8 mandamentos para ser um guitarrista mediano

Autor Mensagem
JeGuitar
Veterano
# dez/13 · Editado por: JeGuitar


1. Compre guitarra de marca famosa.
Quando for escolher sua próxima guitarra, compre de uma marca conceituada, uma marca de anos de mercado, uma marca que todos seus amigos conheçam. Gaste todas suas economias e compre a melhor que você puder comprar. Você não vai querer aparecer para seus amigos com um equipamento de marca desconhecida não é mesmo?

2. Compre sempre os mais vendidos.
Quando for comprar um pedal, certifique que esse pedal esteja no ranking de produtos mais vendidos dos maiores lojas online de instrumentos musicais. Procure um som standart, procure aquele som igual à maioria das músicas que você já ouviu. Se todos usam é porque é o melhor que existe no mercado, não é mesmo?

3. Fuja de réplicas.
Você não vai querer ter um TubeScreamer que não seja Ibanez ou uma pedaleira que não seja da Boss. Se todo mundo compra o original, não arrisque comprar uma réplica, o som jamais será igual o original, e como você quer ser um guitarrista mediano você não quer que seu som soe nem um pouco diferente, não é mesmo?

4. Faça aulas.
Aprendendo sozinho vai acabar pegando vícios e maneiras diferentes de criar seu som. Como você quer que seu som seja igual ao de seus ídolos, sejam eles seus guitarristas preferidos ou seus professores de guitarra, faça aulas e tente tocar exatamente igual eles, ou o mais próximo possível.

5. Não arrisque no desconhecido.
Se em uma bela visita a uma loja de instrumentos você encontrar um pedal de uma marca diferente ou uma guitarra de um modelo que você nunca tinha visto na vida antes, nem perca tempo testando, provavelmente ela vai fazer um som diferente de uma Stratocasters, Telecasters e Les Paul’s da vida e não é isso que você quer, não é mesmo?

6. Use escalas e jamais saia delas.
Se as escalas existem, é porque com elas você vai ter o som mais dentro do padrão possível, jamais tente fazer algo que saia dessas escalas que são usadas há tantos e tantos anos. Não tente algo diferente, ninguém vai gostar, vão falar que você é ruim e que tem que estudar mais. Evite isso, siga corretamente as escalas.

7. Sonhe em ter uma Gibson ou Fender.
Não sonhe com outras marcas porque elas não vão te trazer tanto prestígio e status como as consagradas Gibson e Fender. A melhor coisa é chegar em uma roda de amigos e dizer que tem uma Gibson em casa, ou colocar o ano e modelo da sua Fender vintage na assinatura do fórum de musica que você acessa todos os dias.

8. Jamais compre algo sem ler review antes.
Sabotou o mandamento numero 5, foi em uma loja, testou um pedal e gostou muito do som? Achou ele a sua cara? Está quase comprando? Espera! Não compre! Vá para casa, entre na internet e pesquise o que os outros acham sobre ele, porque a opinião dos outros contam muito, até mesmo mais que seu próprio ouvido.

OU pare e perceba como você está sendo mais um guitarrista mediano no mundo e ainda dá tempo de ser diferente e criar sua própria história.

Alex Eclectic Guitar
Veterano
# dez/13
· votar


Isso é brincadeira né?
kkkkkk

MatheusRich
Membro
# dez/13
· votar


Se eu entendi bem a mensagem do post, seguindo esses "mandamentos" vc vai ser um guitarrista mediano e nunca nda além disso né?.

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13
· votar


HAHAHA..Muito bom!

VIC_RATTLEHEAD
Veterano
# dez/13
· votar


kkkk massa!

nenemjonas
Veterano
# dez/13
· votar


Kkkkkk muito bom...

SkyHawk
Membro
# dez/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Boas regras para ser um guitarrista nada além do mediano ou seria mediocre ???!!!!!!! Kkkkkkkkkkk
Muito bom !!!!

Ph.guitar
Veterano
# dez/13
· votar


Hahahahah bons mandamentos.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Ei! Tá me tirando? Hehe

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Tem algumas "dicas" bem controversas e discutíveis aí.

