Esse negócio de guitarra enche o saco

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# out/13


Meu, eu não sei como é com os outros instrumentos, mas todo jovem guitarrista fica nessas de pagar pau pra tal cara porque toca muito, e de que tal marca e tal guitarra é boa, tem que ter tal pedal, ou pedaleira, e equipamento bom, e fica conversando com amigos guitarristas de por tal captador, de tal guitarrista que toca muito, e essa papo guitarrístico técnico por horas.

Isso é muito chato, guitarrice é muito chato.

Quase ninguém que toca guitarra mesmo(não só acompanhamento pra voz) percebe a música em si, ou que tal guitarrista é foda porque ele é um músico foda, porque ele é um artista foda, e não porque toca vinte mil notas por segundo ou porque faz licks super pegais na pentatônica menor, ou ouve alguma coisa que não tenha guitarra no meio.
(E não vou nem falar da maioria que se prende ao rock.)

Guitarra é só mais um instrumento, e nem é mais tão central como era antigamente, não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo, tambem porque quem toca quer copiar os grandes de outrora, e isso já passou.

Claro que tem que ter um pouco dessas coisas de equipamento, e tal marca, mas isso é só o caminho para se chegar à música, e não o contrário.

Alguem mais pensa assim?


Eu sei que o texto ficou uma bosta, e eu vou ter que editar porque eu vou ver um monte de erro depois, é que eu to guardando a inspiração pra redação do enem amanhã.

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# out/13
· votar


o prob é vc comprar uma guitarra strato 250 reais, um amp trans barato, um pedalzinho dakeles que parece uma gelatina, ai colocar o som do zakk wylde e tentar deixar igual...

se voce nao comprar ekips "bons" seu som por mais que voce tente nao vai te agradar, voce vai se encher, vai desistir, e é a causa de 95% de o pq as pessoas desistem de aprender/tocar guitarra...

e outra.. no começo todos nos temos que ter alguem pra se inspirar, igual akele heroi da sua infancia... depois que voce aprende a "musica" ai sim voce consegue criar seu proprio estilo e fazer a sua musica...

so q ai q ta o problema, 50% dos guitarristas so querem aprende a tocar tal musica, e eskecem a teoria (foi o meu caso) parei de fazer as aulas de guita porque nao gostava da teoria, queria aprender a fazer sweep pick e outras tecnicas

agora to sem saber as tecnicas e a teoria, to correndo atras dos 2 via internet... mas pq eu gosto muito de musica... e pretendo levar isso pra minha vida profissional...

obs:topico na area errada neh??

Slash_1989
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
Se você acha isso ruim, imagina a vida dos abercrombianos... falando sobre diferentes tipos de anabolizante e medindo seus músculos.

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


Slash_1989
kkkkkk

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


guizimm

Tirando eu...... guitarrista é tudo viado!........kkkkkkk

(zueira galera! só prá descontrair a bagaça!)

HortaRates
Membro
# out/13
· votar


guizimm
Cara, essas "guitarrices", na minha opinião, é comum a qualquer área de qualquer hobbie.

Nego que gosta de jogar no PC fica comparando Clock de placa de vídeo, pixel shader, fazendo Benchmark pra ver a quantos fps roda tal jogo a tal resolução, e se divertem com isso.

Nego que curte desenhar fica comparando as diferenças entre as durezas dos grafites dos lápis e da qualidade do nanquim pra conseguir aquele efeito desejado no papel.

Eu acho que quem gosta do assunto procura cada vez mais se aprofundar nele, o cara vê que sempre pode conseguir mais em seu timbre, aí realmente compra guitarra, amp, pedal, pedaleira, e é viciante esse trem de melhorar, que seja um pentelho, no timbre final.

E, na minha opinião, se você não se interessa tanto com o seu hobbie a ponto de cada vez querer sabe mais sobre ele, e se interessar por cada detalhe, você está no hobbie errado.

