Os Esquecidos Volume e Tone, duas regulagen, infinitos timbres!

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mai/14


Quantas vezes ficamos mexendo com equalização?
Ela precisa ser fechada na base e estridente no solo ou em certa parte da musica...

Porque não faz a base com o tone no 5 depois abre ele?

Quantas vezes então no ganho?
Tem que ser pouco na base, mas preciso de sustain no solo...

Dai você fica, tenta, tenta.. fuça aqui, fuça la...

Que tal usar o volume como gain?


Então você não acha o limpo perfeito da sua lespaul, a chave na posição do meio fica um som quase perfeito.. mas.. podia ser mais aguidinho.. só que se eu mudar a equalização perco meu timbre depois...

Oh! que tal colocar a chave no meio e ir ajustando os pots de volume de cada captador mesclando o som? São timbres exoticos..
---------------------------------------------------------------------- ---------


Quantas e quantas vezes você usou esses controles originais da sua guitarra? São tão magicos, perceba que até maioria das guitarra feitas pra distorção cabulosa tem 1 tone e volume master!

Você ja viu os limpos que sua lespaul tem quando mescla os captadores aos poucos ainda mais brincando com o Tone?

E a Variação do ganho com o controle de volume? Olhe o Carlos Santana, ele da um belo exemplo do que é isso.

Esse video demonstra muito sobre o assunto:




Você explora esses controles? Acredite eles tão la pra te ajudar, se não, no lugar do volume teria uma chavinha liga e desliga.. E o tone não serve só pra quando você quer mostrar pro seu amigo um som de jazz..



OBS: Não tem topicos abordando esse assunto no forum

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Alex guitar man
OBS: Não tem topicos abordando esse assunto no forum

Na verdade existe um tópico debatendo este assunto, mas não me recordo o nome. De qualquer forma não é um assunto muito debatido por aqui e seu tópico deve esclarecer bastante. Eu uso muito os potenciômetros de volume e tonalidade. E me amarro num timbre com drive e com o tone todo fechado.

Yuri ycs
Membro Novato
# mai/14
· votar


E verdade hehehehehe

Van_Lorien
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Legal a ideia do tópico!

Eu uso bastante o volume, o tom nem tanto, mais diminuindo os agudos da ponte pra tocar algo mais pesado na Tele que tá comigo. Ah, e também pra imitar o Woman Tone do Clapton.

Agora o volume, esse sim eu uso muito, especialmente pra diminuir um pouco o ganho e limpar o som (e ao contrário também). Depois que se começa a utilizar o controle de volume, parece que o domínio sobre a guitarra aumenta muito.

Quanto ao vídeo, sensacional a variação de timbres que ele consegue!

Abraços!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


Poxa, eu sou um usuário compulsivo dos controles de volume e tone da minha Vintage AFD Paradise, principalmente os do captador da ponte.

Eu regulo o amp com bastante ganho no canal de drive, daí nas bases eu deixo o volume da guitarra no 1 ou 2, e vou aumentando nos solos, ou se forem bases um pouco mais pesadas. O controle de tone também, nas bases ele fica mais fechado, e eu abro quase todo só na hora dos solos.

É muito grande a variação de possibilidades que os knobs da guitarra podem oferecer

krixzy
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Poxa, eu sou um usuário compulsivo dos controles de volume e tone da minha Vintage AFD Paradise, principalmente os do captador da ponte.x2 até na guitarra uashausaushuhs...

Rachmaninoff
Veterano
# mai/14
· votar


Contribuindo para o tópico, deixo aqui uma entrevista do Eric Clapton da época do Cream, quando ele ainda tocava com uma Gibson SG, falando exatamente do assunto em questão (entre outras coisas):



GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


A propósito...

Take meu usando o canal de drive do Alien Monster, alterando o ganho pelo knob de volume da guitarra:

https://soundcloud.com/kellalbuquerque/monster-modern-dinamic

Slash Hammett
Veterano
# mai/14
· votar


Eu gosto de ficar fuçando bastante sim na minha Studio.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Aqui tem mais demos




MauricioBahia
Moderador
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tem um parecido:

O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246996/

;)

ps. seu título tá muito melhor!

