Gibson mal feita? Ou eu que não entendo mesmo?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


DOF Hard
vintagentleman

O que vale é a "expressão" do Frejat e não os "números" ...que não podemos levar ao pé da letra. (até porque eu transcrevi isso e nem sabemos se ele disse "exatamente" isso)

Ele só quis dizer que a Epiphone mantém um padrão uniforme no controle de qualidade, e que o da Gibson possui muita variação.

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Pessoal, entrei em contato com a loja, e ela me mandou entrar em contato com o importador. No caso a royal music de São Paulo, que é a única importadora autorizada Gibson no Brasil.

Entrei em contato com eles e foram bem atenciosos. Me falaram para enviar a guitarra para eles fazerem o reparo.

Porém agora eu pergunto a vocês, esse é um procedimento normal? Não deveria ser feita a troca do instrumento? Será que esse reparo não vai deixar a guitarra com uma estrutura comprometida do mesmo jeito refletindo na reverberação do som?

Me ajuda aí pessoal, quais seriam meus direitos em relação a isso?

Valeu.

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


NeoRamza

Cara, no caso estão cumprindo a lei do consumidor.

A lei é clara que na possibilidade de "reparo ou conserto", o mesmo deverá ser efetuado. Se isso comprometer o produto a troca por um novo deverá ser feita.

Então, até aqui, normal...

Olha, na real, sabe o que eles vão fazer? Vão mandar a um Luthier, provavelmente que presta serviço prá eles, e este cara vai "abrir, remover a cola, recolar, prensar o sanduíche, deixar secar e mandar de volta". Não vão mandar essa guita pros E.U.A....

Têm algum problema nisso? Não! nenhum....é justamente o que têm de ser feito, se for BEM FEITO!

Fica sussa e boa sorte!

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


A lei é clara que na possibilidade de "reparo ou conserto", o mesmo deverá ser efetuado. Se isso comprometer o produto a troca por um novo deverá ser feita.

O problema que eu vejo é esse. As características acústicas da guitarra é uma coisa difícil de ser mensurada. Poderia acontecer por exemplo de colarem, repintarem e me devolverem com o visual perfeito. Mas e se tiver comprometimento do som? Não vão se responsabilizar por isso, pois afinal de contas, a guitarra está funcionando.

Outro problema é que eles provavelmente não vão pintar a guitarra inteira, e se a pintura der diferença pra original? E mesmo que pintem tudo, será que a pintura é ficará tão boa (se é que é boa) quanto a original?

Ok, a importadora está sendo honesta e está fazendo o que tem que ser feito, mas de qualquer forma me fodi. E a Gibson caiu no meu conceito, pode até ter um bom som, mas quanto à qualidade fiquei decepcionado. Novamente comparando com a minha guitarra anterior, a ibanez japan é 100x mais cuidadosa. Comprei uma guitarra pela internet, sem conferir nada e ela estava simplesmente perfeita em acabamento. Aquele braço é coisa de doido, parece que foi cortado a laser rsrs. Supera até mesmo as fenders que eu vi de perto. Não sei se voltarei a comprar uma Gibson, há não ser que eu fique rico e esteja disposto a comprar as de 12mil rsrs.

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig

Olha, na real, sabe o que eles vão fazer? Vão mandar a um Luthier, provavelmente que presta serviço prá eles, e este cara vai "abrir, remover a cola, recolar, prensar o sanduíche, deixar secar e mandar de volta". Não vão mandar essa guita pros E.U.A....
Têm algum problema nisso? Não! nenhum....é justamente o que têm de ser feito, se for BEM FEITO!

É isso aí. O problema que descolar o corpo e fazer de novo provavelmente não vai ser viável. Se for para "dar um gato" ali, botar um enchimento no vão e fazer um refinish, aí é questão de não aceitar. Mas aí é pau... O lance é deixá-los avaliar, é um procedimento normal, depois vê o que vai ser feito.

