8 mandamentos para ser um guitarrista mediano

Autor Mensagem
JeGuitar
Veterano
# dez/13 · Editado por: JeGuitar
· votar


De Ros
Sábias palavras, obrigado pelo comentário construtivo, hoje em dia as pessoas só sabem criticar e tacar pedras em qualquer coisa que falamos.



Led Zé
Vamos lá senhor “sabe tudo”, primeiro, acho que você tentou me ofender ,não respeitou minha opinião, mas como eu sou uma pessoa sensata respeito a sua opinião sem te criticar, e sem falar que foi “fail” pois muita gente gostou e concordou. Só acho que você fez um comentário “burro” ou seja, sem fundamento algum.

Segundo, acho que você não entendeu o sentido de mediano. Aulas são importantes sim, ok, mas não são tudo, entende? O que mais escuto pelo fórum é que você precisa fazer aula senão não será ninguém, o que é completamente sem fundamento, tendo em vista que os melhores da história nunca tiveram aula.

Terceiro, “Passou longe aí. Só ir numa loja de instrumentos fora daqui que verás que a molecada não quer uma Fender stratocasater ou Gibson Les Paul.” Não sei aonde você mora, mas é que eu moro na Europa e aqui é exatamente assim, da mesma forma que é no Brasil. As mais vendidas tanto aqui na Irlanda, quando no Reino Unido, como na Alemanhã são Fender e Gibson e suas respectivas 2ª marcas (Squier e Epiphone). Compare a venda dessas guitarras famosas como essas que você tem tanta certeza que a molecada tanto quer. Todas essas marcas juntas não chegam 10% de venda das 2 maiores, novamente, mais um comentário seu sem fundamento.

E para finalizar, percebeu que quem foi mimimi e reclamão aqui foi você? hahaha

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


JeGuitar
para ser "bom
Qual é o teu conceito de bom!? O que é bom pra você cara?!

E tempo é o que as pessoas mais tem hoje em dia
Você é alguma espécie de desempregado (pra não usar palavra de baixo escalão..) sustentado pelos pais!? Em que dimensão você vive!? Ou você não precisa produzir, sustentar família, pagar conta de luz e agua...!?


A cada dia tem um pedal novo sendo lançado, um plugin novo, uma tecnologia nova, o problema são as pessoas que usam tudo isso para fazer a mesma coisa, sempre.
Acho que foi a única coisa que consegui aproveitar desse teu tópico...

- Sader -
Veterano
# dez/13
· votar


Tópico mais inútil que apareceu aqui em anos.

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


JeGuitar

O que mais escuto pelo fórum é que você precisa fazer aula senão não será ninguém, o que é completamente sem fundamento, tendo em vista que os melhores da história nunca tiveram aula.

Olha, sem querer desmerecer o que vc pensa, mas vc está meio que precipitado neste ponto. Primeiro que eu não vejo com frequência outras pessoas mandando outras irem fazer aulas, e olha que estou por aqui há um bom tempo. Eu presencio é quando alguém tem dificuldade em alguma coisa ou posta uma gravação que "precisa melhorar", alguns recomendam a pessoa ir ESTUDAR. Isso é diferente de FAZER AULA. Concorda comigo?

Cada um se sente mais à vontade em aprender da maneira que julga adequada. Ou sozinho, ou com métodos, ou com aulas particulares, professor presencial, etc. O correto nesse caso é APRENDER, e para APRENDER existem várias formas, que não somente seja via aulas de guitarra, como vc está querendo dizer.

Vc diz que os melhores nunca fizeram aula, mas o que isso tem a ver ou que peso isso pode ter no aprendizado de alguém na guitarra? Primeiro, quem são os melhores? Os mais famosos, os que tocam mais rápido, os que possuem mais técnica, ou qualquer outra coisa? O que é melhor pra vc não pode ser o melhor para vários outros...

Não vamos distorcer as coisas. Quer aprender, ok. Existem vários caminhos para isso, e nenhum deles é mais ou menos importante do que o outro. Isso cabe a cada pessoa decidir e se adequar ao que é o melhor PARA ELA.

