jucasambora
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Baixista não é inútil não... pode carregar as coisas no final! hahahaha... sacanagem baixistas, eu amo vcs e amo o baixo tb! É que não pudia perder a piada!

    Mas realmente, eu comecei a tocar com banda no Bass e posso dizer que isso aumentou e muito meu feeling e minha perspectiva de música em conjunto. Realmente é outra história!

    Como toco em igreja, qdo vou parar no baixo, gosto de segurar o gravão na corda B, num 5 cordas... quando a nota é B então, aí é que me acabo mesmo!

    Uma vez ouvi uma palestra sobre o impacto das frequencias graves, médias e agudas na alma e nos ouvidos do ser humano, foi aí que dei mais importância ao Baixo ainda, porque aprendi que os graves são responsáveis por invadir o emocional do ouvinte, mexe com a alma do cara que está ouvindo e faz ele entrar no universo da música... isso é muito fera! Daí vc tira muitas lições, entende pq trilhas sonoras de filmes e séries sempre tem muitos graves, pq o baixo muitas vezes pede poucas notas, e por aí vai... quem é baixista deve entender e explicar melhor.

    Vlw
    Juca

    Visitem: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269738/

    JJJ
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    carnisa1
    Mas nada te impede de arrumar um baixo pra canhoto agora! hehe

    PWN3DROCK
    Cara, vou te falar, não sei se estou tocando menos que devia, mas meus dedos ainda estão inteiros! huahuah!
    Também não engulo essa de banda sem baixo...

    celotoledo
    Exatamente. E valeu pela força! Mas não vou largar a guitarra não! Vai ser as duas coisas. E até mais porque a banda é meio multi-instrumentista e até batera eu vou tocar de vez em quando!

    jucasambora
    É mais ou menos isso mesmo! Valeu!

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ
    "....Outro dia peguei a guitarra e fui solar e só nesse momento, depois de décadas de estrada, percebi o quanto nós guitarristas podemos ser chatos e egocêntricos...."


    ahh cara vamos falar tbm agente passa horas estudando dai quando tem uma sobre agente quer desbancar todo mundo para mostrar que tá estudando hehehe mas, apesar de não ter banda isso me fez refletir agora o/

    Peace!!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ

    Ótimas observações sobre o baixo!

    no final das contas quanto mais instrumentos vc consegue tocar e absorver essas impressões de onde se encaixa e seu papel numa banda, só tem a te acrescentar na vida de músico.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ

    Assino embaixo.

    depois de décadas de estrada, percebi o quanto nós guitarristas podemos ser chatos e egocêntricos com nossos solos de meia hora enquanto o resto da banda deve se comportar como uma BT em loop infinito.

    Quando entrei em uma banda como vocalista (nessa banda eu não tocava guitarra) percebi isso também.

    celotoledo

    O que posso dizer é que um baixista competente faz toda a diferença numa banda.

    Essa história de guitarrista que toca baixo e violão não cola comigo. São instrumentos complexos que exigem muita dedicação e transpiração. Não é impossível, mas é realmente difícil dominar os 3 instrumentos.

    Abraços.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ

    Eu penso que assim como tem babacas que fazem 3 acordes e pentas e se auto proclamam guitarristas...

    Existem babacas que fazem meia dúzia de tônicas e se dizem baixistas.

    Tocar baixo para mim está muito além de ser a base de uma banda, cresci escutando excelentes exemplos, como Steve Harris, Geddy Lee, Felipe Andreoli e Dave La Rue. Hoje toco guitarra e baixo, como o autor do tópico.

    Tocar baixo te ajuda a perceber melhor a combinação entre os instrumentos

    Isto foi a melhor coisa que meu Jazz Bass me trouxe. Saber dar espaço para o rítimo e para o silêncio, que é muito importante nas músicas.

    cara vamos falar tbm agente passa horas estudando dai quando tem uma sobre agente quer desbancar todo mundo para mostrar que tá estudando

    Também passo horas estudando baixo, e baixistas de verdade, mais horas ainda. Nem por isso, ninguém deve tomar a dianteira e se exibir mais do que os outros. Aparecer é papel do Vocalista.