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Também acho muito mais provável usarem massa pra enchimento. Que, se for MUITO bem feito, vai ficar praticamente imperceptível. Só que se a bicha está "abrindo", acho que vai continuar com essa tendência... Então, dali a algum tempo, de repente o buraco vai pintar de novo...

MMJr
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMJr
· votar


Primeiro,
A loja deveria tratar diretamente com a importadora e resolver o problema para o cliente...
Mandar o cliente contactar a importadora ja acho sacanagem....

No caso a guitarra esta com um problema estrutural grave. E neste caso EU so aceitaria a troca da guitarra, nao o reparo...A Gibson trocaria esta guitarra sem problemas e ainda pediria desculpas pelo transtorno...Ja a importadora eu nao sei, O fato de ter que mandar a guitarra para o Estados Unidos, para uma importadora deve ser um custo insignificante e isso nao deveria ser problema para o cliente resolver...
Tomara que voce consiga a troca do instrumento...

Boa sorte no desfecho ....

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


A loja deveria tratar diretamente com a importadora e resolver o problema para o cliente...
Manda o cliente contactar a importadora ja foi uma falta de consideracao pelo cliente....


Também acho, sem contar que vou ter que gastar para enviar pra sao paulo.

No caso a guitarra esta com um problema estrutural grave. E neste caso EU so aceitaria a troca da guitarra, nao o reparo

Não sei se eu tenho o direito de exigir isso, e mesmo que tenha eles provavelmente me mandariam outro modelo pois sempre mudam alguma coisa de uma no pra outro.

Comentei meu caso no forum da gibson, e um cara da europa falou que teve um problema parecido e a gibson ofereceu trocar a guitarra, e era só um problema de descascamento da pintura. Ele só não trocou a guitarra pois nao queria um modelo diferente. Mas isso aqui é Brasil né...

http://forum.gibson.com/index.php?/topic/110239-manufacturing-defect-l es-paul-tribute-50s/page__gopid__1490628#entry1490628

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Agora vou ter que gastar com o envio e ainda vou ficar vários dias sem a guitarra. Será que compensaria arrumar em um bom luthier aqui mesmo na minha cidade?

PGilbert
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza
Será que compensaria arrumar em um bom luthier aqui mesmo na minha cidade?
Eu acho que compensa, pois:

1 - Se você mandar pra Royal, os caras vão mandar para algum luthier deles e mandar o cara dar uma "garibada" e te devolver. Provavelmente com massa enfiada no buraco e uma pincelada de tinta. Pode ter certeza que vai ser feito da forma mais econômica possível.

2 - Se você levar num luthier de confiança da sua cidade, ele vai te falar a "real" e vai dizer o que precisa ser feito (descolar, re-colar, pintar tudo etc), e você vai pagar por uma solução definitiva.

Mas isso é o que eu faria.

---

Uma curiosidade nada a ver com o tópico: Uma vez conversei com um cara que era vendedor de instrumentos numa rede GRANDE que temos aqui.

E esse cara me disse que as vezes as pessoas chegavam na loja procurando, por exemplo, uma Tagima preta com escala clara. Aí o vendedor dizia que tinha, mas que teria que pegar lá no estoque.

Aí o vendedor ia lá no fundo, pegava uma tagima preta, soltava o braço, aí pegava uma tagima de escala clara e trocava os braços lá, na hora. Aí levava pro comprador e vendia a guitarra.

Disse que era uma prática comum em todas as lojas, pois a maioria dos compradores que iam lá eram os meninos novinhos querendo uma guitarra, e iam com o pai ou com a mãe pra comprar.

Pra você ver como não dá pra depender de ninguém, né.

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza

Desencana...

Faça exatamente o que te orientaram...
Ou vai ficar bom ou não...
Não sofra por antecipação.
Provavelmente vai resolver.

