Reflexões sobre interpretação: nota parada não causa dengue!

    Autor Mensagem
    PGilbert
    Veterano
    # mar/14


    Interpretar.

    Esse é o verbo que todo músico, não somente o guitarrista, deve aprender a conjugar em todas as notas da escala. Uma parte importantíssima da interpretação é como deixar uma nota soar.

    Muitos guitarristas não conseguem deixar uma nota descansar, estão sempre emendando mais um monte de notas pra fazer firula. Parece que têm medo de que a nota parada, igual a água parada, vai gerar mosquito da dengue.

    Vários guitarristas fizeram fama em cima de interpretação que, ao contrário do que muitos pensam, exige muita técnica. Muitas vezes, uma nota parada exige mais do que a capacidade do guitarrista permite naquele momento.

    Não é apenas deixar a nota soar e ficar esperando. Ela deve ser toda trabalhada, desde o momento em que é palhetada até o momento em que deixa de existir.

    Vamos falar especificamente de bends e vibratos.

    O vibrato é uma técnica importantíssima que deveria ser usada em 100% das notas em repouso.

    Ele deve ser usado com cuidado e bom senso. Não pode soar como uma ovelha no cio e nem como um midi do guitar pro. A intensidade deve ser moderada e a velocidade deve ser o que a música pede. As vezes um vibrato mais rápido ou um mais lento, acompanhando a batida da música.

    A palhetada também deve ser feita com certa intensidade. Não pode dar aquela palhetada “meia bomba”, “xexelenta” e sem vontade. Isso é algo que você sabe e sente quando está imerso no que está tocando.

    O bend é outra arma poderosíssima para interpretação. Um bend bem colocado junto com um vibrato dá vida à nota.

    A questão é que a técnica é simples, mas executá-las no momento certo exige MUITA prática e experiência.

    Um guitarrista deve ter referências não só de outros guitarristas, mas também de cantores que possuem vibratos sensacionais e que servem de exemplo.

    Uma pequena lista de guitarristas que sabem usar vibrato e bend. Recomendo que escute bastante material destes caras:

    Paul Gilbert
    Yngwie Malmsteen
    Steve Ray Vaughan
    Nuno Bettencourt
    Steve Vai

    Dos guitarristas nacionais:

    Léo Mancini (pra mim o guitarrista que mais sabe usar vibrato, depois do Paul Gilbert)
    Eduardo Ardanuy

    Recomendo também estes cantores:

    Richie Kotzen
    Mariah Carey
    Aretha Franklin
    Michael Jackson
    Ronnie James Dio
    David Coverdale

    Eles são referência e inspiração para muitos instrumentistas e cantores como intérpretes (sejam de músicas próprias ou não) e de como eles dão vida ao que tocam e cantam.

    Guitarra não é somente tocar 400 notas por segundo. Você precisa transmitir sentimentos através de cada nota!

    Publiquei esse texto no Guitar Battle!

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    BB King

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    PGilbert
    Velho muito legal seu texto.

    Acho que vivemos em uma época de guitarrista genéricos e robóticos... Sempre falo que música é sentimento, e não há como expressar algo (através da guitarra) se não dominar técnicas como bend e vibrato, não precisa ser um David Gilmour que é um exemplo de virtuosidade. Mas reconhecer o compasso da musica e entrega aquilo que a musica precisa, e não aquilo que teus dedos querem, já é um grande começo.

    Acho que tu conhecer técnicas de guitarras, poucas escalas, saber harmonizar e ter uma noção de arranjos, e ter muita visão musical (falo reconhecer ritmos, noção de tempos, estilos e etc), consegue ser um bom guitarrista, mesmo não tendo um conhecimento monstro teoricamente ou palhetar 300 bpm/s.

    Acho que não fugi da ideia do tópico, mas se fugi, tentei contribuir =]

    PGilbert
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: PGilbert
    · votar


    Jeff.guitar
    Acho que vivemos em uma época de guitarrista genéricos e robóticos... Sempre falo que música é sentimento, e não há como expressar algo (através da guitarra) se não dominar técnicas como bend e vibrato, não precisa ser um David Gilmour que é um exemplo de virtuosidade. Mas reconhecer o compasso da musica e entrega aquilo que a musica precisa, e não aquilo que teus dedos querem, já é um grande começo.

