John Mayer entra em estúdio para novo disco de Blues!

Autor Mensagem
Natanael_DM
Veterano
# set/14
· votar


#toneVolumeControlsRulez [2]

o/

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Olha... Já tive na minha frente boas stratos, Klon, Dumble, Two Rock... Na minha opinião, sobre o timbre dele, na ordem de importância:

1) Pegada
2) Amplificador
(o principal)
3) Gabinete
4) Guitarra certa
(o mais ou menos importante)
5) pedais.

Notem que o Klon não estava na pedaleira neste vídeo. O Klon é legal, mas vendem ele como se fosse a última bolacha do pacote, o Santo Graal, o que definitivamente não é. Como disse, é legal, é bom, mas é muita hype (até hoje não quis pegar porque não achei que valesse a pena tanto assim, como o Pete Cornish, que é mais barato e mais legal, falando de pedais caros, hype e boutique, mas talvez um dia eu pegue um Klon Gold).

Agora, na boa... Um Mini Rectifier para usar só limpo? Tem alguma coisa errada aí... kkkkkkkkkkkk

Natanael_DM
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Claro que tem algo errado aí: eu.
Hehehehehe!!! Hehehehehe!!!

Explico: eu queria um amp (muito) leve, confiável e versátil e, de tudo que eu experimentei (Night Train, Tubemeister, Tiny Terrror), o Mini Recto me pareceu o mais adequado às minhas necessidades, que eram de um som clean meio sujo.

E além do mais, é sempre bom saber que, se uma hora dessas eu me enveredar pelos campos das distorções (de novo) eu vou ter uma bela opção em casa!

o/

Gus dz
Veterano
# set/14
· votar


Pois é... já li tudo e mais um pouco que tem dele nos foruns daqui e gringos mas o timbre do cara é foda. As vezes acho que é mais facil conseguir com uma 335 da vida do que uma strato...bom pra GAS HAAHAHHA

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


MMI
Natanael_DM
Ogner
Gus dz

Caras, tem textos interessantes analisando o set de pedais e amps dele no site John Mayer BR

Pedais do Where The Light Is:
http://johnmayerbr.com/pt/2014/09/03/john-mayer-gear-pedais-usados-no- wtli/

Guitarras do WTLI:
http://johnmayerbr.com/pt/2014/09/18/john-mayer-gear-guitarras-usadas- no-where-the-light-is/

Amps:
http://johnmayerbr.com/pt/2014/09/11/john-mayer-gear-retrospectiva-dos -amplificadores-usados-na-carreira/

Pedais da última Turnê B&R:
http://johnmayerbr.com/pt/2014/09/25/john-mayer-gear-pedais-usados-na- turne-paradise-valley/

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Caras, tem textos interessantes analisando o set de pedais e amps dele no site John Mayer BR
Esses posts são legais pra saber o que ele usa, mas achei meio fraquinho o das guitarras... meio vago... o dos pedais achei mais legalzinho. De amps nem vou ver pq não pretendo mudar de amp tão cedo... heuheuheuheuheu

Tá, mas e o disco??? É com o trio??? Ou vai ser mais do mesmo???

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar

Não sei se ele tá gravando com o trio não mano, eu torço pra que sim, mas acho que não, senão ele ja teria divulgado alguma foto do Steve ou do Pino hahaha Mas ele disse que ele precisa de mais no mínimo 6 meses de estúdio. Do que eu ouvi ta legal, as vezes ele solta uma coisa ou outra no instagram, primeiro ele postou um trecho de uma que é um Blues de raiz animal, e uma outra que chama "Friend of the Devil" que tem uma linha de guitarra bem legal (e difícil hahaha). Eu concordo com a definição dele de ser algo puxado pro Continuum/Trio, apesar de não se exatamente isso, porque o Blues tá bem blues mesmo, e a outra é algo na linha bluesy... mas assim, apesar de eu ser suspeito demais pra falar do Mayer, do pouco que ouvi, já dá pra esperar muito dessa bagaça hahaha

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Bom, tudo bem, vai... mesmo que não seja com o SJ e o PP, se for algo mais pro blues/funk do que pros pop mela-cueca desses últimos aí, já tá bom!!!

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Friend of the Devil, essa que ele anda tocando nos shows é um cover do Grateful Dead..
:)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


ogner

Sério? Mas você viu os trechos que ele postou instagram? será que é um cover mesmo ou é uma versão dele?

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Nao vi o instagram, nao tenho..Mas vi alguns videos de shows recentes ele tocando ela!

Natanael_DM
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Velho, muito legal essa info que tu lançou aí pra galera, sobre o equipamento usado pelo JM ao longo do tempo. Massa mesmo!

Eu já tinha visto, mas nunca é demais lembrar.

Agora, ogner, Will Bejar, Gus dz e Meu filho ouvirá Classic Rock, não sei se vocês também têm percebido isso, mas, atualmente, ao que parece, o Mayer tem variado as guitarras de uma forma que ele não fazia tão intensamente antes.

