Da Série Grandes Esquecidos: Jeff Healey

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad


Belo exemplo da mistura de força de vontade mais talento; o resultado é esse ai.



Em minha humilde e desimportante opinião, quando se fala da tal pegada (física mesmo), deve-se falar desse sujeito. É impressionante como ele passa essa sensação de força ao tocar, mesmo sem necessariamante segurar o instrumento.



Aqui tocando uma música que o Blackmore não gostava de tocar. ehhe

http://www.youtube.com/watch#!v=NOIWP_VoOOc




Aqui um site com informações sobre o equipamento usado por ele.

http://www.uberproaudio.com/content/view/224/38/

Aqui o sítio oficial:

http://www.jeffhealeyband.com/

Entrevista/matéria reproduzida na íntegra pela Guitar World:

http://www.guitarworld.com/healey

Bom, não escrevo mais por falta de tempo, mas digo que a primeira vez que o vi tocar, me emocionei profundamente. Grande guitarrista, bela voz, showman bem-humorado, merece um tópico. ;)

Texto em inglês: (copiado de um outro fórum)

Born in Toronto, Healey was raised in the city's west end. His father was a firefighter. Healey was blind; he lost his sight when he was one year old, due to cancer of the eyes—his eyes had to be surgically removed, and he was given artificial replacements. Nevertheless he began playing guitar when he was only three, developing his unique style of playing the instrument flat on his lap.

When he was seventeen he formed the band Blue Direction. This band was a four-piece band, primarily playing bar-band cover tunes; among the other musicians were bassist Jeremy Littler, drummer Graydon Chapman, and a schoolmate, Rob Quail on second guitar. This band played various local clubs in Toronto, including the Colonial Tavern.

Shortly thereafter, he was introduced to two musicians, bassist Joe Rockman and drummer Tom Stephen, and formed a trio, who made their first public appearance at The Birds Nest, located upstairs at Chicago's Diner on Queen Street West in Toronto. The new band received a write-up in Toronto's NOW magazine, and quickly were playing almost nightly in local clubs such as Grossman's Tavern and the famed blues club Albert's Hall. At this point, Jeff and the band were featured in a movie, Road House, which was inspired when its creator saw Jeff playing. With the resulting stardom, they soon signed with Arista Records and in 1988 released See The Light, which included the hit single "Angel Eyes". The song "Hideaway" was nominated for the "Best Instrumental" Grammy Award, and in 1990 the band won the "Entertainer of the Year" Juno Award. Other hits have included "How Long Can a Man Be Strong" and a cover of The Beatles' "While My Guitar Gently Weeps".

Healey was never particularly enamored with the world of rock music, however, and soon left it for music he preferred, vintage jazz. Jeff had been sitting in with traditional jazz bands around Toronto since the beginning of his music career.

In his later years, he released three CDs from his true passion, traditional American jazz from the 1920s and 1930s. He was an avid record collector and amassed a collection of well over 25,000 78 rpm records. For many years Healey ran his music-based club Healey's on Bathurst Street in Toronto, where he played with a rock band on Thursday nights, and with his jazz group, Jeff Healey's Jazz Wizards, on Saturday afternoons. Healey had moved his club to a bigger location at 56 Blue Jays Way and named it Jeff Healey's Roadhouse.

Though known primarily as a guitarist, Healey also played trumpet and clarinet during live performances. He also appeared on Deep Purple vocalist Ian Gillan's CD/DVD Gillan's Inn. He can also be seen playing the electric guitar with Stevie Ray Vaughan in SRV's rock video Look At Little Sister.
Healey had, from time to time, hosted a CBC Radio program entitled, My Kind of Jazz, in which he plays records from his vast vintage jazz collection. He hosted a program of the same name on Toronto station CJRT-FM, also known as JAZZ.FM91.

Healey discovered and helped develop the careers of other artists, including Amanda Marshall and Terra Hazelton.

On January 11, 2007, Healey underwent surgery to remove cancerous tissue from both lungs. In the previous eighteen months he had two sarcomas removed from his legs.


Death

On March 2, 2008 Healey died of cancer at St. Joseph's Health Centre in his home town of Toronto at the age of 41. [1] [3][4] His death came a month before the release of his new album, Mess of Blues, which would have been his first rock album in eight years.

Discography

1988: See the Light
1989: Road House Soundtrack
1990: Hell to Pay
1992: Feel This
1995: Cover to Cover
2000: Get Me Some
2002: Among Friends
2004: Adventures in Jazzland
2006: It's Tight Like That
2008: Mess Of Blues

Insomniac_
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Jeff Healey é simplesmente genial. Tem uma voz absurdamente marcante, um timbre invejável e uma pegada bizarra... Isso tudo tocando desse jeito e sem enxergar! Realmente, merece destaque.
E você anda sumido, hein?! xD

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Insomniac_
Konrad
Jeff Healey é simplesmente genial. Tem uma voz absurdamente marcante, um timbre invejável e uma pegada bizarra... Isso tudo tocando desse jeito e sem enxergar! Realmente, merece destaque.
E você anda sumido, hein?! xD


Meu sumiço é uma mistura de trabalho(s), faculdade, emputecimento com o mundo e belos serviços da Velox. heheheh.

