Autor |
Mensagem |
nivekk Membro Novato |
# jun/14
Então, tem uns tópicos sobre isso e tal, mas são beem antigos (tipo 10 anos), além de serem diferentes da minha ideia, axei melhor fazer um novo e tal...
Começando por mim, eu era muito mimizento com palhetas, tipo "tem que ser tal espessura, senão atrapalha a palhetada alternada", "tem que tar com a ponta nova senão não consigo palhetar direito", um pouquinho que gastasse, eu ja tava comprando palheta nova, teve um tempo que não conseguia mais tocar sem minha jazzIII, enfim, gastei muita grana com palheta (mesmo sem tocar p#rra nenhuma), até que um belo dia vi um certo cara que diz ter cansado do jeito que tocava, e resolveu abandonar a palheta (sim, Kotzen), porém a qualidade do cara não diminuiu com isso, ai fiquei pensando, e se eu ligasse mais pro resultado sonoro (timbrístico), do que a facilidade pra palhetar?
Comecei a experimentar as palhetas que eu tinha em casa, sabe qual a que me agradou mais?? Aquela fininha q tu compra em qualquer boteco, que eu achava um lixo, pq dobrava quando ia tocar. aí eu vi as possibilidades que eu tinha com ela, normalmente toco cm ela virada (com a parte de cima, não a ponta), ela dá um ataque bem legal, se eu quero um som mais estalado uso a ponta, em alguns momentos toco com os dedos (coisa que não fazia antigamente), aprendi também a palhetar mais perto/longe da ponte conforme o timbre que eu queira, parei com a frescura de escolher demais, agora toco com o que tiver na mão na hora, ja faz mais de um ano que to nisso, e nem comprei palhetas nesse tempo, e pelo que eu percebi, evolui bastante.
Enfim, continuo não tocado nada, mas agora sou menos chato :)
Alguém mais tem coisas referentes ao assunto à compartilhar??
|
Led Zé Veterano |
# jun/14
· votar
nivekk Eu já testei de tudo em relação à palheta. Finas, médias, grossas, de metal, moeda, etc...Descobri que: gosto do timbre das 3mm ( sim , palheta altera timbre) por ter menos ataque e um som mais macio. Gosto do conforto das palhetas de 1 mm ou 2mm Pra levada rítmica nada melhor que uma "thin" (0,73 mm)
Mas toco com o que tiver na mão.
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
nivekk
Eu toco bastante com os dedos......gosto muito de arpeggios e acho os dedilhados melhores e com maiores possibilidades de variações, algumas impossíveis com palhetas.
Com relação a palhetas sou meio problemático, talvez até tenha alguma disfunção cerebral. NUNCA consegui escolher uma palheta padrão, vario a cada minuto. As vezes toco um show inteiro com uma palheta, outras não consigo tocar uma música inteira sem trocar. Não sei explicar... talvez seja uma espécie de tique nervoso.
Desta feita, possuo um pote com centenas delas (na verdade apenas 3 tipos, Dunlop Turtle 1.14, Dunlop 500 1.5 e Fender Shell Mediun) e vou pegando, tocando e jogando num outro pote....... até que uma "encaixa".
Quando uma é eleita fica fixa, mesmo que eu use os dedos volto a ela, mas a mesma, não pode ser outra igual, e assim segue... até ela me incomodar e ser despachada pro pote 2.
Obs: Engraçado que muitas vezes a que "encaixa" é a mesma que eu tinha acabado de despachar no pote.
Tá, eu sei que não é muito normal... mas já que você perguntou eu falei.
|
JJJ Veterano
|
# jun/14
· votar
Nunca liguei muito pra qual palheta usar. Geralmente pego a primeira que aparece...
Confesso que é preguiça mental minha. Devia fazer testes cuidadosos pra ver qual tipo de palheta, material, formato, espessura se adapta melhor a cada situação.
