Esse negócio de guitarra enche o saco

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# out/13
· votar


Isso de ser fissurado e falar de detalhes do instrumento não é exclusividade de guitarristas não. Muitos outros tem disso também, como violinistas, flautistas, até tecladistas. Não dá para esperar muito disso de pianistas ou bateristas, por exemplo, porque no mundo atual é quase impossível ter lugar em casa para um piano (estou falando do de verdade, não o elétrico/eletrônico) ou um bom kit de bateria, quase inimaginável ter 2 ou 3 em casa.

De toda forma, os violinistas tem muita semelhança com os guitarristas, esse papo de falar de instrumentos antigos, verniz, madeiras, arcos etc. Tive um amigo bem próximo, infelizmente tomamos caminhos diferentes na vida que acabamos por nos afastar, mas o cara é um flautista e maestro de nível internacional, bastante renome. Para você ter uma ideia, ao entrar na sala da casa dele havia um cesto com umas 50 flautas que eram mais simples, mas não deixavam de ser instrumentos de trabalho, mas era liberado para qualquer pessoa que entrasse pegar e brincar com uma. Isso fora as flautas mais caras e especiais, que ficavam guardadas, algumas de 100 anos ou mais. Ele mesmo foi sócio de uma pequena produção de flautas na Europa, adorava falar de detalhes, materiais, diferenças.

A questão chave é que considerando "guitar" (violão e guitarra no Brasil), estamos falando do instrumento mais popular no mundo. Em qualquer lugar tem alguém que toque, que sabe alguma coisa, pelo menos tem noção do que seja. Diferente de querer falar de flauta, violino, aqui mesmo no fórum não rola um papo destes instrumentos. Some a este número expressivo de pessoas que se interessam por "guitar" facilidade de informações (boas e ruins) que a internet proporciona, isso alavanca a milhões o número de "especialistas" no assunto. Já meu amigo flautista, suponho que tenha umas 10 pessoas no Brasil capazes de falar de igual para igual com ele sobre detalhes do instrumento dele, ficando então um papo restrito e muito mais produtivo falar pessoalmente (mesmo que por email) do que conversar abertamente como aqui.

Um fator agravante é que existe uma variabilidade muito grande num papo de "guitar". Tem modelos diferentes, captadores diferentes, efeitos e pedais diferentes, amplificadores diferentes, com o marketing das empresas pegando pesado para nos influenciar, acaba por virar um terreno enorme e fértil para uma massa enorme de pessoas falarem ininterruptamente sobre o assunto que não acaba mais. Fica chato mesmo...

Apesar de ficar chato, não concordo com os colegas que afirmam que tópicos úteis são os de teoria e técnica. Acho que cada pessoa tem um foco, "útil" é algo pessoal que cada tem uma necessidade, interesse e vontade.

ayrtontorres

"anos oitenta" não é "contemporâneo"? 30 anos atrás pra história foi ontem.

Em história da humanidade nem foi ontem, é hoje mesmo. Mas se considerar história da guitarra sólida - a maioria daqui quando fala de guitarra se refere apenas aos modelos sólidos - 30 anos é mais da metade da existência do instrumento, então é um passado remoto.

Peço aos amigos o nome de algum virtuose com menos de 18 anos.

Fácil. Andreas Varady tem 16 anos, é um guitarrista de jazz que já tem algum nome no meio pela virtuosidade, tem contrato de endorsee com o maior luthier do mundo (Benedetto), já teve uma data no Montreux Jazz Festival, é gerenciado por Quincy Jones, tem contrato de gravação com a Verve Records (maior gravadora de jazz no mundo)... Talvez esteja longe do playlist da maioria daqui, mas é inegável que é um grande virtuose.

Abs

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar


Isso é normal pow, todo lugar tem isso, músicos, jogadores de futebol, caras que fazem academia etc etc, mas tbm tem que lembrar de manjar da coisa, por exemplo: do que adianta nada vc ter chuteiras caras, caneleira, meião, uniforme se o carinha do outro lado da rua de shorts descalço jogar melhor que vc? o mesmo serve pra música, tem caras super bem equipados, mas o carinha com uma guita de 200 conto e um amp de 150 tira um som melhor que ele, o mais importante é ter conhecimento e habilidade na coisa, aprimorar ferramentas deixa pra depois.