Whiskey123
Veterano
# out/13
· votar


Se eu gosto de alguma coisa eu vou falar dela e fim!

nick33omori
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
Cara, eu concordo contigo. Nego é fissurado demais com essa história de timbre perfeito e de efeitos. A maioria dos efeitos (além do drive), para mim, é perfumaria. Só serve para melhorar o que já está bom. Ou seja, se preocupe mais em tocar bem ao invés de se preocupar com a perfumaria, e qualquer pedal que tu colocar (desde que seja timbrado decentemente) vai estar show.

Sthuartq
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo

Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço

Delson
Veterano
# out/13
· votar


não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo

Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço


Joe Bonamassa também.

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar


É legal ter coisa cara? claro que é, quem pode ter, vai em frente, tem melhor qualidade, sem falar que vc se sente melhor tocando numa guitarra de marca grande(Fender, Gibson, Ibanez etc), mas tem que saber tocar tbm, não adianta nada comprar equipamentos ótimos e pra ficar tocando 1-2-3-4 né? equipamento de qualidade é importante, mas não é prioridade.

Darkalexjb
Veterano
# out/13
· votar


Eu sempre segui esta filosofia: Tem tecnica? ou pelo menos tem confiança em sua determinação? então compre o equipamento mais caro que o seu dinheiro permitir. sem medo de ser feliz.

ayrtontorres
Veterano
# out/13 · Editado por: ayrtontorres
· votar


não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo

Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço

Joe Bonamassa também.



Jason Becker mandou um olá! ...

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


guizimm

Meu, eu não sei como é com os outros instrumentos, mas todo jovem guitarrista fica nessas de pagar pau pra tal cara porque toca muito, e de que tal marca e tal guitarra é boa, tem que ter tal pedal, ou pedaleira, e equipamento bom, e fica conversando com amigos guitarristas de por tal captador, de tal guitarrista que toca muito, e essa papo guitarrístico técnico por horas.

Isso é muito chato, guitarrice é muito chato.


quando algum elemento lhe incomoda a melhor solução é se afastar....

Quase ninguém que toca guitarra mesmo(não só acompanhamento pra voz) percebe a música em si, ou que tal guitarrista é foda porque ele é um músico foda, porque ele é um artista foda, e não porque toca vinte mil notas por segundo ou porque faz licks super pegais na pentatônica menor, ou ouve alguma coisa que não tenha guitarra no meio.

(E não vou nem falar da maioria que se prende ao rock.)


Ah sim, mas isso não é culpa da guitarra, isso é culpa de um bando de babacas que normalmente possuem um ego idiota e geralmente são pessoas que estão com a cabeça em fase de formação que precisam se auto-afirmar e expressar idéias desnecessárias em vez de fazer contribuições com o meio guitarristico..... guitarristas maduros, alias, guitarristas não, pessoas maduras sejam amadores ou profissionais possuem uma visão diferente disso e muito mais saudável em termos musicais, tenha certeza disto.....

Guitarra é só mais um instrumento, e nem é mais tão central como era antigamente, não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo, tambem porque quem toca quer copiar os grandes de outrora, e isso já passou.

Existem guitar heros contemporâneos sim e muito bacanas diga-se de passagem.
Guitarra sempre foi apenas mais um instrumento, afinal existem uma tonelada de instrumentos populares e eruditos....
Ela ganhou destaque em função de alguns estilos musicais onde de fato ela prevalecia, mas isso não quer dizer nada....

Claro que tem que ter um pouco dessas coisas de equipamento, e tal marca, mas isso é só o caminho para se chegar à música, e não o contrário.

Sem dúvida nenhuma, mas creio que ninguém questiona isto a não ser que seja um sujeito com deformidade mental.

Lucaz Oliveira

o prob é vc comprar uma guitarra strato 250 reais, um amp trans barato, um pedalzinho dakeles que parece uma gelatina, ai colocar o som do zakk wylde e tentar deixar igual...


isto não é problema, é um aprendizado, quem começa não tem informação e geralmente quando vai buscar informações encontram mais pessoas para diminuir do que para acrescentar, é obvio que com um teco de pau não se arranca um som com a grandiosidade citada, mas o toco de pau ensina o sujeito a ter performance e ensina o sujeito a começar a ter senso crítico para sua proxima compra....