Mas como toco há mais de 30 anos e nunca fiz isso, duvido muito que vá fazer algum dia! hehehe
|
cafe_com_leite Veterano |
# jun/14
· votar
Eu peguei as manhas da Jazz 3 e quando pego outra pra palhetar, consigo até me viro bem, mas a difença é brutal, tanto pelo tamanho quanto pela textura.
|
renatocaster Moderador
|
# jun/14
· votar
Não tenho ressalvas quanto à espessura das palhetas, mas me acostumei totalmente com as palhetas menores, tipo a Dunlop Jazz III ou similares. Se me derem uma palheta grande, aí eu toco de maneira bem desconfortável.
Ahn, também é importante que a palheta tenha a superfície áspera. Se for totalmente lisa dá ruim, eu suo muito e a palheta fica escorregando.
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
cafe_com_leite sei como é, a desgraçada encaixa na mão, quando tu troca parece que falta um pedaço do dedo.
Lelo Mig Cê tem problemas mano kkk, ficar trocando de palheta no meio da música ja axo meio demais hahah.
Led Zé Pra levada rítmica nada melhor que uma "thin" (0,73 mm) axo que é dessas que to usando mais agora, gosto bastante do timbre delas
|
Thorin o Hobbit Veterano |
# jun/14
· votar
Eu sempre toco com as palhetas de tamanho normal, a espessura pra mim não faz muita diferença não, quando pego uma Jazz III só raspo um pouco o dedo nas cordas quando vou fazer power chords, minha unica exigência é que seja áspera, se não ela fica girando nos meus dedos, hoje eu compro palheta da china aos montes mesmo, pego 100 palhetas por 30 reais, pra mim vale muito a pena.
|
entamoeba Membro Novato |
# jun/14 · Editado por: entamoeba
· votar
Tenho uma palheta indestrutível que me acompanha há uns 16 anos pelo menos: uma semente de Guapuruvu, que tem uns 4mm. Lógico que não abro mão das convencionais quando quero o ataque com definição.
Minha pior experiência com palhetas foi ter emprestado a minha guitarra para a gravação de uma banda de metal. Junto, emprestei as palhetas de alumínio que eu usava na época! A guitarra voltou toda riscada e tive que refazer o verniz. Nunca mais usei palheta de alumínio!
Uso a Dunlop Stubby Triangle de 1.5mm e as Gator Grip de 0.96 - 2.0mm.
|
Van_Lorien Veterano |
# jun/14
· votar
Eu quando comecei a tocar usava as Fenders Medium, depois tive uma época utilizando as Dunlop Gator 2.0. Uns tempos depois passei a usar a Jazz III, voltei pras Gator Grip, mas mais finas.
Uns anos depois ganhei de brinde com a compra de uns slides umas palhetas chamadas Cactus Picks, muito boas, .75mm, mas muito frageis, gastavam muito rápido, mesmo assim utilizei bastante elas.
Esse ano voltei a brincar com uma Jazz III que eu tinha mas não me adaptava ao corpo dela, acho muito pequeno, parece que vou perder a palheta a qualquer momento, que falta força na palhetada, o que eu gostava era a ponta dela.
Por sorte, descobri a Dunlop Tortex III, que é uma Tortex com a ponta da Jazz III: best of both words. Agora só utilizo elas na versão 1.14mm.
Apesar de preferir a Dunlop T3, qualquer coisa serve, até os dedos. Por sinal, de vez em quando gosto de tocar com os dedos pra descontrair e buscar outras sonoridades.
Abraços!