Enfim, é isso que eu penso, e não me leve à mal.

Abs

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


- Sader -

Creio que a intenção dele foi realmente ser irónico, mas sei lá, aqui é um lugar onde "geral" procura informação... creio que não é lugar pra ser irónico.. isso acaba poluindo o fórum...

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


renatocaster

Concordo com tudo o que disse, obrigado por mais um comentário construtivo! Vejo muita gente aqui falando "faça aula, não aprenda sozinho, vc vai criar vícios, blá blá blá" e me desculpe mas acho isso uma grande idiotice. Como você disse, cada um tem que aprender da melhor forma que quiser, e isso não desmerece quem quis aprender sozinho com uma guitarra na mão e um rádio do lado.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Shafik
Caiu da cama hoje amigo? hahaha

davissilva
Membro Novato
# dez/13
· votar


Gente, pelo amor de Deus... O cara fez um post irônico, simplesmente apontou as falhas mais comuns que vemos por aí no dia-a-dia, usando estereótipos... Ninguém precisa levar a ferro e fogo tudo o que ele disse, e sempre há exceções, isso é óbvio...

Um pouquinho de interpretação de texto e bom humor não faz mal pra ninguém... Que galera mais estressada, kkkk

Led Zé
Veterano
# dez/13
· votar


JeGuitar
O que mais escuto pelo fórum é que você precisa fazer aula senão não será ninguém, o que é completamente sem fundamento, tendo em vista que os melhores da história nunca tiveram aula.

Não vejo isso por aqui tanto assim não. Se o cara pergunta se deve fazer aula todo mundo que responde que se puder sim, tenha aulas. Mas ninguém fica falando pra ninguém entrar na aula quando vê vídeo ou critica o som de alguém.

JeGuitar
Cara, não disse no sentindo de quem vende mais guitarras. Disse no sentido do desejo, de idolatrar. Não existe esse sonho de ter uma strato do Jeff Beck entre essa molecada. Ainda tem, mas é pouco. Neguinho quer é essa guitarras metaleiras aí com EMG . O ídolo dele toca no Lamb of God ou no Bullet for my Valentine. Admito o erro quando disse lá fora de generalizada. Me referi aos Estados Unidos. Lá moleque sonha é com ESP EC e não Gibson Standard. Não existe essa idolatria com Fender e Gibson igual era antes.

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


JeGuitar

Nem cai não, mas queria essa parada que se ta fumando ae, é gringa ou se planta na tua casa memo!? Tipo handmade!? LOL...

elchapa
Veterano
# dez/13
· votar


JeGuitar

Fala amigo, blz? Posso dar minha opinião?

Gostei de boa parte da idéia do tópico, achei bem criativo. Realmente, o "senso comum" nunca é construtivo, e sim a opinião de cada um. Também detesto imitações ao pé da letra. Acho que tocar igual a alguem é igual papagaio, falta muita criatividade hoje ai.

Agora discordo de algumas coisas. Algumas idéias da sua ironia é exatamente o "senso comum" só que ao contrário. Por exemplo: fazer aulas. Se vc não fizer aulas quer dizer que não será foda? Obvio que não! Agora se vc fizer aulas quer dizer que será um mediano? Também é óbvio que não!! Vc pensou pelo 8 e pelo 80. Não concordo. Acho que isso não quer dizer em anda, e sima sua dedicação com a música, independente de fazer aulas ou não.

Outra coisa são os equipos. Concordo que muita gente compra o que é mais vendido e isso é sim uma roubada. Agora, cara, como que quem querer ter uma Fender será um guitarrista mediano? Independente de ser ou não mediano, o que se deve levar em consideração é INTENÇÃO da pessoa ao comprar uma guitarra de marca. Se ela comprou Fender somente para postar no Instagram, essa pessoa realmente não tem ideia do que está fazendo. Agora, se ela procurou por dezenas de guitarra, e não consegue deixar de se apaixonar por uma Fender, o que que tem de mais nisso?

