Estranho Muuuiitoo estranho. Está faltando um review aqui

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ogner
Veterano
# nov/13
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Mas que balburdia é essa? O que esta acontecendo aqui? Se estiverem falando de guitarra de pouser ( lespaul ) vou logo embora...

hehe...

Nefelibata
Veterano
# nov/13
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EduJazz

E quem é que me certifica que o certificado é verdadeiro?

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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Constatações "apriorísticas":

1. Só tem estrela comentando este tópico (exceto o silvícola aqui rsrsrs);

2. Quem é Tom Murphy? Mais alguém não sabe?

3. Estou me sentindo deslocado aqui... Fui!

rcorts
Veterano
# nov/13
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vintagentleman

Concordo contigo. Nem estou tão interessado em saber sobre a guitarra, tô acompanhando só pra tentar descobrir quem é o tal do Eddie Murphy, ops... Tom Murphy, he he

EduJazz
Veterano
# nov/13
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Nefelibata

Acho que o Tom Murphy! Uauahahaauhaauahauahauahauah

astrataranis
Veterano
# nov/13
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undefinedDe Ros
eheheheh foi digamos um lapso de um plebeu bruto, rustico e sistemático.

Misericórdia Deus Ros

MMJr
Veterano
# nov/13 · Editado por: MMJr
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Tom Murphy:






















...

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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Galera,

Sei que a Gibson é a fabrica foda.

Bastava terem dito que o tal Lei de Murphy era o FODÃO lá dentro...

Porra, tanta falação em "ingrês"... Acho que vou chamar o Joel Santana para a translation rsrsrs

astrataranis
Veterano
# nov/13
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vintagentleman
Digamos que ele é um pouco mais que O fodao...

As guitarras TM comecam sendo no mínimo r9 da mais alta estirpe, onde se elevam os niveis, digamos que dessas super r9, sao escolhidos a dedo minucioso uma ou outra e entao sao levadas ao TM realizar sua mágica...

bom o resto, o protagonista do topico explica..

EduJazz
Veterano
# nov/13
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Tom Murphy, para ser literal, fode com o acabamento de Gibsons perfeitas.

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As transformando em obras de arte.

MMI
Veterano
# nov/13
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vintagentleman

Putz, isso rende um tópico, hein? rs

Em linhas gerais...

Vamos dizer que até a década de 80 mais ou menos não tinha muito desse papo de "guitarra vintage". Tinha quem preferisse as guitarras antigas, mas não era nada tão super-valorizado, os músicos que queriam faziam suas turnês sossegados com suas guitarras da década de 50, eram só boas guitarras antigas, não eram absurdamente caras.

A Fender e a Gibson passavam pelos seus piores períodos, CBS e Norlin, respectivamente, chegando até a fechar as portas. Descobriram um nicho de recriação de modelos famosos, resolveram abrir um departamento Custom Shop e deslocar seus melhores funcionários e materiais. Diz a lenda que o Keith Richards foi o primeiro, na Fender, que não quis o instrumento novo reluzente, pediu que fosse com cara de velha. As fábricas não faziam guitarras novas assim. Se você for ver os vídeos que postaram aqui, tinha o Tom Murphy na Custom Shop da Gibson que recebia umas guitarras vintage com pedido de reforma, então o cara começou a ser obrigado a desenvolver uma técnica de fazer um refinish e não deixar com cara de novo. De repente ele se deu conta que havia alguns pedidos e neguinho chegava a ganhar 5 mil dólares revendendo guitarra com o acabamento dele.

Com o passar do tempo, as vintage começaram a ser objetos de desejo e muita procura, investidores perceberam que era um bom investimento e os valores multiplicaram e foi criando um mito em cima. As fábricas começaram a investir em guitarras relic. Mas o trabalho é difícil, fazer parecer perfeita é complicado. E artistas como o Tom Murphy que basicamente criaram essa possibilidade e este mercado. Se existe hoje guitarra relic nova é porque caras como o Tom Murphy criaram isso.