se voce nao comprar ekips "bons" seu som por mais que voce tente nao vai te agradar, voce vai se encher, vai desistir, e é a causa de 95% de o pq as pessoas desistem de aprender/tocar guitarra...


enquanto você não aprender a tocar direito o seu som não vai te agradar, no dia que você tiver parâmetro para atribuir falta de qualidade ao seu som você sem dúvida nenhuma não estará em um nível técnico e musical de iniciante, e se bobear nem de intermediário.....
mãos firmes arracam definição, frequências propositais, corpo sonoro e comunicação das notas, não importa o que esta sendo usado....

e outra.. no começo todos nos temos que ter alguem pra se inspirar, igual akele heroi da sua infancia... depois que voce aprende a "musica" ai sim voce consegue criar seu proprio estilo e fazer a sua musica...

sim e isto demora e se não haver ninguem pra inspirar não havera o porque começar a tocar, é natural, alguma coisa sempre influencia a iniciação....

agora to sem saber as tecnicas e a teoria, to correndo atras dos 2 via internet... mas pq eu gosto muito de musica... e pretendo levar isso pra minha vida profissional...

Perfeito meu amigo. Dedique-se que uma hora o conhecimento, a técnica e o senso musical aparecem.

Lelo Mig
Tirando eu...... guitarrista é tudo viado!........kkkkkkk




É legal ter coisa cara? claro que é, quem pode ter, vai em frente, tem melhor qualidade, sem falar que vc se sente melhor tocando numa guitarra de marca grande(Fender, Gibson, Ibanez etc), mas tem que saber tocar tbm, não adianta nada comprar equipamentos ótimos e pra ficar tocando 1-2-3-4 né? equipamento de qualidade é importante, mas não é prioridade.

Com o tempo e com o amadurecimento passa-se a gostar de tocar em guitarra boa e não importa de qual marca, pois deixamos de ouvir com os olhos......

felipesan
Veterano
# out/13
· votar


não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo

Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço

Joe Bonamassa também.



Jason Becker mandou um olá! ...


Erick Johnson e Andy Timmons também lhe enviam um abraço.

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar


Acho que guitarra é igual mulher, as mais baratas são as mulheres n tão bonitas, se vc só quer "diversão" com elas, elas dão conta do recado, agora as mais caras são as mulheres bonitas, com corpo legal, são pra vida inteira entende? kkkkkk brisei agora

- Sader -
Veterano
# out/13 · Editado por: - Sader -
· votar


guizimm

Normal Guri. Você tem que entender que guitarra é o instrumento que mais se liga ao instrumentista em si. O Guitarrista é fissurado em guitarra por natureza, e por isso chato por si próprio, alguns mais que outros.

Guitarrista é chato, sempre vai ser. Mas fazer o que, guitarra é isso.

Pianista não fica discutindo em roda de pianista sobre madeira de piano, baterista não fica discutindo qual é a melhor madeira pra se fabricar bateria, saxofonista não fica debatendo qual é o melhor tipo de metal pra se fazer sax.

Guitarra transmite essa coisa da paixão obsessiva pelo instrumento.

Guitarrista é apaixonado mesmo, ama o que envolve a guitarra. E principalmente, ama falar de qualquer coisa que tenha relação com guitarra.

Ou tu te acostuma a isso, ou pula do playground cara.

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Esse negócio de guitarra enche o saco