Olhando os videos da turnê do Paradise Valley, é facinho ver o cara tocando de Tele, SG, ES-335, Duesenberg e outras que eu nem identifiquei. Tô achando bem legal essa parada.

Quanto ao disco novo, confesso que espero por algo muito bacana. Mas, segundo o próprio JM já vem falando há tempo, não esperem por um novo Continuum (o ápice dele na onda do blues-pop).

Mas se ele sair dessa fase Willie Nelson-capiau-cigarro-de-palha, eu já fico feliz! Hehehehehe!

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Natanael_DM
Eu vi essa variação de timbres e guitarras.

Sobre o disco, eu quero é blues... De sertanejo já basta o que temos por aqui...hehehe hehehe

Cres
Membro Novato
# set/14
· votar


Natanael_DM
Will Bejar
Sobre o disco novo, felizmente eu duvido muito que siga essa onda de country que ele teve. Pelos vídeos dele tocando coisa nova(mesmo que sejam covers, ja da pra ter uma noção), acredito que vai ser mais voltado pra onda do Continuum, mesmo que não seja muito parecido.

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Esses posts são legais pra saber o que ele usa, mas achei meio fraquinho o das guitarras... meio vago... Como disse o Will Bejar. Na verdade achei todos fraquinhos. Entendo que são equipos bem distantes do que a média da galera tenha hábito, suspeito que inclusive o próprio cara que escreveu não tenha a menor ideia do que seja na realidade.

Como falei ali atrás, o Klon é um pedal legal, mas com uma hype enorme em volta dele. Já amplificadores de boutique... Tem muitos amps de boutique que são sensacionais mesmo, incontestavelmente superiores, como ToneKing, Carr, Louis Electric, os próprios Fender EC. Sem dúvida, os Two Tone são excepcionais também.

Há poucas semanas puder passar várias horas experimentando guitarras e amps - coisas como Gibsons da década de 30 e 40, Fenders da década de 50, tentei mais uma vez a Les Paul Recording (que não consigo achar legal) etc. Pude comparar vários amps, como um Fender Bassman 53 original, Jackson Ampworks, Carr, Dr. Z, Louis Electric, Tone King. São todos superiores mesmo, mas desses que testei não tenho dúvida em dizer que o Victoria é algo de superlativo. Com uma guitarra certa, o som é realmente impactante.

ogner
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Cara, mas uma coisa sempre me deixa com a pulga atras da orelha...

Pq os caras sempre usam Fender, Marshall, Matchlees, sempre os mais conhecidos!! Não acho que seja SEMPRE só pela grana de endorsse...Que alguns nem estão atrelados a marca alguma!! Sei que alguns tb fazem mods nos amps.. Qual sua opinião??

MMI
Veterano
# set/14
· votar


ogner

Mas os Fender e Marshall não são ruins. Os Matchless menos ainda.

Hoje em dia pouquíssimo se pode ganhar com equipo. A Fender e a Marshall tem mais chance de dar apoio à turnê, mesmo sem ser endorsee. Mas posso enumerar várias razões.

- Muitas bandas hoje viajam sem amplificadores. Chegam a viajar inclusive sem guitarras! Simplesmente mandam uma lista de equipo que querem usar e o organizador arranja no local. O frete, a papelada, o seguro, os riscos são muito grandes. Conheço o dono de uma rádio que sempre está trazendo shows para o Brasil, o cara tem um monte de guitarras e amplificadores por causa desses caras. E há quem alugue também (já me fizeram essa proposta, mas tenho muito pouco). Se for assim, é muito mais fácil pedir uma guitarra e amplificador Fender, por exemplo, do que uma guitarra Grosh e um amp Carr (o que segundo o cara, acontece...)

- Raramente os amps de boutique fazem contratos de endorsee. Logo, mesmo que estiverem no palco, estarão escondidos e não há motivo para mostrarem. Mesmo assim, se você for nos sites respectivos vai ver que muita gente famosa usa. posso citar que o Clapton andou usando uma época amps Cornell e muita gente engoliu aquilo como Fender, por serem revestidos de Tweed. Os Victoria também, garanto que muita gente olha e acha que é Fender.

Natanael_DM
Veterano
# set/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


ogner
Acho que dá pra considerar, também, que vários desses guitarristas consagrados, especialmente os mais velhos, usam ainda hoje os amps que usavam quando jovens... ou pelo menos das marcas que usavam antigamente, muito antes de existirem esses fabricantes de amps de boutique...

Sei lá, mas se eu tivesse achado meu timbre característico nos anos 60, usando o amp X, certamente permaneceria usando ele pra sempre, pela confiança e tudo mais.

Não que os timbres não possam ser reproduzidos por outros fabricantes, e até melhorados, mas acho que é uma questão de confiança, mesmo.

Edit: confiança e gosto!