O que eu não concordo nas suas opiniões é a analogia que vc fez. Vc pegou o "senso comum" e inverteu ele para o seu raciocínio. Dessa forma, essa idéia é igualmente equivocada com o "senso comum" original. Por exemplo: Senso comum: tem que fazer aula pra ser foda. Sua analogia: quem faz aula ou bsuca fazer aula será um guitarrista mediano. Entende o que eu quero dizer?

Acho que o que faz o guitarrista é a sua dedicação e paixão coma música, isso sim o tornará mediano ou foda. E acrescento mais: não precisa ser RockStar para ser foda! Conheço diversos guitarristas absolutamente anonimos ou conhecidos em poucos cenários no Brasil que são SENSACIONAIS. O que não os torna rockstar é a maldita cultura musical brasileira de massa.

Veja man, é só minha opiniãoe não desejo criar qualquer atrito, principalmente pq acho essa discussão super itneressante!

Abraço!

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


davissilva

Gente, pelo amor de Deus... O cara fez um post irônico, simplesmente apontou as falhas mais comuns que vemos por aí no dia-a-dia, usando estereótipos... Ninguém precisa levar a ferro e fogo tudo o que ele disse, e sempre há exceções, isso é óbvio...

Um pouquinho de interpretação de texto e bom humor não faz mal pra ninguém... Que galera mais estressada, kkkk


Cara, aqui é um fórum de discussão, livre. Cada um comenta da maneira que acha que deve ser. Desde que não desrespeite as regras, está tudo dentro dos conformes.

Abs

badari
Membro
# dez/13 · Editado por: badari
· votar


discordo completamente de você, para ser "bom" não precisa ter muito tempo, nem treino muito menos dinheiro, para ser "bom" tem que ter dom, tem que ter talento.

talento se constrói e exige muito tempo. isso de ''o cara nasce'' é mito,lenda. no máximo o cara tem mais facilidade pra aprender. tanto é que grandes musicos geralmente ficam conhecidos quando atingem 20~30 anos, e não com 3 anos de idade.


E tempo é o que as pessoas mais tem hoje em dia, tanto que cada ano aumenta o índice de pessoas que levam 2, 3 empregos, ao invés de 1 hobbie agora dá tempo para ter 3, ou 4.

só se você for um desempregado sustentado por alguém. fora isso, 99% da população tem que trabalhar e estudar, tomando o dia todo. e que eu saiba o dia tem as mesmas 24 h que a 300 anos atrás.

Hoje em dia as coisas estão mais fáceis, é fácil aprender, é fácil ter acesso a tudo.

concordo.

E realmente se você acha que não existe mais nada a ser criado tenho apenas pena de você, que é uma pessoa limitada.

tome cuidado ao ler; eu disse que praticamente tudo, e não tudo. e mesmo assim ainda continuo achando. musica sao apenas 12 notas, já temos escala cromática e diatonica, tonalismo e atonalismo, o que pode vir? a música é sustentada pela física. já se misturou de tudo, não há muito espaço para o novo.

A cada dia tem um pedal novo sendo lançado, um plugin novo, uma tecnologia nova, o problema são as pessoas que usam tudo isso para fazer a mesma coisa, sempre.

isso é claro, mas leve em consideração que o novo É SEMPRE ODIADO. o novo é esquecido, deixado de lado, inclusive por nós. é claro que ninguém vai tentar fazer o novo, porque ninguém quer trabalhar a vida toda e morrer esquecido pra ser lembrado só depois que morre. ninguém quer arriscar; é como apostar tudo em algo incerto. todo mundo quer reconhecimento em vida; é por isso que só temos cópia.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/13
· votar


Sinceramente, acho que a carapuça serviu pra muita gente aqui que acabou levando na ignorância e não no humor. Embora alguns deslize na exposição da ideia e alguns pensamentos um pouco distorcidos, vi um exagero em alguns comentários tão grande quanto (e até maior) que o teor do próprio tópico, a diferença que o exagero texto do tópico foi meio que proposital.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Que mal humor geral...hehehe

Relaxem.......o tempo que perdemos nos divertindo, nunca será tempo perdido!