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


MMI, obrigado pela resposta e pelo guitarrista contemporâneo.

Apesar de depois dessa estar me sentindo muito mais velho...rs

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


guizimm
Jason Becker mandou um olá! ...
outro dos anos oitenta mano, ele não é comtemporâneo



Olá!

:P

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP, boa! :)

Sthuartq
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
sim são, mas ainda estão na ativa, muitos outros foram citados aí no tópico também , que estão na ativa, como nunca.. pra mim contemporaneidade ( existe isso ? rç ) é isso

citei satriani e Vai por que pra mim, são os primeiros nomes que vem à cabeça quando se diz guitar hero btw

Rednef2
Veterano
# out/13
· votar


Quando digo que não são contemporaneos quero dizer de guitarristas que começaram suas carreiras a partir do ano 2000 pra cá.

Acho que deve ter, mas talvez poucos.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Galera,

Isso foi só o treino dele pro ENEM... É que amanhã ele vai meter o pau no MEC e quer ter uma ideia da reação... :P

guizimm
Veterano
# out/13
· votar


Rednef2
Steve Vai, Satriani e Becker não são contemporaneos.
Os caras são dos anos 80!!

ma calma ae né, em assunto de guitarra o negócio é bem mais dividido, o instrumento surgiu no século passado
Eles já tiveram um grande papel e ainda têm, mas não marcam a época atual
Darkalexjb
Mais uma, eu entendo seu ponto de vista, mas já parou para pensar que o que você pode estar generalizando?

Que existem guitarristas que valorizam o artista pela inovação, feeling, criatividade. e não apenas velocidade?

já, e eu falei de acordo com a maioria que eu vejo geralmente mesmo, e esse negócio de feeling vs técnica já é ultrapassado
mesmo assim, não acho legal admirar certo cara por ser guitarrista, mas sim por ser instrumentista ou artista
Metal_Owns
em tópicos de pergunta muitas vezes, um comentário resolve o problema, e uma discução dessas não
mas é verdade, expressar opiniões é muito mais legal que tirar dúvidas
ayrtontorres
mas olha a história da guitarra, olha quantas fases e tipos de abordagem diferentes o instrumento teve em menos de cem anos, de BB King a Randy Rhoads, os dois são guitarristas que viveram ao mesmo tempo, e guitarristicamente são de diferentes estilos, isso que eu quis dizer
Delson
eles não vão entrar para a história como os grandes guitarristas que a gente conhece, eles não fazem tão diferente, apenas misturam influências antigas, não como, por exemplo, o Jimi Hendrix fez nos anos 60, o cara mudou tudo pra sempre, ou o Eddie Van Halen, a abordagem dele foi diferente de tudo, vinte anos antes dele, era tudo diferente
felipesan
A mim não importa se são contemporâneos ou não. O que importa é a musica que eles compõem
verdade, mas entre esses 3 eu sou muito mais ouvir um SRV, Eric Clapton ou BB King, eles não chegam nem perto, porque apenas copiam coisa de outro tempo

guizimm
Veterano
# out/13
· votar


MMI
pois é, por isso então que guitar tem mais disso
talvez por isso então que tão pouca gente tenha uma sensiblidade mais aguçada, porque poucos se aprofundam, muitos ficam na superficialidade da informação fácil
sei lá, eu acho que o direcionamento primordial deve ser pra melhorar a performance, e aliado a isso o papo técnico
BLS
isso ae
LeandroP
eu quis dizer musicalmente
a música de hoje já se transformou muito em relação aquela época
Sthuartq
tá, eu pensei um pouco diferente e errei o conceito, mas eu quis dizer com contemporâneo os artistas que surgiram nos últimos anos

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar


Muitos outros tem disso também, como violinistas, flautistas, até tecladistas
Principalmente tecladistas..

Guitarristas e tecladistas, os maiores sofredores da GAS.. Admiro mesmo é os bateristas e baixistas, eles só se preocupam em tocar, como todos deveriam ser.

eduardodff
Veterano
# out/13
· votar


Metal_Owns
Concordo plenamente!
Tópicos sobre teoria, técnica, música sempre tem baixo quórum!