Mas nem entendi se a coisa é séria ou brincadeira...

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/13
· votar


4. Faça aulas.
Aprendendo sozinho vai acabar pegando vícios e maneiras diferentes de criar seu som. Como você quer que seu som seja igual ao de seus ídolos, sejam eles seus guitarristas preferidos ou seus professores de guitarra, faça aulas e tente tocar exatamente igual eles, ou o mais próximo possível.


Quer dizer que o Vai, o Randy Rhoads, o Michael Lee Firkins, o Chris Broderick, o Kurt Rosenwinkel, são todos guitarristas medíocres???

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


Parei de ler na dica número 4, pois ela é uma afronta a qualquer nível de bom senso que se possa existir.

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13
· votar


kkkkkkkkk se não fosse ironico seria ridículo.

mas ele botou no final:
"OU pare e perceba como você está sendo mais um guitarrista mediano no mundo e ainda dá tempo de ser diferente e criar sua própria história."

Mas eu acho que alguém que segue esses mandamentos não pode ser considerado um guitarrista.

Filippo14
Veterano
# dez/13
· votar


Mano, a maioria das "dicas" são sobre equipo. Todo mundo diz que quem faz o som é o músico e não o equipamento. Tem coisa errada aí. Guitarrista medíocre é o que faz música medíocre, nem que seja no âmbito de produção, composição ou gravação. A questão do equipamento na verdade ajuda a pessoa.

Uma marca como a Gibson e a Fender possuem dezenas de anos de tradição, e tradição como produtoras de ótimos instrumentos, muita gente famosa usa elas e muita gente adora as marcas, se o cara tem o sonho de um dia possuir alguma dessas guitarras não o torna um guitarrista mediocre, até porque a grande maioria dos guitarristas utilizam guitarras de marcas renomadas.

A questão das aulas nem se fala né? Pelo amor de Deus, um professor vai te ensinar o que ele sabe e o que ele julga importante, a questão é que você vai decidir se utiliza determinada ideia ou outra ideia. Meu prof mesmo usa pouco a m mel, mas ele me ensinou e hoje em dia eu gosto bastante,a escala alterada para mim soa bem e para ele não soa tanto, não o copiei em diversos pontos, mas as aulas para mim são fundamentais.

A questão de réplicas é meio controversa, que tipo de réplicas? Se forem legítimas, ou feitas por luthier ou por gente correta tudo bem, concordo, agora se forem as chinesas ou as que vem com logos de marcas famosas ai é outro papo.

As escalas estão aí por que realmente funcionam, é besteira querer fugir totalmente delas, vai realmente soar feio devido ao grande número de intervalos de 2ªmenor que serão produzidos. As ideias de aproximação e cromatismo contudo são super válidas ou pelo menos pensar nas notas do acorde e adicionar mais algumas funciona. Contudo de todas as formas que você pensar ainda assim terão muitas notas da escala a ser empregada então isso é bem sem sentido também.

Abraço

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/13
· votar


Quer dizer que se eu tocar de tonante, plugada num monte de lata de sardinha feita em casa sem seguir nenhuma escala, praticamente atonal eu vou ser um guitarrista extraordinário???

Delson
Veterano
# dez/13
· votar


Gente. Pra quê tanta polêmica? Seja um guitarrista (e se quiser, seja um músico também), mas seja principalmente VOCÊ.

Até a próxima, minha gente.

Ramalokion
Membro Novato
# dez/13
· votar


O que me chama a atenção é que o povo já detonou o post ANTES de ler inteiro.

Na boa... vergonhoso isso!!

Não falo de questionar a validade/qualidade do post; mas sem ter lido TUDO? Aí depois punem novatos que não fazem busca; fazem piadinhas com quem não sabe o básico...

Lamentável.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/13
· votar


Cara... O post tem um tom irônico, simples assim. Tá tão fácil de perceber isso...

E os caras discutindo, levando como se fosse algo sério...


Eu hein...

