Morando perto de uma torre de rádio - Como me livrar das malditas RFs?

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14


    Na moral, como me livro destas malditas RFs?
    Em tudo aqui no meu apartamento pega estas malditas RFs. Meu valvulado pega, minha interface pega, meu som pega, tudo pega. E apartamento, Mesmo aterrando na janela de metal, não adianta. Quando toco no estudio ou na casa de amigos, tudo silencioso. Mas aqui, não rola de usar o canal de drive do amp ou meu Wah no curso completo do pedal, que a maldita rádio Itatiaia sintoniza. Infelizmente moro bem proximo a uma torre de transmissão. Tenho Modulo MIE G3, mas nada disso consegue vencer estas malditas ondas de rádio. Solução é não usar nem meu valvulado ou wah para gravar? Ou tem como me livrar dessas frequências com um equalizador?

    Valeu, um abraço!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Em teoria, fazer uma gaiola de faraday na casa, com telas metálicas na parede. Claro que isto é foda, mas acho que esta estação de radio que esta errada em deixar muita potencia perto de casas Não conheço a legislação a respeito das telecomunicações, mas se esta te atrapalhando, esta atrapalhando a vizinhança inteira. Se possível reúna uma galera e entre com uma denuncia para a Anatel investigar.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    É isso mesmo, torres não podem ficar perto de casa, mas é muito dificil vencer esse briga.

    Você pode optar em plantar dinamites nos pés dela

    Ramsay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Tenta usar um ou mais filtros de linha de qualidade, tipo os APC que tem circuitos que impedem essa interferência indesejável (eles são feitos pra isso).

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ramsay

    o problema e que eles não vem pela rede e sim na maior parte pelo ar.

    R. Carvalho


    Cabos blindados, guitarra blindada e aterramento e o filtro que o Ramsay falou ajudam muito! É isso ou as dinamites..

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Alex guitar man
    Ramsay
    Luiz_RibeiroSP
    Já tentei tudo isso!
    Pra vcs terem ideia... de olho, imagino que esta torre esteja a menos de 5 km, mais precisamente a uns 4 km daqui, se for pensar numa linha reta da minha janela até a construção. Com a minha lente 250mm eu consigo tirar uma foto perfeita desta torre, por exemplo. Para ondas que podem até ser nocivas para a saúde, acho um absurdo ter uma torre de transmissão tão perto assim. Mexendo com alguns plugins da Waves e equalizadores, quando uso o wah e o amp, consegui reduzir bem a interferência, mas perde-se uma fatia de frequências medio-agudas relevante fazendo isso. Na guitarra clean com wah até vai, mas na gravação do drive do amp, é sacanagem, fica muito perceptível essa alteração. Ou seja, só da pra usar meu equipamento fora de casa, ou tem que maquiar isso no DAW depois...

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Dinamite, muita dinamite para resolver essa treta.

    rafael_cpu
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Amigo, a rádio é legalizada? Ou é uma daquelas "comunitárias" ilegais?

    T+

    kiki
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Ou tem como me livrar dessas frequências com um equalizador?
    nao tem, pois não é um ruido constante - como seria de rede eletrica - mas um sinal variavel.

    sugiro voce conseguir localizar melhor onde está entrando o sinal. teste por partes.
    por exemplo, ligue o ampli sem plugar nada e veja se ele sozinho pega o radio. se pegar, teria que blindar ele de alguma forma (nao sei se é possivel).

    se nao pegar, plugue um cabo sem nada na outra ponta. o cabo pode servir de antena. se isso pegar radio, um cabo blindado com malha bem fechada pode ajudar.

    depois plugue só o pedal no ampli, sem cabo na entrada.
    em teoria o pedal tambem poderia ser blindado.

    e assim por diante.
    o sinal de radio viaja pelo ar, e qualquer ponto do sistema pode ser uma antena.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    rafael_cpu
    Cara, ao que me parece é a torre de rádio de alguma das grandes rádios que transmitem essa bosta de futebol. É uma estação bem grande, parece ser ligada às grandes rádios.
    kiki
    Ai que ta cara. Mesmo equipamentos blindados pegam um pouco de RF. Usando minhas guitarras no amp apenas com pouco drive, é pouco perceptivel a interferencia. Num estudio com aterramento, mal existe. Mas quando ligo um Hi-Filter como um wah wah, fode tudo. O foda é que aqui em casa tudo quanto é equipamento pega interferencia de RF. Quer dizer que eu poderia processar alguém por causa disso?
    Aí fica inviável de gravar em casa. Minha solução estão sendo os VSTs que curiosamente, são bem silenciosos. Talvez pela velha questão analog vs digital? Mas ainda assim, na interface mesmo pega RF quando eu zero por completo o volume dela. Estranho né?

    makumbator
    Moderador
    # mai/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    R. Carvalho
    Pra vcs terem ideia... de olho, imagino que esta torre esteja a menos de 5 km, mais precisamente a uns 4 km daqui, se for pensar numa linha reta da minha janela até a construção.

    Mas 4km não é uma distância relativamente grande? Já vi reportagens com antenas causando grandes interferências, mas na maioria dos casos estavam a poucos metros (lembro de uma que ficava a incríveis 1,5m da janela de um imóvel).

    Claro que tem que ser levada em conta a potência da antena (pois ela pode estar irregularmente configurada para um sinal mais forte do que prevê a legislação). Mas você tem certeza que o problema vem dessa antena pelo ar e não da linha elétrica?

    Você sabe como é a legislação sobre isso aí no seu município?

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Você sabe como é a legislação sobre isso aí no seu município?

    Nem tenho idéia cara...
    Mas sobre ser ela, tenho certeza. Pq aqui onde moro, tem uma sala no andar -2(Eu moro no 20o andar), que fica do outro lado do condominio, beeeeem afastada da torre, que da pra fazer um barulho. Lá eu liguei tudo e voilá, não deu porra nenhuma. Já tentei usar uma pedaleira minha com bateria + o Morley com bateria também, e foi só abrir o bichão que veio aquela rádio linda narrando gol...

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    R. Carvalho

    1- Você têm que fazer vários testes comparativos, ligando equipo por equipo em tomadas e locais diferentes e identificar se existem pontos com menor intensidade.

    2- Independente de vir "pelo ar", ondas de RF TAMBÉM podem estar na rede elétrica, já que estas ondas "contaminam" os fios de alta tensão e transformadores dos postes.

    Primeiro identificar, aparelhos com mais e menos, pontos com mais e menos, com um mapeamento do problema, podemos pensar numa, ou num conjunto de soluções.

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Mesmo aterrando na janela de metal, não adianta.

    Rapaz.... Vc pode estar recebendo um presente de grego... Tente usar um aterramento de "verdade" (contrate um eletricista, ou faça vc mesmo)

    talvez a janela de metal (creio eu que seja de aluminio) pode estar funcionando como uma "antena gigante" ao invez de aterrar...

    Vc ja ouviu falar naqueles bloqueadores de frequencias que a policia usa nos presidios? Talvez exista algo assim pra usar nos estudios de gravacao etc (eu nao sei se existe mas procura) e nao se esqueca de ligar pra ANATEL (tel.:1331) e comunicar o ocorrido.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Morando perto de uma torre de rádio - Como me livrar das malditas RFs?