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


NeoRamza

Eu faria o seguinte na sua situação:

1- Procuraria um Luthier, de confiança, com empresa aberta e registro tudo certinho.

2- Pedia para ele fazer uma avaliação minuciosa.

3- Se a solução fosse simples, proporia a loja, de fazer o serviço com este Luthier e eles pagam o serviço.

4- Se a solução fosse complicada, pediria um laudo descritivo detalhado e proporia a troca, ameaçando recorrer ao Orgão de Proteção ao Consumidor.

Com tudo devidamente documentado, de preferência registrado em cartório, em posse de NFs e etc, sua chance de efetuar uma troca, ou mesmo ressarcirem seu dinheiro, ou trocarem por qualquer outro produto de igual valor, é muito grande, quase certa.

Não faça gambiarra, não aceite "acertos suspeitos"...faça valer seus direitos legais.

Podem dar algum trabalho, mas existem e nestes casos nem é tão demorado.

Ah! Importante! Tudo que fizer, comunique paralelamente a Gibson. Apesar de eles não estarem muito preocupados com nosso mercado, é uma empresa com nome a zelar e poderá fazer alguma pressão a seu favor junto ao lojista.

Não perca a cabeça, não ofenda ninguém, não desça a porrada em ninguém........vá pelo caminho legal.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/14
· votar


já li bastante reclamação de Gibson, acho que nunca vou comprar nada dessa marca, o Les Paul deve ta revirando no caixão.

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig

Não dá certo...

1- Procuraria um Luthier, de confiança, com empresa aberta e registro tudo certinho.

A maioria deles não tem. Inclusive os melhores que eu conheço e são de minha confiança, não tem.

3- Se a solução fosse simples, proporia a loja, de fazer o serviço com este Luthier e eles pagam o serviço.

Se não for coincidentemente o luthier deles, eles vão querer avaliar, com razão.

4- Se a solução fosse complicada, pediria um laudo descritivo detalhado e proporia a troca, ameaçando recorrer ao Orgão de Proteção ao Consumidor.

A troca é a solução mais provável e simples para a importadora. É melhor conversar, deixar os caras verem, ver o que vai acontecer e o que vão dizer. Nessa conversa, tem que já adiantar que não vai aceitar um tapinha com massa para enchimento. Não adianta agora pensar nisso tudo, deixa rolar.

DOF Hard
Membro Novato
# fev/14
· votar


vintagentleman
Ainda nao tive o prazer de tocar em uma Gibson, deve ser espetacular mesmo, a Epiphone ja é bacana, imagina a Gibson...

Lelo Mig
Ele só quis dizer que a Epiphone mantém um padrão uniforme no controle de qualidade, e que o da Gibson possui muita variação.

Estranho isso, pelo preço deveria ser ao contrario..vai entender né.
Mas com certeza ele exagerou, se fosse assim mesmo a Gibson nao seria tão consagrada como é.


abç

edalko
Veterano
# fev/14
· votar


MMI
Sei não, o fato de a fenda aparecer e aumentar, para mim, só pode ser duas coisas: madeira verde (úmida) ou cola vagabunda, tipo Cascorex (que alguns luthiers de fundo de quintal usam) e que quanto mais seca, mais vai afundando.

Será que com essa onde de buscarem madeiras tapa-buraco pela proibição de usarem madeiras tradicionais não está levando a Gibson a usar madeira verde?
Tá certo que de uns tempos para cá tenho visto umas aberrações na Gibson, mas descolar as madeiras do corpo é um absurdo. Nem com as guitas chinesas acontece isso...

Por isso estou cada dia mais tendendo às PRS... Puta acabamento! Nao se acha um detalhe que seja...

james.gurley
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman
Ainda nao tive o prazer de tocar em uma Gibson, deve ser espetacular mesmo, a Epiphone ja é bacana, imagina a Gibson..