    Night Guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Concordo plenamente, apesar de ser um dos "guitarristas que tocam baixo", já fui baixista em duas bandas e nesse tempo percebi que o baixo melhora ou mata a musica, não consigo imaginar uma musica sequer sem os marquantes e penetrantes graves, e é como o autor do topico disse, você passa a ver a banda como um todo, antes quando eu ia tocar eu me focava apenas na minha guitarra, agora, me foco no som como um todo.

    O baixista da minha banda sofre (ou ama) com as linhas de baixo que eu componho, ele não fica parado um segundo, pra mim, baixo e batera carregam a musica, guitarras ornamentam e refinam, é inegavel que apareçam mais, porem, sem um bom baixista e um bom baterista, qualquer guitar god fica inutil num palco.

    Legal pra perceber isso são alguns J-Rocks (rock japones), por conta da musica tradicional do pais, eles dão muita enfase ao baixo, e as composições são incriveis. Vale apena conferir as linhas de baixo de bandas como Alice Nine e Abingdon Boys School.

    JJJ
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Arimoxinga
    Pé de chinelo
    Buddy_guitar
    Night Guitar

    Valeu pelas impressões, pessoal.

    Paul.Gilbert
    Eu penso que assim como tem babacas que fazem 3 acordes e pentas e se auto proclamam guitarristas...
    Existem babacas que fazem meia dúzia de tônicas e se dizem baixistas.


    errr... até concordo, mas... isso foi pra mim??? hehe
    Porque se foi (a parte de baixista, claro - guitarra eu faço um pouco mais do que "3 acordes e penta"), eu não disse em nenhum momento que me achava um puta baixista. Na verdade, pra chegar lá ainda tenho que comer muito feijão! Claro que o fato de tocar cordas há tanto tempo me dá uma boa vantagem em relação a alguém que está começando agora. Mas eu só quis deixar minhas impressões iniciais nessa jornada de baixista. Se pareceu que estou me "achando" o rei da cocada preta, foi totalmente sem querer! rsrs

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JJJ

    De forma alguma. Foi para quem servir. Pelo que vc disse, não é teu caso, então não se sinta ofendido! Aliás, não é ofensa, é uma verdade incoveniente, como aquele documentário de um ex-vice presidente americano rs.

    JJJ
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    Ok, explicado! hehe

    sobrevivente
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu toco em uma banda no formato power trio na minha igreja, e nesse tipo de formação é onde nós vemos a importância de cada músico. Tira um músico dessa formação e você praticamente acaba com a banda, rs. Com o baixista não é diferente. Sem o baixo, se percebe que a base de sustentação se perde, tornando o som bem sem graça, sem vida. E na maioria das vezes só percebemos a importância do baixista somente quando ele falta e não aparece nos ensaios.

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    Aparecer é papel do Vocalista

    hehe eu tinha falado aquilo lá tirando onda mas, tá ai isso que tu falou eu não acho bacana! por melhor que o múisco seja o vocal sempre cria uma ponta maior tipo é mais chamado para programas de tv e esses lances, vai ver por isso que aparecem guitarristas egocêntricos hehe.

    Peace!!!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Arimoxinga

    Aparecer no sentido de ser o Frontman cara!

    Bruce Dickinson = Iron Maiden

    Ian Gilan = Deep Purple

    E por aí vai... Isso não significa que o cara é pretencioso, vc espera uma certa presença de palco vinda do vocalista.

    Isso é um problema em alguns casos, como vc citou. Mas acontece com qualquer ramo.

    O FHC salvou o Brasil da Crise, não as 5 mil pessoas do ministério das finanças que fizeram o plano real junto com ele.

    O James Cameron realizou o Avatar, não os 2 mil técnicos que ficaram pintando em monitores de PC por 10 anos.

    Isso são exemplos populares e superficiais, mas o mundo é assim. O legal é que sempre tem um grupo de pessoas que reconhece a verdadeira valia destas peças menores(a internet ajuda muito). Já Ouviu Falar de Adrian Smith? O Maiden sofreu tanto com a perda dele quanto com a do Bruce nos anos 90. Mas isso não é de sabedoria popular.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que eu aprendi tocando baixo