Gus dz
Veterano
# set/14 · Editado por: Gus dz
· votar


ogner

Acho que tem bastante desconhecimento por parte de alguns músicos, não so das marcas mas dessa grande importância que a gente dá pra perseguir algum timbre. O Keith Urban que é um baita guitarrista e aparentemente não dava tanta importância pros amps depois que tocou com o Mayer e perdeu uns instrumentos e amps em uma enchente trocou os amps... Olha um trecho de uma entrevista dele aí:

"“When I played the Crossroads Festival with John, who owns 14 or so Dumbles, I asked how he justified spending so much money on an amp,” Urban says. “He asked, ‘How much is your most expensive guitar?’ I told him. He said, ‘Why wouldn’t you spend a similar amount of money on the amp you’re going to plug all of your expensive guitars into?’ When he put it that way, I realized he was right. I decided that instead of replacing all of my amps, I’d get just a few good ones. I talked him into selling me one of his Dumbles, and I started looking for a Trainwreck, which Brad Paisley is always going on about. I found out about one called Nancy and bought it straight away. You can hear it all over the new album."

Além disso, apesar do two rock do mayer por exemplo ser um baita amp, não sei se muita gente consegue notar diferença de um bom fender blackface pro two rock.

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Interessante esse ponto de vista na sua resposta ao ogner.

Gus dz
não sei se muita gente consegue notar diferença de um bom fender blackface pro two rock.
Hueheuheuheuheuhe... é ruim, hein??? Nessa horamuita gente é surda!!!

ogner
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Si, claro! Eu nao quis dizer que não são bons!! Mas é que existem muitos, como os que vc citou que são tão bom quanto e dependendo doq o guitarrista quer ate melhor. E o pq de não vermos guitarristas ( digo dos grandes guitarristas, no mainstreann ou não ) Mas vc ja deu boas razoes!!

Natanael_DM
É, sei lá...
Provavelmente se eu usaria muitos amps se pudesse, hehehe!!!

Gus dz
Ahh cara, um guitarrista que desconhece a importancia de um amp, dos falantes, do gabinete, pra mim, não sabe nada!! ahuehuahuehuah!!
Falando de timbre, de som...
Timbre pra mim são as cores num quadro!!! hehehe!!

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


ogner
=(

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar
Que foi, bixona!?!?

:))

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


ogner
Não manjo nada desses paranauês... nem de amp, nem de guitarra e nem de quadros!!! hauahuhauhauhauaua

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar
Ahuehuahuheuhauhe!!!

Natanael_DM
Veterano
# set/14
· votar


ogner
Talvez eu tenha me expressado mal.
Logicamente, eu teria muitos amps e, muito provavelmente, os usaria ao vivo também, mas na hora do aperto, pra garantir o pênalti, certamente acabaria recorrendo aquele amp que usei durante 30 ou 40 anos, sacou?

o/

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar
Carai, manolouu. Vc ta na Xna?!
Traz umas Lenders e umas Cibsons ae pra nóix!!?!?!
Temporario ou vai ficar muito tempo???

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Natanael_DM

Acho que dá pra considerar, também, que vários desses guitarristas consagrados, especialmente os mais velhos, usam ainda hoje os amps que usavam quando jovens... ou pelo menos das marcas que usavam antigamente, muito antes de existirem esses fabricantes de amps de boutique...

Sim. Mas muitos desses usaram amps altamente modificados. E eventualmente foram modificados por caras como Paul Rivera, que hoje tem sua própria marca.

Sei lá, mas se eu tivesse achado meu timbre característico nos anos 60, usando o amp X, certamente permaneceria usando ele pra sempre, pela confiança e tudo mais.

Mas aí que vem o problema. Para um cara famoso, fica quase impossível continuar usando o mesmo amp de 50 anos atrás na turnês, que mesmo se ele decidir fazer turnês com seus amps, geralmente precisa de 2 amps (1 para usar e outro de backup) para um show, e mais 2 amps para despachar para a próxima cidade, costuma ser 2 setups completos. E usando amps de 50 anos... Lembre que geralmente são amps modificados.

Veja, o próprio Van Halen, que seu timbre ficou conhecido como brown sound. É muito mais na mão que ele tira, ele já usou Marshall modificado, Peavey, Fender e não se limitou ao mesmo som e mesmo amp.

Gus dz

Além disso, apesar do two rock do mayer por exemplo ser um baita amp, não sei se muita gente consegue notar diferença de um bom fender blackface pro two rock.

Acho difícil o guitarrista que não perceba. É diferente.

Filippo14
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Não conhecia essa marca Carr de amplificadores, ouvi o som de uns vídeos do Impala e gostei bastante, baita som.

Natanael_DM
Veterano
# set/14
· votar


MMI
Podes crer, velho, concordo com tudo que tu escreveu.

Eu sei que é praticamente inviável o cara usar o mesmo amp durante uma carreira de 50 anos, por exemplo.

O que quis dizer é que, se eu acertei a mão com a marca X há 50 anos, ainda que modificado, certamente vou continuar investindo nessa marca X por mais uns 50 (hehehe) e depois mandando modificar tal e qual fiz no original, sacou?

Mesmo que eu não vá usar "o mesmo" amp, a marca X vai continuar sendo minha marca de "confiança" digamos assim...

Mas isso é só uma tese...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Mayer entra em estúdio para novo disco de Blues!