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Isso dói muito o coração

http://cdn.bloody-disgusting.com/wp-content/uploads/2013/06/espguitars heavymetal.jpg


MauricioBahia

Putz cara, e agora?

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Esse vide conheci atravez de uma postagem do MauricioBahia



é otimo

MauricioBahia
Moderador
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex guitar man: Putz cara, e agora?

:) Deixa rolar. São complementares.

Abs

ps. com o título que postei seria muito difícil achar na busca. De fato, meu tópico deveria ser fechado na época ou o título alterado. Agora já foi...

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


MauricioBahia

Quando vc aumenta o volume do amp vc passa mais energia pros componentes, incluindo o falante. Os elétrons ficam nervosos
e qualquer palhetada atiça o bando de elétrons que ficam circulando pelo circuito... O.o

Credo, espero que alguém me explique esse fenômeno!


Não é atoa que o projeto de uns handmade é amplificadores transistorizados trabalhando em Alta Tensão seja com transistores ou mosfet, assim como as Valvulas e usando transformadores de saida pra casar com o falante...


Mas quanto a sua explicação os transistores estão sempre polarizado em tensão constantes, o que muda ao aumentar o volume é o sinal que vai exitar o power, aumentando ou diminuindo a tensão que vai pro falante, tanto é que temos esse esquema

Captadores> VOLUME da guitarra> Pré amplificador >Master volume>power>Falante

Acredito eu que quando abrimos o volume do amp quem faz falar bonito é o Altofalante, peguem um falante de 200w e coloquem em um amplificador de 5W ele vai soar um pouco seco e xoxo, o amplificador não tem força pra fazer o cone dele se deslocar como deveria para ter um bom timbre.. É mais ou menos isso o que ocorre quando aumentamos o volume de um amplificador..

Bom essa é uma das minha teorias de Leigo...

MauricioBahia
Moderador
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex guitar man

Quanto mais volume sonoro, mais energia precisa ser despendia. Acho que isso é óbvio, tanto que o trafo do amp esquenta!!! E, sendo assim, os elétrons estão intrépidos, fumegantes! hehe No minha humilde visão de leigo, isso faz com que tenhamos mais detalhes no timbre, porém mais diversidade sem controle. Aí os filtros (knobs volume e timbre) começam a atuar de forma contundente. Timbrar é uma arte e espero que não tenha dito muita asneira! hehe

Eita...

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Timbrar é uma arte e espero que não tenha dito muita asneira!

As vezes é mais gostoso timbrar do que tocar não é mesmo?

MauricioBahia
Moderador
# mai/14
· votar


Alex guitar man: As vezes é mais gostoso timbrar do que tocar não é mesmo?

Não! hahahah

Odeio timbrar...

;)

MauricioBahia
Moderador
# mai/14
· votar


Pera aí... Me equivoquei.

Em casa, beleza! É até uma terapia. Mas em estúdio ou no palco é um estresse!

;)

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Pô, eu uso o volume pra caramba. O tom é mais raro eu usar, depende da guitarra que eu tenho na mão. Por exemplo, eu tenho uma jazzmaster que tem um captador excessivamente agudo na ponte. Volta e meia dou uma cortada no tom dela pra equilibrar.

Umas semanas atrás, comprei uma Epiphone SG Custom (aquela com 3 humbuckers) e fiquei surpreso com a quantidade de sons que dá pra tirar dela. Os 3 humbuckers têm controle de volume independente, e as 3 posições da chave seletora são combinações de captadores (ponte+ meio, ponte+meio+braço e meio+braço), rolando fazer qualquer "blend" de captadores. Muito legal.