O Murphy acabou saindo da Gibson, deixando de ser funcionário, hoje só trabalha para Gibson e raramente alguma reforma de alguma vintage. O Tom Murphy é o cara que recria modelos como a Les Paul Jimmy Page, Pearly Gates (do Billy Gibbons) etc. Para você ter uma ideia: neste modelo do Clapton todas são Custom Shop. A mais simples,VOS, onde os funcionários dão uma envelhecidinha, vale 8.468 dólares. A versão Tom Murphy, 14.706 dólares. Como o Clapton não assina guitarras, só muito raramente, as Tom Murphy com a assinatura do Clapton 29.412 dólares. E não pense que de uma versão para a outra é só questão de acabamento ou um assinatura só não... Elas passam por uma seleção, é óbvio que escolhem as melhores para justificar.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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MMI
´

Realmente Professor, renderia um tópico muito acima da média do FCC.
Percebi da sua explanação que esse cara trabalha em um um nicho de mercado elitizado e altamente especializado, onde a assinatura conta muito.
É de respeitar o ofício dele,que realmente foi um pioneiro.
Estaria mais para arte do que para mero acabamento de instrumento custom.
É coisa para iniciados...
Obrigado por compartilhar novamente seus conhecimentos.
Agora, cá entre nós, meu resumo foi adequado, o cara é o FODÃO!

Abraço

MMI
Veterano
# nov/13
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vintagentleman

Eu outras palavras, é isso aí. Seu poder de síntese é melhor que o meu! kkkkk

JotaEmidio
Veterano
# nov/13
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Muito bacana MMI , estava olhando as fotos do seu Flickr. Só tem coisa top. Qual a sua profissão? Você é músico profissional?

rcorts
Veterano
# nov/13 · Editado por: rcorts
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vintagentleman
Porra, tanta falação em "ingrês"... Acho que vou chamar o Joel Santana para a translation rsrsrs

Até imaginei aqui:

In tê firsti, iú révi tchú discaskêite the verniz with a lixa di water andi somi lirôu ofi paciência.

Andi after tê istragueition iú révi feito in tê guitarra, is only tchú puti tê bagacêition on tê Mercado Livre andi chamar de vinte âige.

Déti uêi, iú can puti tê práice véri careition andi robá tê monêi ofi tê troxas.

Will Bejar
Veterano
# nov/13
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vintagentleman
Resumindo: o cara é um ralador de guitarras para superfaturamento... hueheuheuhuehuehue

ogner
Veterano
# nov/13 · Editado por: ogner
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MMI
Muito legal, podia fazer um tópico mesmo sobre o inicio dessa onda vintage, reediçoes, essa virada do mercado. Eu nao sei nada disso!! Claro falando da Fender tb!! hehehehe!!!
Vai escrevendo ae devagarzinho no seu word...hehe!! E daqui um tempo posta!!

rcorts
AHuehuhauheuhae!! :)))

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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rcorts

Foi o que eu pensei ao querer chamar o linguista renomado...

Will Bejar

Cara, eu até já comprei Gibson relicada de fábrica, mas coisa simples, uma Studio. Para mim esse tipo de customização pode ser feita pelo Robocop Murphy ou pelo Michelangelo, que não vai agregar valor intrínseco ao instrumento. Pode até ser que valha muito mais para o mercado, mas para mim o que conta é o som, e nesse sentido não faria diferença um Gibs Custom "normal" e uma relicada "artisticamente" dessas aí...
Simplesmente acho que não compensa pagar a diferença no preço para ter uma guitarra que "fala" igual, mas é réplica do modelo 1952 que o Clapton usava e blá blá blá...
Outra coisa: acho interessante o modelo envelhecer na minha mão, como uma mulher amada, que vai ficando calejada e marcada pelos anos de "convivência", que tem uma história comigo e não é uma cópia da guitarra vintage do fulano...
Em suma, eu não pagaria... Mas tem que ver que eu não sou rico e não tenho dinheiro sobrando. Tem cara que não sabe nem o que fazer com a grana, não dá conta de gastar o que ganha e não sabe nem o que tem... Aí é outra história rsrsrs

EduJazz
Veterano
# nov/13
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vintagentleman

Eu concordo contigo, mas nesse caso tem uma diferença: o Murphy só relica as guitarras que a custom shop seleciona! Ou seja, dentre as customs, só as diferenciadas vão pra mão dele. Então, não é "só" o relic. É realmente o que de melhor a gibson pode oferecer.

Logo logo nosso amigo deve falar sobre a guitarra dele. Pelo que ele me disse, é uma coisa diferenciada MESMO!

Will Bejar
Veterano
# nov/13
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vintagentleman
Pra mim é simples: se vou comprar uma guitarra nova, ela tem que ser nova.