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jun/14
· votar
Gosto da Dunlop Nylon 1.07mm .mas sempre uso as que vem no jogo de cordas barato. pra quem já tocou com tazo ta bom.
|
Luisfelp FR1 Membro |
# jun/14
· votar
Não gosto de palhetas muito pequenas, muito menos as mais grossas. Tenho uma Dunlop big stuby 2.0 e acho ela muito grossa, e meio que desconfortável pra tocar, principalmente pelo fato de que qualquer palhetada mais forte as cordas trastejam. Acho que isso se deve ao fato de eu ter tocado mais de 3 anos em uma guitarra desregulada com as cordas a quase 1cm/ 10mm do braço (aprendi a tocar nela), então pra sair algo com uma bela pegada tinha que descer a mão (algo meio que SRV só que com cordas 010 xD), claro que eu achava isso normal, assim como as dores que isso gerava quando eu tentava fazer riffs rápidos nela. Quando comprei outra guitarra e levei a um luthier, que regulou a altura das cordas a 3,5mm/ 4mm do braço, o que pra muitos é alto, eu estranhei muito, tive que reaprender a tocar, maneirando muito a força que eu usava
Enfim,as palhetas que eu mais uso são as Fender Medium e derivadas de espessura próxima, como as giannini. Uso-as tanto para solos como bases.
|
# jun/14
· votar
Passo raiva é com a falsificada da Jazz III. Gasta super rápido e não tem a mesma textura. Eu gosto da original, mas aqui na minha cidade não tem e eu tenho que ir até em Campinas, numa loja que fica bem fora de mão, além de ser caro pra caramba, 5 pila. Fui lá comprar esses dias e passei vergonha porque não tinha o dinheiro suficiente (tinha gastado a grana com roupa).
Mas agora eu to animando mais pra dedilhar do que pra palhetar, o dedilhado dá bem mais possibilidades de arpejos como o Lelo Mig disse.
|
ROo Veterano |
# jun/14
· votar
Van_Lorien Por sorte, descobri a Dunlop Tortex III, que é uma Tortex com a ponta da Jazz III: best of both words. Agora só utilizo elas na versão 1.14mm. Uso exatamente a mesma palheta pelo mesmo motivo, ponta da Jazz III mas não tão pequena na parte que segura :)
|
Renato F Veterano |
# jun/14
· votar
Reflexão Pra mim, qualquer uma entre 1 e 2mm (preferencialmente Dunlop Totex ou Delrin).
Experiência Agora o foda é que já estão falsificando até palhetas... a gente compra uma porcaria dessas que não duram nada e ainda paga o preço da original. As últimas dunlop que eu comprei soltaram a tinta...
Mimimi Não consigo tocar com essas tipo big stubby.
|
Maycão Veterano |
# jun/14 · Editado por: Maycão
· votar
Eu toquei a vida toda trocando de palhetas, mas porque eu sumia todas, até comprar um chaveiro porta - palhetas kk.
Mas sempre tocava com umas roxinhas da dunlop, depois passei para umas da planet waves, não me preocupava muito. Aí toquei numa Jazz III. Não dava muito moral quando o povo falava que era muito boa(para o gosto de alguns), depois disso só uso ela. Flws
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/14
· votar
cafe_com_leite
"na minha cidade não tem"
Cara, hoje em dia eu espero precisar de cordas, por exemplo, e já compro encordoamentos e palhetas prá karamba via internet. Sai barato, entrega em casa.
Larga a mão de ser pão duro e quando comprar palhetas compra de dúzia véio!
|
Ismah Veterano |
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar
Eu tenho uns 400 modelos... De alumínio a pedra, passando por sementes, madeira, acrílico, PVC, PP, Nylon, teflon... Realmente não me apego, mas tenho minhas preferências...
Gosto das maiores (mais comuns) para ritmos/bases, macias por volta de 0.5mm de nylon para levadas swingadas (maxixe, sertanejo, funk), PVC (dá até pra cortar de um cano de água), para uma coisa mais reta (bailão, pop/rock). Pra algo mais preciso (metal em geral, instrumental e partes muito soladas) uma de 1,2mm em diante, de acrílico ou PVC, ou alumínio anodizado (oxidado e pintado, são mais suaves no atrito com as cordas) lisas (polidas), com furos para mais firmeza - tem algumas que são escovado ou jateado que dão um som bizarro.