Alguns aqui no FCC precisam crescer e deixar este vício de metal de lado, tá na hora de arrumar mulher rapaziada... ou um homem, nada contra quem curte!

Fome de Metal

badari
Membro
# dez/13
· votar


esqueceu do nono
9. Idolatre/endeuse slash, satriani, vai, zack, hendrix,page e afins.
Como são famosos, é garantia de que se consiga encaixar naquele grupo que você quer tanto fazer parte, conversar sobre e imitá-los. Você não vai querer conversar sobre guitarristas que nunca ninguém ouviu falar, né?

davissilva
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: davissilva
· votar


renatocaster
Cara, aqui é um fórum de discussão, livre. Cada um comenta da maneira que acha que deve ser. Desde que não desrespeite as regras, está tudo dentro dos conformes.

Sim, senhor moderador... Porém, eu acho que isso também se aplica a mim, certo? Pois eu não fiz nada além disso... Não critiquei nem falei que as pessoas não podem comentar as coisas como acham que devem. Eu só disse que todas essas reações mais exaltadas pareciam uma somatória de falta de humor juntamente com uma certa dificuldade em interpretar ironias. Só isso =)

Lelo Mig
Que mal humor geral...hehehe

Relaxem.......o tempo que perdemos nos divertindo, nunca será tempo perdido!


Esse é o espírito da coisa, minha gente! Vamos todos abrir uma latinha, pois hoje é sexta-feira e parece que a galera teve uma semana dura!

Um abraço a todos

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


davissilva

Sim, está correto. Só atentei para o fato, pois conversa de internet às vezes gera alguns ruídos desnecessários, mesmo quando o humor está em pauta.

Só não entendi o sarcasmo com o "Sr. Moderador", mas tudo bem. Apenas procurei fazer minha função, que é de moderar.

davissilva
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: davissilva
· votar


renatocaster
Desculpe... Fui sarcástico justamente porque não vi motivo para que você precisasse intervir e, efetivamente, moderar meu comentário, já que eu não tinha falado nada de errado.

De qualquer forma, retiro o sarcasmo... Imagino que também não deve ser muito confortável ou fácil estar na sua posição.

Um abraço!

cafe_com_leite
Veterano
# dez/13
· votar


renatocaster
Primeiro que eu não vejo com frequência outras pessoas mandando outras irem fazer aulas, e olha que estou por aqui há um bom tempo. Eu presencio é quando alguém tem dificuldade em alguma coisa ou posta uma gravação que "precisa melhorar", alguns recomendam a pessoa ir ESTUDAR. Isso é diferente de FAZER AULA. Concorda comigo?

Quando o cara é iniciante e se vê dificuldades por parte dele, oque mais se vê é gente indicando o cara a procurar um bom professor. E eu me enquadro nisso, porque sei quanto um professor pode ajudar a um iniciante.

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


davissilva

Tranquilo, fera. Sem galho! :)

cafe_com_leite

Quando o cara é iniciante e se vê dificuldades por parte dele, oque mais se vê é gente indicando o cara a procurar um bom professor. E eu me enquadro nisso, porque sei quanto um professor pode ajudar a um iniciante.

Pois é, eu acho que cada caso é um caso. Num primeiro momento eu acho que o professor é importante para te guiar no caminho das pedras. Aqui no fórum em particular eu acho que se deve porque vc pode responder alguma coisa com relação a duvida do cara e ele não saber interpretar. Daí, a necessidade de ter um professor.

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13
· votar


Vamos fazer logo os 9 mandamentos para ser um bom guitarrista!!

O primeiro pode ser:

"1. Parem de discutir aqui que não vai levar ninguém a nada e vão tocar guitarra."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


Um dos melhores tópicos que vi neste fórum em meus 10 anos de experiência.

O pessoal também não se tocou na moral do tópico que é basicamente: faça o que você deve fazer e não o que um monte de guitarrista mediano acha que é melhor pra você, num tom irônico e intencionalmente exagerado.
Acho que é mais vantajoso vocês terem umas aulas de bom humor e interpretação de texto do que de guitarra, hein.