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Mais de 90% do pessoal que frequenta o forum só compra equipamento de marca conhecida porque alguém disse para eles que é o melhor, lê mil reviews ou cria um tópico perguntando o que os outros acham antes de comprar qualquer pedalzinho, porque não consegue ser ousado e comprar algo que ELE goste, tem que ser o pedal que os OUTROS gostam.

E também quando aparece alguém aqui mostrando alguma música ou pedindo opiniões de como começar todo mundo fala: faça aulas, senão você não vai ser ninguém, mas peraí, pegue a lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stones pesquise qual deles fez aula para chegar onde chegou, aposto que menos de 10% fez.

É por esses motivos que alguns de vocês estão aqui, ofendidos, sentindo que a carapuça serviu, criticando um tópico em um forum na internet, frustrados por não serem os rockstars em que sonhavam ser quando adolescentes.

Já chegaram a pensar porquê? Porque todos nós somos medianos, usamos os mesmos instrumentos e tocamos as mesmas músicas do mesmo jeito, por isso que a música não descobre novos gênios a um bom tempo, ninguém tenta ser diferente, todo mundo só tenta ser mediano.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JeGuitar
Qual o problema em ter aulas de guitarra???

badari
Membro
# dez/13 · Editado por: badari
· votar


Não falo de questionar a validade/qualidade do post; mas sem ter lido TUDO? Aí depois punem novatos que não fazem busca; fazem piadinhas com quem não sabe o básico...

né uahauhhusahuas


Porque todos nós somos medianos, usamos os mesmos instrumentos e tocamos as mesmas músicas do mesmo jeito, por isso que a música não descobre novos gênios a um bom tempo, ninguém tenta ser diferente, todo mundo só tenta ser mediano.


não é tão simples assim. pra atingir um nível em que possa ser chamado de gênio ou pelo menos ''bom'', demanda MUITO tempo, treino, dinheiro,paciência. e isso está em falta para a maioria das pessoas hoje em dia, por motivos óbvios. (fora o fator falta de criatividade, ocasionado pelo excesso de trabalhos musicais realizados nos ultimos 500 anos, que praticamente encerrou o que poderia ser novidade; ou seja, não há muito espaço para o novo porque praticamente tudo já foi criado)

Batema
Membro Novato
# dez/13
· votar


Will Bejar
Cara, não cara. Ele não disse que tem problema em fazer aula, mas ele fala das pessoas que falam de fazer aula com muito endeusamento e falam que quem não faz é um "lixo"(Obviamente não com essas palavras, mas é nessa linha).

HikNapolitano
Membro
# dez/13
· votar


Muito bom kkkkkkk
Criatividade 10!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Batema
Ah, sim, aí faz mais sentido... o/

De Ros
Veterano
# dez/13
· votar


Eu fiz aulas de guitarra e tenho certeza que ainda farei muitas na minha vida.

Claro que se o cara tem certeza absoluta do som que quer fazer e sabe como chegar lá, ele não precisa de aulas, pois ele é um dos gênios da música.

Como eu tenho os pés no chão e não sou burro de me achar um gênio, mas como sou inteligente o suficiente para saber que quando mais eu souber sobre música, mais abrangente e sem limitações eu posso me tornar, humildemente pago pelas dicas e conselhos de quem sabe mais do que eu.

Mas isso é apenas a minha opinião,as pessoas, de acordo com a suas experiências, podem ter opiniões bem diferentes.