Cara, vai por mim, as Gibsons mais baratas não são nada demais, nem são nenhum "upgrade" em relação a Epiphones mais caras. A qualidade das Epiphones melhorou muito nos últimos anos, até captadores bons eles estão fazendo.

Nos últimos anos a Gibson vem investindo em guitarras de segunda linha com preço salgado, como esses modelos Tribute. Recentemente eles apareceram com a linha "J". Nos EUA uma SGJ sai por 500 dólares, quase o mesmo preço de uma SG Custom da Epiphone, mas é guitarra é "pobre" em todos os sentidos. Acabamento cru, corpo feito de 3 peças diferentes de mogno (como nas Epiphones), braço em maple (para reduzir custos), captadores apenas ok.

Mas lá nos EUA, assim como no Brasil, tem muito gente que prefere pagar mais para ter uma guitarra com a marca Gibson, mesmo que seja uma guitarra apenas "honesta".

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


DOF Hard

A tendência é essa mesma apontada pelo colega aí em cima. Talvez eu tenha dado sorte com a minha Tribute 2010.

Acho que foi o Renato que teve uma semelhante e também curtiu...

Mas teve outro cara aqui do FCC que teve sérios problemas com a guitarra, que não parava afinada...

Enfim, não é toda Gibson barata que é ruim e nem toda Epi é pior que Gibson, vide as Elitist, que se bobear, são até melhores...

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman

Veja bem... Não vou falar que ninguém aqui (porque ás vezes aparece cada louco nessas paradas...), mas pelo menos eu e algumas pessoas, não quis dizer que toda Studio ou toda Tribute é ruim. Muito menos que toda guitarra dessa linha vai abrir uma fenda dessa uma hora. Ao contrário, a maioria não vai trazer problemas ao dono, o colega teve a zica máxima de pegar uma "sorteada". Só que a chance de se pegar uma barata zicada é bem maior. Eu já vi Gibson Custom Shop evidentemente porca, que eu não recomendaria nem para um inimigo e um iniciante perceberia, e não foi uma só. O que não quer dizer que toda Custom Shop é porca, entendeu? ;-)

edalko

erá que com essa onde de buscarem madeiras tapa-buraco pela proibição de usarem madeiras tradicionais não está levando a Gibson a usar madeira verde?

Não duvido, especialmente nas linhas mais baratas onde a matéria prima precisa ser mais barata. Estou fazendo uma guitarra onde o top ficou pelo menos 20 anos na estufa de madeira selecionada de um dos melhores fornecedores dos EUA. Não dá para ser barato, não dá para botar em guitarra barata, sacou? Com a confusão de madeiras, as novas leis, a multa milionária que a Gibson tomou, os preços de madeiras de lá está disparando, este ano a projeção é de um aumento muito grande. A Gibson, mesmo nas baratas, precisa usar top figurado (a não ser nas cores sólidas, como estas goldtop, o que piora o tipo de madeira que podem aceitar), o que demanda madeiras mais caras que a média da Fender, por exemplo. A coisa está ficando feia para o lado deles...

Por outro lado a PRS usa madeiras mais selecionadas e um controle de qualidade melhor. Para isso, cobram mais caro na média. Eu concordo com você na sua preferência.

NeoRamza
Veterano
# fev/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Lelo Mig
MMI
Sim, vou procrar um luthier e se for coisa simples eu pago do meu bolso só pra não ter o transtorno de mandar pra São Paulo e esperar sei lá quanto tempo. Agora se for coisa complicada vou ter que mandar mesmo, não vai ter jeito.

Cara, vai por mim, as Gibsons mais baratas não são nada demais, nem são nenhum "upgrade" em relação a Epiphones mais caras. A qualidade das Epiphones melhorou muito nos últimos anos, até captadores bons eles estão fazendo.