Postei em um tópico sobre outro assunto bem diferente um video de eu tocando com uma Epi Les Paul, um fuzz e um amp class A. A diferença que o knob de volume faz é perceptível (toco mal pra burro, nem repare):


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# mai/14
· votar


Po, cara, eu raramente uso os knobs de tone! Na verdade é porque eu já girei, girei, girei, e não ouvi diferenção nenhuma (não sei se o defeito é no pot., na ligação, ou em mim, hehe)!
Mas o de volume eu uso de vez em quando. Fica legal pra crunch, mas às vezes eu esbarro nele. X P

Thorin o Hobbit
Veterano
# mai/14
· votar


Single coil com o tone zerado e com uma distorção sempre agrada meus ouvidos.

comecei a fazer isso na minha strato agora, no cap do braço eu deixo o tone zerado e meto uma distorção e na hora do solo quando puxo pro cap da ponte, que é humbucker, da um efeito sonoro muito fera, para não falar palavrão, hehe.

renatocaster
Moderador
# mai/14
· votar


Sinceramente, acho o controle de tone meio inútil em alguns modelos de guitarras. Na verdade usei mais os controles de tone quando tinha a Les Paul. Nesse modelo em questão eu notei uma diferença significativa. Porém o mesmo não rolou em outros modelos de guitarra que já tive.

nivekk
Membro Novato
# mai/14
· votar


eu uso direto o de volume, o tone é difícil usar, mas não é tão raro ate, normalmente deixo a quantidade de ganho suficiente pra conseguir limpar so no volume, sou fã da dinâmica que pode ser obtida com o pot de volume

Luisfelp FR1
Membro
# mai/14
· votar


Uso e abuso do Tone e do Volume, tanto pra ajustar os graves quanto pra ganho. Na Stratocaster esse lance de ganho ajustado no volume, da certo pra caramba, qualquer mexidinha que você o som já muda de maneira considerável, pelo menos pra mim :)

Led Zé
Veterano
# mai/14
· votar


Tone eu uso pra corrigir o som. Se plug o num amp ou pedal que achei agudo demais eu fecho o tone . Já o volume pra mim é tão natural quanto palheta. Faz parte do saber tocar pra mim. Já usei muito amp de 1 canal e o volume que fazia a mudança entre limpo, crunch e lead.

john Norum
Veterano
# mai/14 · Editado por: john Norum
· votar


Uso bastante o tone da minha guitarra no 10 ele da um brilho no som, também costumo fazer efeito violino com o botão de volume, isso tudo aprendi vendo o Gary moore tocar.
Também o volume do cap da ponte na les paul em 4 fica como tipo um wah por esse cap ser mais afastado.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


renatocaster

Sinceramente, acho o controle de tone meio inútil em alguns modelos de guitarras.

Que modelos por exemplo?

Olha só que legal, as gretsch tem um switch que liga e desliga o capacitor de tone, elas não tem o controle de tone, só a chavinha..

http://www.gretschguitars.com/products/index.php?partno=2401131892


o philx demonstra isso aos 3:35, peste atenção, ele liga o botão de tone




Alex guitar man
Veterano
# mai/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


john Norum

Uso bastante o tone da minha guitarra no 10 ele da um brilho no som

No 10, ele não esta atuando... hehehe

renatocaster
Moderador
# mai/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Alex guitar man

Que modelos por exemplo?

Basicamente susperstrats com captadores de saída alta. Claro que o tone funciona normalmente na questão do "fechar e abrir" o som. Só que entre esse "fechar e abrir" é que eu não sentia muita diferença. Obviamente que estou falando da minha experiência com esses modelos de guitarra.

Agora, no caso da Les Paul era diferente. Tinha uma Studio com caps P-90, aí usando os controles de tone eu notava uma diferença mais significativa. Inclusive eu já os deixava numa posição que fazia com que o timbre ficasse mais bacana, ao meu ver. Já nas demais eu sempre deixei o tone zerado, inclusive uma delas nem tinha tone (uma N4), hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Esquecidos Volume e Tone, duas regulagen, infinitos timbres!