Já viu esse aqui?



Insomniac_
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Caraca! Dois gênios juntos!
Emputecimento com o mundo? auhauha... Normal, normal. Mas precisamos marcar a pizza e a vodka, cara. Responde meus e-mails, tá me deixando muito no vácuo =P

smkstrato
Veterano
# mar/10 · Editado por: smkstrato
· votar


o cara era foda demais;
tem solos do cara q vc pensa: "meu, o cara é cego e toca assim, pqp", aí depois vc vê o cara destruindo com a guitarra na posição diferente e etc e fala: "PQP", era bem emocionante ver o jeff healey tocando... acho q era bem pouco conhecido no brasil.

smkstrato
Veterano
# mar/10
· votar


tem varias coisas pra falar desse cara,

se não conhecem ainda, ouçam a musica: "I think I love you too much" é uma boa introdução as musicas do cara; bluezera total, o cara usava uma fender preta bem modificada com uns captadores vermelhos, tp 2 humbucker; falo isso pq foi o jeito q eu vi a 1a vez (acho q era um show do live montreux 2005); enfim, SONZERA!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Insomniac_
Pódiscrê cara. Os bons morrem cêdo...
Ficam os rebolation da vida...
Jeff Healey \o/!
Que descance em paz profunda!
Abç

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Sempre tem um som dele no meu IPodre..

bluesmanjf
Veterano
# mar/10 · Editado por: bluesmanjf
· votar


É curioso no meu caso que eu conheci o cara justamente com o som o primeiro vídeo que vc postou(while my guitar...).

E eu tinha ficado "de cara" de ver um cara tocar nesse nível sendo cego e ainda mais tocando do modo que ele fazia.

Foi tanto que quando ouvi a música original (do George Harrison né?) me pareceu tãooo mais simples (ainda q bela).

Realmente um esquecido. Se nao me engano tb, teve show dele no Brasil inclusive.

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Comprei a fita K7 do álbum "See the Light" quando foi lançado aqui no Brasil. Um monstro na guitarra. Não foi por acaso que o SRV era o "padrinho" musical dele.

Aliás, preciso ouvir outras obras do JH!

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


bluesmanjf
Se nao me engano tb, teve show dele no Brasil inclusive.

Assisti um show dele o Morro da Urca, aqui no RJ...

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad


Fala professor,nobre amigo,sempre trazendo coisa boa pra cá.Bom tópico,pirei no som do primeiro video e na maneira deste guitarrista tocar,simplesmente show. Grande abraço !!!


EDIT Putz,pior que assistindo os demais,fica difícil dizer qual melhor. Aff,toca muito,muito mesmo.Puta feeling neste 2 video.Bluseiraça da melhor estirpe,fraseado mais louco da paróquia !!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad


Cara,sério mesmo,estou deveras impressionado com esse Jeff Healey. Cara,se existe perfeição dentro do blues,esse aí é o cara."Verdadeiro monstro",que puta fraseado de blues.E olha,são poucos que já ví ter um fraseado desses que ele demonstra neste 2 video.É de arrepiar escutar e assistir algo assim !!!

EDIT A lespaul "chora e geme" nas mãos desse cara.

overlappingcircles
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
+ 1 pelo post, Jeff Healey foi o primeiro bluesman que eu realmente comecei a curtir e me fez ter interesse pelo genero.

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad


Serio mesmo,tô embasbacado assistindo isso. Karaleo,isso não existiu não,existiu?

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Algúm coléga não teria um playbeck desta As the years passing by,para descolar? Assistindo isso daí,deu vontade pegar um playbeck desses e senta a mão de acordo na strato. E se as 011 aguentar,aguentou !!!

gualtersouza
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad

Muito bem lembrado. Tem um vídeo no youtube no qual ele toca Tore Down (que o Clapton regravou no disco preto dele) que é de arrasar, como tudo que ele mostrava: muito coração e bom humor, além do talento natural dele.
Abç

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Será que tem feeling?


Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

Pois é buddy, tive a mesma sensação que você teve ao ver As the Years Go Passing By, a versão dele é de longe a mais inspirada que eu já vi. Eu vou procurar o a BT e se achar eu te passo!

Konrad


Serio mesmo,tô embasbacado assistindo isso. Karaleo,isso não existiu não,existiu?


Existiu buddy, mas infelizmente já acbou, o sujeito morreu de cancer..... os bons se vão assim, rápido.

gualtersouza
Muito bem lembrado. Tem um vídeo no youtube no qual ele toca Tore Down (que o Clapton regravou no disco preto dele) que é de arrasar, como tudo que ele mostrava: muito coração e bom humor, além do talento natural dele.
Abç


Essa e a versão de Hoochie Coochie Man dele no CD da trilha sonora de Road House são demais!

