Os Esquecidos Volume e Tone, duas regulagen, infinitos timbres!

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


renatocaster

Basicamente susperstrats com captadores de alto ganho

E como as guitarras com caps ativos e comportam com o tone?


Agora, sendo sincero.. eu tive problema com o treeble mod pro volume, quando fechava o pot o som ainda saia :S

renatocaster
Moderador
# mai/14
· votar


Alex guitar man

E como as guitarras com caps ativos e comportam com o tone?

Aí eu não sei. Eu até já tive uma Ibanez RG com caps ativos, mas eu acho que o tone daquela guitarra nem funcionava.

Cres
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ei galera, vocês sabem se em guitarras mais simples os knobs de tone e volume não funcionam de maneira muito sensiva? Porque na minha guitarra só vou sentindo uma diferença significativa nos extremos dos knobs, enquanto que no video do tiozão com a LP que foi postado aqui, ele mexe um pouco e ja da pra sentir a diferença.
Estou certo ou é impressão minha?

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Cres

Esta certo, mas nada que revazer a parte eletrica resolva!

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


renatocaster

Sinceramente, acho o controle de tone meio inútil em alguns modelos de guitarras.
Que modelos por exemplo?


A Frankstein do Van Halen, as antigas Wolfgang Music Man, Peavey... Inútil porque nem tinha mesmo, né? kkkkk

O mestre Van Halen pediu pessoalmente para não ter controle de tone porque para ele não servia para nada, só usava aberto mesmo. Eu tive uma Wolfgang dessas, gostei dela. Quem sou eu para discordar do mestre, mas para mim o controle de tone é essencial.

renatocaster
Moderador
# mai/14
· votar


MMI

Mesmo esquema da N4, ela também não tem. Mas como falei, eu achei o tone na Les Paul com P-90 mais "usável", no meu caso.

Acho que o tone é mais aplicável tocando com a guitarra no clean, e tal. Quem toca com drive hi gain atochado no talo não sente falta de tone.

Cres
Membro Novato
# mai/14
· votar


Alex guitar man
AAh sim cara, valeu

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Eu uso muito o Knobs..... Eu nao me imagino usando guitarras q tenham apenas um master volume e tone....

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man


Boas dicas cara, antes, sempre que lia sobre mexer nos knobs eu torcia o nariz, achava que os caras no próprio fórum falavam merda de usar e tal. Recentemente eu mexi em todas as minhas guitarras e acabei trocando os captadores, potenciometros e capacitores delas e agora eu admito com todas as forças que eu era um bronco burro, esses knobs mudam muita coisa mesmo. Ter captadores que tenham dinâmica, sensibilidade e um equilibrio legal, fora potenciometros que deixem seus knobs bem constantes ao movimentá-los e que alterem o som sem zuá-lo todo deixam a guitarra muito versátil, passam a deixar esses controles muito efetivos. Hoje consigo facilmente um limpo muito bom com um drive apenas mexendo nos knobs. Essas dicas são muito boas para mexer em timbres, parabéns pela iniciativa, vai ajudar muita gente por fazê-las pensar nisso.


Abração

Filippo14
Veterano
# mai/14 · Editado por: Filippo14
· votar


duplo

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


PQP... Fiz um post de meia página e ele foi para a dimensão das palhetas... ¬¬

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Não sei porque mas isso foi muito engraçado kkk

Faz de novo ai, por favor :))

Morgaroth
Membro Novato
# mar/15
· votar


Eu já toco guitarra há alguns anos, principalmente rock e metal, e sempre deixo o knob tone no máximo (e o de volume também, se abaixo o volume a distorção fica murcha)... Estou perdendo de timbrar melhor ou para esses estilos o bom é deixar no máximo mesmo?

Obs: Tenho uma guitarra Esp Ltd com Emg 81

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Morgaroth

Depende do equipo que você está usando, não é todas distorções que responde bem aos knobs, o volume você pode usar pra tirar ganho da distorcao, dependendo a distorcao pode ate limpar o som e deixar mais suave pra dedilhados e etc, o tone voce corta os agudos, mas como eu disse vai depender muito da distorcao, o que voce usa?

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Morgaroth

Em geral amplificadores low-end ( Fender Bassman, Tweed, Twin Reverb, Marshall Plexi, Dumble Overdrive Special, Lazy J amps), com muita dinâmica, típicos das décadas de 50 e 60 tendem a responderem muito melhor à esse tipo de brincadeira no volume e tone. Fora isso, guitarras que sigam essa linha (Telecaster, Stratocaster com captadores Fender CS69, Texas Special, Gibsons com captadores na linha dos P.A.F.s), com captadores que são muito dinâmicos ajudam muito nesse sentido. Lembrando que não é regra!!!!

O volume da guitarra, quando mexemos, ele acaba limpando o som, sendo bem perceptível em situações como as de cima. Já em uma guitarra como a sua, ele acaba limpando menos, essa limpeza fica menos perceptível, então é uma forma de utilizar diferente, pode ser som da base e do solo regulados atráves disso, não deixa de ser prático e interessante.

O tone a mesma coisa, só acho que para o heavy metal, a definição das notas tem que ser muito boa, não da para fechar o tone demais, ficar com aquele som abafado e tocar uma base de guitarra onde não se escute nada, precisa de médios para dar a definição necessária, mas não quer dizer que testar algumas sonoridades não sejam interessantes, tudo é válido.


Cara, a única pessoa que pode responder essa dúvida com certeza é você, testa, não custa nada, força o teste a gerar resultados, não fecha o tone, desce uma escala e fala "Ahh não gostei" e volta ao antigo, tenta encontrar formas de utilizar isso, nem que seja fechar pouco o tone, ir descobrindo como funciona o tone da sua guitarra, como é a resposta, a mesma coisa para o volume. Se depois de um tempo você perceber que as sonoridades obtidas não são interessantes para o seu som, ai tudo bem, mas se forçe um pouco a encontrar resultados desse tipo de mudança, vale muito a pena, você vai acabar conhecendo não só mais a sua guitarra, mas como funciona essa dinâmica.


Abração

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man

Esqueceu de dizer, os que mais se dão bem com variação dos knobs são os fuzzes...

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah

Verdade! Em falar nisso... estou sem nenhum.. nao achei nada que eu queria.. rsrs.. ate achei mas nao no brasil e nem pelo preço acessível... e desisti de fazer o Face pq nao era um fuzz pra mim

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Vá de BlackSnake MaxFuzz (e não é pq quero vender o meu).

Strato.Freitas
Membro Novato
# mar/15
· votar


Alex guitar man

Cara, parabens pelo tópico. Eu toco guitarra a sete anos e esse ano agora de 2015 que eu comecei a entender mais sobre o instrumento que eu toco.

Alguns meses atras estava pensando em trocar de pedaleira, mas acho isso um pouco desnecessario agora... Acho que vale mais a pena conhecer meus instrumentos e saber a melhor config para meu amp.

Parabéns novamente e obrigado. Abraços

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


marcando...

MauricioBahia
Moderador
# mar/15
· votar


Strato.Freitas: Acho que vale mais a pena conhecer meus instrumentos e saber a melhor config para meu amp.

Concordo! Pra obter 100% é preciso conhecer 110%. Por aí... hehe

Abs!

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Strato.Freitas

Opa cara, muito obrigado hehe, tudo isso fui aprendeno aqui no forum e meu topico e um assunto ja abordado pelo MauricioBahia tambem :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Esquecidos Volume e Tone, duas regulagen, infinitos timbres!