Mas eu já esperava esse tipo de polêmica, essas dicas são exatamente as mesmas dicas que 90% do pessoal do fórum dá e recebe, não-ironicamente...

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


Minha opinião real é: se você seguir todos os conselhos que o pessoal dá aqui nesse fórum ou em qualquer outro lugar você será um guitarrista mediano porque não vai saber pensar sozinho.

Ph.guitar
Veterano
# dez/13
· votar


Foi legal a ironia. Mas muitas das coisas que foi dita não pode definir se você será um grande guitarrista ou um guitarrista medíocre, o diferencial do guitarrista é saber o som que ele quer ter e onde ele quer chegar.

- Sader -
Veterano
# dez/13 · Editado por: - Sader -
· votar


Eu só acho que é por isso que o cifraclub tem um pouco de má fama para os outros foruns de guitarristas.

O que rende aqui é tópico besta, e isso é fato. Uma galera que nem é participativa do Forum, vem aqui e posta qualquer coisa e rende 145 paginas, ae um dos guitarristas bons que a gente tem por aqui pelo Forum posta uma música ou alguma gravação, se pegar 20 comentários é muito.

Vejo MUITO disso por aqui, o próprio De Ros, posta uns videos dele por aqui falando sobre coisas relacionadas a carreira da música e só quem comenta é aquela galera selada que realmente contribui pro Forum. Enfim...

Bem, até saquei a pegada irônica do criador do tópico, mas eu acho que esse tempo já passou a muito tempo, essa coisa de briguinha de marca e essa pegada de " Manual pra isso, manual pra aquilo " é muito retrô galera, coisa dos tempos áureos de Orkut, onde o pessoal ficava brigando na comunidade " Guitarras & Guitarrista " e etc.

Bem, eu acho que hoje em dia a galera abriu muito a mente com relação a marcas e etc, nem vejo mais o povo brigando por causa de marca por aqui, é muito fácil ter acesso a informação de primeira hoje em dia e todo mundo já cansou de saber que esse estigma " Fender e Gibson " é uma piada antiga.

Achei interessante até a intensão do autor, mas acho que ele fez uma piada que não tem mais graça nenhuma, é tipo piada antiga que ninguém aguenta mais ouvir. Molecada hoje em dia quer saber de outras marcas, foi o tempo que pessoal babava em Fender e Gibson.

Sem citar os outros pontos como o lance das aulas e escalas. Vejo cada vez mais por aqui a galera mandando ver em estilos diferentes, desenvolvendo um fraseado refinado. Creio que de alguma forma o maior Forum de guitarristas do país seja um pouco do reflexo da cena da guitarra no Brasi.

Geralmente quem tem essa visão mais fechada das coisas é iniciante, mas com o acesso a informação hoje em dia é rápido que o cara vai abrindo a mente.

Tópico bacana... pra postar em 2005 no orkut.

Não estamos mais no início dos anos 2000 gente.

MetalJames
Membro
# dez/13
· votar


Cara, na boa, não vou ler. Logo de cara vi "compre uma guitarra de marca famosa". Um caramba! Tópico mais idiota/inútil, esse!

Casper
Veterano
# dez/13
· votar


Caro JeGuitar:

:)

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


davissilva
Mais um inteligente que entendeu o sentido da brincadeira hahaha

elchapa
obrigado pelo comentário, criei ele para ter discussões exatamente como essa, e concordo com sua opinião! só fiz de maneira exagerada para criar estereótipos exagerados de situações como essas.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


cafe_com_leite
exatamente, o exagero foi proposital, eu só aumentei situações que vemos por aqui no dia a dia, e como você disse, muitos aqui acabam levando na ignorância e não no humor, infelizmente.

Insufferable Bear
você é a pessoa que mais conseguiu entender o sentido de eu ter criado esse tópico.
Mas eu já esperava esse tipo de polêmica, essas dicas são exatamente as mesmas dicas que 90% do pessoal do fórum dá e recebe, não-ironicamente...

melhor comentário de todos! HAHAHAHA

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a 8 mandamentos para ser um guitarrista mediano