Morando sozinho/Indo para universidade/Se mudando, e relação com musica/guitarra

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # mar/13


    Fala galera Cifra Club, estou me deparando com umas situação inédita na minha vida, e que tenho certeza que já aconteceu com muita gente aqui do fórum com mais experiencia tanto de musica quanto de vida. Sendo assim, crio o tópico com o intuito de me ajudar e servir de base outros guitarristas em situação semelhante.

    Passei no vestibular e estou indo morar em outro estado para cursar a universidade, um pequeno sacrifício uma vez que onde moro com minha família, o curso não é tão renomado e bem conceituado quanto onde vou estudar, sendo uma pratica comum pessoas procurarem estudo em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba etc.

    Eu pretendo comprar um teclado e uma gaita, e começar aulas de bateria uma vez instalado na novo lugar, e como guitarrista que sou e que pretendo continuar sendo, tenho a guitarra como instrumento principal e como a maioria aqui adora tocar, compor, estudar e etc. Logo fiz o tópico em busca de orientação e experiencia do pessoal que já passou por isso, ou já viu alguém, tenha algo a aconselhar etc.

    Nesse processo, geralmente os estudantes seja graduação, pós etc Moram em repúblicas com varias outras pessoas, pensões e similares onde se tem o convívio com outras pessoas que não são obrigadas a escutar seu som. Como conciliar isso?
    No meu caso vou morar em um ap alugado pequeno sozinho, mas acostumado nas casa dos pais onde é maior, e pode se fazer barulho, como pode funcionar pra quem dividi casa, ou ap com outras pessoas, ou até no meu caso que é um ap minusculo e com mil pessoas morando no mesmo prédio? Como que a galera faz pra conciliar e continuar tocando violão, guita e tudo do mesmo jeito, cantando, e tendo seus momentos 'psicodélicos ao vivo no quarto' (espero que não seja só eu que tenha essas loucuras kk).

    Eu por exemplo tenho um vox ac15, como transportar pra lá e pior ainda, como ligar um bicho desse de jeito decente em um lugar com mais pessoas, onde uns podem querer estudar etc?

    Eu tenho uma guitarra epiphone dot 335, o vox ac15 de amp e dois violoes um nylon e um folk aço, com certeza não vou poder levar tudo, o que seria mais interessante levar?
    Estou bastante agoniado, pq na guitarra eu iria precisar do amp, que já ia ser outro problema para usar de modo decente e transportar até lá, mas eu preciso treinar meu solos, escalas, exercícios, se eu não treinar como q vou continuar guitarrista?

    Já violão eu componho e toco bases, mas só violão não da pra estuda tudo que precisa, saca?

    Bom é isso, ficou meio longo mas é que to com muitas dúvidas em relação a isso. A música é uma parte muito importante pra mim, e não quero que essa mudança a prejudique, de modo a me tornar um pé rachado com meus instrumentos e minha música.

    Bom é isso ae,
    Abraço

    kevinluis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555
    Leve o amplificador e a guitarra, violão você pode comprar depois, e o bom do amplificador é que você pode comprar um fone de ouvido, a guitarra faz pouco barulho com fone de ouvido então duvido que alguem reclame, já o violão... de qualquer forma o uso de fone de ouvidos não vão te dar o mesmo timbre nem a mesma empolgação ao tocar, mas é uma forma de continuar estudando

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara, vox ac15 não tem entrada de fone

    Bog
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555

    Minha sugestão: primeiro "sinta" o ambiente. Guitarra com simuladores e fones de ouvido é sempre tranquilo, mas com amp vai depender da região, do isolamento acústico, das regras do condomínio, da vizinhança... Se existir alguma restrição de volume, não adianta arrumar briga, até porque se você insistir em "se rebelar" contra isso, o errado vai ser você. Se conforme que nem sempre é possível ter as condições ideais. Por vários anos eu só toquei em casa com fones e amps bem pequenininhos. É assim que as coisas são.

    No mais, não sei se você sabe, mas dependendo do curso o grau de dedicação aos estudos vai ter que ser bem maior do que você talvez esteja acostumado. Muitos calouros acham que vão conseguir manter as mesmas atividades que tinham antes no seu tempo "livre", mas em muitos casos, na universidade o tempo fora da aula não é "livre", é o tempo onde você fica atolado em trabalhos, listas de exercícios, e correndo atrás de coisas que antes eram dadas "mastigadas" e "na boquinha". Como professor de calourada, toda semana vejo o choque de realidade dos que descobrem que não são tão especiais quanto pensavam, dos que descobrem que o papel do professor numa boa universidade não é o mesmo de um professor de ensino médio. Enfim, se você vai fazer um curso hardcore em uma boa universdidade, esteja preparado para ver o seu tempo "livre" diminuir consideravelmente.

    tchedovollosky
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555
    leve a guitarra, por que mesmo que em alguns momentos não der pra ligar ela no amp vc poderá toca com ela desplugada, e isso não seria possivel com o violão por que tem momentos em vc ta tocando e se empolga um pouco e sobra pros ouvidos dos seus colegas hehehe.

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555
    Amigo, parabéns pelo início dessa nova série de estudos.
    A música é realmente importante, mas se formar é mais ainda, você é novo e mesmo após formar-se pode voltar a estudar com mais tranquilidade.
    De toda forma, se quer manter uma rotina de estudos com a guitarra, tem como conciliar.
    Primeiro, que República é realmente complicado, vai conviver com pessoas que não sabe como vão se comportar, então tenha paciência e como foi dito pelo nosso amigo Bog, "sinta o ambiente".
    De toda forma eu te recomendaria comprar uma pedaleirinha compacta, uma G2nu ou G3, que associadas a um Notbook, de dá um universo de estudos e até gravações amadoras.
    Quanto ao AC15, acho que dá pra levar numa boa pra república.

    Olha, eu ensaio 90% do tempo com a guitarra desplugada, então creio que com você será a mesma coisa, e uma vez na semana, com o ambiente propício dá pra você plugar o amplificador.

    Quanto ao mais, a galera deu importantes toques e você vai conseguir lidar com isso direitinho.
    Não se avexe... hehe!

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Não esqueça do miojo, coca cola e café. Para focar nos estudos esses 3 ingredientes são pica das galáxias kkkkkk

    Tirando a brincadeira, boa sorte em sua jornada. Melhor coisa que você fez.

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Poh galera, valeu mesmo pelos comentários e pelos elogios.
    É com certeza meu tempo 'livre' vai ser totalmente diferente agora, mas acho que com organização da pra conciliar (vide tom morello que cursava ciências politicas em HARVARD e ainda tocava 6 horas por dia kkkkk).

    É pra começar vou levar só a guita mesmo, por que violão querendo ou não naturalmente tem um som alto, e não da pra treinar técnicas muito avançadas decentemente.
    Será que compensa comprar uma pedaleira baratinha tipo g1next, aquele que tem até pedal de expressão, e ficar tocando no fone com ela, já que eu vou ter efeitos e não vou precisar do amp? Ou será que fica muito ruim e chato pra tocar? Pq sei lá vox ac15 por agora acho que não vai ter como levar mesmo, vou de avião e já tem todas as minhas coisas mais a guita e tal.

    Agradeço desde já,

    guizimm
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    to meio cabrero com isso tbm, e eu passar no vestibular esse ano eu provavelmente vou dividir o lugar onde eu morar com mais gente, mas provavelmente eu vou botar umas cordas de guitarra no violão aço só pra não ficar sem tocar

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    up pra galera

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morando sozinho/Indo para universidade/Se mudando, e relação com musica/guitarra