    Falou tudo!

    Acho que tu conhecer técnicas de guitarras, poucas escalas, saber harmonizar e ter uma noção de arranjos, e ter muita visão musical (falo reconhecer ritmos, noção de tempos, estilos e etc), consegue ser um bom guitarrista, mesmo não tendo um conhecimento monstro teoricamente ou palhetar 300 bpm/s.

    Acho que aí é debatível e também foge UM POUCO do assunto sobre interpretação.

    O que eu quis dizer é que tocando rápido ou devagar, interpretação é fundamental demais. Tanto Gilmour quanto Malmsteen são caras que têm vibrato e bend espetaculares! Só que um toca 400 notas por segundo e o outro não!

    Acho que interpretação é um bom medidor para guitarristas. Independente da velocidade que toquem, como já disse antes!

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    PGilbert

    Belo texto.

    E junto às notas longas eu incluo ainda outro item ainda mais negligenciado: PAUSA.

    Sim amiguinhos guitarristas, as pausas existem e podem ser usadas. Inclusive parar totalmente de tocar em alguns momentos torna a reentrada muito mais efetiva do que seguir tocando o tempo todo. Acho que tudo isso é reflexo do quão pouco guitarristas (em geral, mas não todos, obviamente) pensam no arranjo como um todo, e em como integrar seu instrumento aos demais e à textura sonora, o que é bem diferente de tratar os demais como uma BT em que se sola por cima.

    O vibrato é uma técnica importantíssima que deveria ser usada em 100% das notas em repouso.

    Nesse ponto eu discordo. Assim como o vibrato é um ornamento (e ele é visto assim em música antiga por exemplo, sendo tratado como um trilo, um mordente. Algo que se insere em alguns pontos) ele pode ser usado em determinadas notas longas e em outras não.

    Curiosamente quando se toca uma nota longa "lisa" dentro de uma frase em que outras notas longas receberam o vibrato, a nota lisa se destaca e se diferencia das demais. Nesse caso a nota limpa é que é a ornamentada (por ausência de vibrato em comparação às demais).

    Eu sou da opinião de que nada deve ser tomado como regra cabal (como usar vibrato sempre em notas longas de repouso). Acho que tudo depende da intenção do executante, da música em particular, etc...

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    PGilbert
    Um cara que tem bends bem legais é o Mattias Jabs dos Scorpions.

    Jeff.guitar
    Mas reconhecer o compasso da musica e entrega aquilo que a musica precisa, e não aquilo que teus dedos querem, já é um grande começo.
    Concordo.

    Jm7
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Jm7
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Parece que têm medo de que a nota parada, igual a água parada, vai gerar mosquito da dengue.
    Não pode soar como uma ovelha no cio

    Obs.:eu sei que meu comentário não agrega nenhum valor à discussão, mas as comparações foram fenomenais!

    Jhonaton
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Jhonaton
    · votar


    São técnicas importantíssimas assim como a escolha de notas, alguns exemplos para mim são:
    Warren Haynes, Yoshiake Manabe, B.B.king, Kensuke Kita, Masafumi Gotoh, Abe Futoshi, Albert King, Hisaki e Teru, Freddie King...

    renatoff
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    nota parada n causa dengue, mas nota parada na hora errada causa! huashaushaushasuasu

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eu diria que a nota ERRADA chega a causar até dor-de-cabeça. Por isso é importante estudar os repousos, e as notas de passagem...

    Tem outra coisa importante, fazer bend é igual cantar, TEM QUE SER NO TOM!!! Tem que ser afinado, bend desafinado dói fisicamente. É semelhante a ouvir alguém falando "menas", "pobrema", ou "seje"...


    Mariah Carey


    Socorro!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    PGilbert: Interpretar.

    Muito bom!

    É isso cara. Palavras soltas são apenas palavras. Não dizem nada sem os "sinais". A beleza de tudo não está só no linguajar rebuscado, mas na expressão, na profundidade adequada da medida certa para aquele momento, naquele contexto! Daí, vem a "palavra" do artista.

    Tinha uma disciplina no colégio chamada "Comunicação e Expressão". Assim é na música.

    Valeu!