Agora:
Para você ter uma ideia: neste modelo do Clapton todas são Custom Shop. A mais simples,VOS, onde os funcionários dão uma envelhecidinha, vale 8.468 dólares. A versão Tom Murphy, 14.706 dólares. Como o Clapton não assina guitarras, só muito raramente, as Tom Murphy com a assinatura do Clapton 29.412 dólares.
Nem fodendo... heuheuheuheuheue... claro que estamos falando de uma guitarra diferenciada, né, mas pra mim não vale... acho até muito bonitas as Fender Road Worn (por exemplo), mas não compraria uma.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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EduJazz

Eu concordo contigo, mas nesse caso tem uma diferença: o Murphy só relica as guitarras que a custom shop seleciona! Ou seja, dentre as customs, só as diferenciadas vão pra mão dele. Então, não é "só" o relic. É realmente o que de melhor a gibson pode oferecer.

Bem, isso é o que eles dizem, né?

E ainda que seja verdade, você bem sabe, que o nível das Custom comuns é tão alto que de cada três eu chutaria que duas são excelentes e uma é excepcional, ao nível da seleção murphyniana rsrsrs


Will Bejar

Para mim, reles mortal, também não compensaria rsrs

MMI
Veterano
# nov/13
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JotaEmidio

Não, logo de cara abandonei qualquer aspiração neste sentido, não sou músico profissional... Mal e mal músico amador. kkkk

ogner

Muito legal, podia fazer um tópico mesmo sobre o inicio dessa onda vintage, reediçoes, essa virada do mercado. Eu nao sei nada disso!! Claro falando da Fender tb!! hehehehe!!!
Vai escrevendo ae devagarzinho no seu word...hehe!! E daqui um tempo posta!!


Vou fazer sim, a começar neste fim de semana, parece que o pessoal quer um review aqui. Quanto às vintage, um tópico mostrando detalhes, evolução da construção, detalhes de pintura, detalhes de técnicas de construção vou fazendo aos poucos. Primeiro vou fazer das Les Paul, depois eu tento ver se faço das stratos e outros modelos, mesmo que para mim é mais difícil. Talvez até faça para o blog do nosso ex-colega de fórum Curly, estou devendo uns post para ele faz tempo - ele tinha pedido, na época, que eu escrevesse sobre semis e archtops, o que dá para eu escrever horas também... kkkk


vintagentleman

Pode até ser que valha muito mais para o mercado, mas para mim o que conta é o som, e nesse sentido não faria diferença um Gibs Custom "normal" e uma relicada "artisticamente" dessas aí...
Simplesmente acho que não compensa pagar a diferença no preço para ter uma guitarra que "fala" igual, mas é réplica do modelo 1952 que o Clapton usava e blá blá blá...


Essa é a questão. Eu também, inclusive já escrevi aqui no fórum, que para mim não diz muita coisa o acabamento relic e por isso eu não pagaria a mais. Só que há bastante diferença entre uma Custom normal e uma Murphy, na guitarra em si, mesmo tocando no escuro de luz apagada.

Outro ponto da questão é que o Tom Murphy faz cada vez menos guitarras, tem se dedicado quase que só para estas signatures ultra absurdas como a Clapton, Paul Kossoff, Jimmy Page, Billy Gibbons, Joe Perry etc. Tem feito quase que só essas ultra top de colecionadores, onde o próprio guitarrista dá um certificado, em edição limitada de até 100 peças. Ele faz cada vez menos essas reedições de 59, 58 e 60, está ficando cada vez mais raro e o mercado tem supervalorizado as usadas. Isso quer dizer que os americanos já consideram as Murphy como investimento, elas não perdem preço, ganham muito. A edição 2003 das reissue, com Brazilian Rosewood e uns detalhes a mais que ficou famosa, já deixou as Murphy com preço de mercado em 10% das 59 originais de acordo avaliação de alguns especialistas. Te garanto que é melhor que aplicar em ações ou em fundos de bancos, além do que enquanto a grana rende você usufrui grandemente.

