O que está faltando eu aprender ?

    Autor Mensagem
    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14


    Eae galera,eu quero tocar guitarra pretendo comprar a minha em outubro, uma Squier (http://www.fender.com/en-BR/squier/series/affinity/affinity-series-st ratocaster-rosewood-fingerboard-black/),Eu tenho um violão e já sei algumas coisas,palhetada alternada,tríades,tétrades,funções do campo harmônico,pentatônica (se bem que não entendi a pentatônica ainda), e queria ajuda de vocês para saber oque devo aprender em seguida.
    Valeu

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP

    Pentatonica

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP
    Cara, falta muuuuuita coisa!

    Guitarra não é apenas ter um violão e já saber algumas coisas,palhetada alternada,tríades,tétrades,funções do campo harmônico,pentatônica...

    Não quero parecer arrogante, muito pelo contrário! Sei até menos que você! Mas realmente falta muito, afinal, mesmo os grandes nomes da guitarra continuam sempre aprendendo e estudando horas por dia...

    Abraços!

    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu sei que falta,mas quero saber em sí o que falta (nomes).

    DoisUm
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Entao voce sabe o que sao triades tetrades, funçoes do campo harmonico mas "nao entendeu pentatonica ainda"?

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    HunterLP,

    Aparentemente você se preparou bem para quem está começando. Aprofunde-se nisso! Toque! Entenda como a teoria se relaciona com as músicas que você gosta! Acrescente à sua lista ligaduras, vibratos, bends... e vá embora!

    Achei interessante a sua preocupação, desde que isso não te trave! Teoria é só uma ferramenta! Ela tem que ajudar e não tornar as coisas mais complicadas do que realmente são.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    DoisUm

    Entao voce sabe o que sao triades tetrades, funçoes do campo harmonico mas "nao entendeu pentatonica ainda"?


    Exato....


    HunterLP

    Mano, tem milhares de tópicos assim, para que criar outro?

    Se você não entendeu a pentatônica, então você não entendeu campo harmônico tambem. Se você não entendeu os dois, você não sabe modos gregos e isso já é o bastante para estudar e treina por 1 ano mais ou menos, não estou brincando.

    Entender intervalos e saber utilizá-los a partir do campo harmonico, modos gregos e pentatônica é o báscio e fundamental para se poder ir mais adiante, pesquise aqui no fórum sobre esses assuntos, procure no youtube, com professores e aprenda isso perfeitamente, quando você souber isso você certamente já saberá o próximo passo para estudar

    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Entao voce sabe o que sao triades tetrades, funçoes do campo harmonico mas "nao entendeu pentatonica ainda"?
    Eu sei que tem que tirar o IV e VII grau,mas não sei como se coloca isso no braço.

    entamoeba
    Valeu.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP

    No campo harmonico você tem 7 notas, correto? elas aparecem pelo braço inteiro e representam uma tonalidade. Você entende o que é campo harmonico descobrindo as escalas através da inversão da escala principal, que é a escala maior natural/jonio. Ou seja, você descobre as novas escalas e acordes ao começar esse ciclo que é a escala através de outras notas que não sejam a Original, que inicia a escala maior.

    A pentatonica você pega essas 7 notas que são do campo harmonico e aparecem diversas vezes no braço do instrumento e retira a nota 4 e 7, só isso, pega as notas 4 e 7 em relação a nota 1 do campo harmonico e deixa de usá-las. A pentatonica é formada pelas outras 5 notas que restaram, ou seja, ela é a escala maior natural sem duas notas, é uma limitadora vai.

    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Filippo14

    Já sei disso ,só não sei como colocar no braço teria algum video pra me ajudar ?

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP
    digamos que você vai tocar na escala de C,
    você vai tocar a pentatonica de C
    Levando em consideração que você conhece o campo harmonico e a formação de escalas, vai tirar o IV e VII, lá no braço da sua guitarra, você vai tucar tudo menos F e B

    Você vai ter a escala de C:
    Escala de C

    você vai tirar o F e B e vai ficar assim:

    Pentatonica de C

    O mesmo se repete em qualquer Tonalidade.
    Não tem mágica não, a guitarra tem as 12 notas que se repetem ao longo do braço e você vai tocar apenas 7 ou 5 no caso da pentatonica.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP

    Cara, pega um tom qualquer, C maior/ C jônio. Esse tom tem as notas C,D,E,F,G,A,B. Faz em uma folha sulfite o braço de uma guitarra com 24 casas.

    Faz uma bolinha onde essas 7 notas aparecem pelo braço todo,

    Assim você vai ter onde essas 7 notas aparecem certo? Agora pega a borracha e apaga todas as notas F e B. Estão ai as notas da pentatonica, se quiser deixar, pinte todas as notas F e B de outra cor e ponha na legenda que elas são do campo harmonico.

    Não é tão dificil, para que vídeo se é necessario que vc faça sozinho? Estou sentindo muito em você a vontade de ter respostas prontas e mastigadas e música, assim como qualquer estudo não pode ser assim

    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Jube
    Filippo14

    Valeu agora eu entendi,dei uma olhada no Wikipédia e também ajudou bastante,e eu coloquei uma todas as notas no braço do violão casa por casa ai fica mais fácil,e os modos gregos também olhei no Wiki e mais tarde vou estudar melhor,qual seria o próximo passo agora ?

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    HunterLP
    Cara, aprende essas coisas DIREITO. Eu te expliquei, isso é o bastante para você estudar por um ano. Você sabe tocar as pentatônicas pelo braço inteiro? Você sabe explicar qualquer harmonia que te mandem que contenha o campo harmônico maior? Você já sabe dar as intenções de cada modo de forma satisfatória? Vai estudar!!!

    Não adianta a gente te falar o que você tem que aprender se você não sabe o básico, não resolve querer correr se não sabe nem engatinhar.

    Não preciso ir longe. em cima de um D7, quais escalas você pode tocar? Como eu faço para dar uma intenção de lócrio em cima desse acorde? Quais são as escalas mais indicadas para tocar blues em cima desse acorde?

    Responder isso é básico

    HunterLP
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Entendi oque você quis dizer,mas pra estudar tenho que saber o nome do que estudar , se você ou alguém puder listar o básico do que eu tenho que aprender eu agradeço.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O que está faltando eu aprender ?