Delson
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
eles não vão entrar para a história como os grandes guitarristas que a gente conhece

Só o tempo dirá...

Mestre dos Magos mode: _ON

eduardodff
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
Qualquer guitarrista que esteja na ativa é contemporâneo!

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


Eu adoro tocar guitarra, acho o timbre muito importante, me incomodo muito com o meu (uso uma G1 urrr) e claro que quero comprar um equipo bom e ter um timbre legal, mas puta coisa chata quando nego chega: Ooo hehe Tava mexendo no meu amplificador e tirei um timbre igualzinho do zack wild hihi, ficou massa, coloquei um tanto disso, um tanto disso e ficou bem parecido hihihiih.
Ai tu pede pro cara tocar, sai aquela bela bosta ao quadrado, tudo mal executado.
Ou se não: Nossa, vou comprar um boss não sei das quantas, comprar não sei oque, e mais aquele pedal do Steve vai hihihi, po me amarro em timbre, mais que tocar.
Ou ainda pior: Po, ontem tava treinando alternada e cheguei a 200 bpm! - ai o cara vai mostar, só vê o estralado dos trastejos, notas que bom nada. Ai vai tocar uma música pras meninnhas, o cara não consegue fazer uma base.

Putz, particularmente esse papo me enche o saco, quando o assunto é guitarra (tem a hora pra falar disso também, nego que só fala sobre guitarra dá vontade de dar uma voadora), acho eu muito mais interessante comentar sobre álbuns, o estilo de tocar de guitarrista x, a musicalidade, o estilo, a técnica (porque não?) do que ficar de certos assuntos que são de veras chatos. É bem parecido com aqueles papos de nerds de jogos, que fica discutindo a resulução gráfica do negócio e não tá nem aí pro jogo em si. Chaaaaaaaaato!



guizimm
Veterano
# out/13 · Editado por: guizimm
· votar


Delson
talvez eles sejam, mas não fazem nada extremamente relevante
eduardodff
eu falei disso pro ayrtontorres ali em cima
cafe_com_leite
acho eu muito mais interessante comentar sobre álbuns, o estilo de tocar de guitarrista x, a musicalidade, o estilo, a técnica (porque não?) do que ficar de certos assuntos que são deveras chatos
isso, é disso que eu to falando cara

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar


guizimm

Esse negócio de guitarra enche o saco

Enche o saco e esvazia o bolso!

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço
não existe mais nenhum guitar hero contemporâneo

Steve Vai e Satriani mandaram um forte abraço

Joe Bonamassa também.



Jason Becker mandou um olá! ...

Erick Johnson e Andy Timmons também lhe enviam um abraço.



Eu até entendi o que ele falou . . . TODOS estes citados (à exceção do JBona) são dos anos 80!! todos já estão com 50 ou mais. não existe mais guitar hero contemporâneo sim. Guitar hero na acepção da palavra mesmo. não tem e ponto.

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


Qualquer guitarrista que esteja na ativa é contemporâneo!


pela tua ótica BB King então é contemporâneo . . . :-/

boblau
Veterano
# out/13
· votar


Schenker

eu acho que tem uma garotada boa aí sim, o Synyster Gates é um deles. Com a morte do baterista a banda dele ficou meio desnorteado, mas o cara toca muito e é muito criativo.

O Ritchie Kotzen é outro - toca demais

O John Petrucci, Jason Becker, Marty Friedman, Jeff Loomis. Poxa estes caras tem muito bom gosto e tocam demais.

Fim de semana retrasado fui ver o Doug Aldrich com o Whitesnake. Meu Deus, o que foi aquilo.... E é um cara do fim dos anos 90 começo dos anos 2000.

Nenhum destes que eu citei tem mais de 50 anos (se é que isto é uma nota de corte...).

Isto sem falar nos violonistas (que são guitar players tb...) e a galera do Jazz.

No Brasil temos o Iamandú. Toca bagarai.....

Shafik
Membro
# out/13
· votar


Quando fiz uma crítica semelhante tomei bam do fórum por uma semana.... vai entender.