Atualmente toco com umas tortex relativamente caras (3,60/un), de teflon, que realmente gosto, mas elas são pequeñas, mas as 0,8mm são perfeitas para uso geral, e uma 1mm para algo mais solado.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jun/14
· votar
fazem anos que uso a dunlop stubby 2m ,palheta para tocar baixo, na guitarra e nunca me senti muito confortavel com outras palhetas
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
Ismah Nuss e eu que axava que eu era chato kkkk, quando eu preciso comprar, compro as mais barata que eu achar, normalmente é tortex fininha msm. uso até perder. Quando quero sonoridade diferente uso o processo que descrevi no primeiro post, dificilmente alguém vai me ver trocando de palheta entre uma música e outra, quem dirá então ficar trocando no meio da música.
Cara, não entendo como alguém usa palheta de alumínio, pra mim a única utilidade daquilo é fazer chaveiro, tem um som horrível, além de ficar prendendo nas cordas, axo que jamais vou me acostumar com aquilo.
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# jun/14
· votar
Pra mim só rola com Jazz III ou similares.
Tocava com umas Stubby 3mm, as pequeninhas, da Dunlop. Curtia muito, até que um dia fiquei sem, e peguei umas Lost Dog que vieram junto com um pedal que comprei. Estas últimas tinham um timbre beem diferente, muito mais ataque. Daí eu curti muito a pegada delas, mas tinha ataque demais. Depois acabei testando as Jazz III e só uso delas, porque pra mim elas têm a pegada semelhante às Lost Dog que usei, com o ataque mais macio, na medida certa. Hoje em dia ainda me arrisco de vez em quando nas Stubby, mas sainto diferença na tocabilidade e no timbre. Fica um timbre macio demais.
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
Pra quem axa que 5 reais numa palheta é mto caro, Guthrie Govan usa palhetas red bear
se me lembro bem, devem custar uns U$20,00
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jun/14
· votar
todo mundo fala nessa jazz 3.
a minha stubby é bom q quando acaba uma ponta vc tem mais duas heheh
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
a minha stubby é bom q quando acaba uma ponta vc tem mais duas heheh A questão é que pra uma jazz3 ficar sem ponta leva muuuito tempo kkk
|
Ismah Veterano |
# jun/14
· votar
nivekk
Mas eu não troco, uso como opção - e coleciono também. Como eu trabalho no backstage, cada show, guardo uma palheta (ou até mais que uma).
Apenas eu toco estilos variados, aí avalio o que vem pela frente... Mais bases levo algo mais macio... Vou precisar tocar 400 solos, então algo mais rígido...
As de alumínio é questão de uso mesmo, elas são mais confortáveis que uma 2~3mm de acrílico. E a ideia é palhetar com o lado dela, não na diagonal.
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
Ismah entendi... pensando bem, creio que se eu fosse gravar alguma coisa seriamente também ia passar um bom tempo escolhendo "a palheta"
|
Jhonaton Membro Novato |
# jun/14
· votar
Eu usei jazz III, fui para a stuby depois voltei para a jaz III, depois com o formato desta fiz uma de osso de uns 3mm, depois conheci a redbear e em um momento de loucura dei 25 dólares em uma palheta de 2,75mm que imita casco de tartaruga(o material) e tem o melhor grip que eu já vi. Apesar dos pesares toco bastante com os dedos e com qualquer palheta, mas a redbear é sempre a preferida entre as palhetas.
|
nivekk Membro Novato |
# jun/14
· votar
Jhonaton Realmente devem ser muito boas pelo preço, deve ser legal de perde :)
|
Jhonaton Membro Novato |
# jun/14
· votar
nivekk
É cara ainda bem que tenho sorte com palhetas em 5 anos só perdi umas 4! Arruma uma dessas são incríveis, tem grip, timbre coisa top.
|
# jun/14
· votar
Lelo Mig Larga a mão de ser pão duro e quando comprar palhetas compra de dúzia véio!
Pois é, quem dera eu tivesse a opção de ser pão duro hahaha. Mas termino o ensino médio esse ano, pego meu diploma de técnico em ADM no fim do ano e ano que vem as coisas vão mudar o/
|