Sob certo prisma é verdade, é um lado da mesma moeda.
Hoje em dia tem gente que tem uma boa guitarra, bons pedais , bons amplificadores e muito mais.
E esta sempre a busca do timbre perfeito, toca até com certa agilidade, faz solos mirabolantes, mas o som que sai é sem vida e mecânico.
E hoje em dia a Juventude passa mais tempo dentro do seu quarto do que na rua brincando.
É a TV, a Internet, e-mail, Videogames, Guitarras, Teclados, Celulares, Redes Sociais, e programas de computador que estão nos deixando burros e estressados.
O passeio é Shopping com aquela coisa de ar condicionado aquele barulho de fundo infernal, aquela comida horrorosa enfim uma merda só.
A única coisa que se salva são as belas mulheres que por lá passam.
Outro dia estava conversando com um grupo de jovens e passou um mulherão de sai curta, me virei e fui observando ela passando e indo embora.
Depois reparei que fui o único que fez isto, os outros jovens continuaram conversando, e nem repararam na beleza monumental que passou por ali.
Se no tempo do Vinicius e do Tom existisse celulares, com certeza a música garota de Ipanema não existiria.
Nunca na história tivemos tantos problemas de ordem psicológica e seus reflexos no corpo físico.
Má alimentação nos dois sentidos o desregrado e o falso natural : salgadinhos e refrigerantes, e outros com uma alimentação aparentemente mais saudável livre de sódio, de corduras trans, controle de calorias, pseudo naturais etc., mas que ficam sem força e estão sempre pálidos e até sem desejo sexual.
Tudo isto esta deixando muito guitarrista brocha prematuramente.
E sem tesão, não sai nada, esta é a triste realidade.
Nem dá para usar a camisinha.
Muito tocam no colo e fica meio perto, e as radiações do produtos eletrônicos faz a sua parte.
E exposição do corpo humano as radiações emitidas deve ser melhor controlada, evite ficar muito tempo com o corpo perto destas porcarias.
Nunca deixe o celular perto da cintura e não fique o tempo todo perto da cabeça.
O Japão é um exemplo do mau uso dos eletrônicos, a população esta diminuindo por conta da falta de desejo sexual.

Será que o nosso modo de vida atual com tantas tecnologias esteja gerando/programando seres humanos sem sensibilidade com alto nível de distúrbios mentais.
O que tem de guitarrista cheio de preconceitos e chatices e não me toques não tá no gibi, ao receber uma crítica qualquer reage de forma infantil.
E não é só os guitarristas, mas também os tecladistas que ficam birutas.
Até muitos jogadores de futebol tão nessa, agem mecanicamente, o preparo físico esta acima da habilidade com a bola.
E se melindram com a maior facilidade e estão começando a ficar efeminados.

E queira ou não queira tem a haver com o que esta dentro do saco.
Se enche o saco com porcarias, o resultado é brrr....., (aquele sampler que emita uma queda).

rsss...

E claro tem o outro lado, em que a paixão pela música prevalece.

E a pessoa toca com sentimento e a música é prazerosa.

boblau
Veterano
# out/13
· votar


guizimm

olhe como guitarristas são seres civilizados, cultos, apaixonados e inteligentes:

Vc posta em um fórum de guitarra um texto metendo o pau em guitarristas e no final ainda declara que está treinando para o Enem.

Recebe vários textos elaborados te explicando pacientemente que não é bem assim, que existe sim uma lógica por trás de tudo.

Imagina se vc tivesse postado num fórum do Corinthians metendo o pau nos corinthianos, falando que eles são um bando de marginais e travecos (é a fama deles, não a minha opinião), que o Corinthians não tem mais nenhum craque e que o Corinthians nada mais é que um time qualquer como todos os outros.

Acho que vc não iria fazer o Enem....

Portanto, apesar de eu não concordar com a sua opinião, fica a mensagem de que apesar das críticas generalizadas aos guitarristas, vc foi muito bem tratado por todos.

Será que somos todos tão ruins assim?

Darkalexjb
Veterano
# out/13
· votar


@boblau

Ter alguém para venerar, querer sempre o melhor instrumento, buscar sempre o melhor timbre, são atos saudaveis, tocar faz bem para a alma e isso é o que importa.

O que não pode é ser mal educado, violento, ignorante.