    PGilbert
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    E junto às notas longas eu incluo ainda outro item ainda mais negligenciado: PAUSA.


    Com certeza! Outro item absolutamente importante para interpretação.

    Eu sou da opinião de que nada deve ser tomado como regra cabal (como usar vibrato sempre em notas longas de repouso). Acho que tudo depende da intenção do executante, da música em particular, etc...

    Perfeito, me faltou bom senso ao dizer que deveria ser usado em 100% das notas paradas.

    As vezes a interpretação pede a nota parada, sem ornamento. Concordo com vc!

    MauricioBahia
    É isso cara. Palavras soltas são apenas palavras. Não dizem nada sem os "sinais". A beleza de tudo não está só no linguajar rebuscado, mas na expressão, na profundidade adequada da medida certa para aquele momento, naquele contexto! Daí, vem a "palavra" do artista.

    Isso é o que diferencia os artistas, não é verdade?

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Belo tópico!

    Eu acredito que o vibrato é a identidade do guitarrista e que é a técnica mais importante a ser usada. É nela que a gente coloca o sentimento e se expressa. Lembro-me de quando eu comecei a desenvolver o vibrato e meu professor sempre me dizia: "seja crítico, ouça o vibrato e nunca ache que ele está perfeito"... Acredito que o vibrato é uma técnica que deve ser estudada com muita atenção, mas é fato, você só vai ter um vibrato na medida certa praticando e isso leva um bom tempo.

    Estudar vibrato com metrônomo também é importante, pois tem guitarristas que fazem ele fora do tempo e consequentemente faz com que a nota seja desafinada.

    Resumindo eu acho que para se ter bom vibrato, em músicas lentas você precisa ter uma mão de moça e ser delicado! hahueaheuae. Em músicas rápidas, você precisa ser agressivo e nocauteador. Hehe

    Abraços.

    krixzy
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Musicalmente falando, pros meus ouvidos, uma nota parada por muito tempo seja com vibratos e bends perfeitos ou não, ela não soa tão bonito quanto uma frase bem elaborada, uma nota soando por muito tempo me parece mais o fim da musica ou do solo, e se demorar muito mesmo fica até desagradável, prefiro segurar as notas, como um modo de pausa, ou tempo entre uma frase e outra.

    Na minha opinião, também não tem essa de que solos rápidos sem parar sejam desagradáveis, não importa a velocidade nem o tempo de cada nota, o que importa é a frase ser ou não bem elaborada, existem várias melodias tanto rápidas quanto lentas em músicas por ai e todas soam igualmente agradáveis.

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    A verdade é que existe uma grande diferença entre fritador e virtuoso...

    Virtuoso é domínio, controle total e absoluto de todos os aspectos do instrumento: Técnica fluente, entonação perfeita, controle de dinâmica, senso de melodia, etc. Exemplos: Glen Gould, Alexander Markov, Malmsteen, e (RIP) Paco de Lucia.

    Fritador é firuleiro...

    PGilbert
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    krixzy
    Na minha opinião, também não tem essa de que solos rápidos sem parar sejam desagradáveis, não importa a velocidade nem o tempo de cada nota, o que importa é a frase ser ou não bem elaborada, existem várias melodias tanto rápidas quanto lentas em músicas por ai e todas soam igualmente agradáveis.

    Perfeito!

    E mesmo sendo "bem bolada", ela tem que ser bem executada, ter vida, saca?


    Ancient_CTHULU
    Virtuoso é domínio, controle total e absoluto de todos os aspectos do instrumento: Técnica fluente, entonação perfeita, controle de dinâmica, senso de melodia, etc

    Concordo também!

    E usar tudo isso para fazer a música transmitir algo,.

    PGilbert
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    erick_guitar
    Resumindo eu acho que para se ter bom vibrato, em músicas lentas você precisa ter uma mão de moça e ser delicado! hahueaheuae. Em músicas rápidas, você precisa ser agressivo e nocauteador. Hehe

    Discordo um pouco, acho que não importa a velocidade da música, você precisa ter uma pegada boa.

    Se for muito com mão de moça vc não consegue tirar um som claro.. se a sua intenção for essa, tudo bem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reflexões sobre interpretação: nota parada não causa dengue!