Sobre o bom humor, basta perceber que ele semrpe gravava músicas cujas letras tinham ao menos uma frase com algo relacionado à visão... ehehhe

overlappingcircles
Konrad
+ 1 pelo post, Jeff Healey foi o primeiro bluesman que eu realmente comecei a curtir e me fez ter interesse pelo genero.


Pois é, e eu o conheci em janeiro de 2008, por meio de um CD que ganhei, ele morreu no mesmo ano....

Obrigado!

smkstrato

Eu acho que a "pegada" monstruosa dele se deve em parte ao fato de pegar o braço do instrumento ao contrário.... impressionante.

Quando ele se levantava era algo realmente emocionante.

Insomniac_
Mas precisamos marcar a pizza e a vodka, cara. Responde meus e-mails, tá me deixando muito no vácuo =P

É só marcar. E eu não te estou deixando no vácuo não, pô..... ehheheh

bluesmanjf

Hahahah. Eu prefiro a versão dele... procure a versão dele de Hideaway também. ;)

MauricioBahia
Comprei a fita K7 do álbum "See the Light" quando foi lançado aqui no Brasil. Um monstro na guitarra. Não foi por acaso que o SRV era o "padrinho" musical dele.

Aliás, preciso ouvir outras obras do JH!


Cara, eu postei um list aacho que completa de gravações dele, já é um começo para o processo de compra. hehe

ogner

Quando foi o show?

Obrigado a todos pela participação, é o primeiro tópico da minha "série" que atinge 10 posts. ehehhehe

btsimoes
Veterano
# mar/10
· votar


Esse era bom demais. Tenho 2 Cds dele.
Recomendo a todos que ouçam a versão dele para Angel do Hendrix e a uma música dele chamada How long caan a man be strong. Links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=SrKpYlT3duM

http://www.youtube.com/watch?v=13VN8Gc51aw

Boas demais.

Abraços.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


btsimoes






btsimoes
Veterano
# mar/10
· votar


Esse era o cara!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

Pois é buddy, tive a mesma sensação que você teve ao ver As the Years Go Passing By, a versão dele é de longe a mais inspirada que eu já vi. Eu vou procurar o a BT e se achar eu te passo!

Konrad



Legal professor,obrigado. Grande abraço !!!

-Dedo Duro-
Veterano
# mar/10
· votar


Tenhos dois dele em casa ("See The Light" e o "Hell to Pay").
Escutei um dia na casa de um amigo, mas estava meio "chapado" de bebida e só achei "legalzinho".
Dias depois, voltei na casa dele, escutei de novo, e achei maravilhoso. Comprei os dois citados anteriormente (em vinil).
O cara era foda !!!

Zero Zen
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad

Excelente post !

Eis mais um dos grandes que não tiveram o reconhecimento devido.

Ele tinha tudo ! Talento, técnica, feeling, bom gosto, capacidade de compor, estilo (tocava com a guitarra no colo) e, principalmente, uma bela e afinada voz (um verdadeiro calcanhar de aquiles para muitos bluseiros).

Na verdade, faltou-lhe apenas uma coisa: "A visão", que o abandonou ainda na infância.

T+.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad

Rapaz, uma vez vi um show do Jeff Healey no Bourbon Street que foi muito foda, o palco montado, todo mundo pronto pra ele subir e tocar, aí de repente começa o som da guitarra tocando e um spot vai direto em uma das mesas e o cara lá tocando no meio de todo mundo. Muito foda, depois de dois numeros, veio uma moça, muito bonita por sinal, que levou ele pro palco, onde ele retomou o show... muito foda, acho que dos shows de Blues que vi, só perde pro do Gatemouth Brown.

Overdriver
Veterano
# mar/10
· votar


Esse cara era FENOMENAL, um dos melhores guitarristas que já ouvi tocar.

Juh_Cruz
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Nossa... Eu nem conhecia :S

Amei a 1ª música!
Realmente ...
... Tem uma voz absurdamente marcante, um timbre invejável e uma pegada bizarra... Isso tudo tocando desse jeito e sem enxergar!

adorei! :)

bluesmanjf
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad...

"bluesmanjf

Hahahah. Eu prefiro a versão dele... procure a versão dele de Hideaway também. ;)
"

Vc diz dele - Harrison ou Healey?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Zero Zen
Na verdade, faltou-lhe apenas uma coisa: "A visão", que o abandonou ainda na infância.
Talvez por isso mesmo ele tenha se tornado o monstro da guitarra que se tornou...
É uma pena que o câncer que lhe tirou a visão tenho por fim lhe tirado a vida... Mas o cara deixou um grande legado...
P.S.: Ele também gravou um disco, de jazz, no qual tocava...trompete!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da Série Grandes Esquecidos: Jeff Healey