HikNapolitano
Membro
# out/13
· votar


guizimm
Quase ninguém que toca guitarra mesmo(não só acompanhamento pra voz) percebe a música em si, ou que tal guitarrista é foda porque ele é um músico foda, porque ele é um artista foda, e não porque toca vinte mil notas por segundo ou porque faz licks super pegais na pentatônica menor, ou ouve alguma coisa que não tenha guitarra no meio.
Caraca, e eu achando que só eu pensava assim! Concordo em gênero, número e grau!!!
Ah, outra coisa, boa prova pra ti...

guizimm
Veterano
# out/13
· votar


Lucaz Oliveira
eu entendo cara, mas com uma strato de 250 reais(bem regulada) e um ampzinho decente tá ótimo pra treinar, pra evoluir, se cada nota soar bem no instrumento, é só se aprimorar e fazer música.
Se não dá pra tirar aqueles timbres dos grandes artistas, tire o seu próprio, não vai ficar necessariamente um lixo só porque o equipamento é barato, tocar é muito bom independente disso.
Eu mesmo, que to falando, demorei pra perceber isso
Slash_1989
é verdade, hehe, eu penso se essa gente é realmente racional
Lelo Mig
por isso que se for pra eu ser alguma coisa, eu me considero músico, hehe
HortaRates
Nego que curte desenhar fica comparando as diferenças entre as durezas dos grafites dos lápis e da qualidade do nanquim pra conseguir aquele efeito desejado no papel
é verdade, mas eu acho que os desenhistas se preocupam mais em desenhar, mesmo ficando na procura de instrumentos melhores de trabalho
o que eu vejo(na minha pequena experiência)não é uma busca de equip melhor pra aprimorar a música, mas sim uma coisa consumista de querer cada vez mais, é a porra da GAS
E o meu hobbie é música, não guitarra, eu ligo pra equipamentos e qualidade de timbre e de tocabilidade, mas isso não faz minha cabeça o tempo todo
Não que seja tão ruim, é muito legal mesmo ter um monte de equip, mas pra mim existem coisas mais importantes
Whiskey123
não vejo problema em criticar uma coisa e ouvir opiniões acerca dela, assim se aprende
nick33omori
concordo, vc meio que sintetizou a minha ideia, valeu
Sthuartq
mas eles são dos anos oitenta né mano, o meu preferido, Eric Clapton, ainda tá aí, mas ele não é comtemporâneo
Delson
Joe Bonamassa também
certo, mas ele, apesar de imprimir um estilo próprio, ainda toca blues antigo, nada de errado com isso, mas ele não superou ninguém
Assim como o John Mayer e o Gary Clark Jr, apesar desse último até ser mais moderno
BLS
eu acho que passa a ser importante depois que vc atingiu certo nível e sabe bem o som que vc procura, mas depoi que o cara acha, eu acho que ele devia se voltar de novo pra tocar
Darkalexjb
cara, o que é caro nem sempre é bom ou o mais apropriado
ayrtontorres
Jason Becker mandou um olá! ...
outro dos anos oitenta mano, ele não é comtemporâneo
felipesan
mesma coisa de cima
Drinho
quando algum elemento lhe incomoda a melhor solução é se afastar....
por isso que eu não fico com guitarrice o tempo todo
Ah sim, mas isso não é culpa da guitarra, isso é culpa de um bando de babacas que normalmente possuem um ego idiota e geralmente são pessoas que estão com a cabeça em fase de formação que precisam se auto-afirmar e expressar idéias desnecessárias em vez de fazer contribuições com o meio guitarristico.....
e é deles que eu estou falando
Existem guitar heros contemporâneos sim e muito bacanas diga-se de passagem
que guitarrista mudou a música na ultima década e foi tão importante quanto Clapton, Hendrix, Jimi Page, Van Halen, Vai...?
Sem dúvida nenhuma, mas creio que ninguém questiona isto a não ser que seja um sujeito com deformidade mental
ninguém questiona, ou pensa sobre isso, mas um monte de gente faz, porque é muito mais fácil
BLS
pois é, mas pra pegar uma experiência as baratas servem
- Sader -
não vejo o porque disso, talvez seja porque o mecanismo da guitarra seja um pouco mais complexo
eu toco guitarra e já cansei disso de ficar vendo coisa desse instrumento o dia todo, talvez seja só eu mesmo
Adler3x3
Será que o nosso modo de vida atual com tantas tecnologias esteja gerando/programando seres humanos sem sensibilidade com alto nível de distúrbios mentais
é verdade, mas eu achei melhor nem entrar nisso
mas se for pensar bem, pouquíssimas pessoas tem sensibilidade apurada, inclusive os guitarristas
boblau
boblau
Vc posta em um fórum de guitarra um texto metendo o pau em guitarristas e no final ainda declara que está treinando para o Enem.
eu não falei que estou treinando para o enem, eu só tentei dar uma justificativa pra o meu texto não estar tão bem escrito
e não foi a intenção meter o pau em ninguém, eu só chamei a atenção pra um hábito comum que eu não vejo como todo mundo, e expressei um ponto de vista divergente do de todo mundo, e a gente trocou argumentos civilizadamente, não vejo porque me irritar ou brigar com ninguém daqui, o pessoal é gente boa, tá todo mundo numa boa, só que tentando chegar a uma síntese sobre o assunto, normal
Eu não falei que ninguém é ruim, eu só falei de um hábito, nada de mais