A única Gibson que eu testei foi a minha, e a única e a única epi que testei foi uma zack wylde com captadores EMG. O acabamento da Gibson é bem simples, em microcelulose, enquanto a epi é toda pintada. Só que eu prefiro o acabamento simples da minha, pois a epi tem tanta tinta que nem parece que a guitarra é feita de madeira, parece que é feita de plástico. Outra vantagem da Gibson é o conforto, não sei qual é o segredo já que é tudo les paul, mas o braço da Gibson é muito mais macio e fácil de tocar. Eu só não faço a mínima idéia do porquê, já que aparentemente elas tem o mesmo formato. Em relação ao som eu prefiro não opinar, pois a epi estava ligada em um orange dual terror e caixa 4x12 enquanto o gibson eu só ligo no guitar rig rsrs.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


james.gurley
Nem acho isso. Teve um usuário reclamando aqui de uma Standard, algo estético. Um amigo meu teve defeito na pintura da Standard tb, que pegou resto de tinta sobre o friso e braço e corpo descascou uma partezinha. Quando fui no luthier levar uma guita minha, ele estava comentou que havia consertado uma Standard que veio c defeito na tarraxa (trocou) e algo no braço, n sei o q. Reafirmo que o controle de qualidade de guitarras produzidas em massa sempre vai deixar escapar algo. Sem contar que acho que é mais fácil ver gente divulgando defeito de fabricação de guitarra cara do que barata, que geralmente o cara vai direto no luthier resolver...

juniorlp
Veterano
# fev/14
· votar


Eu afim de comprar uma Gibson e vcs falam isso nesse topico

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


juniorlp

Gibson? Náááhhh...

Faz o seguinte: compra um clone qualquer de Les Paul. Mas atenção, o FUNDAMENTAL: faz ela virar SEM MORDANCA (agora que eu aprendi, vou usar toda hora... kkkkkkkk).

Pronto, tá igual! Pra que Gibson? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Levei a guitarra em um luthier aqui da minha cidade que muitos me indicaram.

Segundo ele isso foi provavelmente um problema no nivelamento das partes que acabaram por não se encaixar perfeitamente. Provavelmente essa fresta já estava lá desde o começo, o que mudou foi a tinta que foi sumindo e mostrando a fenda. Segundo ele para arrumar teria que desmontar todo o corpo, o que seria praticamente fazer a guitarra de novo o que não compensa. Ele nem sugeriu preenchimento, e eu nem falei nada sobre isso também. Segundo ele nem tem perigo de aumentar pois o tampo segura a parte de baixo.

Esse mesmo luthier me relatou que um cliente dele levou uma gibson standard lá, e ela estava com o braço torcido, ou seja, sem concerto. E nem assim a importadora trocou, o cara até teve que entrar com um processo e aí ele não sabe o que deu.

Eu acho que se eu mandar esse guitarra pra royal eles vão levar em um luthier, o luthier deles vai dizer a mesma coisa e eles vão acabar me devolvendo a guitarra do mesmo jeito, e eu vou ter gastado mais de 300 reais com correios atoa e ainda ficado vários dias sem a guitarra.

Acho que vou ficar com ela assim mesmo. Que que vocês acham?

Se fosse nos EUA era muito provável que a fabrica me daria outra, mas como isso aqui não é um país provavelmente nada vai acontecer.

geronimo.correa
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza
TALVEZ, se você provasse que não conseguiu resolver aqui no BraZil, a Gibson te desse alguma resposta... tipo, "mande a guita pra gente aqui nos EUA"... mas é um trampo, tenho que admitir, não sei se teria saco... Abraço, boa sorte!

ogner
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza

Que inferno, cara!!!!

Sera que é só no brasil que estamos sempre de mãos atadas SEMPRE??

Que inferno!! Vou pro Uruguai... hehe!!

MMI
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMI
· votar


NeoRamza

Então antes de qualquer coisa, tira umas boas fotos, várias, e escreve (muito bem escrito) para a Gibson relatando o problema e pedindo se é possível a troca. Com certeza vão ter que dar satisfação, mas vão pedir para encaminhar para a Royal. Mas se escreverem que trocam a guitarra, é só levar o email para a Royal...