Luisfelp FR1
Membro
# out/13
· votar


Bom como abriram um pouco mais espaço pra discussão de que não tem guitarrista contemporâneo bom, resolvi postar esse comentário com o vídeo desse cara, que na minha opinião tem futuro no mundo guitarrístico. Ele tem muitos covers instrumentais de músicas famosas e outras nem tanto.
a música que ele ta tocando é Crystallize da violinista Lindsey Stirling:



Acho que as vezes ele frita um pouco pra mais, mas está evoluindo. Vale a pena ver ouros vídeos no canal dele, tem muita coisa bacana.

Shafik
Membro
# out/13 · Editado por: Shafik
· votar


Porra que som loco! O cara improviso num Dubstep!? E nem é asiatico?! Ta correto isso produção!? Pode isso Arnaldo!? QUE LOCO! xD

landi
Membro
# out/13
· votar


Bom penso o seguinte, cada uma fala do que gosta, ninguém gosta de faicar falando do que nao gosta.

guizimm
Veterano
# out/13
· votar


Shafik
Quando fiz uma crítica semelhante tomei bam do fórum por uma semana.... vai entender
depende do jeito que vc falo
landi
cara, eu só quis fazer uma crítica, ouvir opiniões e discutir a respeito, não é simplesmente ficar reclamando

Luisfelp FR1
Membro
# out/13
· votar


Shafik

''O cara improviso num Dubstep!? E nem é asiatico?! ''

kkkkkkk', verdade cara, ele toca muito!

Led Zé
Veterano
# out/13
· votar


guizimm
Velho, você está num forum de guitarra. É aqui que as coisas mais inúteis sobre o instrumento serão debatidas. Se não curte, pula fora. Ou então não leia, não comente aquilo que lhe desagrada. Apenas toque. Tem gente aqui toca muito e não fica de mimimi sobre madeira, ci de pedal, plug de cabos e outras viadagens. Um exemplo que me vem logo de cara é o tomcykman (?). Cara arrepia na guita e raramente aparece falando de equipos . Conheço gente que se você falar de forum ele dá risada na sua cara. Acha que é coisa de moleque que não tem o que fazer. Tem outros que se você começar a explicar que a madeira tal da sua guitarra faz tal coisa no timbre, que seu pedal é vintage analógico blá, blá , te interrompem no meio da conversa e fala: "cala boca e toca , amigo, quero ver se sai som dessa porra."
Então, velho, se não queres ouvir o mimimi e a ladainha dos guitarristas (confesso que também tenho pouca paciência para inventação de moda de guitarrista ), não frequente o lugar onde todos os que gostam desse mimimi se reúnem pra falar. Acho que o FCC é o primeiro a se evitar. Abrax.

Lunático na Grama
Membro Novato
# out/13
· votar


Eu conheço uns caras no interior que tocam muito, e não tão nem aí pra essas coisas. Um deles tem mais de 70 anos e toca violão, provavelmente nunca pegou num violão ''bom'' na vida... O violão dele é um dos mais simples, de qualidade semelhante aos que encontramos por 100, 150 reais, e segundo ele o violão é bom e é o que ele precisa. O que eu quero dizer é que boa parte dessa conversa é pura besteira, que nós passamos a acreditar porque quase todo mundo fica repetindo e isso vai meio que consolidando uma ''verdade'', e nós na verdade nem precisamos comprar alguns pedais ou captadores novos pra tirar um som bom.

Agora se o cara toca profissionalmente, aí é outra história, porque provavelmente tem uma galera pagando pra te ver tocando, então certos investimentos são necessários

badari
Membro
# out/13 · Editado por: badari
· votar


guitarrice seria ligar demais pra coisas fúteis do que a própria musica em si, pelo que entendi. se for isso, é chato mesmo. mas veja pelo lado bom, quanto mais bobões, menos concorrência pra você, autor do tópico.
eu sinto isso também.

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


Definitivamente tô ficando velho, parado no tempo, fora de moda e desatualizado.

Juro que me esforcei, que tentei...........mas achei esse cara do video muito chato.

Infelizmente, chega uma hora que não há mais lugar prá gente nesse mundo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esse negócio de guitarra enche o saco