guizimm
Veterano
# out/13
· votar


HikNapolitano
não estamos sozinhos, ae
Ah, outra coisa, boa prova pra ti...
valeu cara

Rednef2
Veterano
# out/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Steve Vai, Satriani e Becker não são contemporaneos.
Os caras são dos anos 80!!

As vezes acho que sou o unico guitarrista que não curte usar 500 mil pedais diferentes. Pra mim tendo um clean/drive decente ta valendo.
O unico efeito que na minha opinião realmente vale a pena investir é Wah-Wah o resto é só pra "enfeitar o pavão".

Minha opinião.

Darkalexjb
Veterano
# out/13
· votar


O que é caro nem sempre é bom, mas o que é bom mesmo sempre é caro.

O que pode acontecer é existirem os equipamentos com ótimo custo e beneficio, obvio.

Mas é isso ai.

Mais uma, eu entendo seu ponto de vista, mas já parou para pensar que o que você pode estar generalizando?

Que existem guitarristas que valorizam o artista pela inovação, feeling, criatividade. e não apenas velocidade?

basstreble
Veterano
# out/13 · Editado por: basstreble
· votar


Devido a eu ter um gosto muito grande pelo canto, se podesse ser um musico profissional escolheria ser o vocalista, não acho que o guitarrista ou baterista sejam muito exibidos kkkk como muitos dizem kkkkk mas o vocalista quer sempre ser o dono, o centro das atençoes kkkkk. Mesmo gostando do cantar, acho que todos os músicos são importantes!!!Afinal uma banda é feita de todas as pessoas e se gostam de um instrumento (voz, guitarra, violão etc) tem que não só falar no instrumento mas se aprofundar nele!!!

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar


Uma coisa que me irrita nos guitarristas do fórum..

Veja quantos comentários há nos tópicos de pergunta de equipamento e ajuda para comprar guitarra, e compare com os tópicos realmente úteis, sobre teoria, estudo da técnica, etc..

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


guizimm, desculpe, mas "anos oitenta" não é "contemporâneo"? 30 anos atrás pra história foi ontem.

Peço aos amigos o nome de algum virtuose com menos de 18 anos.

Escrevi com humor, ok? Respeito sua opinião e concordo com algumas coisas. Não sou guitarrista (ainda), mas sou pai de um.

Um abraço e espero que tenha se saído bem na prova.

Delson
Veterano
# out/13 · Editado por: Delson
· votar


guizimm
certo, mas ele, apesar de imprimir um estilo próprio, ainda toca blues antigo, nada de errado com isso, mas ele não superou ninguém
Assim como o John Mayer e o Gary Clark Jr, apesar desse último até ser mais moderno


Mas o objetivo desses caras, creio eu, que não é "superar" ninguém, mas sim entrar pra história, escrever o seu nome no "hall da fama"...

A propósito, acho o Joe Bonamassa mais Blues-Rock do que Blues. O que acaba dando um ar moderno ao som do cara.

felipesan
Veterano
# out/13 · Editado por: felipesan
· votar


guizimm
A mim não importa se são contemporâneos ou não. O que importa é a musica que eles compõem.

Como o Adler3x3 disse: "E hoje em dia a Juventude passa mais tempo dentro do seu quarto do que na rua brincando." será dificil mesmo surgir um guitarrista que faça tanto sucesso como os guitarristas antigos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esse negócio de guitarra enche o saco