Teste PRS P22 Piezo X Violão Takamine Aço - Gravação em linha

Autor Mensagem
Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


daimon blackfire

A guitarra realmente é muito boa, confortável e versátil. Quanto ao preço não sei precisar porque peguei numa troca por outra guitarra com volta. No Brasil ela é meio rara. Não encontrei ela à venda.

Um abraço

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


d.u.n.h.a.

Que isso, não tem essa de ouvido ruim. É só um teste para ver se a simulação de uma guitarra realmente engana nossos sentidos.

Um abraço

Delson
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues
1- Violão
2- Guitarra

Pra mim, o primeiro áudio está mais com ataque de acústico, sei lá...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Independente do resultado, a guitarra simulando violão num contexto ao vivo passará batida até para os ouvidos mais exigentes.

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


Delson

Tentei gravar igual, mas realmente há diferença nas altura de cordas e na espessura destas, pode fazer diferença no ataque.

Um abraço

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


Então, vamos ao fim do teste,

O primeiro é a PRS com piezo e o segundo é o Takamine.
Realmente, acho difícil diferenciar, mas mesmo nos vídeos de teste da PRS eles dizem que no piezo o som é algo mais comprimido e com uma pitada de reverb. A compressão eu consegui ouvir, o reverb nem tanto.
De qualquer modo, com a divisão de opiniões que ví, realmente acho que não levo mais violão para os ensaios...

Um abraço a todos

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues
não me orgulho por ter acertado pois foi puro chute! Senti o primeiro mais fechado e talvez isso tenha influenciado a galera a pensar que a primeira era o violão, mas imaginei mesmo que isso não teria nada a ver...
De quebra, o MMI veio com sua gravação que, tendo ou não alguma forma de comparação, pareceu que a guitarra era mais fechada que o violão também!

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Na minha opnião, os dois sons não estão muito bem Equalizados, se bem que a intenção não era essa não é mesmo, o teste ja foi, mas eu teria errado

Apesar de no segundo você ter batido a mão no tampo do violão hehehe

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Batí? Não percebi hehehe. Mas com o piezo, se vc bater no tampo ou na ponte também gera um ruido percussivo...

Um abraço

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues

Mas a guitarra tem um som melhor que o esperado!! agora o takimine deixou a desejar ehehe

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues

Eu percebi que meu chute tinha sido errado quando você me convidou a trocar o palpite. kkkkkkkkkk

Valeu, foi bom. Parabéns pela guitarra.

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


MMI

Pô, você me posta duas gravações com as mesmas diferenças, a guitarra mais " perfeitinha" com som comprimido e o violão mais exuberante, aberto, quase te dei a resposta na hora!

Um abraço

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


1)Guitarra
2)Violão

Pelo menos para mim ficou bem nítida a diferença, talvez porque tem costume de gravar violão com uma boa frequência. Senão, errei feio.


O primeiro é a PRS com piezo e o segundo é o Takamine.
Realmente, acho difícil diferenciar, mas mesmo nos vídeos de teste da PRS eles dizem que no piezo o som é algo mais comprimido e com uma pitada de reverb. A compressão eu consegui ouvir, o reverb nem tanto.
De qualquer modo, com a divisão de opiniões que ví, realmente acho que não levo mais violão para os ensaios...


Na verdade foi BEM fácil de diferenciar. A propriedade acustica que uma cavidade oca de madeira tem é completamente diferente de um corpo inteiriço, mesmo usando-se de uma captação piezo. Botei ali em cima que se não tivesse acertado teria errado feio, pois tinha certeza absoluta da diferença entre estes. Numa mix, talvez a guitarra consiga passar batido, dependendo da situação. Mas apenas o violão ou guitarra numa track sem nada mais, para diferenciar os dois, é bem simples. Talvez saiba disso porque costumo gravar muito violões, microfonado, em linha, e por vezes misturando os dois sinais. Não estou dizendo que o som do piezo é feio, é bonito, mas um violão tem algumas características próprias referentes ao tipo de construção do instrumento. Dependendo do foco, pode ser substituível ou não. Um guitarrista que precisa alternar entre guitarra e violão num show de rock? Com certeza. Um músico de voz e violão num barzinho? Não mesmo. Depende!

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


R. Carvalho

Então, não tenho muito costume de gravar violão, faço mais gravações de guitarra. Acho que no meu uso que é mais rock e blues, substitui o violão, mas pra MPB acho que não é a praia.
Assim como você, tenho um amigo com experiência em violão, e ele também quase garantiu o resultado correto.
De todo modo curti muito esse lance de guitarra híbrida.

Um abraço e parabéns pelo ouvido apurado e certeiro!

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues
Viu só? Me enganou sumariamente!! Hhehhehehe. Parabéns pelo brinquedo!!

Aliás, cabe aqui uma pergunta: a PRS tem duas saídas, uma para os captadores magnéticos e uma para o piezo?

