Cordas para guitarra (Números)

    Autor Mensagem
    LuanTV
    Membro Novato
    # jan/14


    Pessoal olhei aqui nas cordas e tem 0.9 0.10 0.11 0.12 etc...

    Qual a diferença de cada numero ? me explica ai

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    LuanTV
    Amigo, a diferença está na tensão das cordas; esses numeros representam a tensão da corda mais fina do jogo, a mizinha, e quanto maior for esse numero, mais duras são e mais tensionadas ficam as cordas....

    Exemplificando: Cordas extra leves (0.08) e Cordas bem pesadas, que eu uso atualmente (híbrido 0.11 e 0.12)

    Quinelatin
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    A tensão das cordas sobre o braço do instrumento, e o timbre também. por exemplo, cordas 0.9 são mais finas, possuem tensão menor e timbre menos encorpado e bastante cristalino, estridente, são mais macias (para fazer um bend por exemplo). 0.10 mais grossas mais pouco, exercem tensão maior e timbre equilibrado entre cristalino e encorpado, e assim por diante, 0.11 e 0.12 que são as mais grossas ótimas para blues e jazz, pois tem timbre bem encorpado.

    recomendo você usar sempre o mesmo calibre de corda, pois a troca de calibre pode prejudicar o braço do instrumento, porque as 0.09 vão exercer menos peso encima do braço do que outras mais grossas.

    Ismah
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Quinelatin
    recomendo você usar sempre o mesmo calibre de corda
    Só se não quiser pagar para alguém regular ela para outro calibre.

    eu já vi até cordas 0.14

    e sempre pensei que se refiria ao calibre (em décimos de polegada)

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Na verdade, 0.009, 0.01, 0.011,... são o diâmetro das cordas em polegadas, então a tensão muda, obviamente.

    Mas o timbre não, não o suficiente para você se preocupar tanto com isso, guitarristas diferentes usam cordas diferentes porque suas mãos são diferentes. O som deles está nos dedos, toque bem que você vai soar bem, e para tocar bem você deve possuir cordas confortáveis que não destruam sua mão.

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: mjbg
    · votar


    não querendo confundir, mas é como o Insufferable Bear falou o diâmetro das cordas..
    a tensão necessária para atingir determinada nota (no caso E agudo) na verdade vai depender muito do tipo do material usado para a fabricação da corda.. por isso pode notar que as vezes ao trocar de corda por fabricante diferente você terá que regular novamente a guitarra (floyd rose são extremamente sensíveis a essa variação de tensão).. por exemplo um jogo de cordas 0,10 daddario é mais leve que um 0,10 nig, por exigir uma tensão menor (bem pouca diferença, mas tem).. porém o diâmetro é o mesmo: 0,10

    ** comparando tanto Daddario e Nig nickel wound, mas deve ter alguma diferença na liga entre as duas

    Ismah
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    calibre ou diâmetro da na mesma haha

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Ismah
    Bom, eu tava "corrigindo" o negócio da tensão, eu acho chato pra caralho gente que fica corrigindo essas besteiras quando fica claro sobre o que nós estamos falando, mas parece que se usa calibre como o diâmetro interior de um tubo oco...
    Mas a diferença entre tensão e diâmetro já é outra coisa... :p

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Quinelatin
    Exatamente.

    Apenas relembrando que é perfeitamente possível mudar a tensão das cordas a qualquer momento, DESDE QUE se faça a regulagem do tensor necessária, e de preferencia, levando a um luthier para uma regulagem completa!

    Abraços!

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ismah
    sim.. só tava me referindo quanto a tensão.. uma 0,09 pode ter a mesma tensão que uma 0,10 dependendo do material usado

    Ismah
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    desculpe, achei que se referiam a mim

    Edit:

    Em pistolas, revólveres, garruchas, carabinas, rifles e fuzis, calibre nada mais é que o diâmetro do projétil ou do cano da arma.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Calibre se refere ao diâmetro de um cilindro oco.

    Então, em relação às cordas, é mais correto dizer diâmetro mesmo, ou então espessura.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    LuanTV

    Estes números são utilizados como referência pra determinar a tensão do encordoamento. As medidas são representadas em polegada centesimal, e correspondem ao "diâmetro" (não se diz "calibre", por exemplo) da primeira corda do encordoamento (à corda mais fina), sendo as demais cordas relativas à primeira.

    Eu costumo classificar os encordoamentos desta maneira:

    0,008" - tensão muito leve
    0,009" - tensão leve
    0,010" - tensão média
    0,011" - tensão pesada
    0,012" - tensão muito pesada

    O encordoamento que eu utilizo é de tensão média - 0,010".

    Existem também encordoamentos híbridos, que mesclam uma categoria com a outra. Particularmente eu evito este tipo de encordoamento por ser mais difícil de encontrar pra vender. E a guitarra precisa estar regulada pra cada tipo de tensão.

    thiagorosaribeiro
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Já usei da 0,008 até 0,011 - e acabei ficando com 0,009, achei ela bem equilibrada

    Thejapamuri
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Thejapamuri
    · votar


    LeandroP
    Uma vez eu fui numa loja e ia pedir 0.010 normal... Ao contrario de você, lá só tinha 0.010 híbridas, levei pra casa... Não curti muito não, bordão de 0.011, muito grosso, prefiro 0.010 "normal" mesmo.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Sim, eu usava calibre, mas depois fui corrigido também nessa questão de diametro, tanto é que é normal que no verso da embalagem onde vem os encordoamentos, indique a expessura também em mm.

    raphael.rui
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Cito como exemplo aqui sobre a variação da tensao de acordo com os fabricantes as Elixir.

    Elixir 0.10 tem a mesma tensao das NIG 0.11, que tem tensao maior que as Daddario e Earnie Ball 011. ou Seja, Elixir 0.10 chega a ser mais pesada que a Daddario e Earnie Ball 0.11

    Isso foi o que EU notei quando usei essas, pode ser diferente com o pessoal, mas acho que é bem por ai mesmo porque amigos meus tambem notaram algo proximo disso e ja vi a galera falando por aqui tambem. Isso se deve pelas elixir terem aquele revestimento especial que fazem ela ter aquela durabilidade muito superior a todas as outras, mas fica a dica pra verem como varia tambem de fabricante pra fabricante. Depois das Elixir acho as NIG's mais pesadas. o Calibre que mais gosto é 011 (010 se for elixir), e acho as Earnie Ball as mais confortaveis, embora nao durem nada rs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas para guitarra (Números)