MMI
Veterano
# nov/13
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vintagentleman

E ainda que seja verdade, você bem sabe, que o nível das Custom comuns é tão alto que de cada três eu chutaria que duas são excelentes e uma é excepcional, ao nível da seleção murphyniana rsrsrs

Não é isso não, você está enganado... Tem muita, mas muita Custom e reissue beeeeem meia boca. Das Murphy, pelo menos eu nunca vi uma meia boca.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
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MMI

E eu disse chutaria porque nunca passei nem perto de uma dessas rsrsrs

Mas se você está falando eu acredito! Viraram até meu sonho de consumo essas Eddie Murphy aí rsrs

Tá ali na minha lista logo depois da mansão em Fort Lauderdale com o Iate de 80 pés ancorado na frente rsrs

Will Bejar
Veterano
# nov/13
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vintagentleman
Para mim, reles mortal, também não compensaria rsrs
É nóis na classe média!!! o/
heuheuheuheu

rcorts
Veterano
# nov/13
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ogner

Joel é foda!

vintagentleman
rcorts

Foi o que eu pensei ao querer chamar o linguista renomado...


Linguísta renomado, "Porigrota" e um excelente garoto propaganda.

Mas, brincadeiras à parte, estou aprendendo bastante neste tópico. No entanto, como o Will Bejar falou, pode até ser ignorância da minha parte, mas se eu vou pagar por uma guitarra nova ela tem que ser nova.

E eu acho que o que é realmente bom em relic é quando o cara tem a guitarra por tantos anos que chega se fundir a ela e conhecê-la tão bem que até os defeitos podem ser usados a seu favor. Ou também quando o cara pega uma guitarra que tem as marcas de uso naturais do próprio tempo e dá a sorte de ter um timbre superior.

Mas pensando por essa linha de investimentos (é claro, pra quem tem para investir) seria até uma boa jogada.

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
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vintagentleman
Tá ali na minha lista logo depois da mansão em Fort Lauderdale
Putz...Ali é top. O paia é o monte de brasileiro e haitiano na área. Só raça ruim. Se fez merda , 90% de chance de ser do Brasil ou Haiti. Ou um eventual springbreaker hehehehe

Voltando ao tópico...A galera tem que ver que esse tipo de instrumento vai além da qualidade sonora dele. É item de colecionador, tem um valor subjetivo que vai além da matéria prima ou mão-de-obra empregada, assim como uma jóia ou obra de arte. Se vale à pena ou não ter , isso é pessoal. Eu , particularmente, não acredito em uma diferença tremenda de som para uma boa custom shop , até porque nunca encostei em uma desse naipe, mas há quem diga que a diferença é abismal. Poder tanto ser minha falta de percepção ou excesso de subjetividade e influência da marca em cima de quem acha que é melhor. Difícil comparar. Quem tem bala na agulha compra. Agora, quanto ao fake relic...O Tom Murphy pode ser o cara mas sei lá ...Acho toda essa idéia um pouco infantil e um tanto coisa de poser. Ter uma guitarra surrada por especialista? É igual chegar na loja da Converse e achar lá pra vender um tênis todo surrado e chulezento e falar : Esse é rock n roll! Quanto a mais? 1000 dólares? Vou levar! Claro, que não estou levando em conta o que o MMI disse sobre as guitas que vão parar na mão do Tom Murphy serem as melhores. Tõ falando apenas do relic.

Quer desgaste natural? Compre uma guita com acabamento nitro acetinado . Rapidinho já começa a "relicar". Minha Gibson na parte de trás já está em processo de desgaste hehehe. E fica bem natural pois a coisa é de verdade .

Nefelibata
Veterano
# nov/13
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rcorts

ehauehauehauehauehae

tá de brinqueition?

Cara, obrigado! Teu post salvou meu dia q tava uma merda!

astrataranis
Veterano
# nov/13
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vishhh o topico ta indo longe.....

foco galera, foco!!

REVIEW DJA!

Isso se eu nao conseguir relatos por fora, vou postando aqui...

renatocaster
Moderador
# nov/13
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rcorts

se eu vou pagar por uma guitarra nova ela tem que ser nova.

Mas a guitarra é nova, todos os componentes são novos. A aparência envelhecida (relic) é uma personalização apenas.

Claro que isso vai de gosto de cada um, mas eu não me restringiria a esse fator (guitarra relic). Se a oportunidade aparecer e o negócio for bom, porque não? E eu sei que na verdade eu terei uma guitarra nova. Com aparência envelhecida, mas, nova. Eu pelo menos vejo a coisa assim, hehehe.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

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