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


É. As notícias de problemas com as Gibsons só aumentam. Talvez seja indicativo de queda de padrão como já chegaram a cogitar por aqui.

NeoRamza
Veterano
# fev/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


geronimo.correa
TALVEZ, se você provasse que não conseguiu resolver aqui no BraZil, a Gibson te desse alguma resposta... tipo, "mande a guita pra gente aqui nos EUA"

Pois é, só que pra isso eu teria que gastar enviando a guitarra pra São Paulo, depois gastar pra enviar pros EUA. Sem contar o tempo que ficaria sem ela. E o e-mail que enviei pra Gibson no sábado ninguém respondeu até hoje.

ogner
Que inferno!! Vou pro Uruguai... hehe!!

Uruguai né? Sei porque. Também quero kkkk.

MMI
Então antes de qualquer coisa, tira umas boas fotos, várias, e escreve (muito bem escrito) para a Gibson relatando o problema e pedindo se é possível a troca. Com certeza vão ter que dar satisfação, mas vão pedir para encaminhar para a Royal. Mas se escreverem que trocam a guitarra, é só levar o email para a Royal...

Fiz isso no sábado, ninguém me respondeu até agora.

vintagentleman
É. As notícias de problemas com as Gibsons só aumentam. Talvez seja indicativo de queda de padrão como já chegaram a cogitar por aqui.

Pois é, essa foi minha primeira Gibson, fiquei decepcionado. Na verdade ela também veio com estragadinho na madeira do headstock que só vi depois. Posso estar enganado, mas esse estragadinho parece que foi feito antes da pintura vir por cima. O fingerboard também veio cheio de arranhados, que pelo jeito e direção foi devido a uma colocação dos trastes às pressas. Mas como ela é uma tribute feita pra relicar em pouco tempo nem dei moral pra esses estragadinhos. Agora descolar o corpo já é demais. Essas coisas são provas de que a Gibson não é mais a mesma(se é que um dia foi diferente, não sei).

james.gurley
Veterano
# fev/14
· votar


A única Gibson que eu testei foi a minha, e a única e a única epi que testei foi uma zack wylde com captadores EMG. O acabamento da Gibson é bem simples, em microcelulose, enquanto a epi é toda pintada. Só que eu prefiro o acabamento simples da minha, pois a epi tem tanta tinta que nem parece que a guitarra é feita de madeira, parece que é feita de plástico

Fala NeoRamza, beleza? Então cara, como a sua guitarra com o acabamento simples é uma Gibson, você tende a acreditar que isso se trata de uma qualidade, em detrimento da Epiphone que parece de "plástico". O acabamento "simples" das Tributes foi feito para diminuir os custos da guitarra, por isso são mais baratas que uma Standard. Uma LP Standard também tem "tanta tinta que nem aprece que é feita de madeira".

Esse acabamento simples a Gibson vende como "estilo", mas não passa de pintura barata, tanto que no caso da sua, a pintura começou a desgastar revelando um defeito. Desgaste esse que não ocorreria se sua pintura fosse de uma Sandard, por exemplo.

Cara, o que acontece aqui no Brasil, é que infelizmente quem traz as Gibsons para cá esse a Royal Music, e não é raro encontrarem problemas nas Gibsons vendidas aqui no Brasil, isso por que provavelmente a importadora compra guitarras com esses defeitos lá fora por preço mais baixo e vende aqui no Brasil como preço cheio. O que eu faria nesse caso? Iria atrás do prejuízo.

Tenho certeza que se você ficar com a guitarra pensando em evitar stress, você sempre ficará incomodado com esse defeito dela. Imagino que você pagou muito caro nessa guitarra para deixar isso pra lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson mal feita? Ou eu que não entendo mesmo?