Led Zé
Veterano
# dez/13 · Editado por: Led Zé
· votar


JeGuitar
Cara, reconheço o tom de ironia mas discordo de muitas coisas mesmo com tom irônico. A questão das aulas, por exemplo. Falou bobagem aí. Aulas são importantes sim e abrem bastante o leque de possibilidades. Isso não quer dizer que o autodidata não possa ser bom. Em questão de sonhar com Gibson e Fender. Isso é coisa de Brasil e nego mais velho. Mesmo assim, a cena que mais cresce e consome guitarra são essa galera evangélica e lá , meu amigo, a Ibanez esmaga . Fora daqui, a molecada nova quer as Shecters, ESPs , Parkers e outras que são as guitas da galera da cena atual. Passou longe aí. Só ir numa loja de instrumentos fora daqui que verás que a molecada não quer uma Fender stratocasater ou Gibson Les Paul. Sobre reviews, é importante dar uma lida sim . Quando não se pode testar , a opinião de quem tem o produto é importante sim. Melhor a de quem tem do que a do vendedor. É muito difícil para o cara lá em Quibrocó das Canoas testar uma pedaleira que só existe na capital mais próxima , que fica a dois dias de barco, 3 horas de jegue e 2 ônibus. Então, se o cara for comprar pela net, um bom review de alguém experiente é de grande valor. Tem coisa sem sentido escrito por novatos mas tem muita coisa boa , inclusive aqui no FCC. Leia algum review do Bog sobre equipos digitais e verás que mais uma vez falou bobagem. Isso são um dos pontos que apontei . O resto estou com preguiça de escrever. Enfim, tentou fazer um tópico e mimimi reclamão e foi FAIL.

f14gomes
Membro
# dez/13
· votar


nfim, tentou fazer um tópico e mimimi reclamão e foi FAIL.
Concordo.
mas como sou inteligente o suficiente para saber que quando mais eu souber sobre música, mais abrangente e sem limitações eu posso me tornar, humildemente pago pelas dicas e conselhos de quem sabe mais do que eu. ( Parabéns por mais essa contribuição ao fórum De Ros ).

P.S. Hoje eu entrei aqui pra me distrair um pouquinho e me diverti.

Shafik
Membro
# dez/13 · Editado por: Shafik
· votar


[OFF]
Quanta excreção humana nesse post. Quanta gente perdendo tempo comentando-o.
É lamentável ver que a atividade de interesse dessa comunidade é com tópicos feito esses...
Ridículo...

[ON]

JeGuitar

Cara eu acho do fundo do meu coração, que você tenha alguma frustração com essa coisa de ser um guitarrista mediano... com conceitos feito esses...
De qualquer forma essa é a sua opinião sobre o que é ser um guitarrista "mediano", não concordo, mas eu te respeito e entendo, pelo simples fato de opiniões serem formadas pelas experiencias de cada individuo... se é que você me entende.

EDIT: Qual tipo de guitarrista ele é!? Ele tem algum som próprio!? Ou é um kakashi da vida?! Bem que ele podia posta a pegada dele ae pra galera da uma olhada, ae assim entender com quem ta falando, ou melhor quem ta excretando essas coisas nesse fórum...

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


Mais de 90% do pessoal que frequenta o forum só compra equipamento de marca conhecida porque alguém disse para eles que é o melhor, lê mil reviews ou cria um tópico perguntando o que os outros acham antes de comprar qualquer pedalzinho, porque não consegue ser ousado e comprar algo que ELE goste, tem que ser o pedal que os OUTROS gostam.

JeGuitar
Mais de 90% do pessoa que frequenta o fórum fala por mais que ele mesmo... e você ai ta falando por você e pelo "pessoal do fórum" cara, você não se acha prepotente?!

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Batema

Finalmente alguém inteligente nesse fórum! hahaha exatamente isso que eu quis dizer ;)

badari
discordo completamente de você, para ser "bom" não precisa ter muito tempo, nem treino muito menos dinheiro, para ser "bom" tem que ter dom, tem que ter talento. E tempo é o que as pessoas mais tem hoje em dia, tanto que cada ano aumenta o índice de pessoas que levam 2, 3 empregos, ao invés de 1 hobbie agora dá tempo para ter 3, ou 4. Hoje em dia as coisas estão mais fáceis, é fácil aprender, é fácil ter acesso a tudo. E realmente se você acha que não existe mais nada a ser criado tenho apenas pena de você, que é uma pessoa limitada. A cada dia tem um pedal novo sendo lançado, um plugin novo, uma tecnologia nova, o problema são as pessoas que usam tudo isso para fazer a mesma coisa, sempre.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a 8 mandamentos para ser um guitarrista mediano