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


até onde eu sei, a captação piezo se da unicamente pela vibração das cordas, certo? outra coisa que eu (acho que) sei é que a maioria dos violões eletricos possuem a captação piezo. Se for isso mesmo, não é espantoso que a PRS tenha um som tão violão como este, pois basicamente a captação de ambos é a mesma e a diferença fica apenas pelos sistemas piezo serem diferentes...se colocasse o piezo do takamine na PRS e vice versa, poderíamos esperar uma inversão do resultado? acredito que a construção do corpo e a madeira influencie sim (aquela velha e polemica historia), mas pela origem da captação, as diferenças não seriam muitas mesmo...

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Aliás, cabe aqui uma pergunta: a PRS tem duas saídas, uma para os captadores magnéticos e uma para o piezo?

Esse é o normal do piezo em guitarras com piezo, ter 2 saídas ( veja a Music Man Petrucci) que geralmente é captadores + piezo e só piezo nas PRS. Ou seja, se você tem só 1 amplificador, pluga na saída mista e controla no seletor se quer magnéticos, mag+piezo ou só piezo. A única que eu conheço que tem uma saída só na guitarra e tem outros controles é a solução da Gibson, a Dark Fire, Dusk Tiger, Firebird X e todas que vinham com o "chamaleon tone". Nessas se conecta um cabo estereo (elas funcionam com um cabo normal) num pequeno aparelho que pode alimentar a bateria dela, ou separar os sinais magnéticos e piezo. Uma outra interface firewire que vem junto, plugada num computador, transforma o sinal em MIDI e faz gravações - pode-se gravar em 1 canal como em qualquer outra ou em 6 canais, corda por corda.

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
virge santa! isso é tipo um workstation de DJ! ahuhauhuahua

Delson
Veterano
# jul/14
· votar


Aaaahhh! Errei.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

a captação piezo se da unicamente pela vibração das cordas, certo?

A grosso modo sim, mas na verdade não. kkkk

Entenda, as cordas transferem energia vibratória ao corpo, o corpo vibra. Vibra mais ou menos, depende da ressonância do corpo - um violão vibra mais, nem precisa dizer, né? O corpo vibrando, vibra a fixação das cordas, então elas estão presas a um sistema vibratório. Então para se raciocinar, você pode pensar que existe um componente da corda vibrando em relação ao captador (seja magnético ou piezo) e outro do captador vibrando em relação à corda, menor mas muito presente e não desprezível.

Se você quiser entender bem do assunto, leia a série de artigos do Larry Fishman que explica quase tudo. Logo de cara ele já fala que é virtualmente impossível usar amplificação para replicar o som de violões. Imagine agora que mais difícil ainda é replicar perfeitamente, usando amplificação, usando algo que não é um violão. Na verdade, acho que os violões de nylon chegam muito mais próximos quando se trata de violões de corpo sólido.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


O Alex Lifeson do Rush usa muito este recurso da captação piezo em guitarras. Acho que os melhores resultados que ele consegue é com uma PRS semi-acústica como esta do vídeo:



No "Snakes & Arrows Live" ele usa várias Gibson Les Paul com este recurso e por muito tempo (até eu ver os vídeos) ele me enganou fazendo eu imaginar se tratar de violões de verdade.

f14gomes
Membro
# jul/14
· votar


Muito boa a guitarra e o violão também.
E quanto ao teste, adianta eu dizer agora que eu acertei?!kkkkk
Se você não tivesse falado que tinha uma gravação com guitarra entre essas duas poucos teriam acusado isso. É um excelente recurso essa captação!!!

Me lembrei de quando vi pela primeira vez alguém tocando com um destes aqui.
Quem tocava estava virado de costas pra mim e eu não conseguia entender que guitarra era essa que as vezes tinha som de violão, ou que violão era esse que fazia som de guitarra sem nenhum pedal. rsrs

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


f14gomes

Também achei muito bom esse recurso. Nessa semana, não levo violão para o ensaio, vamos ver se vai dar certo.

Um abraço

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


Delson

Tranquilo. O objetivo era esse! kkkkkkk

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Cara, eu acho que essa não é semi-acústica não, parece uma Custom 22 modificada!

Deco_ufrj
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues
Achei que o primeiro fosse violão só por causa do barulho que fez na mão correndo no braço... pelo menos nos meus instrumentos, isso é mais fácil de acontecer no violão do que na guitarra...

Mas pode ter certeza que a guitarra substitui tranquilamente o violão, pode usar no ensaio...

parabens!

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Pois é, não é semi não. Essa aí é sólida.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues
É vero, errei de vídeo. Essa sim é semi:



clebergf
Veterano
# jul/14
· votar


Dr.Blues

Excelente timbre, os dois...
Cara, o seu piezo é aquele que fica nos "saddles"?
Tenho uma Schecter que veio com o Piezo queimado e preciso comprar a placa, por esse timbre vale a pena demais, puta som.

Dr.Blues
Membro
# jul/14
· votar


clebergf

Então, o Piezo fica por baixo da ponte. Acho que relamente vale a pena o investimento, pois o timbre é bem legal. Mas acho que para utilizar plenamente, tem que usar as duas saídas, uma em linha ou para um amp acústico e outra para o amp de guitarra. Quando liguei apenas no de guitarra e usei o Blend que mescla o Piezo e os captadores, o efeito não é tão aparente.
Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste PRS P22 Piezo X Violão Takamine Aço - Gravação em linha